A Colocação de Saturno na 7ª Casa do Horóscopo

diff

A colocação de Saturno na 7ª casa decididamente não é uma boa posição para a vida conjugal, constituindo uma das aflições (dosha) do casamento. Explicitamos a seguir os efeitos da colocação de Saturno na 7ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 7ª Casa do Horóscopo

Quando Saturno está colocado na 7ª casa do horóscopo a vida conjugal é perturbada mas, para além disso, toda a vida da pessoa é percorrida com períodos de altos e baixos,  pois  a sua colocação numa das casas angulares pode ser perturbadora. Quando está colocado na 7ª casa lança também aspeto para o Ascendente, para a 4ª e para a 9ª casas  e, a menos que esteja bem colocado, pode afetar  o bem estar geral da pessoa, a sua felicidade, a educação e a sorte.

Segundo os textos antigos, a colocação de Saturno na 7ª casa produz indulgência sexual e o envolvimento do nativo em comportamentos sexuais não tradicionais , podendo mesmo indicar adultério. Quando está colocado na 7ª casa do horóscopo, Saturno obtém força direcional , o que significa que os seus significados florescem nesta casa: o nativo será uma pessoa disciplinada e espiritual e terá vida longa. Poderá no entanto em simultâneo não obter reconhecimento nem fama e ser pobre, ter uma fraca autoestima e passar por muitas dificuldades ao longo da vida. A pessoa pode casar mais tarde do que é habitual e com uma pessoa bastante mais velha. Poderá casar mais do que uma vez.

A colocação de Saturno na 7ª casa do horóscopo pode mostrar ausência de amor no casamento, ou até mesmo comportamento hostil ou violento por parte do cônjuge, ou abandono por este. Assim, Saturno precisa de estar bem colocado por signo, ter a regência de boas casas  e receber bons aspetos , para que o nativo tenha sorte nas parcerias, sejam estas relacionadas com o casamento ou com os negócios. Quando Saturno está mal colocado o parceiro é magro e pouco atraente, pobre, com mau caráter ou tem uma vida difícil.  Porém, esta colocação de Saturno favorece a residência num país estrangeiro, indicando que a pessoa obterá honras e sucesso nesse país.

Quando Saturno está colocado na 7ª casa no seu próprio signo- Capricórnio e Aquárioou no seu signo de exaltação- Balançaos aspetos mais prejudiciais mantêm-se mas o parceiro tem melhores qualidades: é talentoso e poderoso e pode ser rico. Também pode ser uma pessoa espiritual ou muito disciplinada. O casamento será estável mas isso não significa que será feliz. A pessoa pode ter uma vida longa. Este nativo também  pode adquirir uma posição de autoridade nas instituições do país.

Quando, pelo contrário, Saturno está colocado na 7ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação- Carneiro– o nativo pode nunca casar ou, se casar, pode sofrer muito com o casamento , possivelmente devido a doença do cônjuge.  O cônjuge pode ser muito mais velho do que ele e pode morrer cedo. Esta posição de Saturno indica redução da longevidade e uma vida difícil e solitária. Mas o nativo terá uma natureza sexual poderosa.

Saturno está muito bem colocado na 7ª casa, a casa onde o Sol tem o seu ocaso e onde a escura e fria energia de Saturno recebe força direcional (Dig Bala). Na 7ª casa, Saturno assegura que a velha ordem instituída através de alianças e contratos (incluindo o casamento como forma de perpetuar a organização social e o seu sistema moral) é mantida e respeitada. Saturno nesta casa resiste por isso tenazmente a quebrar votos ou contratos, sejam estes recentes ou antigos. A lei ou a palavra dada são consideradas aqui como as únicas forças a ter em conta. Quando está na 7ª casa Saturno impõe um karma em que o nativo tem que respeitar os contratos por dever social e ainda que isso lhe cause sofrimento individual. No passado, isto podia coincidir com a necessidade de fazer um casamento por razões políticas, como aconteceu durante séculos entre os governantes. Na sociedade civil aconteceu por imposição de interesses financeiros das famílias, etc. Trata-se de sacrificar o indivíduo e as suas necessidades em nome dos interesses coletivos de outros.

Os nativos com Saturno na 7ª casa podem ter  que tomar decisões difíceis relacionadas com parceiros ou contratos.  É assim natural que estas pessoas sintam estas matérias como um pesado fardo, incluindo a relação conjugal. Sentem-se naturalmente intimidadas pelos parceiros, negociadores de contratos,  conselheiros e advogados, comerciantes etc.; de algum modo, sentem que podem constituir uma ameaça à sua integridade.  O nativo sente-se no entanto compelido a obedecer com medo de ser alienado. Porém, o estrito respeito pela lei e pelo formalismo das regras causa estagnação no crescimento individual e da relação. Esta é mantida sem que haja qualquer partilha a nível emocional, mental ou espiritual. O casamento é longo e mantém-se mas não é uma união entre as vidas de duas pessoas, é um contrato formal e vazio mantendo apenas a sua forma e legalidade.

Se não houver nenhum aspeto de Vénus para a 7ª casa, Saturno aqui colocado obriga o indivíduo a manter-se leal ao contrato do casamento mas este não contribui para   uma verdadeira partilha entre os parceiros. O nativo não consegue desenvolver um espírito de compromisso capaz de criar ajustamentos que permitam uma verdadeira relação com o cônjuge. Muito ressentimento pode ser gerado, especialmente se Marte está de algum modo associado á 7ª casa. Na 7ª casa Saturno atrasa o casamento embora isto seja menos evidente  quando está retrógrado. Embora seja verdade que Saturno coloca disciplina no casamento, retirando  muitas vezes todos os aspetos emocionais que trazem felicidade e transformando  o casamento num fardo, especialmente quando o nativo casa jovem, a situação tende a melhorar quando a pessoa casa depois dos trinta, depois de  Saturno ter regressado à posição de nascimento. E, quando está num signo favorável, Saturno traz equilíbrio ao casamento. Este será muito difícil de romper, a menos que Rahu ou Marte estejam também na 7ª casa ou em aspeto com ela ou Saturno esteja num dos signos de Marte. Quando está num bom signo ou exaltado Saturno leva o nativo a respeitar princípios elevados de ética. Estas pessoas são muito críticas em relação a si próprias e sentem  necessidade de fazer tudo de forma perfeita.  Mas, se Saturno está na 7ª casa debilitado, o nativo é preguiçoso e hesitante e torna-se autodestrutivo com o excesso de rigidez e disciplina.

Saturno na 7ª casa atrai um parceiro que aprecia o trabalho  e a segurança social em primeiro lugar e considera os laços emocionais como sendo secundários. Isto acaba por legitimar os casamentos que existem para cumprir o dever social e assegurar prosperidade material, sem outros laços mais pessoais entre os cônjuges. A perspetiva que estas pessoas têm sobre o casamento é conservadora, rígida e o mesmo acontece em relação ao contratos em geral.  Têm que fazer muitos esforços contínuos para que estes contratos e alianças resultem. Mas são teimosos e persistentes na  sua abordagem destas matérias, não mudando de perspetiva.

As pessoas que têm Saturno na 7ª casa podem ter melhores resultados com o casamento, após o primeiro retorno de Saturno. Quando Saturno está bem colocado também é bom para a carreira, permitindo o sucesso numa carreira ligada às leis, diplomacia, etc.. O cônjuge será muito pacífico, leal e dedicado ao casamento embora possa haver pouca base emocional que aproxime os cônjuges. Mas respeito haverá sem dúvida.

Com Saturno na 7ª casa o cônjuge é em geral mais velho, é  conservador e pode trabalhar muito . É também convencional  e pouco expansivo em termos pessoais. A sua personalidade não é propriamente encantadora nem muito interessante ou cativante.  O nativo terá muitas dificuldades no casamento e esta será uma área muito difícil da sua vida. Esta posição de Saturno também afeta negativamente a relação do nativo com o pai e a mãe na infância.

Segundo Parashara, quando Saturno está colocado na 7ª casa e recebe aspetos maléficos, numa natividade em que o parceiro é masculino, a pessoa pode não casar e, se o casamento ocorrer, pode ficar viúva e, a partir daí, ter relacionamentos com outros homens: Quando Saturno está no próprio signo na 7ª casa ou na varga navamsha, o cônjuge será um ignorante pouco inteligente e será bastante mais velho.

Atendendo aos papeis tradicionais de homens e mulheres, é mais fácil para os que têm cônjuge feminino ter Saturno na 7ª casa pois isso indica uma esposa dócil e obediente que cumpre o contrato de casamento à letra. A esposa será, no entanto, mais velha  ou fria e distante. Os nativos exprimem o karma de Saturno na 7ª casa no casamento, no mundo das parcerias de negócios ou na realização de outros contratos. Mas em geral não podem abandonar o casamento.

Saturno na 7ª casa causa, deste modo, dificuldades na relação com o cônjuge. O casamento é estável e o divórcio é muito improvável pois a 7ª casa é uma casa kendra e Saturno resiste tenazmente a toda a mudança na estrutura de vida da 7ª casa.

O karma de Saturno na 7ª casa obriga a formar contratos e alianças com pessoas em relação ás quais o nativo não sente nenhuma empatia ou afeto e o indivíduo é levado a manter esta relação sem poder sair dela durante muitos anos. O casamento é um fardo pesado que estas pessoas carregam ao longo da  vida sem ser fácil alterar o modo de ser do parceiro, que é muitas vezes de condição social inferior, menos instruído ou socialmente menos considerado ou  pouco desenvolvido em termos mentais e emocionais. Pode ter uma natureza modesta e humilde e ser pouco ambicioso. Isto não se verifica se Saturno for um yogakaraka para  o Ascendente do nativo. (Ascendente Touro e Balança).  Pelo lado positivo, o cônjuge resiste muito bem às mudanças da velhice, aparentando ter menos idade quando atinge a maturidade mesmo quando tinha aparência de ser mais velho na juventude. Cada um vê o casamento como um fardo e vê o parceiro como alguém que não corresponde ao que gostaria de ter mas vê-se na necessidade de respeitar os votos de casamento. Em suma, um karma pesado em relação ao casamento.

Em termos kármicos, Saturno na 7ª casa causa rejeição pelo parceiro de casamento e de negócios, o que pode acontecer de forma repetida até o nativo aprender a desenvolver o espírito de compromisso. Precisa de aprender  a estabelecer acordos em que os interesses das partes envolvidas são tidos em conta. Esse acordo é, no entanto, muito difícil com os pais e também em grande parte em relação ao próprio nativo que se julga a si próprio duramente.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 7ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa sofrerá humilhação nas mãos das mulheres.

Chamatkar Chintamani- o nativo terá bons amigos, terá  uma riqueza estável  e uma esposa com mente estável. Mas ambos, nativo e cônjuge, serão doentes.

Phaladeepika- o nativo terá intimidade com mulheres de caráter questionável. Será pobre e infeliz e viajará sem rumo.

Saravali-  o nativo será doente e sofrerá a perda da esposa. Será pobre, feio, pecador e de caráter duvidoso.

Saturno dá plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, produzirá eventos relacionados com a 7ª casa e de acordo com a sua força  e disposição no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.