A Colocação da Lua na 6ª Casa do Horóscopo

nutr

A colocação da Lua na 6ª casa do horóscopo destrói os bons significados da Lua, não sendo uma boa posição. Damos em seguida uma perspetiva geral sobre os efeitos gerais da Lua nesta casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 6ª Casa do Horóscopo

Segundo os textos clássicos, a colocação da Lua na 6ª casa  produz uma natureza frágil e permeável à doença , especialmente na infância, e impede de alcançar uma posição de riqueza e de conforto material. Mas o nativo será um perfecionista e, por causa disso será muito eficiente no seu trabalho, sendo capaz de efetuar  trabalhos de pormenor de forma rigorosa e detalhada. Pode ter inclinação para trabalhar na prestação de cuidados ou de  serviços, na indústria alimentar ou na área da medicina ou da saúde.  A 6ª casa é uma casa de inimigos e o nativo pode ter que lidar ao longo da vida com poderosos inimigos que conspiram contra ele. Segundo os textos antigos, se a Lua estiver associada com um maléfico, o nativo fará más ações. Se estiver em conjunção com Rahu ou Ketu terá inimigos poderosos, problemas de estômago e não terá irmãos, tendo ainda uma natureza agressiva. Esta associação também torna os lugares aquosos como lagos e poços perigosos para a sua vida.  A conjunção com um planeta maléfico indica saúde frágil do nativo. Mas, se a Lua estiver em conjunção com um planeta benéfico, o nativo terá boa saúde e uma constituição forte. A Lua na 6ª casa pode causar, nas mulheres, problemas com o ciclo menstrual. A mãe pode ter uma vida difícil ou a relação com ela pode ser conflituosa. A Lua brilhante e recebendo bons aspetos indica que o nativo vencerá facilmente os seus competidores e inimigos; porém, se está minguante, ou se recebe maus aspetos , o nativo é humilhado pelos inimigos e derrotado por eles e ocupará uma posição inferior na vida. A 6ª casa é oposta á 12ª, que representa os prazeres sexuais e, por essa razão, os textos antigos referem que o nativo não terá um envolvimento apaixonado nos seus relacionamentos, faltando-lhe a paixão sexual. A Lua deverá estar forte e não aflita para que o relacionamento com colegas de trabalho e subordinados ou colaboradores decorram de forma positiva.

Quando a Lua está colocada na 6ª casa  no próprio signo- Caranguejo– ou no signo da sua exaltação- Touro– a pessoa não sofrerá  com os inimigos e vencerá facilmente os opositores. Terá uma constituição física forte e grande vitalidade. Será muito eficiente na realização de qualquer trabalho minucioso. Pode ter um interesse  vocacional  por um trabalho que ajude as massas. Não trabalhará em empregos subordinados mas beneficiará dos seus colaboradores e subordinados. Também beneficiará do tio materno, se este existir e com quem manterá um bom relacionamento.

Quando, pelo contrário, a Lua está colocada na 6ª casa do horóscopo e no seu signo de debilitação- Escorpião–  o nativo terá uma constituição fraca e uma saúde frágil, podendo sofrer do estômago ou do peito (se for mulher terá também problemas com o ciclo menstrual). O nativo pode ainda ter inteligência reduzida, ou falta de bom senso. A  relação com a mãe é também prejudicada, e a mãe ela própria será uma pessoa doente ou sofredora.  O nativo será atormentado por pessoas ciumentas ou por inimigos ao longo da vida. Pode ter que trabalhar num ambiente pouco amistoso e ter problemas de relacionamento com colegas e/ou subordinados.  O bem estar, a sorte e a riqueza da pessoa são perturbados com esta posição. Também pode haver problemas de saúde envolvendo os órgãos reprodutores

O que Dizem os Clássicos sobre a Colocação da Lua na 6ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá muitos inimigos. Terá uma constituição delicada e sofrerá de dispepsia. Terá pouca paixão sexual, um temperamento agreste  e será indolente no trabalho.

Chamatkar Chintamani- o nativo fará oposição ao governo e alcançará riqueza por mérito próprio. Derrotará os inimigos. Não será próximo da mãe.

Phaladeepika- o nativo será pouco inteligente e terá uma vida curta. Sofrerá de doenças do estômago e será derrotado e humilhado pelos inimigos.

Saravali- o nativo sofrerá do estômago . Se a Lua estiver fraca (minguante) o nativo terá uma vida curta.

Nota: C. Chintamani parece considerar implicitamente que a Lua está sob influência de um benéfico ou está no próprio signo ou no signo de exaltação.

 A Lua dá os plenos efeitos aos 24 anos. Por essa altura deverão ocorrer eventos relacionados com a 6ª casa, de natureza benéfica ou maléfica de acordo com o estado da Lua no horóscopo.

2 comentários em “A Colocação da Lua na 6ª Casa do Horóscopo”

    1. A Lua minguante tem apenas menos força para produzir eventos no mundo material, revelando-se mais no plano psicológico e interno. Mas de modo nenhum pode significar o que diz, pelo menos sem muitos outros fatores confirmarem tal coisa,. Além do mais está no signo de exaltação, embora minguante, está mais forte do que a Lua em muitos outros signos. Como temos dito muitas vezes, cada horóscopo é um conjunto dinãmico de interações em que umas interagem com as outras. Os artigos que escrevemos sobre a posição nesta ou naquela casa são os significados gerais sem ter em conta todos os outros aspetos.

Deixe um comentário