A Colocação de Ketu na 5ª Casa do Horóscopo

Ketu na 5ª casa do horóscopo

Muitos textos antigos da Astrologia Jyotish não distinguem entre os efeitos de Rahu e de Ketu nas casas do horóscopo, havendo mesmo uma tendência para não explicar os seus efeitos nas várias casas do horóscopo. A nós não nos parece muito lógico atribuir os mesmos significados a Rahu e Ketu em cada casa pois cada um tem as suas características próprias e uma natureza que, apesar de complementar, também é oposta. A seguir deixamos algumas indicações sobre os efeitos da colocação de Ketu na 5ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 5ª Casa do Horóscopo

Quando Ketu está colocado na 5ª casa do horóscopo existe a mesma dificuldade na conceção e no nascimento de crianças que se  verifica com Rahu. O nativo ou não terá filhos ou terá dificuldades com os que tiver. Os assuntos da 5ª casa, como a especulação, a inteligência, os relacionamentos amorosos, são também desperdiçados pela ação de Ketu nesta casa. Será avisado não perder tempo a jogar nem a especular, nem fazer investimentos de risco. Porém, esta pessoa traz «poorvapunya», isto é, bons créditos por ações passadas e a sua mente pode ser altamente discriminativa. O nativo também ter uma natureza altamente espiritual e dedicar-se a uma profissão em que  cura por métodos naturais. Embora a inteligência e a paz mental do nativo possam ser perturbadas por esta posição de Ketu, são-no menos do que com Rahu quando está nesta casa.

Quando Ketu está colocado na 5ª casa do horóscopo e está no signo de Sagitário, Peixes  ou Escorpião, ou ainda quando está estacionário direto ou em movimento direto, o nativo é altamente inteligente, possui uma natureza espiritual que traz de vidas anteriores, tem dons artísticos e pode ser excelente numa das belas artes. Pode ter inclinação para a religião ou para a filosofia. Como está bem colocado nestes signos, Ketu também apoia uma possível carreira no desporto ou na política, que são significados pela 5ª casa. Terá filhos com uma natureza espiritual muito desenvolvida e que serão especiais.

Quando Ketu está aflito na 5ª casa do horóscopo ou associado com planetas maléficos, prejudica as crianças (podendo indicar abortos) e a inteligência do nativo, de tal modo que este perde as capacidades criativas significadas pela 5ª casa.

A colocação de Ketu na 5ª casa separa a mente do nativo da fonte criativa de inspiração. o indivíduo torna-se pouco capaz de gerar pensamento criativo e individual, podendo refletir conteúdos projetados pelo inconsciente sem grande intervenção da sua parte. A dispersão da inteligência causada por Ketu pode produzir pensamentos cujo nexo causal não é claro e  também incoerência com os factos ou a verdade.

Os processos de pensamento destes nativos perdem os pontos de referência da sua cultura  e do pensamento lógico perdendo o contacto com a realidade. A comunicação destas pessoas é por isso truncada de inteligibilidade, aparecendo com múltiplas contradições. Por isso, os outros não os levam a sério , sobretudo quando ocupam cargos públicos, embora as suas ilusórias perceções acerca da realidade possam ser perigosas quando têm poder de decisão que afeta outros.

A ausência de uma raiz forte para o pensamento e para as decisões torna estas pessoas indecisas e não confiáveis para os outros. A sua linha de decisão e as suas atitudes podem mudar constantemente por não terem verdadeiras crenças a apoiá-las nem um verdadeiro processo de pensamento e reflexão a sustentá-las e criticá-las. A presença de Ketu na 5ª casa pode também indicar  em alguns casos, falta de integridade moral.

A colocação de Ketu na 5ª casa  priva o nativo de títulos que aumentariam o seu estatuto social.Este é  também privado da consciência clara da «verdade» ou da evidência das suas conclusões porque a inteligência dispersa não lhe permite ter a certeza interna da validade do que conclui. E, apesar de Rahu na 11ª casa permitir ganhos muito substanciais, estes nativos podem sofrer perdas em investimentos por não conseguirem focar-se  nos fatores necessários para investir de forma inteligente. Habitualmente, mesmo quando obtêm ganhos significativos, permanecem ao serviço de outros.

O vocabulário que usam é com frequência incorreto, com as palavras a serem utilizadas fora do seu contexto semântico, as pessoas com Ketu na 5ª casa têm dificuldade em fazer um uso correto da linguagem de modo que o que dizem é pouco claro e frequentemente objeto de equívocos  e contradições. Simplesmente o pensamento e a inteligência destas pessoas não são confiáveis levando o nativo a fazer maus juízos acerca das próprias decisões e da sua possibilidade de sucesso. Podem não fazer isso de forma deliberada, podem mesmo ter boas intenções mas os resultados do que fazem são muitas vezes longínquos  comparados com o que  foram levadas a pensar.

O planeta dispositor de Ketu e a sua condição no horóscopo, bem como a sua posição por casa, determinam em boa parte os efeitos de Ketu na 5ªcasa. Se houver algum planeta em conjunção com Ketu isso também alterará os seus efeitos. Assim, se o regente da 5ª casa estiver colocado numa casa dusthana- 6ª, 8ª 12ª – o nativo não terá filhos. Quando estes existem caracterizam-se por serem de algum modo estranhos, excêntricos, etc. Além disso, porque Ketu separa o nativo de todos os significados relacionados com a casa onde está colocado, em geral, quando há filhos e Ketu está colocado na 5ª casa,  vivem separados deste e o nativo pode não ter intervenção direta na sua educação. Muitas das crianças nascidas de pais  com Ketu na 5º casa têm capacidades especiais, em geral do domínio psíquico. Também podem ter destinos difíceis ou trágicos, com dificuldades na educação, problemas de adição com drogas e álcool, mortes trágicas, dificuldades no casamento, etc. Estas pessoas podem ser talentosas mas falta-lhes orientação e coerência mental. Mas se o dispositor de Ketu estiver forte e bem colocado na natividade, estes problemas podem, até certo ponto, ser minorados.

A presença de Ketu na 5ª casa, ao contrário do que se pensa em geral, não é por si só limitativa da possibilidade de ter filhos. Mas, se além de Ketu estar colocado na 5ª casa , o regente desta estiver colocado numa casa dusthana  e a 5ª casa receber o aspeto de planetas maléficos como Marte ou Saturno, isso é indicador de infertilidade. Quando há filhos, o primeiro tem qualidades diferentes, de algum modo, como referido acima. A adoção de crianças, ou acolhimento de crianças sobretudo de origem estrangeira é, no entanto, favorecido com esta posição de Ketu. Isto porque Ketu  na 5ª casa significa  crianças que vêm de «outro mundo» (cultural, social, etc) ou têm características incomuns. Ketu na 5ª casa é um planeta karaka para crianças com necessidades especiais de aprendizagem. De acordo com o signo que ocupa a casa pode haver também problemas de excesso de peso (signos de Júpiter), problemas de fala e comunicação (signos de Mercúrio), problemas de relacionamento e procura de atenção ( signos da Lua e Vénus), problemas de comportamento agressivo (signos de Marte), problemas de concentração e de autoridade (signo do Sol).

Quando Ketu está colocado na 5ª casa o nativo não tem atração  pela celebridade , diversão, romance, criatividade carisma e inteligência individual, vida política ou desportiva, nem anseia por estar sob as luzes da ribalta. Note-se que Ketu nesta casa denota maestria em todos os significados  da 5ª casa, adquirida no passado por isso estas pessoas só não revelam o brilho de tudo isso porque é tarefa de Ketu afastá-las dessa orientação para poderem transformar-se. Assim, podem tirar um curso superior e obter diplomas mas farão apenas o mínimo esforço possível para o alcançar pois o seu interesse focal não está aí no desenvolvimento da individualidade e das suas potencialidades criativas. O seu foco atual está na 11º casa, onde se localiza Rahu. Quando são crianças, o desinteresse pelas brincadeiras e diversão torna-os estranhos para os outros e talvez chocantes ao recusarem o comportamento convencional para a sua idade.

quando Ketu está colocado na 5ª casa os  parceiros de romance podem parecer pouco adequados e o casal assim formado pode aparecer como tendo pouco em comum. E, embora esta posição não impeça o casamento, o nativo revela insensibilidade em relação ao amor romântico. Também não se interessa pela fama ou celebridade e, mesmo quando se torna uma figura pública, o  seu estatuto como celebridade é desconsiderado. A relação com crianças e com o parceiro romântico não consegue envolver o seu eu de forma essencial.  Estes nativos não recebem, em geral, os bens do parceiro, mesmo que exista uma herança, quando chega às suas mãos vem consideravelmente reduzida por alguma razão.

Os parceiros de celebridades- do cinema, da política, da vida artística, etc.- têm com frequência ketu na 5ª casa, assistindo como testemunhas e com  passividade a festas, celebrações,  sucessos do outro.

Estas pessoas fariam melhor em não jogar a dinheiro pois a «distração» e apatia de ketu faz com que se tornem facilmente vítimas de oportunistas.

Nos períodos de Ketu, em especial no dasa  de ketu e antardasa de ketu  o nativo pode sentir de forma muito aguda a sua impotência para dar vida aos significados de Ketu na 5ªcasa, sentindo que estão totalmente fora do  seu controlo. Estes períodos podem ser ainda mais difíceis quando o Ascendente ou a lua estão num Nakshatra de Ketu (Ashwini, Magha, Moola).

Quando há aspetos maléficos para a 5ª casa e Ketu, durante o período dasa ou antardasa pode haver algum problemas com a coluna e as costas , talvez causado por acidente.

Segundo os clássicos, Ketu na 5ª casa pode fazer do nativo alguém que choca os outros devido às suas ideias, criando problemas com os outros. As crianças podem ter alguma característica anormal ou a relação ente o nativo e estas pode ter essa qualidade. O nativo não tem objetivos claros e sofre de instabilidade psicológica. Sofre com os próprios pensamentos; sofre por cair de uma elevada posição; é tímido e impaciente, discute frequentemente com os associados e amigos, gosta de viajar por motivos religiosos. Ter crianças ou lidar com crianças é algo muito difícil e o nativo acaba por ser separado destas devido às circunstâncias.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na  5ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo terá doenças do estômago. Terá poucos filhos. Será corajoso mas viverá na dependência de outros.

Phaladeepika- o nativo sofrerá a perda de crianças. Terá uma natureza má. Será assombrado pelo espírito de  pessoas que morreram de morte súbita  e que têm uma natureza negativa, (Pishacha Badha) segundo o folclore Hindu.

Ketu dá os plenos efeitos aos 48 anos e, por essa altura, deverão ocorrer eventos relacionados com os significados da 5ª casa e segundo o estado de Ketu no horóscopo de nascimento.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

2 Thoughts to “A Colocação de Ketu na 5ª Casa do Horóscopo”

  1. Tae

    E quando ketu está retrogrado em áries nessa casa 5, o que muda? O regente –
    marte – de áries está na minha casa 1 conjunto com vênus regente do meu signo de rahu – libra – na 11. Gostaria muito de entender meus nodos lunares. Meu ascendente é sagitário, e tenho Júpiter na casa 12. Agradeceria muito pela ajuda.

    1. astrologoaprendiz1

      Infelizmente a questão implica a análise global do seu horóscopo o que não cabe neste espaço de comentário. Leia os artigos já publicados e outros que publicaremos e que lançarão luz sobre a compreensão do sue horóscopo. Compreender a matriz de vida é uma tarefa que se vai fazendo aos poucos e nunca está acabada.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.