A Colocação de Saturno na 8ª Casa do Horóscopo

hard

Saturno é o karaka (planeta significador) da 8ª casa que representa a longevidade. Mas , embora seja favorável a uma vida longa, a sua característica de «maior maléfico» é desfavorável para muitos outros assuntos. Damos a seguir uma visão geral dos significados gerais da colocação de Saturno na 8ª Casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 8ª Casa do Horóscopo

Saturno representa a estabilidade e a estrutura e, por isso , também significa rigidez e a sua colocação na casa da transformação súbita indica dificuldade em enfrentar as mudanças, e resistência à mudança, obediência a padrões conhecidos e regras estabelecidas em vez de aceitar a transformação como princípio da vida.  Esta colocação de Saturno favorece uma longa vida, pois Saturno é  o karaka da longevidade e esta é a casa da longevidade. Mas também indica medo do desconhecido e resistência a todas as mudanças cíclicas da vida.  Existe a tendência para ficar preso ao passado e aos seus sofrimentos, desenvolvendo uma perspetiva amarga acerca da vida que rouba  uma boa parte da alegria de viver.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa muitas vezes os nativos têm que assumir grandes responsabilidades  com magros recursos, o que aumenta o seu medo em relação ao desconhecido. A rigidez típica do planeta evita que a pessoa tenha que passar por muitas mudanças ao longo da vida , protegendo também o casamento pois estas pessoas não acreditam geralmente no divórcio, preferindo manter o casamento mesmo quando este não é capaz de lhes dar felicidade. Estes nativos podem ter que lidar com o dinheiro dos outros e com o facto de frequentemente este estar associado a origens obscuras ou escondidas, muitas vezes ligadas a processos ilegais. Isto pode gerar um fardo carregado pelo nativo, causado por conhecimentos que ele não pode  declarar nem denunciar. Também pode haver problemas financeiros em relação ao cônjuge. A pessoa não beneficia da riqueza do parceiro, podendo haver dificuldade em receber pensão em caso de divórcio. Num horóscopo masculino, o nativo pode mesmo ser obrigado a pagar mais do que pode. Dificilmente receberá heranças, legados, indemnizações de seguros, etc. Segundo os textos antigos, quando Saturno está colocado na 8ª casa do horóscopo o nativo será pobre , ganhará a vida servindo os outros e será íntimo de mulheres de baixa  condição social.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa o nativo pode passar por muitas dificuldades e ter uma vida cheia de lutas, de  adversidade e de responsabilidades. Esta posição prejudica a carreira, a capacidade de fazer dinheiro, as crianças , a fama, a aprendizagem, etc (pelo aspeto que Saturno lança para a 2ª, 5ª e 10ª casas). Estes nativos por vezes sofrem de problemas de visão, dos dentes, desordens alimentares, etc. Podem ainda sofrer dos pulmões ou de doenças respiratórias, reumatismo, etc..Em caso de aflição de Saturno, o nativo pode viver muito mas sofrerá com doenças crónicas ou dos órgãos reprodutores.

Quando Saturno está colocado na 8ª casa no seu próprio signo- Capricórnio ou Aquário– ou no signo de exaltação- Balança – terá uma vida longa e cheia de vitalidade e poderá receber heranças ou legados. A sua vida será monótona  pouco interessante , passada com quem ele não gosta e separado de quem gosta. O nativo pode dedicar-se ao estudo de assuntos ocultos, espirituais ou metafísicos.

Quando pelo contrário Saturno está colocado na 8ª casa e no signo de debilitação- Carneiro–  a longevidade é reduzida, a morte pode ser difícil ou violenta; pode sofrer de doenças crónicas , envolvendo os órgãos sexuais. Dificilmente herdará riqueza ou receberá dinheiro de seguros ou do cônjuge. Segundo os textos antigos, se o regente da 8ª casa estiver num signo inimigo ou no signo de debilitação, o nativo terá vida curta, ganhará o sustento com muita dificuldade e pode mesmo passar fome. Se o regente da 8ª casa estiver no Ascendente associado a Ketu, a pessoa terá vida reduzida.

Saturno na 8ª casa está nunca casa difícil pois o planeta resiste à mudança e a 8ª casa é uma casa de mudanças bruscas e inesperadas. O medo de perder a estabilidade é assim muito real sobretudo a mudança que ocorre quando o corpo físico faz a transição na morte. Há também grande resistência aos processos internos de mudança que podem trazer a cura no plano da identidade profunda. A outro nível isto significa também que, quando ficam doentes, estes nativos podem demorar bastante tempo a ficar curados embora a presença de Saturno na 8ª casa favoreça a longevidade.

As pessoas com Saturno na 8ª casa têm medo de tudo o que provoca mudanças bruscas, tanto no ambiente como nos contextos de vida e na própria identidade pessoal. Receiam todo o tipo de catástrofes e entram em ansiedade quando se apercebem de fatores que estão a mudar a sua identidade. Não aceitam métodos novos de cura, preferindo usar os métodos tradicionalmente aceites na  comunidade.

Devido a razões kármicas, estas pessoas podem ter menos oportunidades de mudança do que a maioria. Ao invés de apostarem nas crises que levam a rápida transformação, apostam em manter a mesma estrutura rígida de atuação respeitando as regras e leis com medo de que o desrespeito por aquilo que é convencional  traga o inevitável castigo e punição. Podem passar por muitas situações repetidas de traumas e acidentes, etc. e, durante muito tempo, resistem tenazmente a mudar; inclusive quando têm algum ferimento, este leva muito tempo até ficar completamente curado.

Podem igualmente ter deveres pesados em relação aos familiares do cônjuge.  Estes comportam-se muitas vezes sem consideração para com o nativo mas, ainda assim ,este tem que assumir pesados deveres em relação a eles. Segredos em relação à família do cônjuge podem ser mantidos por muito tempo e o mesmo acontece em relação à riqueza do parceiro e outros bens que este tenha escondidos. Sobretudo no primeiro casamento, a família do cônjuge pode ser extremamente conservadora, ignorante, rígida e de baixa condição social.  O parceiro de casamento pode também ter menos bens do que o nativo e contribuir menos para a reserva financeira de ambos no casamento.

Saturno, no entanto, detesta estes segredos, contrapondo-lhes as regras e leis conhecidas e aceites pela comunidade em geral. Por isso sente-se desconfortável na casa de Marte. Os nativos  receiam a ação inesperada do governo  e das forças de intervenção estatais, situações de guerra e de catástrofes naturais, etc. Receiam igualmente as mudanças na estratégia governativa em termos políticos e , basicamente, receiam todas as mudanças de contexto na sua vida. Assim, épocas de crise social causam-lhes grande ansiedade porque não  sabem o que estas  vão causar nas dinâmicas da sociedade. Estas pessoas agarraram-se a um momento do tempo passado e tentam mantê-lo inalterável a todo o custo embora isso não seja possível porque as mudanças da 8ª casa estão fora do controlo individual. Receiam a mudança acima de tudo e preferem viver infelizes com regras que conhecem bem do que passar pela angústia e incerteza da sua mudança. Mas não têm medo da morte e podem mesmo desempenhar algum papel na facilitação deste processo em pessoas que estão a morrer.

Mesmo que os seus contextos de vida sejam difíceis, estas são as pessoas que não abandonam um emprego mal pago e onde o seu trabalho não é reconhecido. Rejeitam a possibilidade de divórcio, quando vivem um casamento insatisfatório. Em suma, preferem sofrer resistindo a estas situações dolorosas, sem tomar a iniciativa de mudar. Saturno conduz assim a repetir vezes sem conta situações de sofrimento porque o nativo tem medo de mudar.  Antigos traumas trazidos do passado são revividos vezes sem conta por causa deste medo. Estas pessoas estão literalmente «coladas» aos eventos traumáticos do passado sem conseguir dar um passo em frente.

Por razões kármicas, podem ser obrigadas a  viver em ambientes sujeitos a mudanças bruscas de forma repetida e ,ainda assim, mantêm o respeito pelas regras vigentes.  Mesmo quando está no próprio signo ou no signo de exaltação, Saturno na 8ª casa coloca os nativos perante circunstâncias muito difíceis de crise a diversos níveis, inclusive no plano financeiro.

A morte destes nativos ocorre em geral na velhice, devido á ação do tempo (a menos que Marte esteja em aspeto com a 8ª casa. Neste caso a morte é súbita e pode ocorrer relativamente cedo); algumas vezes por ação do governo, de pessoas vulgares, devido a escassez como fome, medo, rigidez dos nervos, problemas nos ossos, paralisia, etc.. O nativo vive em geral mais do que a média mas isso não significa que viva «bem». Na verdade uma quantidade considerável de medos e ansiedades dominam a sua mente.  Têm medo do desconhecido sob todas as formas.  Todos os processos que poderiam rejuvenescer e transformar o nativo são atrasados, por ex., uma cirurgia pode estar em espera por longo tempo antes de se realizar. Diz-se que se mantêm conscientes durante todo o processo de «morte» do corpo físico. A consequência da resistência física à mudança é que estas pessoas aparentam muitas vezes ser mais velhas do que a idade biológica, envelhecendo mais depressa.

A posição de Saturno na 8ª casa dificulta a dissolução do casamento por divórcio a menos que Marte ou vénus estejam em aspeto com esta casa.  Se houver outros planetas na 8ª casa estes problemas serão aligeirados.

O karma destes nativos pode colocá-los em situação de gerir o dinheiro de outros e de terem que manter segredo das transações efetuadas por conta destes (e que podem ser contra a lei como subornos, «esquemas» de investimento, etc.).Saturno não impede o sucesso profissional nem o alcançar de uma posição de liderança na hierarquia da profissão escolhida mas atrasa-a e o nativo só a alcança após a maturidade. O dinheiro é acumulado em pequenas quantidades e de forma lenta ao longo do tempo. A relação com os filhos e a atividade de investimentos, inteligência criativa  etc., podem ser responsabilidades pesadas e, muitas vezes, estes nativos nascem com aptidões psíquicas de cura e  domínio de conhecimentos ocultos que devem gerir com responsabilidade. Em geral também, parecem trazerem do passado um medo genuíno de todos esses conhecimentos sendo a consequência mais comum a negação da existência de qualquer «conhecimento oculto» com real poder.  Podem mesmo envolver-se em ações concertadas a nível social geral que se destinam a negar  e combater todo o conhecimento místico. O karma destes indivíduos dá-lhes conhecimentos secretos profundos que são um fardo pesado para  gerirem.  Conseguem muitas vezes ganhar muito dinheiro para outros, sem receberem nada por isso. O seu karma permite-lhes fazer pelos outros o que é negado para si mesmos. Mas, através de trabalho árduo, conseguem acumular riqueza considerável ( e apenas pelo trabalho árduo).

A lição fundamental de Saturno na 8ª casa é a de libertarem progressivamente durante toda a vida, a identidade que trazem do passado ao mesmo tempo que passam por crises de mudança repentinas, catastróficas ou traumáticas.  Estes traumas poderão no entanto ser vividos através do serviço profissional prestado pelo nativo no exercício da sua profissão ou carreira, permitindo-lhe ao mesmo tempo alcançar uma imagem respeitável e prestigiada na comunidade.

A presença de Saturno na 8ª casa torna difícil receber heranças atrasando o processo. Em caso de divórcio, também é difícil receber compensação do cônjuge.

Segundo os clássicos, Saturno na 8ª casa obriga o nativo a enfrentar os problemas da vida sem qualquer ajuda do karma passado.  O nativo enfrenta situações de rejeição e abandono pela família, tormentos e abusos, sofrimentos físicos. Este sofrimento leva alguns a entrar no caminho espiritual enquanto outros entram no caminho da dissipação.  Têm vida longa. Vivem em terras estrangeiras onde os ladrões recebem castigo, são briguentos e têm poucos amigos . Têm ligações com pessoas de baixa condição e passam por problemas financeiros. Têm capacidades de premonição. Estarão conscientes no processo da morte. Vivem com pessoas de baixa condição mas começam a ver melhorar as condições de vida após os 36 anos. Vivem separados da família. Podem ter mente estreita. Sofrem pesadas perdas de riqueza. Terão poucos filhos e sofrem de problemas de visão.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 8ª Casa

Brihat Jataka- o nativo terá poucos bens e terá defeitos de visão.

Chamatkar Chintamani- o nativo sofrerá perda de riqueza, não terá amigos, terá uma mente cruel e será doente.

Phaladeepika- o nativo será  impuro, sofrerá de hemorroidas, será pobre, com mente cruel e passará fome.

Saravali-  o nativo terá vida reduzida, sofrerá de doenças do ânus, não terá sucesso nos seus empreendimentos.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, poderá produzir eventos relacionados com a 8ª casa e de acordo com a força e disposição de Saturno.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.