Sorte e Sucesso-Ascendente Sagitário

Sorte e Sucesso Ascendente Sagitário

Tendo por referência o horóscopo que analisámos no artigo anterior para a área da carreira  e para o casamento, vamos hoje analisar outros aspetos relacionados com a «fortuna» geral (sorte na vida) e  com a riqueza. Temos presente a análise global do estado dos planetas e das casas do horóscopo, cuja importância explicámos  em  artigo anterior. Para consultar os significadores gerais para as áreas de vida do Ascendente Sagitário, clique aqui.

 Leitura da Fortuna Geral , Riqueza e Ganhos

Significadores para estas área de vida do Ascendente Sagitário

Fortuna Geral–  Analisamos a 9ª  casa como fator principal . A 9ª casa está ocupada pelo signo Leão, um signo forte e que, se o sol, seu regente, estiver forte no horóscopo, os nativos terão muita sorte na vida.  No nosso horóscopo temos o Sol colocado no signo do regente da Ascendente, Júpiter, que tem correspondência natural com a 9ª casa e que tem força suficiente para proteger os significados que rege embora não impeça algumas experiências mais duras na vida. A presença de Saturno na 1ª casa testemunha que este nativo conhecerá o seu quinhão de experiências pesadas que o obrigarão a amadurecer cedo na vida e levarão a ter que assumir cedo deveres e responsabilidades.  A 9ª casa recebe o aspeto de Marte, o regente da 5ª casa, um aspeto que é positivo pois o regente de uma casa da sorte (a 5ª) lança aspeto para outra casa da sorte, (a 9ª) e este aspeto indica que o nativo será favorecido nesta vida devido a créditos que traz  por ações passadas.  A 9ª casa também recebe o aspeto de Rahu e,  embora seja um aspeto que ultrapassa os 5º de orbe, na verdade está  muito perto deste limite, pois está a menos de 6º de distância em termos de aspeto. Rahu tem um papel fundamental neste horóscopo pois é ele que dá ao nativo a sua inteligência arguta  e uma  mente crítica  e rebelde que não se conforma com o status quo mas quer sempre fazer algo diferente e, neste caso, dá uma atitude rebelde e reformadora ou mesmo revolucionária embora a presença do Sol na 4ª casa, juntamente com  Mercúrio, indique uma pessoa cujas raízes profundas estão estabelecidas no passado e na memória ou tradição. Mas quererá sempre reformar  as crenças e  os valores e não abandonará a  postura rebelde e que tende a ver sempre algo diferente do que os outros veem.  No que se refere à sorte, Rahu dá resultados mistos. Pode levar o nativo a procurar na transcendência ou  na exploração de conhecimentos superiores, espirituais, filosóficos ou religiosos  o preenchimento da sabedoria que ele tanto almeja mas condená-lo-á a permanecer, em grande parte,  com este objetivo por cumprir. Porque Rahu deixará sempre sementes de dúvida em relação àquilo em que a pessoa acredita e poderá com isso levar a situações em que o nativo se demarca de autoridades e  de instituições e, dessa forma, poderá ser considerado um «outsider», alguém que nunca encaixa completamente  num esquema qualquer definido, o que faz dele um eterno viajante da procura de caminhos e de soluções  e/ou de saberes.

Secundariamente vemos  a 4ª e a 2ª casas, o Sol e Júpiter. A 4ª casa tem regência de Júpiter, como referimos, e o seu regente, que é também o regente do Ascendente, está colocado na 6ª casa num signo inimigo. Isto significa que este nativo conta com um número razoável de inimigos ao longo da vida e que , apesar de conseguir vencê-los nos aspetos mais importantes, esses inimigos, sobretudo se associados a instituições com poder, poderão conspirar para impedir a  sua subida ao status e posição   que por mérito próprio  merece.  Assim, o nativo terá uma vida de luta e, embora normalmente leve a melhor a todos os que conspiram contra si, a circunstância de ter inimigos frequentes é por si só uma causa de stress  que se repercute na saúde, no sistema nervoso, sobretudo, e no estômago. Por outro lado, a colocação do Sol na 4ª casa , sendo o regente da 9ª casa, assegura  que o nativo se elevará na carreira e atingirá uma posição elevada na mesma.  O contentamento pessoal ou a tranquilidade ou paz de espírito serão porém mais difíceis de alcançar.

A 2ª casa tem a regência de Saturno, colocado na 1ª casa, no signo Sagitário.  Esta posição indica uma pessoa que se faz a si mesma pelo trabalho   e pelo esforço próprio. O que conquistar na vida, será merecido em cada pequeno pormenor porque será grandemente fruto do esforço pessoal para se elevar e para  vencer na vida. Adquirirá todos os conhecimentos e competências necessários para alcançar o que deseja e será persistente, trabalhador e responsável na sua procura pelo sucesso. Saturno na 1ª casa dá um profundo sentido do dever e da responsabilidade  e uma convicção total de que, por pesadas que sejam  as circunstâncias da vida, temos que as aceitar e erguer-nos  através delas.

Os significadores secundários para a sorte e a fortuna  são o Sol e Júpiter  que, para este horóscopo, têm  importância dupla por serem  respetivamente o regente da casa da sorte e o regente do Ascendente.

 O sucesso  na realização pessoal para este Ascendente determina-se em primeiro lugar pela 3ª casa, uma casa de  competências de comunicação, de aquisição de conhecimentos, de talentos artísticos, de iniciativa e de motivação para  alcançar o que  se pretende e, secundariamente, pela 2ª e 5ª casas, pelo Sol e  por Júpiter.   A 3ª casa tem regência de Saturno, sendo ocupada pelo signo de Aquário. O sucesso para este nativo tem muito a ver com o alcançar de objetivos que são relevantes para a humanidade no seu conjunto; ele é mais motivado por valores e por ideais do que por objetivos materiais ou por interesses exclusivamente individuais.  Agora, Marte, o regente da 5ª casa, está colocado na 3ª, dando uma grande capacidade de iniciativa e de coragem a todas as ações do nativo. Esta é uma pessoa que, mais do que  esperar pela sorte, toma a iniciativa de criar as suas próprias oportunidades na vida.  Marte nesta colocação também assegura que os desejos mais importantes  da pessoa serão realizados e confere-lhe ainda talento literário ou artístico, acentuando as suas características intelectuais e compensando o estado de fraqueza de Mercúrio no horóscopo.  A 5ª casa, com regência de Marte, tem a presença de Vénus e de Rahu e Vénus nesta posição, especialmente porque lança aspeto para a casa que rege, a 11ª, ocupada pelo seu signo Mooltrikona, Balança, estabelece uma configuração muito favorável para os ganhos,  para a realização das ambições pessoais e para a obtenção de riqueza. Também favorece a mente racional analítica e os talentos artísticos e os ganhos pela especulação , pelo jogo, etc.  A criatividade , a originalidade e a independência ou forma original de ser e de viver/pensar são aspetos muito importantes do conceito de existência  para esta pessoa e ela bater-se-á por exprimi-los na sua vida pois isso é fundamental para poder sentir-se realizada.

Para o Ascendente Sagitário a riqueza infere-se da análise da 9ª casa como indicador principal e, secundariamente, pela análise da 2ª, da 4ª e da 1ª casas, além de Júpiter e da Lua.

Pelo que dissemos até agora, começamos a perceber que a riqueza alcançada por este homem será principalmente devida ao desenvolvimento de uma carreira  que segue as suas inclinações naturais (Sol , regente da 9ª, colocado na 4ª casa). Esta posição do regente da 9ª casa assegura a propriedade de bens móveis e imóveis, a  herança de propriedade ancestral e, sobretudo, assegura que o nativo alcançará um elevado estatuto social através da carreira que abraçar e que lhe trará riqueza. Agora, o regente da 2ª casa, uma outra casa relacionada  com o ganho de riqueza e de status, está colocado na 1ª casa e confirma que o mérito pessoal e o trabalho do nativo , bem como os seus talentos  naturais, têm um papel de grande relevo  na aquisição de riqueza, porventura o papel mais relevante pois Saturno  na 1ª casa dá à pessoa o orgulho de querer subir por si mesmo na vida e de fazer-se a si mesmo.  Por outro lado, o regente da 1ª casa , Júpiter, é um benéfico natural e assegura, com a sua colocação na 6ªcasa, que este nativo será  um trabalhador eficaz , bem remunerado e muito bem sucedido na vida. Esta pessoa conseguirá  ganhar muito e adquirir riqueza , que será alcançada essencialmente pelo trabalho e por mérito próprio . Embora estejam também presentes fatores que indicam  sorte, tanto  pelas ações realizadas nesta vida como relacionadas com ações passadas, o nativo terá também o seu quinhão de lutas e de conflitos, tendo que aprender a gerir um mundo de tensões em que muitas vezes  o relacionamento com colegas de trabalho ou subordinados e colaboradores é causa de stress e de lutas. (regente da 1ª casa colocado na 6ª).

Quanto à possibilidade de ganhar dinheiro ao jogo ou de forma especulativa a 8ª casa é o significador principal e ainda o Sol e Júpiter.  A 8ª casa tem regência da Lua , colocada na 7ª casa . Esta posição pode indicar dinheiro recebido de país estrangeiro ou do cônjuge, se este existir mas os fatores dominantes neste horóscopo parecem-nos ser o Sol e Júpiter que apontam ambos para dinheiro conseguido através do trabalho.  A Lua precisa de ser forte no horóscopo para assegurar a capacidade de dar dinheiro «não ganho».

O regente da 11ª casa e, secundariamente, da 3ª,  10ª e 2ª casas, para além de Júpiter, Vénus e a Lua,  mostram a possibilidade de ganhos e  de rendimentos para este Ascendente .  Neste horóscopo em particular  Vénus tem papel principal pois rege a 11ª casa mas está conjunta com Rahu num aspeto próximo, o que não favorece os seus significados. Rahu, por sua vez, amplifica as características de Vénus e pode dar grande talento criativo e artístico ao mesmo tempo que aumenta o desejo de poder e de riqueza. Rahu  não tem um papel negativo no que se refere à aquisição de riqueza nesta casa e é bem possível que o nativo possa alcançá-la se o desejar, através de investimentos especulativos, de jogos de «sorte e azar» etc. Porém, os restantes indicadores do horóscopo são mais favoráveis para os ganhos através do trabalho.

Análise da D-2 Carta Hora

JG

JG-D2

A D-2 é a carta divisional que nos permite analisar a riqueza e o dinheiro.  Vamos assim ver se confirmamos as tendências já encontradas no horóscopo e tentar ver mais claramente os seus pormenores.  Procuramos em primeiro lugar a colocação nesta varga dos significadores principais da riqueza no horóscopo : o Sol, regente da 9ª casa na D-1 (horóscopo de nascimento) Saturno, regente da 2ª  casa e Júpiter, regente da 1ª e da 4ª casas. O Sol está colocado na 7ª casa, uma boa colocação, pois trata-se de uma casa kendra; Saturno está colocado na 2ª casa, em conjunto com a Lua, regente da 12ª casa nesta varga.  Esta configuração indica que o nativo trabalhará para ganhar dinheiro  mas a Lua indica que esse dinheiro será gasto , não ficando na posse do nativo. Júpiter está colocado na 11ª casa assegurando que o nativo realizará as suas ambições e os seus maiores desejos , tanto mais que rege a 5ª casa nesta varga e lança aspeto para a casa que rege. Esta posição muito benéfica de Júpiter garante uma boa quantidade de riqueza disponível para esta pessoa e o mesmo garante Marte, regente da 9ª casa da sorte para esta vida, colocado no signo de exaltação, Capricórnio. Porém, o nativo não fará uso dessa riqueza para o usufruto pessoal e isto não é indicado apenas pela Lua mas também pelo Sol, regente do Ascendente nesta varga e colocado na 7ª casa da D-2. Não há deste modo qualquer dúvida  de que este nativo alcançará uma quantidade de riqueza considerável mas, por alguma razão, ela parece concentrar-se « no outro», seja o parceiro de vida, seja uma causa qualquer que suscita gastos por escolha do nativo (regente da 12ª casa   colocado na 2ª, o que indica perda do que se ganha). Mercúrio, o regente da 2ª casa nesta varga, encontra-se igualmente colocado na 7ª casa, conjunto com o Sol.

Deste modo, consideramos que há fatores surpreendentes nesta área de vida do nativo que mistura uma inegável sorte para ganhar dinheiro com uma misteriosa forma de o «perder» e, como a sorte está do seu lado, sendo os seus indicadores favoráveis, só podemos concluir que a alienação da riqueza ganha  é resultado de uma escolha do próprio individuo.

6 Thoughts to “Sorte e Sucesso-Ascendente Sagitário”

  1. fernando

    Qual casa do mapa representa nosso gosto por roupas,adornos,livros e bugigangas,gostaria de presentear um amigo e não sei o que escolher.

    1. Aconselhamos a leitura dos nossos artigos publicados no blog http://atuavidanosastros.com «os signos na amizade e no lazer» existe um artigo para cada signo e é mais fiável do que procurar uma casa do horóscopo específica. De qualquer modo, a 5ª casa é a que se relaciona com diversão.

  2. fernando

    Bom,li o artigo e como meu amigo tem sol em escorpião,lua em peixes e ascendente sagitário vou propor uma aventura(sagitário) para ele procurar o próprio presente(escorpião) que vai ser relacionado a fantasia (livro alice no país das maravilhas).Grato pelo auxílio.

    1. Que bom que você encontrou uma solução criativa!

  3. Ghalib Jahi

    Boa tarde!

    Neste exemplo que citou, no divisional d-2, Rahu e Ketu estão juntos na casa 9. Tenho também alguns divisionais em que ambos se encontram na mesma casa. Como funciona essa influência? Qual o significado da cabeça e da cauda estarem conjunção?

    1. astrologoaprendiz1

      As suas questões não são respondíveis neste espaço. As divisionais devem ser vistas como um esclarecimento de uma certa área de vida, relativametne ao mapa natal. Devem ser vistas em conjunto com aquele, e nãao independentemente , neste caso em relação ao potencial de riqueza para além de outras aspetos considerados nos significados da D-2. Mas é, basicamente, uma amplicação da 2ª casa e, como tal, um dos fatores principais consiste em ver a posição e dignidade do regente da 2ª casa nessa divisional.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.