Análise de Horóscopo-Ascendente Carneiro

mar

Para ilustrar a análise das áreas de vida para cada signo Ascendente e  para facilitar a aprendizagem dos nossos leitores, vamos apresentar a análise de mais um  horóscopo, com a leitura dos significadores daas áreas de vida, desta vez para o Ascendente Carneiro. Os nossos leitores podem consultar aqui  todos os significadores das áreas de vida para este Ascendente, que iremos utilizar nas análises específicas nos próximos artigos. Sabemos que a leitura exemplificada do horóscopo é um importante facilitador desta aprendizagem, razão pela qual vamos apresentar  leituras das áreas de vida para todos os  signos Ascendentes, usando horóscopos de pessoas reais. Escolhemos para esta análise o horóscopo de Martin Luther King, uma figura incontornável do século 20.

Antes de começar qualquer análise parcial de uma área de vida no horóscopo, convém ter em mente que precisamos de ter uma visão global da força dos planetas e das relações que estabelecem entre si e com as casas do horóscopo. Para isso temos à mão toda a informação fornecida  aqui e aqui. Definimos também a natureza funcional dos planetas para o Ascendente em causa tendo em conta o que dissemos aqui. E não nos  podemos esquecer de anotar  o grau do signo Ascendente, que marca o ponto mais efetivo de cada  casa. Anotamos todos os planetas que estão, para ambos os lados desse grau, de 0º  a 5º de distância. Esta informação  é muito importante, sobretudo se os planetas e casas significadores para a  análise estão envolvidos nesses aspetos pois, como vamos mostrar, a interpretação da área de vida faz-se encontrando ligações entre os vários significadores, na carta natal – D-1- e na divisional relacionada. Para essa interpretação temos ainda em conta todos os fatores referidos anteriormente (força e fraqueza das casas e planetas, natureza funcional dos planetas) . Finalmente, para sabermos como se desenvolve essa área de vida no tempo vemos os períodos dasha e antardasha dos planetas significadores e regentes das casas, nomeadamente os que têm o papel principal e articulamos esses períodos com a observação do trânsito desses planetas para o momento que desejamos analisar.

Determinação da Força dos Planetas/Casas do Horóscopo

Martin Luther King

15 Janeiro 1929, Atlanta, Georgia USA, 12h

33 N35 ; 84W23

MLK-D1

O Ascendente está colocado a 0º 21’  de Sagitário, e este grau  corresponde ao ponto mais efetivo de cada casa do horóscopo.

Os planetas funcionais maléficos são : Mercúrio, como regente da 6ª casa ; Rahu e Ketu.  A 8ª e a 12ª casas não estão ocupadas por signos Mooltrikona, por isso o seu regente não é considerado. Mercúrio está a uma distância superior a 14º do Sol por isso não está combusto, favorecendo uma carreira  e uma imagem pública em que a inteligência, a capacidade de falar e de persuadir são um dado importante e isto comprova-se pelo estilo absolutamente arrebatador de King cujos dotes de oratória são inesquecíveis.

Analisando o horóscopo constatamos que cinco planetas estão em conjunção com o ponto mais efetivo das casas : o Sol, em conjunção com a 10ª casa onde está colocado e em aspeto  com a 4ª casa; a Lua, que começa a perder força no primeiro avashta de velhice e que está em conjunção de 5º com a 11ª casa e em aspeto com a 5ª; Marte que, por se encontrar no último grau do signo de Touro – e também retrógrado–  está em conjunção numa orbe de 1º com a 3ª casa e em aspeto com a 6ª, a 9ª e a 10ª casas; Saturno, que está em conjunção com o ponto mais efetivo da 9ª casa e em aspeto com a 3ª, a 7ª e a 10ª casas; Rahu que está em conjunção com o ponto mais efetivo da 2ª casa e em aspeto com a 6ª, a 8ª e a 10ª casas; Ketu que está em conjunção com o ponto mais efetivo da 8ª casa e em aspeto com a 12ª, a 2ª e a 4ª casas. Vemos deste modo que a estrutura do horóscopo é altamente energizada por estes planetas prometendo por isso um destino que, tendo sido trágico, foi também muito especial.

Júpiter está colocado no Ascendente, o que é uma excelente posição pois é também o regente da 9ª casa, que rege a sorte e a «fortuna» para esta existência.  Não recebe outros aspetos, à exceção do aspeto amplo de Saturno, que está colocado na casa que rege ( a 9ª). De qualquer modo, Júpiter lança aspeto para  a 9ª casa e é o dispositor de Saturno e este, quando está nos signos de Júpiter não produz resultados maléficos. Este é por isso um aspeto que nos leva a prever, sem dúvida, que esta pessoa terá sorte na vida. E, por estranho que isto pareça, atendendo a que este homem morreu prematuramente devido a ter sido assassinado, não deixa de ser verdade que Júpiter lhe assegurou notoriedade e um destino fortemente marcado por um sentido de missão ou de propósito que ele viveu intensamente. E, tendo sido morto em 1968, hoje continua vivo na memória de todos. Nem sempre a «sorte» que prevemos tem a ver com os conceitos subjetivos que são os nossos e pode manifestar-se de formas diferentes.

O Sol  está colocado na 10ª casa, em conjunto com  Mercúrio.  Enquanto regente da 5ª casa, uma casa de sorte, o Sol aponta para um destino cuja fama eleva o nativo muito acima e para além das suas condições de origem. E, apesar de o sol estar no avastha da infância, essa notoriedade foi conquistada , mercê também do aspeto de Júpiter, um planeta que «atua como o Sol» para este Ascendente. Porém, nem tudo são rosas: Mercúrio, como regente da 6ª casa , assegura que o nativo encontrará  também poderosos inimigos que se oporão à sua ascensão e reconhecimento públicos.

A Lua está colocada na 11ª casa, uma casa que está ligada à comunidade e à sociedade. Esta posição da Lua revela que as ambições de Luther King iam para além dos seus interesses pessoais: ele sonhava em mudar as condições de existência e os direitos de muitas pessoas oprimidas  sem outro motivo que a  cor da sua pele. Os seus sonhos e ambições dirigiam-se por isso a um grande número de pessoas. Apesar de a Lua estar algo enfraquecida, por estar no início do estado de velhice, a ação de Luther king- e de outros, obviamente, mas ninguém lhe retira o enorme impacto que teve no levantar dos preconceitos raciais  e que dificilmente outros conseguiram igualar- foi decisiva para começar a mudar as consciências da América colonialista e de outros países institucionalmente racistas. Por isso, a promessa de que esta pessoa alcançaria (embora não no seu tempo de vida) o que ambicionava, pode considerar-se em grande parte realizada (nunca está totalmente realizado um objetivo como este pois é preciso batalhar sempre para que não haja retrocessos).

Vénus, o regente da 2ª e da 7ª casas, está colocado na 11ª casa. Isto configura uma assinatura específica de riqueza – dhana yoga–  porém, esta casa está ocupada pelo signo de Aquário   e este  orientou os esforços de King para  lutar pelos direitos humanos e civis e para se tornar um proeminente líder  e ativista político,  em vez de se focar numa existência destinada a aumentar os  lucros e a acumulação de dinheiro para satisfazer interesses ou desejos pessoais. A configuração de Vénus e da Lua , ambos na 11ª casa, indica a possibilidade deste homem alcançar muito dinheiro na vida e felicidade pessoal- a Lua rege a 4ª casa- mas ele escolheu um destino que o transcendia como indivíduo e  a sua vida tornou-se na luta por uma causa e pelos interesses de todos os que sofriam às mãos de qualquer poder totalitário. Na verdade, King não se limitou a defender as pessoas de «raça negra», ele manifestou-se também por ex., contra a guerra do Vietname por considerar que esta não respeitava os interesses e os direitos da comunidade local  atingida por essa guerra. Por isso a ação dos planetas no horóscopo deste homem não pode ter uma leitura linear e igual à que fazemos para  a leitura do horóscopo de uma pessoa comum. Este não foi certamente um homem comum.

Os nodos estão exaltados e colocados num eixo considerado muito difícil para a vida pessoal: Rahu está colocado na 2ª casa e, nesta posição ,costuma indicar avidez por ganhar dinheiro e aumentar a riqueza e o poder pessoal.  Podemos considerar que a ação de King revela que ele lutou para aumentar  cada vez mais a sua influência e poder, mas com a diferença de que não o fez para satisfazer objetivos egoístas mas para lutar com mais eficácia pelos valores que defendia e por uma ideia de sociedade e de justiça que ele queria ver implantada, não apenas na América mas também no mundo inteiro, em todos os lugares onde há seres humanos a sofrer na pele a violência de outros que não reconhecem nem respeitam os seus direitos. Isto mesmo é confirmado pela posição de Ketu , exaltado na 8ª casa. Considera-se que Ketu indica um desligamento em relação aos significados da casa onde está colocado , indicando por isso , normalmente, falta de interesse pela espiritualidade, quando está colocado na 8ª casa. Porém, faz-se exceção para a situação em que Ketu está no signo de exaltação.  Desta casa, Ketu lança aspeto para a 2ª, a 12ª e a 4ª casas, marcando desse modo os interesses do nativo em adquirir conhecimento de caráter religioso e espiritual e também o mais terreno interesse pela justiça , não apenas moral ou «religiosa» mas a justiça dos homens, aquela que é reconhecida pelos direitos civis como direito ao voto e a não ser segregado devido à cor da pele.

Marte está colocado na 2ª casa , em conjunção com uma orbe de 1º do ponto mais efetivo da 2ª casa e em aspeto próximo com o ponto mais efetivo da 5ª, da 8ª e da 9ª.  Marte tem uma importância acrescida porque é o regente do Ascendente e da 8ª casa. Está também retrógrado. Segundo os textos antigos , um planeta maléfico, quando está retrógrado, beneficia os resultados da casa onde está colocado mas diminui a força da casa que rege, neste caso, a força do Ascendente, falhando na proteção do corpo físico, que é significado por esta casa, o que se verificou através da circunstância do assassinato de que foi alvo. Assim, Marte permitiu o desenvolvimento de uma imagem pública e de status social e a fama que sorriu a  este nativo mas os aspetos que lançou para a 5ª , para a 8ª e para  a 9ª casas trouxeram-lhe obstruções de vários tipos, inimigos poderosos e , ao  reduzir os bons efeitos das duas casas relacionadas com a sorte na vida- a 5ª e a 9ª- Marte foi um elemento importante no desfecho infeliz da sua vida. Este horóscopo sofre ainda do dosha considerado por alguns como maléfico, Kal sarpa yoga. Na análise das áreas de vida termos oportunidade de discutir se este terá sido relevante para o desfecho de infortúnio da sua vida.

Quanto à força dos planetas, concluímos  que   existem vários planetas enfraquecidos , num horóscopo em que o «eixo do destino» marcado pelos nodos na 2ª/8ª casas indica um profundo processo de transformação espiritual  através de crises e de conflitos, e em que a influência direta de vários planetas sobre algumas casas do horóscopo assegurou um destino fora do comum e marcado ele próprio pela dualidade entre a luta e a adversidade  e a fama e a notoriedade que essa luta pública lhe trouxe , tendo-se transformado num dos mais importantes ícones da luta pelos direitos  humanos e civis do século 20.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.