A Colocação de Rahu na 5ª Casa do Horóscopo

homem

A colocação de Rahu na 5ª casa do horóscopo tem dado azo a muitas opiniões na bibliografia da Astrologia védica.  Isto deve-se, principalmente, ao facto de Rahu nesta casa interferir com  a possibilidade de ter filhos o que foi considerado um fator altamente negativo, sobretudo em tempos distantes quando o número de filhos estava diretamente ligado com uma vida bem sucedida no plano  terreno. Falamos hoje dos efeitos da colocação de Rahu na 5ª Casa do Horóscopo.

Efeitos da Colocação de Rahu na 5ºCasa do Horóscopo

Diz-se que, quando Rahu está colocado na 5ª casa do horóscopo, a pessoa morreu na última encarnação a pensar nas suas posses e no dinheiro que tinha e que, por essa razão, nesta existência, sente um forte desejo por possuir bens materiais, poder  e muito dinheiro. A posição de Rahu nesta casa confere uma inteligência acima do comum mas, ao mesmo tempo, dá uma mente perturbada, com falta de equilíbrio, ou inclinada para a mera procura do prazer. O nativo também pode ter uma mente dogmática e ser fundamentalista. Em geral, esta pessoa não sente inclinação religiosa nem espiritual, está totalmente voltada para os objetivos mundanos e materiais. Pode haver problemas com os filhos: ou a pessoa não consegue ter filhos ou tem abortos ou os  filhos serão uma fonte de problemas ao longo da vida. Algumas fontes consideram que estes problemas desaparecem entre os 35 e os 42 anos. ( a incapacidade de conceber filhos).

Quando Rahu está colocado na 5ª casa do horóscopo os amores sofrem perturbações.  Esta colocação também não favorece a saúde e o nativo pode ter problemas de estômago. Estes nativos nasceram com a aptidão inata para levarem os outros, através de formas de manipulação subtis e muito inteligentes, sobretudo os que lhes são próximos, a satisfazerem os seus desejos intensos e insaciáveis por bens mundanos, podendo, dessa forma, alcançá-los ,mas terão pouca paz mental. Segundo os textos antigos, quando Rahu está colocado na 5ª casa e associado com planetas maléficos, a pessoa pode ser atormentada por alucinações e até sofrer de insanidade ou, então, ser atormentada por um espírito familiar que não alcança paz.

 Quando Rahu está colocado  na 5ª casa nos signos de Touro, Virgem ou Gémeos ou em movimento estacionário direto ou direto, a pessoa será extraordinariamente inteligente e poderá  ter filhos brilhantes e poderosos que lhe darão muitas alegrias. Poderá ser um renomado desportista,  artista ou político. Terá sorte nos investimentos que lhe trarão riqueza mas os amores continuam a sofrer, não tendo melhoria com esta posição de Rahu. A pessoa tem bom caráter e age de acordo com princípios elevados de ética. Pode ter um sentido de propósito (dharma) muito bem definido, sabendo bem o que quer da vida e o que lhe está destinado.

Quando Rahu está colocado na 5ª casa o nativo é fascinado pela criatividade, inteligência e glamour, deseja obsessivamente alcançar fama e pode ter a paixão pelo jogo, pelos investimentos de alto risco. Tem igualmente paixão pela sua própria imagem, desejando ser célebre no mundo artístico, como ator, figura da moda, da política ou do desporto. Deseja ser o centro das atenções, brilhar e alcançar a admiração de todos.

A presença de Rahu na 5ª casa dá carisma à personalidade, aumentando a beleza da aparência. O nativo pode ser bem-sucedido numa carreira como entertainer ou celebridade artística ou da moda. Pode igualmente alcançar sucesso como político. A sua presença pode ser extremamente aristocrática, suscitando a natural admiração dos outros.

Rahu na 5ª casa porém, causa «pitri-dosha», isto é, prejudica a relação do nativo com o pai e com todas as figuras de autoridade (celebridades, governantes, líderes políticos, artistas famosos, etc.,) existindo autoritarismo e rigidez incapaz de aceitar qualquer diferença de opinião ou de orientação. O mesmo problema existe entre o nativo e os seus filhos, levando a tradição a afirmar que, quando alguém nasce com esta posição ,isso é uma «maldição» causada pela insatisfação dos ancestrais para com o nativo e assim este é «condenado» a passar por problemas semelhantes. Mas, quando Rahu recebe o aspeto de Júpiter (ou está conjunto com este) há grande probabilidade de permitir a elevação  social e o  sucesso através das crianças.

A presença de Rahu na 5ª casa dá grande inteligência e, apesar de o indivíduo ter dificuldade em dar-se com os outros, a sua ambição política (ou de gerar influência social que lhe dê acesso a elevados privilégios) é tão forte que a pessoa se mostra, em público, como alguém com um carisma e capacidade de interação social consideráveis. A ambição de ocupar o centro de todas as atenções é enorme, o fascínio pela fama, pelo brilho e pelo fausto leva estas pessoas a  procurar estar em ambientes onde possam ter muitos outros à sua volta para os admirar . Querem igualmente ser ricos, viver num ambiente faustoso e magnífico como só o palácio de um rei pode ser. E também desejam ter muitos ao seu dispor para os servir. E, mesmo quando nascem em ambientes mais humildes, estas pessoas fazem tudo para alcançar os privilégios de que se sentem imbuídos na sua perceção..

A forma como estas pessoa ascendem socialmente  pode variar: desde a própria criatividade e inteligência, cujo talento lhes dá acesso a esse mundo brilhante de que querem fazer parte, ou são os filhos que têm algum talento extraordinário, ou são eles próprios, através de uma carreira artística, política, académica, através de relacionamentos com pessoas da classe a que querem pertencer,  do talento desportivo que os coloca em 1º lugar em algum tipo de desporto e também, por vezes, através do jogo/investimentos  que os catapultam para um nível em que passam a fazer parte de uma pequena minoria- a dos ricos.  Podem ser comediantes extraordinários e são capazes de ter imenso sucesso no mundo do entretenimento.

Os nativos com Rahu na 5ª casa têm muitas vezes filhos adotivos  e pode acontecer que estes  sejam extraordinários de alguma forma, servindo de «ponte» entre o nativo e um mundo de privilégios. Podem também não querer ter filhos biológicos, concentrando-se em si mesmos para se elevarem e criarem um personagem que alcance o máximo de fama e o topo da admiração. Quando têm filhos (naturais ou adotivos) há alguma coisa fora do comum  relacionada com eles, que quebra a forma convencional  da relação pais filhos  ou estes podem ter características extraordinárias em algum plano. As crianças podem viver no estrangeiro separadas dos pais. Os filhos tendem a ser adotivos (especialmente o primeiro) ou de um casamento anterior do cônjuge; em alguns casos podem nascer fora do casamento e ser «ilegítimos» (conceito hoje em dia em desuso nas sociedades ocidentais em que os filhos têm direitos semelhantes, nasçam dentro ou fora do casamento). Porém, segundo a tradição, Rahu na 5ª casa pode negar a existência de filhos biológicos, se estiver colocado no navamsa de Saturno (em capricórnio ou Aquário). De uma forma ou de outra, o nativo pode lidar com filhos de origens diversas (quando adotados) tanto culturais como étnicas ou sociais.

Apesar de poder ganhar bastante riqueza e fama com esta posição, o nativo não tem muitos amigos ou conexões sociais e, mesmo que viva rodeado de admiradores, permanece sem laços autênticos com os outros. Apesar disso, Rahu leva o indivíduo a querer obter vantagens  a partir da relação com os outros através do casamento, da realização de contratos e acordos, da cooperação com grupos de pessoas. Mas nunca perde a convicção de que o sucesso que alcançar é individual, fruto da sua própria grandeza e criatividade, por isso não o divide com ninguém.

Porque Rahu amplifica as qualidades da casa e do signo onde se encontra, os nativos com Rahu na 5ª casa são idealistas e românticos, gostam de aventura e de se divertir. Sentem-se impelidos a ser especiais, ou pela inteligência ou pela criatividade e talento. Mas Rahu não segue os costumes e estas pessoas têm, em geral, uma abordagem diferente da educação dos filhos, do uso da criatividade e da inteligência , do trabalho artístico, etc., e tentam garantir que o modo como veem a realidade permita exprimir o verdadeiro «génio» de que se sentem imbuídos. E podem ser muito manipulativos para o conseguir! Ao mesmo tempo que lutam para ver reconhecido o seu talento, a sua atividade, sentem-se insatisfeitos com  tudo o que já alcançaram em todas as áreas de interesse referidas.

Os filhos podem ter um destino especial ou terem características que os tornam  famosos ou extraordinariamente bem-sucedidos  e esse sucesso é por sua vez uma forma de glorificação dos pais que, dessa forma, adquirem privilégios através dos filhos.

Segundo a tradição, quando Rahu está conjunto com Júpiter ou com o regente da 5ª casa na 8ª, isso pode significar um aborto que pode acontecer devido a problemas genéticos da criança. Se Rahu estiver na 5ª casa num signo estéril como Virgem, Gémeos, Capricórnio ou Aquário isso pode significar ausência de filhos biológicos. Nos signos de Saturno Rahu indica forte probabilidade de não ter filhos nem biológicos nem adotados. Nos signos de Virgem abre-se a possibilidade de poder adotar, geralmente em troca de bastante dinheiro. Nos outros signos Rahu não impede nem dificulta, segundo a tradição, o nascimento de filhos. Mas, quando estes nascem, a sua conceção e desenvolvimento estão em geral mergulhadas em estranhas ou pouco usuais circunstâncias.

A presença de Rahu na 5ª casa dá paixão pelo jogo e pelo risco, incluindo em investimentos. Se o Sol estiver conjunto com Rahu pode alcançar bastante sucesso nestas atividades.

O Que dizem os Clássicos sobre a Colocação de Rahu na 5ª Casa do horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo terá um filho. Sofrerá continuamente de preocupações por causa do cônjuge. Terá doenças do estômago.

Phaladeepika- o nativo não terá filhos, terá um coração duro e sofrerá de doenças do estômago.

Rahu dá os plenos efeitos aos 42 anos. Por essa altura poderá produzir efeitos relacionados com a 5ª casa do horóscopo de acordo com a sua força e posição no horóscopo.

2 Thoughts to “A Colocação de Rahu na 5ª Casa do Horóscopo”

  1. Lúcia

    No meu mapa natal rahu está na 5 casa, juntamente com marte Júpiter Saturno. Na vedica também chama-se stellium?

    1. astrologoaprendiz1

      Chama-se conjunção.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.