A Colocação de Mercúrio na 8ª Casa do Horóscopo

im

A 8ª casa é uma casa de mistério, de mudanças súbitas, de catástrofes, de reviravoltas e de transformação profunda. É também uma casa de conhecimentos ocultos, de cura e de morte. É considerada a casa mais maléfica do horóscopo. Porém, Mercúrio nesta casa dá excelentes resultados em muitas matérias. Apresentamos a seguir os efeitos gerais da colocação de Mercúrio na 8ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Mercúrio na 8ª Casa do Horóscopo

Quando Mercúrio está colocado na 8ª casa do horóscopo a mente do nativo é dotada de uma inteligência profunda, capaz de analisar as questões mais misteriosas e complexas, uma intuição com a capacidade inata para «ler a mente» dos que o rodeiam e para  apreender as características escondidas da personalidade dos outros e da realidade circundante. Estas pessoas são muito curiosas e desejosas de aprender a conhecer todos  os mistérios e dão-se muito bem em profissões  que lidam com coisas escondidas e secretas: ciência forense, detetives, gestão de informação secreta ou confidencial, serviços secretos, incluindo os que lidam com a descodificação da informação, cientistas, arqueólogos e paleontologistas,  etc. A sua mente faz deles escritores fabulosos, capazes de revelar os mistérios mais excitantes numa abordagem que os outros conseguem compreender e que prendem simultaneamente a sua atenção.  O gosto pelo mistério e pelas cosias secretas faz com que abordem com naturalidade e sem constrangimentos todos os assuntos tabu com a mesma naturalidade com que falam sobre qualquer outro assunto.

Quando Mercúrio está colocado na 8ª casa do horóscopo e está forte e bem colocado, dá fama ao nativo, aumentando o seu status e reputação. O nativo pode descobrir tesouros escondidos tanto no ponto de vista espiritual como material.  A pessoa pode atingir a fama devido às qualidades excecionais da sua inteligência e competências de escrita, de uso do discurso, de domínio de alguma arte curativa, etc. Porém, terá poucos filhos e o casamento em geral é pouco feliz, havendo dificuldade em comunicar com o cônjuge. Há no entanto uma boa relação com os parentes do cônjuge. O nativo tem o dom de poder evocar experiências de vidas passadas e fortalecer com as experiências passadas  a sua compreensão do presente.  Segundo os textos antigos, o nativo  terá longa vida, será dono de terras e propriedades e será respeitado por muitos. Segundo as mesmas fontes, se o regente da 8ª casa estiver no signo de exaltação de Mercúrio  associado com um benéfico, ou se estiver forte, este terá a longevidade máxima de vida. Se, pelo contrário, Mercúrio estiver no seu signo de debilitação, Peixes e associado com maléficos, o nativo terá vida curta.

Quando Mercúrio está colocado na 8ª casa e no seu próprio signo –Gémeos– ou no sino de exaltação- Virgem–  o nativo tem uma compreensão profunda de todos os mistérios da vida  e é capaz de analisar com toda a clareza questões muito complexas.  Possui um enorme poder de intuição, melhorando todas as faculdades de raciocínio e de pensamento. A curiosidade natural de Mercúrio encontra nesta colocação uma abertura que torna a pessoa «clarividente», podendo tornar-se famosa em algum campo de investigação. Pode comunicar e escrever com clareza sobre  qualquer assunto, por mais complexo que seja,  tornando-o claro  e compreensível para os outros.  Pode descobrir algum «tesouro escondido. Pode atingir a fama através da divulgação oral ou escrita do seu trabalho tornando-se reconhecido tanto no seu país como em países estrangeiros. Ganhará riqueza através dos relacionamentos . Terá um final de vida pacífico e por doença, na presença de amigos  e/ou do cônjuge.

Quando Mercúrio está colocado na 8ª casa do horóscopo no seu signo de debilitação- Peixes  a relação com a família é problemática e cheia de desentendimentos. A felicidade no casamento é difícil e pode acabar em divórcio. Pode envolver-se  com grupos secretos relacionados com conhecimento oculto e/ou com prática de magia negra. Tem dificuldade em fazer passar as mensagens, o seu discurso torna-se ininteligível para os outros. Poderá haver doenças do sistema nervoso, defeitos de fala, problemas mentais. O relacionamento com os parentes do cônjuge é problemático. O nativo será afligido por doenças prolongadas ou crónicas. Terá dificuldades financeiras e não beneficiará da riqueza do parceiro, não recebendo heranças nem legados. O processo de educação pode ser interrompido e ficar incompleto. Segundo os textos antigos, se Mercúrio estiver no signo de debilitação de Peixes e associado com maléficos, o nativo terá vida curta.  Também terá medo da morte.

Mercúrio na 8ª casa tem um interesse intelectual sobre assuntos misteriosos ou coisas escondidas.  Porém, Mercúrio está aqui colocado na casa do seu inimigo Marte e, por isso, tem dificuldade em revelar e pôr a descoberto o que é secreto ou está escondido ou camuflado, o que é extremamente desconfortável, em termos intelectuais.  Mercúrio na 8ª casa terá, no entanto, que aplicar o poder racional que lhe é inerente para lidar com assuntos  confidenciais, mistérios, dados e bens escondidos, dinheiro oculto, acordos e alianças secretos, acontecimentos inesperados e/ou catastróficos, mudanças e processos de transformação súbitos, situações de crise que obrigam a transformações radicais.  O papel de Mercúrio será, na medida do possível, desmistificar o mistério, racionalizar e trazer à superfície, usando a análise do pensamento, para conceptualizar e encontrar instrumentos mentais que ajudem a  adaptar-se e a conviver com esses processos. Porém, só parcialmente é que Mercúrio poderá dar conta de todos os significados da 8ª casa, que é uma casa em que a razão é ultrapassada pelo desconhecido, pelo que está para além dela, nas forças obscuras que penetram a realidade e não são visíveis pelo olho da razão.  Estes nativos podem transformar-se em detetives, técnicos forenses, psiquiatras, cirurgiões, terapeutas, gestores de informação confidencial, etc.. A postura que adotam é , no entanto, a de desmistificação do mistério , é a postura de quem precisa de provar que não há nenhuma influência mais forte nem mais real do que a razão e de que tudo o que escapa a esta não passa de ilusão.  Estes nativos podem também entrar numa espécie de «cruzada» contra o esoterismo e outras práticas que aceitam as forças cósmicas mais subtis e que não respondem ao plano racional.

A colocação de Mercúrio na 8ª casa não favorece a harmonia nos relacionamentos,  indicando desacordo com os parceiros, incluindo o cônjuge, o que pode originar divórcio, mau relacionamento com amigos, com colegas de trabalho, etc. Também não favorece a saúde, especialmente a saúde mental. Dá ,no entanto, aptidões de escrita e pode indicar um talentoso escritor/decifrador de códigos e linguagens  secretos. O nativo pode tornar-se um escritor de mistérios de sucesso. Pode igualmente gostar de revelar informações confidenciais, dando-as a conhecer ao público.

Mercúrio na 8ª casa não afeta a longevidade, que depende do planeta seu dispositor (regente da 8ª casa).

A morte do nativo frequentemente ocorre devido a doença e na presença de familiares ou do cônjuge.  Em geral têm também um funeral que junta muita gente, num evento social em que se fala do nativo e da sua vida.  Diz-se que as pessoas com Mercúrio na 8ª casa são capazes de sentir a sua dimensão astral.

Segundo os clássicos, os nativos com Mercúrio na 8ª casa conseguem encontrar nos eventos passados elementos que fortalecem a sua mente. Envolvem-se em relacionamentos que lhes trazem prosperidade material, riqueza e um bom status social.  Podem encontrar, nos aspetos escondidos ou ocultos ótimas oportunidades para terem sucesso na vida.  Terão poucos filhos, sofrerão de problemas digestivos e  terão problemas nas coxas, vencerão os inimigos; terão o favor das autoridades, serão conhecidos na sua terra e além dela, ganharão através de negócios, terão boa reputação e riqueza, serão dados ao deboche mas ainda assim serão respeitados pelas suas qualidades. Apesar de serem ingratos, hostis, viciosos, antagonizarem os outros e serem mentirosos e orgulhosos, são também filantrópicos, apoiam a família, honram os hóspedes,   amam a verdade. O final da sua vida será tranquilo.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Mercúrio na 8ª casa do Horóscopo

Brihat Jataka-   a pessoa será largamente conhecida pelas suas qualidades.

Chamatkar Chintamani- o nativo viverá 100 anos. Terá boa reputação não só no seu país mas também em países estrangeiros. Ganhará riqueza por favor governamental ou através dos negócios. Gozará da companhia das mulheres.

Phaladeepika-  o nativo será uma pessoa com autoridade para administrar punições (será juiz ou magistrado). Terá uma reputação alargada e  uma vida longa. Será o sustento da sua família e será cheio de boas qualidades.

Saravali-  o nativo será famoso, cheio de glória, será  poderoso e será o sustento da sua família. Será semelhante a um rei ou um juiz.

Mercúrio dá plenos efeitos aos 32 anos. Por essa altura poderá produzir eventos relacionados com a colocação na 8ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.