A Colocação de Saturno na 5ª Casa do Horóscopo

mulh

Saturno é um planeta maléfico e  a sua colocação na 5ª casa, uma casa de «sorte» destrói os significados da casa, a menos que o planeta esteja no seu próprio signo ou exaltado. Explicamos de seguida os significados da colocação de Saturno na 5ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 5ª Casa do Horóscopo

A 5ª casa é uma casa que rege a inteligência e Saturno é um planeta que restringe e contrai e, por essa razão ,considera-se que , quando está colocado na 5ª casa, Saturno prejudica as capacidades mentais, tornando-as mais lentas , o que pode produzir dificuldades na aprendizagem, sobretudo quando o planeta está fraco ou aflito. A pessoa pode também ser conservadora e rígida em termos mentais, demasiado séria e reservada ou pessimista. Saturno também pode negar os filhos nesta posição, ou dar apenas um. Os filhos darão pouca felicidade e poderão, caso exista algum, ter uma vida cheia de dificuldades. E, porque Saturno é feminino, a pessoa terá tendencialmente raparigas. Se Saturno estiver aflito no horóscopo ou associado com maléficos, pode haver abortos ou gravidezes indesejadas.

Quando Saturno está colocado na 5ª casa do horóscopo a pessoa também não tem sorte nos amores, podendo sentir-se isolada ou incompreendida. Esta também não é uma boa posição para ganhar dinheiro através dos investimentos ou do jogo, que habitualmente dão maus resultados. Estes nativos não trazem créditos positivos por ações passadas e, por essa razão, não têm muita sorte, tudo o que têm é ganho com muito esforço e trabalho.

Segundo os textos antigos, as pessoas com esta posição de Saturno passam a vida toda à procura da felicidade. Se estiver forte, o nativo terá relacionamentos com muitas mulheres.

Quando Saturno está colocado na 5ª casa do horóscopo no seu próprio signo – Capricórnio ou Aquário– ou no signo de exaltação- Balança, os maus resultados referidos não se verificarão e a pessoa é muito inteligente, tendo uma mente com uma lógica irrepreensível e uma abordagem objetiva e séria das coisas e é capaz de ver as coisas na sua moldura global. Não terá muitos filhos, tendo apenas um ou dois, que serão muito maduros , disciplinados e obedientes , sendo uma fonte de alegria. Para o nativo . Este terá poucos relacionamentos amorosos mas estes serão verdadeiros e sérios e a pessoa experienciará o verdadeiro amor nesta vida. Fará investimentos sem muito risco  que serão bem sucedidos a longo termo. Gostará de arte (pode ter talento artístico), de desporto e de política ,podendo ter sucesso numa destas áreas. Nasceu com forte «poorvapunya» e traz uma sabedoria inata, humildade e disciplina, desenvolvidas na última vida.  Também tem um forte sentido do seu propósito de vida, (dharma) sabendo desde cedo qual é o seu destino e o que quer da vida. É uma  pessoa com elevados princípios éticos e faz boas ações. Segundo os textos antigos, quando Saturno está no próprio signo terá filhas. Se receber o aspeto de Júpiter, terá duas mulheres, das quais uma será estéril e a outra dará nascimento a filhas.

Quando, pelo contrário, Saturno está colocado na 5ª casa no seu signo de debilitação, Carneiro, a pessoa terá uma mente instável e pouco clara em termos lógicos. Pode ser pessimista e sem sorte. Pode enfrentar gravidezes indesejadas ou abortos. Se tiver algum filho este não lhe dará qualquer felicidade e a criança  levará uma vida difícil. Os relacionamentos amorosos são fonte de angústia e esta pessoa não se sentirá amada. Não deverá efetuar investimentos de risco pois correrão mal. O nativo não traz «poorvapunya», ou sorte kármica, para esta vida. Diz-se qu , com esta posição,  a pessoa pode ter desperdiçado a sua energia ou inteligência ,os seus  talentos criativos, etc., na última vida. Este nativo também não dá importância aos princípios morais, que despreza em geral. Também não tem qualquer refinamento de caráter.

Quando Saturno está colocado na 5ª casa para os signos Ascendentes de Carneiro, Touro e Balança, rege boas casas e, por essa razão, nesses casos, dá bons resultados para a obtenção de riqueza.

Quando está colocado na 5ª casa do horóscopo Saturno restringe a criatividade que permite ao indivíduo surgir como único na sua expressão pessoal. A expressão da criatividade tem que se fazer no interior de regras totalmente pré-definidas e estruturadas à partida, não deixando deste modo muito espaço para a espontaneidade que é essencial para a verdadeira criação. Todo o envolvimento nas áreas significadas pela 5ª casa é alvo de rígida disciplina e ordem: as crianças e a sua educação, a vida romântica,  o envolvimento na vida política desportiva ou artística, tudo isso é rigidamente ordenado e disciplinado, incluindo o «estilo» do nativo, ou seja, este pode ter uma técnica perfeita em alguma destas áreas mas falta-lhe a expressão do «génio» que surge com a inspiração do momento.

A colocação de Saturno na 5ª casa produz  no plano físico  a propensão para sofrer de problemas cardíacos.  O nativo também receia não ter filhos, retraindo-se também no que toca á vida romântica.  Para conseguir lidar com estas áreas desenvolve rituais que repete e que lhe dão a segurança de estar no controlo da sua vida.

Na 5ª casa Saturno está colocado na casa do seu inimigo Sol e pode causar muitas frustrações, um planeta maléfico numa casa trikona dá maus resultados em geral. Todas as atividades relacionadas com a 5ª casa são motivo de ansiedade pois a natureza impessoal, associada às regras e disciplina coletiva representada por Saturno é oposta à singularidade e criatividade do Sol. A 5ª casa relaciona-se com as  crianças, a  diversão, o jogo, a experimentação e criação artística. Tudo aquilo de que Saturno não gosta e despreza. Assim, a frustração é uma resposta comum quando Saturno está colocado nesta casa. O nativo resiste a entrar num relacionamento romântico, a brincar e a divertir-se, a sentir entusiasmo espontâneo em relação à vida. Os investimentos de risco representados pela 5ª casa também  desagradam à energia deste planeta. O indivíduo desconfia dos que procuram ser célebres e famosos, ou que tentam impor novas formas de expressão ou criatividade. A tudo isso prefere as suas rotinas e mantém uma imagem estável de si próprio que resiste a mudanças.

Assim, quando vencem na vida, estas pessoas já percorreram um longo caminho de persistência e repetição e o seu sucesso não advém de facto de serem capazes de criar algo realmente novo mas deriva das suas capacidades pragmáticas de organização e perseverança.

Da 5ª casa, Saturno lança aspeto para a 7ª, 11ª e 2ª casas o que indica a necessidade de se esforçar bastante para que o casamento se mantenha de forma satisfatória, ao mesmo tempo que retarda os ganhos financeiros, pelo aspeto de 7ª casa que lança pra a 11ª casa. Com trabalho persistente (aspeto para a 2ª casa) pode acumular alguma riqueza, de forma gradual com o seu trabalho e esforço. Um bom posicionamento do Sol e força deste, pode mitigar um pouco estes resultados.

O karma individual destes  nativos pode colocá-los em situação de terem que gerir ou organizar instituições associadas aos investimentos e jogo, entretenimento, gestão de agências de modelos e figuras famosas, gestores de marketing político. Podem também gerir instituições que lidam com crianças a quem é preciso aplicar disciplina e austeridade. Muitas vezes têm eles próprios  crianças que exigem enorme esforço, responsabilidades e deveres. Artistas com Saturno na 5ª casa sentem a obrigação de aperfeiçoar o seu desempenho repetindo vezes sem conta aspetos da sua performance para finalmente esta sair tecnicamente perfeita. Ao invés de dependerem do «acaso» ou inspiração do momento, dependem antes deste esforço de repetir, de ensaiar , pois partem da convicção de que a perfeição está já regulada  o indivíduo apenas tem que aprender de forma perfeita as técnicas que permitem exprimi-la.

O uso da inteligência, criatividade, paixão amorosa sofrem um processo de disciplina que restringe a sua expressão ao que é convencionalmente aceite.  O indivíduo resiste à vaidade, à expressão demasiado exuberante, aos excessos da expressão emocional e ao entusiasmo para adotar um tom mais neutro e de conformidade ao que está formalmente estabelecido, tornando o que sente e exprime idêntico ao que os outros em geral também sentem e exprimem. A política e as regras sociais têm o papel de restringir e limitar as liberdades criativas dos indivíduos para que subsista a homogeneidade da cultura e da sua expressão. Um cinzentismo acentuado nasce deste modo da posição de Saturno na 5ªcasa da criatividade individual que Saturno nega e à qual se opõe. Deste modo, o indivíduo com Saturno nesta casa identifica-se com as responsabilidades sociais e conforma-se com estas. Os filhos podem nascer tarde com esta posição de Saturno e podem exigir muitas responsabilidades e deveres.  O nativo terá poucas oportunidades para se divertir , para viajar por prazer, para viver a vida de forma entusiasta. Assim, estas pessoas não conhecem a satisfação nem o prazer de criar uma obra artística  ou o prazer de simplesmente se divertir sem qualquer pressão. Sentem-se esmagadas pelos deveres das responsabilidades sociais e de desempenharem os seus papeis de forma puramente formal, sem a espontaneidade da vida a pulsar em si por isso, em vez de se divertirem trabalham e o trabalho excessivo e repetitivo causa frequentemente exaustão. Mesmo quando têm carreiras artísticas que conduzem à celebridade, sentem-se continuamente assoberbados pela ansiedade, porque o seu karma pessoal faz-lhes sentir como um fardo aquilo que para outros é motivo de alegria e realização pessoal.

Saturno na 5ª casa pode também retardar o reconhecimento que o indivíduo deseja obrigando-o a aperfeiçoar por repetição o modo de desempenho. A infância  normalmente impõe regras rígidas no modo de expressão tanto na vida amorosa como na expressão da criatividade individual. o nativo é ensinado a agir dentro da conformidade das regas socialmente aceites sob pena de sofrer castigos e sanções. Quando está debilitado na 5ªcasa, Saturno pode mesmo indicar castigos físicos sofridos  durante a infância. Se o sol não for forte no horóscopo, a criança aprende desde cedo a despir-se de toda a sua individualidade para se conformar com as  regras sociais. Responsabilidades e deveres tomam o lugar da alegria, da  paixão, da vontade de criar algo inovador e brilhante. Estas pessoas podem assim ser privadas de uma verdadeira identidade pessoal em nome de uma mera existência convencional.

A colocação de Saturno na 5ª casa não priva o nativo de obter riqueza, contanto que Vénus seja forte e especialmente se existir um aspeto entre Vénus e Saturno mas a verdadeira alegria de viver está geralmente em falta. Saturno na 5ª casa provoca no entanto a perceção de ser especial, pela inteligência ou por outras qualidades que a pessoa se atribui . Isto pode conduzir estas pessoas a tentar suprimir a criatividade dos outros e gera ciúme da inteligência dos outros. Os nativos sentem-se imbuídos do dever de regular a expressão criativa dos outros lobrigando-a a conformar-se com as  regras aceites. Estes nativos são perfeitos burocratas capazes de se manterem firmes em encontros e reuniões  de longa duração podendo também gerir campanhas de políticos de forma a estabelecer a atuação destes dentro dos limites legais.

Estes nativos sentem a ansiedade de estar no centro do palco, de enfrentarem o público. Mesmo quando têm verdadeiro talento criativo não se permitem exprimi-lo de forma livre, limitam-no de forma a confiná-lo ao interior das convenções e regras o que gera simultaneamente frustração e a  responsabilidade de se autolimitarem.  Resistem ferozmente a mudar a sua identidade e tal restrição pode ser sentida ainda no facto de terem poucos filhos. Quando existem, Saturno gera um sentido forte de responsabilidade em relação a estes e, se estiver mal colocado, os filhos tornam-se um fardo pesado. As circunstâncias que envolvem o nascimento do 1º filho podem ser difíceis. Outras dificuldades com crianças podem surgir num segundo casamento em que o parceiro traz um filho que é preciso educar, tarefa que pode ser problemática. Os nativos podem ser rejeitados pelos filhos e pelos parceiros amorosos repetidamente. Se Saturno estiver na 5ª casa mas num signo  que lhe seja hostil  será muito difícil ter filhos, estes podem ser negados.

Os nativos com Saturno na 5ª casa têm resultados mais positivos no casamento quando aguardam até ao primeiro retorno de Saturno e casam por volta dos 31 anos. O cônjuge é em geral trabalhador árduo  e o casamento é visto como uma instituição e responsabilidade social mais do que um relacionamento de amor e gratificação social.  em geral, quando o nativo tem filhos e se envolve na vida romântica tem que enfrentar pesadas responsabilidades materiais e sociais. Saturno oprime nesta casa estas áreas de vida. Quando faz investimentos, a pessoa efetua previamente um longo estudo e investigação , procedendo com cautela e de forma conservadora.  Se tiver talento artístico terá que trabalhar muito e preparar-se devidamente até o mesmo ser reconhecido sendo sempre maior o trabalho efetuado do que os «louros» recebidos. As coisas normalmente percebidas como diversão são sentidas por estas pessoas como trabalho duro. É-lhes deste modo muito difícil sentir algum relaxamento e verdadeira alegria na vida.  Saturno está em casa inimiga aqui  e, por isso, a sua energia não flui de forma fácil nem positiva muitas vezes. O nativo pode  ter que tomar decisões difíceis relativamente a alguma área de vida representada pela 5ª casa.

O karma de Saturno na 5ª casa inclui lidar com pessoas que não sabem divertir-se, são demasiado sérias, conformistas, anti-individualistas e convencionais. Estes nativos recebem pouca atenção dos outros em geral, do parceiro amoroso e dos filhos, quando existem. Saturno retira carisma e glamour à personalidade  e a pessoa  recebe em troca rejeição, sendo as mais difíceis as relacionadas com a vida amorosa e os filhos. Estas pessoas aprendem cedo a lição de não ter o apoio fácil dos outros, nem da família de origem, nem da comunidade, nem dos filhos/cônjuge. As esperanças em relação à «sorte» ou felicidade são por isso também em geral baixas. Têm também dificuldades na interação com crianças e parceiros românticos, não por falta de inteligência mas por impaciência pois tudo o que é conotado com «diversão» ou não tem um propósito bem definido, é visto por Saturno como «perda de tempo»: brincar com os filhos por ex., em vez de estar disciplinadamente a trabalhar.

No entanto, a colocação de Saturno na 5ª casa pode dar resultados positivos quando Saturno é um yogakaraka como acontece para os signos Ascendentes Touro e Gémeos em que facilita os ganhos financeiros formando um dhana yoga e  favorecendo também outros aspetos da vida do nativo. Mas Saturno impões restrições onde se encontra e, por isso, pode fazer com que a pessoa  perca continuamente dinheiro ao jogo ou em investimentos . Ao lidar com as crianças impõe severas regras de comportamento que retiram toda a possibilidade de espontaneidade e alegria infantil. Não acreditam facilmente  na sua intuição e também desconfiam das intenções dos que os rodeiam. Também não se sentem à vontade  por estarem no centro das atenções, preferindo um perfil modesto ou protegido dos olhares dos outros. Têm dificuldade em ligar-se aos outros, sejam estes o cônjuge, os filhos, os amigos ou a família.  Saturno na 5ª casa é bom para os que procuram uma vida celibatária de natureza monástica pois já são naturalmente inclinados para o que lhes será exigido nessa vida.  Os efeitos de Saturno melhoram com o aspeto ou conjunção com Vénus e pioram bastante quando Saturno está em conjunção com Ketu. A vida destas pessoas é muito limitada ao nível da expressão pessoal mas podem ter algum sucesso a partir da ligação ao grupo e do trabalho que efetuam para benefício da comunidade. Podem dar-se bem especialmente em grupos ligados à administração da justiça e da lei, da arquitetura e design, da gestão rotineira da organização de instituições como teatros, gestão de campanhas políticas, etc..

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 5ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa não terá filhos nem riqueza.

ChamatkarChintamani- o nativo não terá filhos nem riqueza e terá uma mente instável.

Phaladeepika- o nativo terá uma mente maldosa, será pouco instruído, não terá filhos, nem riqueza nem felicidade. Vagueará sem  rumo certo.

Saravali-  o nativo não terá felicidade, nem filhos, nem amigos, nem riqueza e será pouco inteligente e sem coração e será sempre pobre. Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, deverá produzir eventos na vida da pessoa, felizes ou nefastos , de acordo com a sua força no horóscopo.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, deverá produzir eventos na vida da pessoa, felizes ou nefastos , de acordo com o seu estado no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.