A colocação de Ketu na 6ª Casa do Horóscopo

mund

A posição de Ketu na 6ª casa não é muito feliz, a menos que esteja num bom signo, uma vez que se trata de uma casa muito mundana e material e Ketu é um planeta que representa a procura da espiritualidade. Alguns autores clássicos não distinguem entre os resultados de Rahu e Ketu nas casas, considerando que produzem resultados semelhantes, talvez pelo facto de Rahu e Ketu serem opostos por natureza e estarem sempre em aspeto um com o outro mas, na nossa opinião, isso não faz muito sentido, exatamente pela razão de serem opostos também em significado. Os planetas dão resultados nas casas de acordo com os significados da casa em que estão colocados, tendo em conta a sua natureza benéfica ou maléfica e também de acordo com os seus próprios significados específicos.

 Apresentamos seguidamente os efeitos gerais da colocação de Ketu na 6ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 6ª Casa do Horóscopo

Quando Ketu está colocado na 6ª casa o nativo derrota facilmente os inimigos e os competidores (Rahu lança um aspeto para esta casa) mas esta posição não favorece a saúde: o nativo pode ser atacado por doenças estranhas que são muito difíceis de diagnosticar. Pode haver um problema de excesso de peso que não se consegue controlar. A relação com os colegas de trabalho ou com colaboradores/subordinados pode ser marcada por conflitos e estes podem conspirar para causar problemas ao nativo e podem também ser  insinceros  e dissimulados na relação com ele. Muitos inimigos e pessoas ciumentas ao longo da vida trarão problemas para a sua vida.

Quando Ketu está colocado na 6ª casa a pessoa pode ter dívidas crónicas. Ketu dá uma tendência para a inação e, ao ser atacado ou alvo de muitos conflitos por parte dos outros, o nativo pode ter tendência para fugir a esse conflito, não entrando em confronto e deixando todas as questões por resolver. Pode mesmo ser preso e não fazer nada para se defender. As discussões ou conflitos com os outros também tendem a ficar por resolver, mantendo-se abertas ao longo do tempo. Se tiver associação com pessoas de má índole, o nativo pode também ser levado a entrar em atividades ilegais ou escapistas de algum tipo.

Quando Ketu está colocado na 6ª casa do horóscopo  nos signos de Escorpião, Peixes ou Sagitário, permite que os significados positivos da 6ª casa se manifestem: tem a saúde boa e muita vitalidade, dá-se bem com os colegas de trabalho, com os colaboradores ou subordinados e  beneficiará deles; derrotará facilmente inimigos e competidores.

A presença de Ketu na 6ª casa separa o nativo dos significados desta casa:  inimigos, doença, crime, lutas e conflitos, pobreza e servidão, acusações e processos judiciais, divórcio, parentes do lado da mãe.  E, se à primeira vista isto parece uma bênção, pode não o ser pois , ao ignorar ou não prestar atenção aos problemas que afligem grande parte da humanidade,  o nativo pode trazer problemas para a sua vida, uma vez que pode fazer uso de substâncias tóxicas (drogas) acreditando que estas não lhe fazem mal ou pode  acompanhar com  criminosos sem pensar que isso pode trazer consequências sérias. Uma delas é a cadeia, por causa de não ligar às regras sociais e às leis.

Os nativos com Ketu na 6ª casa esquecem facilmente as suas obrigações quando, por ex.  pedem dinheiro emprestado e não honram  a palavra dada. Do mesmo modo ,não ligam às prescrições de outros, incluindo médicos o que pode trazer sérias consequências para a sua saúde. Também minimizam os inimigos e opositores e isso, em certas circunstâncias, pode causar-lhes dissabores, quando não mesmo agressão física, quando não se calam e insultam opositores mais fortes do que eles (sobretudo quando Ketu tem algum aspeto com Mercúrio ou com o regente da 2ª casa).

Deste modo, Ketu na 6ª casa não protege  de problemas, podendo mesmo indicar a tendência para estes acontecerem com frequência.  Isto é agravado pelo facto de o nativo não dar importância a estes incidentes e minimizá-los sempre que ocorrem.

A situação descrita pode ser aliviada se houver ligação entre os planetas regentes das casas dusthana: o regente da 6ª colocado na 8ª ou vice –versa; o regente da 12ª colocado na 6ª. Se isto acontecer, o nativo fica livre de dívidas, afasta os inimigos e, quando regente da 12ª casa está colocado na 6ª, os conflitos e a doença são também afastados. Mas o mesmo não acontece se o regente da 6ª estiver colocado na 6ª casa. Nesta circunstância ,os problemas da 6ª casa são mesmo intensificados.

Os nativos com Ketu na 6ª casa tendem a passar ao lado de realidades como a guerra e os conflitos, a poluição, o crime, a doença, as dívidas., a exploração humana e a servidão, etc.. Assim, apesar de essas realidades continuarem a afligir um número elevado de pessoas e , mesmo que alguns desses problemas atinjam a vida destas pessoas, elas agem como se estes não existissem. No entanto, estes nativos não são vítimas pois colaboram muitas vezes na exploração e servidão de outros, mostrando pouca preocupação  com o sofrimento dessas pessoas. Assim, podem colaborar com os que ativamente exploram e se aproveitam dos mais fracos e com vários tipos de criminosos sem os julgar e sem sentirem que devem fazer alguma coisa para mudar isso.

Os aspetos negativos da posição de Ketu na 6ª casa podem ser cancelados quando o regente da 6ª casa está colocado na 8ª (Harsha yoga)  e, nessas circunstâncias, a família do lado materno  e todas as pessoas e seres significadas pela 6ª casa- os que emprestam dinheiro a juros, animais domésticos, criminosos, dependentes e servos terão efeito positivo ou neutro na vida do nativo segundo a tradição.

Ketu na 6ª casa pode indicar excentricidade ou métodos pouco convencionais na prática da medicina, para os que são médicos mas não prejudica a atividade, acrescentando-lhe mesmo intuição. Os médicos com esta posição de Ketu tendem a trabalhar continuamente em prol dos outros. Mas, do mesmo modo que não são sensíveis ao sofrimento em geral, também são indiferentes ao sofrimento dos pacientes. Os médicos com esta posição de Ketu não obtêm reconhecimento fácil em termos profissionais tendendo a manter-se «invisíveis» para os que decidem sobre a progressão na carreira.  Mas esta é uma posição de Ketu que pode dar grande capacidade para lidar com os que estão gravemente doentes.  A posição de Ketu na 6ª casa pode considerar-se neutra se estiver sozinho mas, se estiver em conjunção com outro planeta, isso pode significar problemas de saúde sobretudo por falta de atenção aos sintomas.

As pessoas com áreas de negócio ou profissões ligadas às forças de segurança, medicina, hotelaria e restauração podem sentir grandes dificuldades em alcançar sucesso e reconhecimento.

Estes nativos tendem a considerar que os conflitos, a guerra, a servidão e exploração, o sofrimento , as inimizades e o crime, são aspetos normais da vida . Assim, não se preocupam muito se são acusados (mesmo em tribunal) e podem aguentar um casamento de longa duração cheio de conflitos e discussões sem pensarem em divórcio. Acontece o mesmo se entram em falência financeira ou têm grandes dívidas porque a energia de Ketu é inerte e impele a pessoa a ser testemunha em vez de ser agente das suas próprias experiências. E sucede-lhes o mesmo em relação aos inimigos, a quem não dão qualquer importância, o que pode revelar-se fatal, quando o regente da 6ª casa é forte e , desse modo, os inimigos podem levar a melhor sobre si.  Seja o que for que lhes aconteça na vida, estas pessoas mantêm-se sem reação. Quando, no trabalho, têm subordinados a seu cargo, tendem a sentir insatisfação pelo modo como estes trabalham e também com as condições gerais da sua própria atividade seja esta qual for. Os empregados e/ou colaboradores podem ter alguma excentricidade ou característica estranha ou peculiar.  Estes nativos não são sensíveis a queixas dos funcionários e colaboradores sobre as condições de trabalho nem ambientais.

Em termos mais gerais, estas pessoas não sentem a poluição ou a atmosfera tóxica dos lugares como algo problemático nem algo que devam, de algum modo, consertar ou aliviar. Podem, deste modo,  manter substâncias ou materiais causadores de doença dos trabalhadores sem fazer nada para o melhorar. Manifestam a mesma apatia em relação à sua própria doença ou à possibilidade de serem afetados por substâncias tóxicas e venenosas, podendo mostrar complacência perante o uso  de drogas , álcool, venenos,  em si e nos outros. Podem assim ter problemas quando têm a função de empregador ,podendo ser chamados à justiça por causa disso. Podem também sofrer na pele as consequências do excesso de tolerância em relação à falta de cuidado com a própria saúde. Tendem a encontrar ao longo da vida todo o tipo de pessoas que, ou são vítimas de qualquer tipo de abuso, exploração, doença, ou são elas próprias os perpetradores de tudo isso e a sua influência sobre o nativo pode levar ao envolvimento em modos de vida indesejáveis. Os que gostam de refletir podem adquirir, através das experiências que os levam a envolver-se  om os tipos «excluídos» da  sociedade, bastante sabedoria.

Os nativos com Ketu na 6ª casa são descuidados na gestão dos relacionamentos e também na relação com colaboradores e dependentes no trabalho. Não mostram muita consideração pelo outro, muitas vezes porque foram eles próprios exploradores e abusadores na vida passada e não têm as capacidades para criar empatia com qualquer outro pois não o veem como um ser com valor intrínseco ou merecedor de respeito. Isso não significa que o vejam como objeto ou através de conceitos negativos, simplesmente não conseguem desenvolver os processos que revelam consideração, igualdade, etc.. e isto tanto pode ser por terem sido vítimas no passado como os carrascos de outras vítimas. Nesta vida pode haver repetição dos mesmos tipos de relacionamentos efetuados em  vidas passadas. Estes nativos podem atrair para as suas vidas criminosos e exploradores que os  levam a manter estilos de vida pouco aceitáveis aos olhos da sociedade. Pessoas que consomem drogas ou têm algum tipo de problema de estabilidade mental podem também aparecer com frequência na vida destes nativos, que tendem a não julgar, mantendo uma posição de neutralidade em relação a todas estas realidades de miséria e sofrimento humano. Simplesmente, o «mal» é visto como natural e não os incomoda.

Quando Ketu está colocado na 6ª casa o nativo tem intuição imediata das fraquezas dos outros e percebe instantaneamente como pode tirar vantagem dos medos e  fraquezas da pessoa, tratando de a colocar sob o seu controlo. A. sua falta de reconhecimento da dignidade do outro faz com que trate toda a gente como estando abaixo de si. Isto apesar de ter, como poucos, a capacidade de compreender a mente dos que são explorados e abusados, em todos os sentidos. Também entende as suas necessidades (dependências) psicológicas e pode, por isso, dar-lhes o que precisam, seja isso uma nova droga ou alguma nova ilusão, usando as técnicas de marketing e de comunicação atuais. Tudo isto sem  o mínimo remorso ou arrependimento. ketu na 6ª casa pode permitir grande nível de sucesso para os nativos.

Ao nível da saúde, Ketu na 6ª casa prejudica o sistema digestivo sobretudo quando recebe aspetos maléficos. Nos seus períodos, Ketu traz dissolução de contratos e acordos e também, frequentemente, de divórcio. Pode haver infidelidade frequente após o casamento, com esta posição de Ketu sobretudo se o regente da 6ª casa for favorável para isso.

Apesar de tudo o que se disse, a posição de Ketu na 6ª casa é a menos problemática de todas pois Ketu é um maléfico numa casa upachaya. Mas, nos seus períodos, Ketu pode trazer perturbações na vida profissional, problemas com colaboradores e funcionários, quebra de contratos, problemas com os parentes da mãe, problemas de saúde, discussões e desentendimentos. Estes nativos podem confiar nas pessoas erradas e ser vítimas de abuso ou exploração.

Segundo os clássicos, Ketu na 6ª casa ajuda a desenvolver o pensamento abstrato e auxilia na prática da meditação. Mas não ajuda a ter consciências dos problemas práticos. O final da vida pode ser cheio de sofrimento físico e tristeza e  o nativo pode enfrentar muitas dificuldades na vida. Quando Ketu recebe maus aspetos, pode causar doença mental.

Os nativos com Ketu na 6ª casa são pessoas que se fazem a si próprias através do próprio esforço. Ao trabalhar em ambiente social e com pessoas que trabalham em posições não privilegiadas, atingem sucesso. Gostam, na verdade, de fazer algo pelos outros. São muito trabalhadores mas não necessariamente muito envolvidos com o que fazem. Podem ter uma função em que lutam pelos outros ou defendem outros. Mas atuam sem reflexão prévia por isso Ketu na 6ª casa tanto pode produzir um trabalhador social, médico ou advogado de litigação como um criminoso, mesmo um assassino psicopata pois, ao agir, o indivíduo não sente empatia nem compaixão. Mas, para isso se concretizar é necessário que nem a Lua nem Mercúrio estejam fortes no horóscopo para deixar Ketu totalmente sem limites a agir desse modo. Assim, os aspetos recebidos por Ketu e o signo colocado na 6ªcasa são muito importantes para julgar os efeitos de Ketu. Se Ketu estiver na 6ª casa em conjunção com Saturno, o nativo pode envolver-se em atividades criminosas.

A posição de Ketu na 6ª casa pode produzir um veterinário  que trabalha ativamente com cães (de que Ketu é karaka).  E quando fazem isto ou trabalham em prol dos outros, não esperam receber nada em troca .Mas não alcançam satisfação pois estas tarefas repetem o passado e já não causam verdadeiro entusiasmo.

Em alguns casos, Ketu na 6ª casa indica dependência em relação a medicamentos ou drogas.  A família do nativo também pode ser peculiar. Pode haver doenças que são difíceis de diagnosticar, especialmente nos intestinos.  A família destes nativos pode ser espiritual e ter atividades de ajuda ao próximo.

O Que Dizem os Clássicos da Colocação de Ketu na 6ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo sofrerá perda de reputação devido ao tio materno. Será proprietário de bens. Será saudável mas terá mente estreita.

Phaladeepika- o nativo será generoso e cheio de boas qualidades, famoso, determinado e uma pessoa com autoridade.

Ketu dá os plenos efeitos aos 48 anos e , por essa altura, deverá  produzir eventos relacionados com a sua colocação na 6ª casa do horóscopo e de acordo com a sua força.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.