A colocação de Saturno na 6ª Casa do Horóscopo

min

A colocação de Saturno na 6ª casa do horóscopo dá resultados mistos. Esta é uma casa de crescimento (upachaya)  e os planetas maléficos naturais dão aqui bons resultados mas é preciso analisar vários fatores.

Efeitos  da Colocação de Saturno na 6ª Casa do Horóscopo

Quando Saturno está colocado na 6ª casa do horóscopo dá resultados mistos no plano financeiro mas é mau para a saúde do nativo, causando sofrimento por causa de situações de doença. Quando Saturno está colocado nesta casa e é o regente da 6ª ou da 8ª ou 12ª  casas dá bons resultados (exceto para a saúde). Porém, se for o regente de uma casa auspiciosa, os significados desta casa serão desperdiçados. Segundo os textos antigos, quando Saturno está colocado na 6ª casa do horóscopo, o nativo destrói os seus inimigos mas terá pouca instrução. Se Saturno estiver associado com Marte forma um Raja yoga de força moderada e viajará para lugares distantes. Se Saturno for o regente da 8ª casa a sua saúde sofre e a longevidade é diminuída; sofrerá de reumatismo e de dores no corpo, de asma ou de paralisia, sobretudo se Saturno estiver aflito.

Quando Saturno está colocado na 6ª casa do horóscopo o nativo vence todos os competidores com facilidade e o mesmo sucede com os inimigos mas terá problemas no emprego: pode trabalhar em empregos difíceis ou servis com baixa remuneração, se o horóscopo em termos globais for mediano. Mas se o horóscopo for forte o nativo pode elevar-se a uma posição elevada em termos profissionais e será saudável  e forte, tendo também um grande apetite. Será proficiente em alguma área técnica e muito competente para realizar trabalhos de pormenor com perfeição. Mas mesmo quando está bem disposto no horóscopo, Saturno na 6ª casa produz problemas com os colegas, com colaboradores e  subordinados no trabalho. O nativo pode trabalhar em algo relacionado com carvão, minas, ou carpintaria, profissões associadas com Saturno. Terá qualidades de coragem e afirmar-se-á pela sua personalidade forte, sendo também muito teimoso. Não receberá  quaisquer benefícios de tios nem de  sobrinhos.

Quando Saturno está colocado na 6ª casa e está no próprio signo- Capricórnio e Aquário– ou no signo da sua exaltação- Balança– o nativo vencerá todos os inimigos e competidores com grande facilidade e obterá uma boa posição na vida. Será uma pessoa poderosa e a sua saúde será forte. O tio pode ser uma pessoa importante, poderosa ou influente e o nativo beneficiará dele, bem como beneficiará de tios e  de primos e subordinados. Terá uma vida longa e será um trabalhador com grande mérito e dedicação.

Quando, pelo contrário, Saturno está colocado na 6ª casa no seu signo de debilitação- Carneiro na 6ª casa do horóscopo, a sua saúde é muito frágil e o nativo terá muitos problemas de saúde. A longevidade também é diminuída. Sofrerá de doenças como reumatismo, asma, paralisia, etc. Terá muitos inimigos e competidores ao longo da vida e não terá  força para os vencer. Trabalhará em empregos menores e com baixa remuneração. Terá um  mau ambiente de trabalho entrando em conflito com colegas de trabalho. O relacionamento com tios maternos  e com primos será negativo . Pode ter algum problema de saúde na cabeça, governada pelo signo de Carneiro.

Saturno dá os melhores resultados nos signos que rege, nos signos de Vénus e de Mercúrio. Assim, não está mal colocado na 6ª casa uma casa upachaya na qual os planetas maléficos dão bons resultados. Na verdade, Saturno tem muita afinidade com os significados da 6ª casa, uma casa de serviço, servidão, pagamento de débitos kármicos. Saturno na 6ª casa dá resiliência para enfrentar um karma ligado a  inimigos, dívidas, acusações e conflitos (incluindo litígios), doenças.

O nativo com Saturno na 6ª casa pode tornar-se um ativista fortemente envolvido na luta pelos direitos  de grupos que são discriminados, explorados, doentes. As causas por que lutam estas pessoas  incluem as camadas consideradas muitas vezes como a «escória» da sociedade: os criminosos, doentes, prostitutas, toxicodependentes, os marginalizados, as vítimas de crimes de todo o tipo ou do abuso do poder pelas classes sociais dominantes. A missão de vida destas pessoas liga-se muitas vezes com o dever de restaurar os direitos destes indivíduos e reintegrá-los na sociedade. Muitas vezes, são os próprios nativos com Saturno nesta casa que se tornam membros destes grupos marginalizados ou explorados.  Na 6ª casa ou se sofre ou se ajuda os que sofrem. Assim, tanto podemos encontrar alguém que sofre uma doença prolongada como o médico que ajuda as pessoas que estão nessa situação. Tanto encontramos aquele que explora e reduz à servidão como aquele que desenvolve esforços para libertar os que estão nessa situação.

Todos os desequilíbrios sentidos na vida humana a todos os níveis servem a Saturno nesta casa para ensinar as suas lições de responsabilidade e de dever. Pode trazer muitos conflitos, situações de doença, litígios e dívidas para a vida da pessoa mas permite que estes tenham uma resolução, embora esta em geral leve bastante tempo e se faça de forma lenta. Assim, Saturno na 6ª casa representa, na verdade, um potencial bastante grande de resolução do karma nesta vida. É uma espécie de «acerto de contas» para se poder seguir em frente. Como habitualmente, Saturno exige que as regras sejam aceites. «A natureza não dá saltos». E o karma, se calhar também não.

Quando Saturno está colocado na 6ª casa no signo de debilitação (Carneiro) o nativo tem responsabilidades muito grandes para servir ou sofrer servidão. Podemos encontrar aqui  o médico que trabalha sem cessar para ajudar a cura dos que sofrem, as forças de segurança que procuram afastar as ameaças à integridade dos membros da sociedade, os agentes da proteção social, etc.. Estas pessoas não têm tempo para ter uma «vida própria» sacrificando-a continuamente para acudirem a todos os deveres. Quando Saturno está debilitado nesta casa o nativo pode ter que enfrentar inimigos poderosos continuamente a tentarem prejudicá-lo, conflitos de longa duração com outros e litígios em tribunal; podem não ter acesso a medicamentos que podiam aliviar dores e doença; podem receber a responsabilidade social de prestar cuidados aos mais desprotegidos da sociedade, podendo colocar-se a si próprios em risco físico.

Quando está colocado na 6ª casa Saturno gera medos relacionados com os significados desta casa: medo da doença e dos médicos, dos criminosos,  ladrões, de acusadores, medo de conflitos e da guerra , medo de lutar, medo de todos os que exploram os outros ou os reduzem à servidão, medo dos que são de classe social baixa, etc.. Podem envolver-se em profissões que lidam com estes aspetos, podendo ter que gerir problemas crónicos sociais, apoio ás vítimas, etc…Um facto observado continuamente é que estes nativos continuam a trabalhar mesmo que tenham problemas grandes a afetá-los.   Mas a pressão causada pelas dificuldades de resolução de todos os problemas que são chamados a gerir causa –lhe exaustão e problemas de saúde  a nível intestinal.    Os problemas sociais que são chamados a gerir não são de natureza imediata levam tempo e exigem paciência e andar alguns passos de cada vez.  Pode ,no entanto, haver um sentimento de realização pessoal pelo contributo que o seu trabalho dá para a resolução de tais problemas.

Os nativos com Saturno na 6ª casa têm sempre muito trabalho para fazer. e também têm que enfrentar conflitos no local de trabalho. Para tudo o que precisam ,estas pessoas têm que trabalhar mais do que os outros e alcançam os resultados mais tarde do que muitos. Podem estar envolvidos na defesa do ambiente, na área da saúde, fazendo chegar os cuidados de saúde aos menos privilegiados, lembrando os que estão em asilos, em hospitais e prisões, etc. O sucesso pelo trabalho vem tarde mas a boa notícia é que  ajuda o nativo a viver mais anos. Permite que este comece a adquirir bens após o casamento, embora de forma lenta. Em caso de divórcio, estas pessoas perdem menos bens partilhados com o cônjuge ou de forma mais lenta do que outros.  Saturno na 6ª casa pode indicar um místico, o nativo pode interessar-se por assuntos e temas esotéricos . Pode também indicar doenças crónicas e problemas na vida sexual. Os nativos podem ter que ir para países estrangeiros por causa de trabalho. Falam pouco mas,  quando falam, o que dizem tem impacto no seu trabalho persistente. Estas pessoas  vencem os inimigos e oponentes embora os conflitos e litígios durem muito tempo.

Quando casam pela 2ª vez, os nativos com Saturno na 6ª casa  sentem com alguma frequência dificuldades com filhos vindos do casamento anterior do cônjuge. É comum  serem  «padrastos» ou «madrastas». Na realização das tarefas do quotidiano são também muito críticos e estão sempre a queixar-se de tudo mas, apesar disso, continuam a realizar o seu trabalho. Estas pessoas acreditam que a realidade social tal como existe não é modificável e o seu esforço não se dirige para a tentativa de a mudar  Procuram antes resolver os problemas que existem aceitando que as coisas «são o que são» e não há muito a fazer para as melhorar. Assim, procuram reparar os danos sem acabar com as causas dos mesmos. Sentem o dever e a responsabilidade de tratar todos esses assuntos no estrito respeito da lei e das regras estabelecidas.

A 6ª casa representa todos os tipos de conflitos incluindo entre cônjuges, isto é, o divórcio. Mas a presença de Saturno nesta casa indica que o nativo resistirá à ideia de se divorciar por muito mau que seja o seu casamento.  Ao invés do divórcio, os cônjuges podem passar longos períodos separados ou a evitar-se mutuamente.

Envolvem-se com frequência em causas sociais defendendo os que são vítimas de injustiça social- incluindo o ambiente e os animais- os direitos dos que sofrem  doenças de foro psíquico ou que os limitam para o desempenho de funções sociais, as minorias, etc.. Além do mais, estas pessoas têm bastante capacidade de resistência aos problemas representados por esta casa: pobreza, doença, dívidas. Saturno dá proteção em relação a estas matérias. Podem, no entanto, permanecer longo tempo num emprego que não os satisfaz ou num casamento que também não é o adequado. Mesmo em situações difíceis e que causam sofrimento, Saturno resiste à dissolução dos laços e os nativos levam muito tempo a decidir mudar.

O trabalho ocupa longas horas da vida destas pessoas sendo um pesado fardo que carregam de forma kármica.. Na infância sofrem muitas vezes com o comportamento dos familiares da mãe. Têm a obrigação kármica de lidar com inimigos, relacionamentos e circunstâncias que são antagonistas para si.  A constante exposição a atmosferas de conflito e de inimizade, de stress causado pelo trabalho  gera doenças que levam muito tempo a instalar-se e que atacam o nativo na velhice sob a forma de doenças crónicas. A atitude destas pessoas é, em geral ,a de que «não têm tempo» para ficarem doentes. A saúde é em geral boa, têm uma constituição forte.  São capazes de persistir atravessando situações de doença sem lhes darem muita atenção. Mas, nos períodos (dasa/antardasa) de Saturno podem enfrentar perdas muito significativas, problemas por incumprimento de contratos, etc.. Quando Saturno rege boas casas, o nativo pode acumular bens de riqueza e presta muito serviço social na profissão que escolheu.

Os nativos com Saturno na 6ª casa são eles próprios muitas vezes explorados pelos outros que se servem do seu sentido de responsabilidade e de cumprimento do dever para ficarem com os créditos pelo seu trabalho.

Segundo os clássicos Saturno na 6ª casa produz problemas sexuais:  o nativo ou é privado de uma vida sexual ou esta assume contornos pouco usuais. Pode sofrer de algum problema se saúde difícil de diagnosticar e de curar, do qual não fala aos outros. O começo de vida pode ter sido difícil. O nativo sofre angústias de vária ordem mas é objeto de estima e reconhecimento social.  Ganha pouco, tendo em conta o esforço despendido. Pode reformar-se prematuramente por motivos de doença . Tem problemas financeiros na velhice. Enfrenta a sua quota parte de sofrimentos e obstáculos, desapontamentos, etc.. sofre perdas ou problemas causados por dependentes, subordinados. Tem poucos familiares. A riqueza cresce devagar. Vence os inimigos e não tem medo de ladrões.. Sofre de diabetes e problemas urinários. A saúde melhora depois do  casamento. Desconfia dos médicos., tem em geral boa saúde mental.  Pode demorar a alcançar uma boa posição na profissão mas, na maturidade, ganha esse respeito pelo seu trabalho. Mas este é em geral um serviço que tem pouca retribuição por parte dos que recebem os seus benefícios. Saturno na 6ª casa tem o efeito benéfico de limitar os aspetos negativos : proteção de condições abusivas de empréstimos, de intoxicação por substâncias venenosas etc.. O nativo recusa formas imorais de vida. Poderá ter que gastar grandes somas com animais ou dependentes. Durante a juventude Saturno retarda o sucesso mas, à medida que a pessoa vai amadurecendo, os bons resultados vão aparecendo.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 6ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka-  a pessoa será poderosa mas será vencida pelos inimigos.

Chamatkar Chintamani- o nativo vencerá os inimigos, será dono de bens mas sofrerá a perda do tio.

Phaladeepika- o nativo terá um grande apetite, e será um «grande garfo», será rico e orgulhoso.

Saravali- o nativo comerá muito, será atraente, corajoso, será mal intencionado e vencerá os inimigos.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos. Nessa altura deverá produzir eventos relacionados com a sua posição na 6ª casa do horóscopo e de acordo com a sua força.

2 Replies to “A colocação de Saturno na 6ª Casa do Horóscopo”

    1. Lembre-se de que o horóscopo é um todo, se interpretar cada elemento de forma isolada, vai escapar-lhe o essencial da visão global em que os fatores se relacionam entre si e modificam muitas características isoladas.

Deixe um comentário. ajude-nos a melhorar