A Colocação de Mercúrio na 6ª Casa do Horóscopo

escr

A colocação de Mercúrio na 6ª casa do horóscopo  tem efeitos mistos. Apresentamos seguidamente os efeitos gerais da colocação de Mercúrio na 6ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Mercúrio na 6ª Casa do Horóscopo

Segundo os textos antigos, quando Mercúrio está colocado na 6ª casa do horóscopo, o nativo é respeitado pelas autoridades governamentais mas  a pessoa pode ter dificuldade em concretizar os objetivos da educação superior. Será também muito argumentativa, orgulhosa e exibicionista  e pode,  por causa disso, estar constantemente envolvida em controvérsias. Será proficiente na escrita e pode tornar-se um autor renomado. Se Mercúrio na 6ª casa estiver associado com Saturno e  Rahu ou Saturno e Ketu , sofrerá de problemas de pele, de  reumatismo, etc. Terá brigas com outros membros da sua comunidade e, segundo os textos antigos, se o regente da 6ª casa for forte, os inimigos vencê-lo-ão; se o regente da 6ª casa (que representa os inimigos) for fraco, será o nativo que levará a melhor sobre eles.

Quando Mercúrio está colocado na 6ª casa do horóscopo, o nativo conseguirá derrotar os seus inimigos, se Mercúrio estiver forte  e adquirirá conhecimentos relacionados com a saúde. A pessoa será muito inteligente embora os textos clássicos indiquem que  os estudos enfrentarão obstáculos. Será respeitada pela comunidade, terá um grande empenho em exprimir o que pensa e terá excelentes dotes oratórios. Quererá em cada situação fazer valer os seus pontos de vista e essa característica pode transformá-la numa pessoa sempre envolvida em conflitos. Também gosta de se gabar dos méritos pessoais e muitas vezes tem-se em grande conta, achando que é melhor do que todos os outros. Na infância pode haver um problema de fala, como a gaguez, que melhorará com o tempo ( a 6ª casa é uma casa de crescimento) .

 Estes nativos habitualmente conseguem um bom emprego, normalmente ligado à atividade intelectual ou à comunicação, ao marketing, etc. Se Mercúrio estiver forte e se receber bons aspetos, o nativo pode tornar-se um escritor de renome. De qualquer modo, a atividade da escrita será constante na sua vida. Porém, quando Mercúrio está aflito, o nativo sofre de nervosismo e de doenças do sistema nervoso, de problemas mentais, defeitos de fala, tem  saúde frágil.  O temperamento será instável e a pessoa é excitável, áspera na relação com os outros, etc. E, nesta circunstância, a relação com os colegas de trabalho, com  subordinados e com colaboradores também se torna problemática. Os textos antigos referem que, quando Mercúrio está na 6ª casa ,nos signos de Marte (Carneiro ou Escorpião) o nativo sofrerá de doenças de pele.

Quando Mercúrio está colocado na 6ª casa do horóscopo e está nos signos que rege- Gémeos e Virgem–  o nativo vence os inimigos e todos os competidores.  Será muito saudável e terá um sistema nervoso forte. Terá grandes capacidades de persuasão e de realização de tarefas que exigem grande detalhe e atenção ao pormenor.  Receberá benefícios do tio materno e dos primos e também pode beneficiar de subordinados, de colegas, de colaboradores. Pode escolher uma carreira na área de medicina.

Quando, pelo contrário , Mercúrio está colocado no signo de debilitação, Peixes, na 6ª casa do horóscopo, o nativo terá uma saúde frágil e problemas mentais ou de origem nervosa. Pode ter pouca energia vital, problemas nos pulmões ou respiratórios. Terá que enfrentar muitos inimigos ao longo da vida e terá muitas dificuldades em vencê-los. Também não levará a melhor sobre os competidores.

Mercúrio na 6ª casa gera a tendência para  refletir e falar ou escrever acerca das práticas da medicina, (não cirúrgica, pois esta tem a ver com a 8ª casa), tratamentos médicos , processos de litigação relacionados com conflitos e em que a pessoa encarna a entidade acusadora; todos os assuntos que são objeto de desacordo, conflito e  desconfiança, quebra de união  e de contrato, divórcio,  dívidas. Estes são temas que  podem agora aparecer na atividade argumentativa de Mercúrio. A doença, sobretudo de origem nervosa e digestiva também podem dificultar a estabilidade e o equilíbrio da perceção da realidade. Esta posição de Mercúrio pode indicar um solicitador ou advogado especializado em divórcios ou um médico

Na 6ª casa, Mercúrio usa o raciocínio para resolver problemas relacionados com quebras de contrato e de confiança,  quebra de promessas etc., procurando encontrar um equilíbrio para as situações envolvidas. Mercúrio lida aqui também com situações de usura e de pobreza, doença, crime ou roubo. Pode também levar o nativo a envolver-se na luta ativa contra a poluição ambiental, contra a pobreza e a exploração, contra a injustiça no tratamento dos que são mais fracos socialmente. Pode também indicar atividade de venda de produtos ligados a medicamentos, ensino prático das regras sobre cuidados de saúde e utilização de medicamentos, etc..

O caráter argumentativo de Mercúrio na 6ª casa torna difícil manter acordos, contratos, a harmonia no casamento, etc.. Tanto no plano pessoal como  profissional, Mercúrio nesta casa tende a desenvolver um discurso de agressividade e de manutenção de conflitos e diferenças, embora seja capaz de procurar solução para isso. A mente é irrequieta e a pessoa preocupa-se constantemente, sendo alvo de stress constante. Tem, no entanto, jeito para lidar com os trabalhadores mais servis ou menos qualificados e consegue entendimentos fáceis com estes. Os nativos co esta posição de Mercúrio  podem libertar parte desta energia pressionante dedicando-se a uma profissão de prestação de serviço a pessoas em dificuldades financeiras, doentes, dependentes de substâncias tóxicas, vítimas de conflitos e de guerras, etc.  Pode também haver sucesso numa profissão de negócios em que a capacidade analítica seja um ponto essencial.

Quando Mercúrio está colocado na 6ª casa há fatores kármicos que terão que ser «pagos» através das atividades de serviço simbolizadas pela 6ª casa. Também retira novos, quando pouco ganho dos serviços prestados. Os irmãos mais existem, podem ser alvo de desapontamento e poderá haver exploração do nativo sempre que trabalha em equipa. Os vizinhos e as viagens de curta distancia podem criar problemas persistentes.  O mérito pessoal é pouco reconhecido e recebe em geral pouca recompensa pelo serviço que presta.  Os conflitos interpessoais e  a injustiça de que pode ser alvo podem criar uma mentalidade de vítima no nativo. A pessoa sente que, quanto mais dá de si aos outros mais estes lhe tomam, sem agradecimento. Quando estas pessoas decidem ter um comportamento explorador, em vez de prestar serviço, podem ser mentirosas, se Mercúrio estiver num signo pouco favorável ou se  receber o aspeto de planetas maléficos. Pode haver roubo ou plágio de trabalho intelectual  pelo nativo para se apropriar do trabalho intelectual de outros.

Mercúrio na 6ª casa não diminui a inteligência mas dá uma forma de comunicar que gera conflitos. O nativo  tende a ver apenas o lado sombrio das coisas. Os resultados de Mercúrio dependem do estado do planeta que rege o signo onde está colocado, ou dispositor.

Mercúrio na 6ª casa também mostra as características dos irmãos da mãe, que podem ser financeiramente abastados mas podem sofrer de algum problema de saúde. A relação com os irmãos tende a ser tensa e conflituosa.

Quando está fraco e na 6ª casa, Mercúrio indica problemas de saúde  nos pulmões , nos membros superiores (mãos, braços e ombros), problemas de saúde mental, esgotamento; pode também sofrer de dispepsia Estes efeitos são sentidos sobretudo quando o nativo não desenvolve serviço ativo para ajudar os outros. Quando o faz, ajuda a diminuir o sofrimento dos outros, não o sentindo em si próprio. Isto pode acontecer através da prática de medicina ou outros serviços curativos.

Segundo os clássicos, Mercúrio na 6ª casa causa tribulações no plano físico e social. A instabilidade mental e o stress perturbam os relacionamentos e a paz psicológica. Pode passar da pobreza para grande riqueza mas não consegue sossegar nem estabilizar em relação a nada. No casamento, incompatibilidades podem conduzir ao divórcio e separação. As dificuldades podem, no entanto, levar a grandes transformações e compreensão profunda acerca da vida. No que se refere à saúde, pode haver esgotamentos nervosos, tensões causadas por subordinados,  pelo trabalho, pela  ansiedade. Esta é gerada sobretudo pela aflição de planetas maléficos a Mercúrio e pode arruinar a saúde.. Pode ganhar através da escrita de livros, de profissão relacionada com a química, do trabalho como clérigo.  Pode ser pouco ativo e perde facilmente a calma quando está a falar com os outros.

O que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Mercúrio na 6ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- o nativo não terá inimigos.*

Chamatkar Chintamani- o nativo terá relações inimigas com os outros. Ganhará riqueza através do próprio esforço.

Phaladeepika- o nativo será preguiçoso e terá um discurso rude. Humilhará os inimigos mas gostará de criar controvérsia.

Saravali-  o nativo sairá vitorioso no campo de batalha e estará livre de doenças. Será preguiçoso, terá um discurso rude  mas sem raiva e  será humilhado.

*O autor parece apenas considerar a posição de Mercúrio quando está forte e sem aflições.

Marte dá os plenos efeitos aos 32 anos e, por essa altura, surgirão eventos relacionados com a posição na 6ª casa , de acordo com a força de Mercúrio no horóscopo.

One Thought to “A Colocação de Mercúrio na 6ª Casa do Horóscopo”

  1. Aline Mello

    Me perdoem mas muitas explicações não batem com muitos livros que li. Os textos exaltam muito caracteristicas negativas. Um leigo ou curioso sobre o próprio mapa que for ler, ficará meio biruta.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.