Ketu na 4ª Casa do Horóscopo

esp

Não são muitas as referências aos efeitos dos nodos nas diferentes casas  e, na maioria dos casos, não se faz distinção entre os efeitos de Rahu e de Ketu, o que nos parece estranho, uma vez que os nodos são opostos também na postura geral perante a vida. Hoje esclarecemos os efeitos de Ketu na 4ª casa.

Efeitos da Colocação de Ketu na 4ª Casa do Horóscopo

A 4ª casa rege o coração e, quando está mal colocado por signo ou está aflito, Ketu enfraquece o coração, pelo que os nativos com esta posição devem vigiar a sua saúde cardiológica adotando hábitos regulares de exercício e uma dieta saudável.  Ketu nesta posição também pode gerar insegurança emocional e incerteza , diminuindo o sentimento geral de segurança na vida e levando à ausência de paz mental e à depressão. A pessoa pode sentir-se desenraizada e pensar que não tem fundações reais na sua vida. Os textos antigos também referem que a pessoa com esta posição de Ketu é vulnerável aos fantasmas do passado que estão em desassossego.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa do horóscopo, isso não favorece nenhum dos assuntos relacionados com a mãe: esta pode ter um relacionamento problemático com o nativo, pode ser doente ou então ter uma vida difícil ou ainda ter uma personalidade fraca e sem confiança em si própria.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa a sua mente é aguçada e muito discriminativa e ele estará envolvido na procura da verdade. Mas as posses relacionadas com a 4ª casa não são favorecidas: pode haver dificuldade em ter propriedde de terras e de casas e a pessoa pode viver numa casa muito velha e sem condições  de conforto, com insetos. Pode abandonar os pais cedo na vida e viver longe da sua terra natal.  Os veículos dar-lhe.ão problemas, por vezes com origem estranha e difícil de encontrar. Também pode haver dificuldades no processo de educação e ser complicado obter graus académicos. Como Ketu leva o nativo a desenvolver uma natureza espiritual, a pessoa pode dedicar-se a prosseguir fins espirituais elevados na vida.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa nos signos de Peixes , Escorpião ou Sagitário, ou quando estava estacionário direto no momento do nascimento ou direto, o nativo será proprietário de casas grandiosas (que pode usar para fins diferentes do habitual, como lar de acolhimento, instituição de desenvolvimento espiritual, etc). Terá uma excelente educação e será dono de carros de luxo, ou  barcos, etc., se o desejar. A mãe será uma influência benéfica na sua vida e poderá ter uma natureza muito espiritual ou bem formada.

Ketu tem particular inimizade com a Lua e, na casa desta, causa um corte entre o nativo e as suas raízes , o que faz com que a pessoa  se sinta  instável, sem raízes autênticas, desligada das rotinas do dia -a -dia que dão em geral segurança, sem apego ao lar nem ás rotinas do lar, como cozinhar, limpar, etc.. Do mesmo modo sente-se separada da comunidade e das suas tradições, da educação , dos pais, em especial a mãe, do país de origem, não encontrando sentido no patriotismo ou na defesa dos velhos costumes.

A segurança e a proteção, tanto  a respeitante ao lar como à segurança nacional são de pouco ou nenhum interesse para estas pessoas. Quando está na 4ª casa Ketu provoca um desenraizamento cultural e social, fragmentando e cortando o sentimento de pertença e reduzindo o interesse por possuir propriedades familiares, veículos e outros bens familiares. Pode haver também desinteresse em prosseguir os estudos e obter diplomas académicos.  Os finais de todos os tipos são igualmente alvo da apatia do nativo que não liga aos rituais da morte nem aos costumes locais relativos á mesma.

O lar destas pessoas na infância é frequentemente disperso, oferecendo pouca segurança e  pouca nutrição ao nativo.

No entanto, estas pessoas trazem consigo uma grande maestria em lidar com os assuntos da 4ª casa e, por isso, podem ser excelentes a dar proteção aos que nada têm, incluindo  em uma casa ou abrigo; podem ser excelentes educadores dos que têm poucas posses para adquirir uma boa educação.

Estes nativos passam pouco tempo em casa. E, quando estão nesta, em geral a sua atenção dispersa-se e revela-se apática. Podem ter dificuldade em identificar-se com o lar da infância, com a linhagem parental, podendo experimentar insegurança ao longo do seu crescimento. Com frequência, os pais revelam-se incapazes de proporcionar um ambiente estável e seguro ao nativo, um ou ambos podem ter algum problema que cause separação emocional, psíquica ou física em relação ao nativo. Essa separação pode ser causada por problemas de adição de drogas ou álcool ou por outras razões. Em alguns casos os pais estão simplesmente ausentes do lar.

Os nativos com Ketu na 4ª casa transportam uma mágoa difusa pela perda de enraizamento na sua cultura ou terra de origem. Mas, apesar disso, estas pessoas ocupam em geral posições bem visíveis  na sociedade pois Rahu ocupa a 10ª casa. Deste modo, revelam ambição e desejo de alcançar privilégios sociais.

A educação destes nativos é feita muitas vezes através de referências fora da sua cultura. Podem, por ex., frequentar uma escola fora do país de origem; ou são educados neste e conhecem bem as regras e os padrões da sua cultura mas sentem-se separados dos seus verdadeiros significados e interesses. Alguns podem crescer num ambiente elitista e reservado sem contacto com as pessoas de meios menos privilegiados.

Ketu dará resultados de acordo com o seu dispositor e a sua força no horóscopo. Apesar de Ketu desejar sentir a segurança e nutrição próprias da 4ª casa, a sua natureza de desapego não consegue assegurar isso. Pode haver contínuas mudanças de casa  e de ambiente próximo ou mesmo residência no estrangeiro. Estas pessoas podem fazer muitas viagens dentro do país, ao longo da vida, normalmente de carro. Nestes períodos as rotinas são rompidas.

Com Ketu na 4ª casa os nativos são em geral apáticos em relação aos velhos costumes, modos de ser e valores tradicionais da cultura.  O mesmo acontece em relação às regras estabelecidas em casa durante a infância. As raízes culturais destas pessoas são deste modo frágeis. Também pode haver pouca ligação com os objetivos da educação escolar. Em alguns casos, estas pessoas estudam em algum país estrageiro. De um modo ou de outro, não há identificação com a comunidade de origem a menos que haja algum planeta em conjunção com Ketu, situação na qual este assume as características do planeta e pode haver bastante envolvimento com os costumes e práticas locais.  A presença de Rahu o nodo norte, na 10ª casa impele estas pessoas, pelo aspeto que lança para a 4ª casa, a adquirirem visibilidade institucional, apesar da falta de interesse pela comunidade de origem.  Esta procura de sucesso profissional e mundano é em geral uma procura de compensação pela ausência de apoio emocional por parte da mãe.

Os nativos com Ketu na 4ª casa podem ter grandes propriedades, casas ou veículos mas não conseguem sentir verdadeira satisfação com estes. Ketu na 4ª casa também dispersa a vida familiar, a educação, a relação com os pais, em especial a mãe. Existe instabilidade no lar, que pode ser causada por fatores psíquicos dos pais, adição destes em relação a substâncias químicas ou álcool. Pode acontecer que a prestação de cuidados ao nativo seja entregue a terceiros, pessoas de condição social baixa.  O nativo pode ter dificuldade em concentrar-se nos estudos. Estas pessoas podem deste modo mudar de casa, de carro, com frequência pois não têm raízes fixas num local.   Porém, quando a Lua é forte, estes padrões podem não se manifestar.

Quando Ketu está colocado na 4ª casa estas pessoas não ligam a títulos académicos, podendo também dar propriedades e veículos a outros sem qualquer problema ou arrependimento.

A mãe dos nativos com Ketu na 4ª casa tem alguma coisa estranha ou excêntrica, é desapegada, sem laços com o nativo ou com a casa e propriedades da família. Pode não ligar às tarefas do lar e parecer desenraizada do meio em que vive. Emocionalmente é distante e não nutre afetivamente o nativo.

Quando atravessa o dasa deste planeta, o sentimento de ausência de raízes, propriedade, abrigo e segurança no lar pode ser muito forte fazendo sentir à pessoa que precisa de encontrar outro abrigo que não o lar da família e as referências desta para se abrigar. Estes nativos aprendem a construir o seu próprio sentido de segurança sem depender do apoio da família e do lar.  Durante a infância é comum a existência de instabilidade emocional e um clima de incerteza que causa angústia no nativo. Um ou ambos os pais são motivo de desapontamento para a criança, ao não funcionarem como apoio da família, de modo que a matriz infantil de segurança fica afetada de forma séria: os pais não conseguem criar um ambiente de coesão e segurança no lar. A criança torna-se uma «testemunha» das irregularidades do funcionamento familiar e esta contribui, por sua vez, para a libertação espiritual pois a criança deixa de ter expetativas de que os pais e a família concedam o apoio de que necessita, obrigando-se a encontrá-lo em outro lado. Mas, apesar da ausência da mãe, pelo menos em termos emocionais, isso não significa que a mãe não influencie o nativo. Na verdade essa influência pode existir e ser relevante, pois  Ketu leva a criança a tornar-se «testemunha» do comportamento materno  e tal «testemunho» influencia, pelo menos, a sua forma de encarar a «maternidade» e o seu significado, para o bem e para o mal. Isto será tanto mais forte quanto mais forte for o karaka da maternidade, a Lua, no horóscopo.

Porém, esta desconexão em relação á mãe pode fortalecer no nativo um apego mais forte com o pai e os valores que este transmite.

O desapego que Ketu produz em relação a todos os  significados da 4ª casa pode ainda implicar que, não só  o nativo sinta maior empatia por valores de uma cultura estrangeira à sua  como também sinta pouco interesse pela defesa dos  direitos ambientais e pela biodiversidade, pelos valores «nacionais» e locais, pela propriedade da Terra , etc.. Mas temos observado que, quando Saturno está colocado numa casa kendra e lança aspeto para Ketu e a 4ª casa, este desapego não se manifesta. O mesmo pode acontecer  em relação à educação, quando o dispositor de Ketu é um planeta relacionado de algum modo com a educação e está forte no horóscopo. Outro traço que se manifesta frequentemente nestas pessoas é o interesse e envolvimento por  aspetos relacionados com países estrangeiros e culturas estrangeiras.

Ketu na 4ª casa prejudica a saúde cardíaca obrigando a ter cuidado extra com a saúde do coração ao longo da vida.  Pode igualmente haver problemas de estômago causados por stress e no sistema imunitário podendo existir alguma irregularidade ao nível das glândulas linfáticas.

Segundo os clássicos, quando Ketu está colocado na 4ª casa a pessoa está muitas vezes longe de casa e, quando está em casa há frequentemente um ambiente de conflito. Não haverá total apoio ou ajuda por parte da mãe. Problemas com a casa, o carro, a mãe e o coração podem ocorrer.  Em relação ao coração, isto tanto se refere ao coração físico como aos afetos. E isso pode significar que a pessoa nunca consegue entregar completamente o seu coração a algo ou alguém. A herança materna pode ficar retida por alguma razão e não ser dada ao nativo.  Este pode ser alvo de alguma discriminação por parte dos outros que não o veem como «igual». Pode ser difícil adquirir propriedade de todos os tipos.  Há muita discórdia e desentendimentos ou discussão no ambiente familiar, sobretudo pelo lado materno. Pode haver perda da honra ou do bom nome  do nativo ou da família. Este também pode ser objeto de desprezo por parte da família. Será difícil adquirir e manter propriedade.

Ketu na 4ª casa afeta a infância e o mundo da infância. Não apenas cria separação entre a criança e a mãe,  que não dá á criança a nutrição e afeto de que precisa, como o ambiente do lar gera um ambiente em relação ao qual o nativo acaba por se distanciar.  O lar destas pessoas pode, quando crescem, tornar-se uma espécie de santuário isolado, estas pessoas apreciam  viver em locais isolados. Mas Rahu faz com que estes nativos estejam muito  tempo fora de casa, seja no trabalho, ou a viajar, ou a procurar iluminação espiritual. Rahu faz com que estas pessoas estejam muito ocupadas na vida profissional mas , no seu período dasa, estas pessoas encontram subitamente novos significados para a sua vida espiritual. Podem ficar separadas do país de origem; pode haver acidentes de carro, sobretudo nos períodos de Ketu, ou quando Ketu transita nas casas 8ª e 4ª. Podem também não receber bens do cônjuge.  Estes nativos acabam por sentir separação em relação ao lar e à profissão pois Ketu também lança aspeto para a 10ª casa. Assim, frequentemente sentem insatisfação com a vida profissional. Mas o aspeto para a 12ª casa indica que  podem atingir iluminação na vida. Mas precisam de viajar para encontrar moksha. Visitar um país estrangeiro nos períodos dasa /antardasa pode ajudar nesse objetivo

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 4ª Casa

Chamatkar Chintamani– o nativo não obterá felicidade nem da mãe nem dos amigos. Não permanecerá na sua casa por muito tempo. A propriedade paterna será destruída.

Phaladeepika– o nativo viverá na casa de outros. Sofrerá perda da mãe, de terras, de condições de alimentação. Pode ter que ir para longe da sua terra natal.

Ketu dá os seus plenos efeitos aos 48 anos e, a menos que esteja bem colocado no horóscopo, num bom signo e sem aflições, Ketu pode indicar eventos problemáticos relacionados com as significações da 4ª casa referidas.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.