Saúde e Longevidade- Ascendente Sagitário

jogg

Para concluir a análise exemplificativa da Leitura das áreas de vida para o Ascendente Sagitário, continuamos a analisar o horóscopo do nosso ponto de partida, hoje  interpretando os indicadores da saúde e  da longevidade. Para consultar todos os indicadores para este Ascendente, clique aqui.

Longevidade

Na Astrologia  Jyotish o cálculo da longevidade foi desde sempre considerado um aspeto essencial pois partia-se do princípio de que o  cálculo dos efeitos de todos os  períodos dasha e antardasha (período principal e sub períodos) dos planetas era inútil se a pessoa tivesse uma matriz de vida curta . Nas épocas  em que estes cálculos, bastante complexos sem o auxílio de computadores, eram morosos, esta preocupação era justificada. Hoje deixou de ter tanta relevância, não só porque o software faz os cálculos  de imediato mas também porque as condições de saúde e as possibilidades da medicina atual alteraram muito  algumas condições que, no passado, eram consideradas irrevogáveis. Por isso deixamos aqui o exemplo desta análise como orientação geral  que não deve ser vista como uma fatalidade mas antes como uma tendência que, como tal, pode ser modificada, sobretudo por condições de vida mais saudáveis e por um acesso razoável a cuidados de saúde.

No horóscopo que analisamos,  e para o Ascendente Sagitário em geral, a longevidade vê-se a partir do estudo da 1ª e da 8ª casas do horóscopo como fatores principais. Secundariamente vemos a 12ª casa  e Saturno.

No  nosso exemplo analisamos Júpiter , o regente da 1ª casa.  Saturno está colocado nesta casa o que, à partida, não é favorável para a saúde pois Saturno é o maior maléfico e pode por isso trazer doenças crónicas e diversos problemas para a saúde a menos que receba bons aspetos. No nosso horóscopo, Saturno recebe o aspeto da Lua e, à partida, este é um aspeto favorável para a saúde, não fosse o caso de a Lua ser o regente da maléfica 8ª casa. Assim, a posição de Júpiter, o regente do Ascendente é realmente crucial . Neste exemplo Júpiter está colocado na 6ª casa e, sendo o planeta mais benéfico, beneficia todos os significados desta casa embora os seus próprios significados possam sair prejudicados. Assim, Júpiter protege sem dúvida a saúde deste nativo, tanto mais que recebe o aspeto de Marte, regente da 5ª casa e que, por razões kármicas, protege também a longevidade do nativo. Porém, a ligação das casas maléficas com o tema da saúde e a  longevidade faz antever que este nativo poderá sofrer de vários problemas de saúde ao longo da vida, mesmo sem ter a sua longevidade diminuída. Saturno tem um papel importante na consideração da longevidade deste nativo pois, para além de ser um indicador geral da longevidade, adquire importância pela sua colocação na 1ª casa.

Saturno lança aspeto para  o seu signo Mooltrikona, onde se encontra colocado o regente da 5ª casa, Marte e este é um aspeto benéfico e protetor para a longevidade. Júpiter, por sua vez, lança aspeto para a 12º casa, bem  como para a 2ª casa, uma casa maraka também com regência de Saturno. Assim, os indicadores da longevidade- bem como a constatação de facto pois este nativo tem neste momento mais de 80 anos- mostram que esta está protegida e que certamente este nativo conta com uma longevidade  longa como algo decorrente de «créditos por ações passadas».

 Usando o software recomendado vemos que , no horóscopo de JG , o dasha da Lua  se inicia em maio de 2019 quando ele tiver 89 anos e durará até maio de 2029. Neste dasha  os subperíodos da Lua, de Júpiter , de Saturno e de Mercúrio, todos eles entre 2019 e 2025 são momentos delicados no que se refere ao final da existência. No caso de Mercúrio, cujo período ocorre entre 2025 e 2026, ele é relevante pela razão de que é o regente da 7ª casa, uma casa maraka que se torna maléfica pra a existência pela colocação do regente da 8ª casa e pelo facto do regente dessa casa, Mercúrio, estar severamente aflito e enfraquecido.

 Vejamos os trânsitos dos planetas indicadores  para o período em que Mercúrio estará  operante, no dasha da Lua: em 4 de  setembro de 2025 os trânsitos confluem para a indicação do momento em que este nativo poderá deixar a existência: Júpiter transita pela 7ª casa, uma casa maraka  (que pode infligir a morte) forte para o nativo; a Lua transita pela 2ª casa, outra casa maraka; Saturno transita pela 4ª casa, a casa que indica os finais e também o final da vida e faz conjunção, no verão de 2026, tanto com o Sol como com Mercúrio. Este parece-nos assim um período muito provável para o final desta existência, cuja longevidade é sem dúvida elevada.

Saúde Geral

Para o Ascendente Sagitário  a saúde analisa-se pela leitura da 1ª casa como indicador primário; e pela 6ª casa ,  pelo Sol, a Lua e Marte como significadores secundários.  Quanto à 1ª casa, como já referimos atrás, o seu regente é o maior benéfico e, por essa razão, desde que não esteja aflito é um grande protetor da saúde, que é representada pelo Ascendente. A sua colocação na 6ª casa protege a saúde. Porém, também temos Saturno colocado na 1ª casa. Saturno recebe o aspeto próximo do regente da maléfica 8ª casa, a casa das doenças crónicas. Saturno costuma dar problemas relacionados com o esqueleto e com os dentes, reumatismo, artrite, etc. São problemas que não matam mas vão causando algum incómodo à medida que o tempo vai passando e a pessoa envelhece.

 Porém, temos constatado que, apesar de Saturno diminuir muitas vezes a força vital da pessoa, tornando-a  mais lenta a reagir, também concentra, quando está forte na natividade, a força disponível, aumentando a resistência da pessoa. Assim, esta até pode sofrer ou passar por várias situações de doença ao longo da vida mas é dura e resiste bem às vicissitudes que afetam o corpo. A Lua, que lança aspeto para Saturno e para a 1º casa, pode indicar um temperamento nervoso ou a  tendência para o excesso de preocupações, o que pode diminuir a paz mental e a tranquilidade interior do nativo. Esta pessoa, apesar de estar protegida geralmente falando, pode contar com um número razoável de problemas crónicos de saúde  ao longo do tempo.

Vénus, o regente da 6ª casa está colocado na 5ª em conjunção com Rahu. A aflição do regente da 6ª casa por Rahu também não favorece a saúde e pode afetar as áreas do corpo regidas pelo signo que ocupa a 6ª casa, Touro: a zona do pescoço e a face, coluna cervical, ossos da face, dentes, olho direito, a garganta (e a laringe, traqueia, amígdalas, língua).

O Sol está colocado na 4ª casa e esta colocação produz irrequietude e dificuldade em sentir contentamento e bem estar e também  uma predisposição para a impaciência e isso  também se reflete na saúde. A colocação do Sol na 4ª casa, quando está fraco, produz doença cardíaca. No horóscopo que analisamos, o  Sol não sofre aflições, a não ser pela proximidade de Mercúrio debilitado mas não deverão ocorrer situações de doença a este nível. Quanto à Lua,  ela tem força para proteger a longevidade do nativo  e a sua colocação não prejudica a saúde física, antes pelo contrário, o aspeto  que lança para a 1ª casa favorece a saúde. Há que contar, no entanto, com os efeitos por trânsito pelos pontos sensíveis no horóscopo que produzem  situações de curta duração que podem afetar a saúde.

Quanto a Marte, está bem colocado na 3ª casa e o seu caráter benéfico para este Ascendente, como regente da 5ª casa do horóscopo é favorável para a saúde e para  o bem estar geral do nativo.

 Confirmação  pela Carta divisional Hashtahmsha (D-6)

JG

JG D-6

Vamos agora analisar  a carta divisional que se refere à saúde, a D-6 ou hashthamsha para ver se a análise do horóscopo é confirmada nesta varga:  o significador principal da saúde, Júpiter, está colocado na 10ª casa desta varga o que é uma boa colocação pois trata-se de uma casa kendra. Saturno está colocado na 4ª casa, em conjunto com a Lua, que está no próprio signo e ambos lançam aspeto para Júpiter e recebem o aspeto deste o que ajuda a minorar os efeitos depressores desta colocação de Saturno e indicando que, em termos gerais, esta pessoa gozará de uma  saúde razoável embora possa ser assombrada por falta de felicidade subjetiva que se repercute  por ex., em problemas nervosos .

O Ascendente desta varga é o signo Carneiro e o seu regente , Marte, está colocado na 5ª casa, uma belíssima colocação. A posição  de Saturno no signo da Lua e em conjunção com esta indica um ambiente doméstico afetivo frio ou demasiado formal. Este fator terá sido perturbador da felicidade pessoal, sobretudo talvez na infância. As casas maléficas desta divisional , à exceção da 12ª, estão vazias, o que é outro bom indicador de boa  saúde.

O único planeta pessoal que se mantém fraco e mal colocado é Mercúrio, que continua debilitado também na D-6 e na 12ª casa e lança aspeto para a casa que rege, a 6ª nesta varga. Este é um elemento perturbador e que pode trazer problemas respiratórios, doenças do sistema digestivo, nos rins, perturbações de caráter nervoso etc.

Concluindo, parece-nos que JG terá uma vida  com longevidade longa, gozando de saúde razoável, embora de quando em vez atormentada com problemas de saúde que, não sendo graves, são incomodativos e podem contribuir para a diminuição do bem estar e do contentamento subjetivo. Parece-nos que pode beneficiar bastante com atividades de relaxamento e de atividades de desenvolvimento espiritual, como a prática de meditação, bem como da adoção de um estilo de vida saudável , com exercício físico e uma alimentação saudável.( 6ª casa forte no horóscopo.)

Também Poderá Gostar de Ler