A Colocação da Lua na 8ª Casa do Horóscopo

hidd

A 8ª casa é uma das casas mais difíceis do horóscopo e todos os planetas aqui colocados correm o risco de perder os seus bons significados. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação da Lua na 8ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 8ª Casa do Horóscopo

Quando a Lua está colocada na 8ª casa do horóscopo, o nativo passará por muitas transformações ao longo da vida. Poderá experienciar eventos traumáticos que arrastam processos de autotransformação radical das características da sua  identidade. Durante a vida, enfrenta muitas vezes eventos que provocam choque e convulsão no plano  emocional e se repercutem na energia física de vida, razão pela qual esta colocação diminui a longevidade dos nativos.

Quando a Lua está colocada na 8ª casa do horóscopo, os nativos são dotados de uma grande intuição e  de uma capacidade natural para sentirem os desastres iminentes. Possuem muitas vezes capacidades psíquicas comparáveis a um sexto sentido. São emocionalmente instáveis embora muito criativos, conseguindo intuir as realidades de planos ocultos. Passam por períodos de mudança radical muitas vezes na vida, seguidos por períodos de rejuvenescimento e de cura.

Quando a Lua está colocada na 8ª casa do horóscopo a saúde tende a ser frágil. A mãe, durante a infância do nativo  teve  muitas vezes  explosões súbitas emocionais  ou esgotamentos seguidos de fases de recuperação e, durante a vida adulta, o nativo continua a ser marcado por  este padrão de mudança súbita e de choque, que se  mantém em ciclos de eventos que, continuamente, convulsionam a vida e as  suas emoções. A mãe também pode ser alvo de mudanças súbitas  e forçadas ao longo da vida.

A colocação da Lua na 8ª casa predispõe para a necessidade de manter a identidade secreta e para guardar muitos segredos. A pessoa mantém  secretos os relacionamentos emocionais e sexuais e a sua  riqueza,  que não revela sem aos mais próximos, podendo haver uma diferença assinalável entre a imagem que ela mostra aos outros na vida pública e as suas atividades secretas.  Estas pessoas escondem e mascaram as suas emoções.

A colocação da Lua na 8ª casa dá aos nativos uma tendência para gostarem de atuar em situações extremas, razão pela qual escolhem muitas vezes profissões que os colocam me face da morte ou da dor extremas. Dão excelentes médicos ou enfermeiros atuando nos territórios de guerra ou como membros das forças de salvamento em caso de catástrofe, como médicos cirurgiões ou prestadores de cuidados paliativos.

Emocionalmente, os nativos com a Lua colocada na 8ª casa sentem-se atraídos por situações relacionadas com processos transformativos de cura, seja no campo da cirurgia, da religião ou  da magia. A pessoa gosta de tudo o que é secreto e apega-se a coisas escondidas. Precisa de manter a sua vida emocional escondida. Esta necessidade faz com que os outros os percecionem muitas vezes como controladores, insensíveis e  demasiado secretos.

Segundo os textos antigos, quando a Lua está colocada na 8ª casa o nativo será privado de confortos e  de luxos.

Quando a Lua está colocada na 8ª casa e está forte – lua brilhante, no próprio signo (Caranguejo) ou no signo de exaltação (Touro) o nativo pode obter muita riqueza através de legados ou de heranças, provavelmente de uma mulher.  A pessoa é dotada de grandes talentos e de criatividade , tem uma excelente intuição e capacidades de perceção extrassensorial. Adquirirá muita riqueza , tanto por herança , legado ou indemnização como através do parceiro de casamento ou de negócios. Terá o apoio do público para os seus empreendimentos e do parceiro. Terá uma vida longa.

Quando, pelo contrário, a Lua está colocada na 8ª casa no seu signo de debilitação –Escorpião, e/ou está numa fase escura, ou ainda associada a planetas maléficos, o nativo terá uma saúde muito frágil e a sua  morte será prematura, podendo mesmo morrer durante a infância se a Lua estiver fraca ou aflita. Os assuntos da casa que a Lua rege serão objeto de mudanças súbitas e destrutivas. A mãe tem uma saúde frágil e pode morrer cedo, passando por muitas mudanças traumáticas ao longo da vida. As fontes de água, como poços, lagos, tanques, etc, serão uma fonte de perigo para a sua vida. Poderá ser afastado da família por causa do cônjuge.  Quando a Lua está minguante e está colocada na 8ª casa, o nativo terá uma longevidade média.

A Lua na 8ª casa vive as crises de forma fácil, os assuntos misteriosos e escondidos , as situações de emergência, o processo de destruição e renascimento são familiares e , por estranho que possa parecer, dão conforto e segurança a estas pessoas, pois a sua forma de ver a realidade passa por estes aspetos. As mudanças bruscas e inesperadas trazem, na verdade, um sentimento de que tudo isso acontece  «tem de acontecer». A mãe é uma pessoa reservada e pode ter segredos.

Os nativos com a Lua na 8ª casa sentem atração pelo perigo, pelos ambientes de acusação e de conflito (relação de 6 casas entre a posição da Lua e o Ascendente). Podem escolher profissões em que atuam em áreas de emergência, desastre ou catástrofe, ou são cirurgiões, ou trabalham na proteção social, etc. Estas pessoas também precisam de passar constantemente por mudanças de identidade, de transformação e rejuvenescimento. Podem ter tido pais que saem fora do modelo convencional, pouco presentes na vida da criança, ou mesmo revolucionários ou que vivem algo à margem da sociedade. A identidade dos pais pode, de algum modo, ser resguardada.  Estas pessoas habituam-se desde cedo às mudanças súbitas e aos recomeços e sentem-se seguras com este ritmo de imprevisibilidade. A longevidade pode ser curta e pessoas muito próximas, incluindo os pais, podem morrer ou desaparecer, em alguns casos.

Durante os períodos –dasa e antardasa– da Lua ou do dispositor da Lua o nativo pode passar por crises emocionais associadas a processos de destruição/renascimento, transformação súbita da identidade, etc.

Estas pessoas têm tendência para manter segredos e coisas escondidas: dinheiro e outros bens, conhecimento secreto, etc., conseguindo dessa forma sentir que controlam o desconhecido. Também podem sentir vontade de cuidar de pessoas que passam por situações trágicas que obrigam a mudanças radicais ou foram vítimas de choque ou desastre traumático. São sensíveis a todo o tipo de forças escondidas que podem constituir uma ameaça e podem sentir-se levadas a reagir contra tais forças.

A pessoa com a Lua na 8ª casa vê-se continuamente na circunstância de mudar a sua identidade, a sua maneira de compreender e agir no mundo. Também mudam de opinião facilmente pois habituaram-se a acreditar que a única coisa constante na vida é a própria mudança. A mãe também age de acordo com esta mudança frequente de si mesma, alterando o modo de responder de acordo com o ambiente e a circunstância.

Tendo crescido num ambiente de crise, estas pessoas precisam de ter este sobressalto de que alguma coisa vai acontecer de repente e pode mudar tudo para se sentirem seguras. Sentem também necessidade de manter segredo sobre a sua vida e de esconder boa parte da sua identidade. Formam laços fáceis com outros com quem mantêm segredos. Neste âmbito podem mesmo mistificar informação e os relacionamentos solicitando àqueles em quem confiam que guardem segredo sobre factos, confidências, etc.

Estes nativos podem centrar-se continuamente na lembrança de eventos traumáticos do passado e trazendo o sofrimento associado à tona, vezes sem conta. Podem ter relacionamentos sexuais secretos. Guardam segredo da sua vida emocional. Ciclicamente envolvem-se na renovação da sua identidade, podendo mudar de residência, de emprego, obter formação profissional variada, etc. Também mudam frequentemente de casa e de região,  sem conseguirem estabilizar num só lugar.

Precisam de  viver num ambiente de crise constante, é em situações de emergência, de desastre, de mudança súbita  que se sentem seguras, o seu ritmo habitual é o do desassossego e não o da calmaria e estabilidade. Assim, quando as coisas ficam demasiado calmas, arranjam forma de causar turbulência , manipulando o ambiente próximo. Mantêm uma calma imperturbável em situações de catástrofe e emergência. Também dão excelentes investigadores criminais e de todo o tipo de investigação em que é preciso  descobrir coisas ou verdades escondidas. Podem também dar conforto aos que morrem e aos que sofrem o desgosto da perda, despertando o seu desejo protetor nessas situações. Trabalhar no ambiente da morte como numa agência funerária ou no campo de batalha ou de catástrofe, tanto dando cuidado médico como fazendo patrulhas de salvamento, é adequado para estas pessoas. Os negócios extremamente competitivos de hoje, que causam ansiedade a muita gente são excelentes palcos para estas pessoas. Quando não têm estes ambientes mais positivos para desenvolver a sua «atmosfera de crise» podem tornar-se metediços  e intrusivos, podendo mesmo ser percebidos como ameaçadores pelos outros. Não têm noção clara dos seus limites, podendo por isso invadir o espaço vital dos outros de forma desagradável.  Mas, intimamente e em segredo, sem nunca o revelarem aos outros, estas pessoas gostam de se identificar com os papeis tradicionais da Lua como cuidadora, nutridora, maternal.  A forma como sse veem a si mesmas e como são percecionadas pode assim ser oposta.

Devido à forma brusca e intempestiva que manifestam muitas vezes, estas pessoas são vistas como insensíveis, secretas, manipuladoras e ficam magoadas com isso, vendo-se a si mesmas como pai ou mãe carinhosos e responsáveis, sensíveis, nutridores e zelando pela segurança do lar, da comunidade, etc.  Não se dão conta, aparentemente, de muitos dos seus comportamentos autodestrutivos  e do seu desejo de renascer e de  se renovar.

Há que ter em conta a análise do planeta regente da 8ª casa para avaliar os efeitos da presença da Lua na 8ª casa.  porém, em geral, crises psico- emocionais acompanham estes nativos ao longo da vida. Na infância a mãe pode ter sido também muito instável emocionalmente  no seu comportamento. Na vida adulta muitos eventos de choque podem aparecer e causar grande turbulência, não apenas emocional mas também física. Estas pessoas têm em geral vida não muito longa. Em alguns casos desenvolvem uma espécie de intuição  do «desastre iminente»  que as salva de situações de perigo.

Estes nativos dão-se bem a trabalhar com fortuna escondida, assuntos secretos, cirurgia médica, especialmente na área reconstrutiva e de rejuvenescimento. podem ter relacionamentos extraconjugais secretos e guardam muitos segredos. Emocionalmente precisam de renascer várias vezes, de estar rodeados de mistério, dos ambientes de cura e transformação. Interessam-se pelo oculto e esoterismo.

Um dos pais ,especialmente a mãe,  pode ter identidade secreta. Casos de filhos adotivos em que o nome dos pais se mantém escondido e não revelado são frequentes. O nativo pode também fazer tudo para manter segredo da identidade dos pais biológicos.  A vida da mãe é cheia de episódios secretos e tem um comportamento muito instável que passa facilmente do estilo carinhos para a total indisponibilidade. De modo semelhante, estas pessoas precisam de se rodear de uma aura de segredo.

Emocionalmente as pessoas com a Lua na 8ª casa anseiam por transformação e mudança. Isto gera ansiedade interior pois a natureza da Lua deseja estabilidade e esta não pode ser mantida. Pode haver atração pelo oculto e pela magia. Estas pessoas aspiram a desenvolver  conhecimento místico mas para glória pessoal.

A Lua na 8ª casa pode indicar uma linhagem de médicos  e o nativo sente atração pela carreira de cirurgião. Para o Ascendente Leão, a regência da 12ª casa pela Lua faz com que a sua posição na 8ª casa seja favorável a essa carreira médica.

A Lua na 8ª casa causa dificuldades em relação à expressão física e psicológica do nativo. No dasa da Lua problemas no corpo – como doença e problemas relacionados com as atitudes e comportamentos podem aparecer, a menos que haja planetas benéficos no Ascendente.  Esta é a posição mais negativa da Lua.

No casamento, a Lua na 8ª casa indica que ambos os parceiros se envolvem na poupança, e acumulação de riqueza. Mas o divórcio pode ser uma realidade porque o modo de ser destes nativos causa uma verdadeira sabotagem ao sucesso da união. Basicamente estas pessoas gostam de relacionamentos secretos- com o dinheiro, que escondem do parceiro.- e com outros parceiros fora do casamento. O cônjuge destas pessoas concentra-se em geral nos aspetos materiais e em acumular o máximo de riqueza, continuando a fortuna da família ou estabelecendo a sua própria fortuna. O casamento costuma, deste modo, ser muito confortável em termos materiais.

A Lua na 8ª casa diminui a longevidade. a menos que outro planeta a prolongue como é o caso de Saturno, karaka da longevidade, quando lança aspeto para esta.

A morte destas pessoas pode ser súbita e recheada de fatores emocionais. As heranças destas pessoas beneficiam de muitos bens escondidos (dos impostos).

A 8ª casa significa eventos súbitos. Quando a Lua está aqui colocada a pessoa passa por muitos altos e baixos ao longo da vida, devido a grande instabilidade mental. A pessoa passa por situações que são extenuantes emocionalmente.  Podem ser levadas a seguir um caminho de cura, tanto no plano fisiológico como espiritual ou psicológico. E tendem a assumir em si os fardos dos outros, lutando para atingir algum equilíbrio através da procura do plano espiritual. Uma carreira mística ou como conselheiros, ou médicos (cirurgiões ou psiquiatras) pode trazer-lhes equilíbrio. A mãe destes nativos passou por turbulências e altos e baixos, mudando de humor e de atitude perante o nativo de modo que este nunca soube o que esperar dela. No entanto, quando Marte, o regente de Escorpião, está bem colocado por signo pode haver uma relação mais harmoniosa com a mãe e o nativo pode também ter maior estabilidade . A mãe sofre no entanto de desequilíbrio emocional ao longo da vida. Quando há casamento, os bens em comum sofrem altos e baixos e pode haver perturbação no relacionamento com a família do cônjuge. Tudo isto significa desequilíbrio nas emoções destas pessoas. A mãe também tem segredos que guarda em relação ao nativo. Os tumultos emocionais destas pessoas refletem-se no corpo físico, causando acidentes, por ex. . Pode haver separação a família por alguma razão. Podem perder os pais cedo na vida. Para se equilibrarem, estas pessoas deverão fazer alguma coisa que permita à mente relaxar, como meditação.

Segundo os clássicos a Lua na 8ª casa perturba a estabilidade mental. O passado emerge continuamente no presente. Tem de lidar com opositores e inimigos, doença, e também com as próprias falhas no caráter. Indica morte pública, por acidente, afogamento, catástrofe, etc.

O nativo separa-se da família devido ao cônjuge por alguma razão. Sofre tanto devido a doença aguda como doenças crónicas. Está sempre preocupado por causa dessas doenças. Tem inimigos poderosos e bem colocados (no governo, ladrões. etc.).

Ainda segundo os clássicos, é continuamente dependente dos médicos e dos tratamentos destes. É inteligente mas pode ser pobre, apesar de ser instruído. Não terá um meio de vida estável.

Pode ter problemas nos olhos e sofrer de epilepsia. Terá pouca felicidade conjugal.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação da Lua na 8ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa terá uma mente instável e sofrerá devido a  doenças.

Chamatkar Chintamani- o nativo estará sempre rodeado de médicos (por estar sempre doente);sofrerá de muitas aflições e estará sempre com medo dos inimigos e terá que enfrentar muitas adversidades.

Phaladeepika- o nativo sofrerá com doenças e terá uma longevidade reduzida.

Saravali-  o nativo será inteligente e cheio de glória; será magro devido às doenças de que sofre. Se a Lua estiver minguante, terá longevidade reduzida.

A Lua dá os plenos efeitos aos 24 anos e, por essa altura, pode produzir eventos relacionados com a sua colocação na 8ª casa do horóscopo e de acordo com a sua força.

Poderá Gostar de Ler

6 Thoughts to “A Colocação da Lua na 8ª Casa do Horóscopo”

  1. Gloria

    Olá, muito interessante seu blog, você poderia me ajudar?
    Tenho a Lua em Libra na Casa 8, o que isso quer dizer?
    Desde já agradeço, abraços!

    1. Por esses elementos, apenas que você tem boa capacidade de intuição, é preciso analisar o horóscopo em geral , a posição de todos os planetas nas casas e as interações que formam uns com os outros, para se dizer algo sério sobre o assunto.

  2. Aranha

    O que significa lua crescente em sagitário na 8 casa ?

    1. astrologoaprendiz1

      Significa que a Lua está na fase «quarto crescente» ou pelo menos após três dias da Lua nova e colocada na 8ª casa no signo Sagitário. Ora para o Ascendente Touro a Lua rege a 3ª casa e está colocada na 8ª. A única coisa que podemos dizer sem analisar o mapa é que isso pode dificultar a relação com irmãos mais novos e reduzir a coragem , por ex., para falar em público etc.

      1. Aranha

        O que sei é que meu sol está em leão na quarta, meu ascendente é áries e minha lua é crescente em sagitário, meu júpiter em virgem na quinta e meu saturno em aquário na décima casa. Fiquei triste em saber que terei uma vida de curta duração pelo posicionamento da lua. Tanta coisa pra ser feita…

        1. astrologoaprendiz1

          Por favor, não se precipite a tirar conclusões desse tipo, a longevidade não é decidida apenas por um fator. A beleza da realidade humana e também o que torna tão complexo o estudo da Astrologia é que cada mapa é como uma partitura musical em que cada nota afeta a expressão do todo melódico. Estude com seriedade o seu mapa- o que é coisa para ser feita ao longo de anos- e vá aprendendo e amadurecendo os significados do seu todo harmónico. E esqueça isso de que vai morrer cedo!

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.