Saúde e Longevidade-Ascendente Carneiro

mlk

Para concluir a análise exemplificativa da Leitura das áreas de vida para o Ascendente Carneiro, continuamos a analisar o horóscopo do nosso ponto de partida, hoje  interpretando os indicadores da saúde e  da longevidade.

Longevidade

Na Astrologia  Jyotish o cálculo da longevidade foi desde sempre considerado um aspeto essencial pois partia-se do princípio de que o  cálculo dos efeitos de todos os  períodos dasha e antardasha (período principal e sub períodos) dos planetas era inútil se a pessoa tivesse uma matriz de vida curta . Nas épocas  em que estes cálculos, bastante complexos sem o auxílio de computadores, eram morosos, esta preocupação era justificada. Hoje deixou de ter tanta relevância, não só porque o software faz os cálculos  de imediato mas também porque as condições de saúde e as possibilidades da medicina atual alteraram muito  algumas condições que, no passado, eram consideradas irrevogáveis. Por isso deixamos aqui o exemplo desta análise como orientação geral  que não deve ser vista como uma fatalidade mas antes como uma tendência que, como tal, pode ser modificada, sobretudo por condições de vida mais saudáveis e por um acesso razoável a cuidados de saúde.

No horóscopo que analisamos,  e para o Ascendente Carneiro em geral, a longevidade vê-se a partir do estudo da 1ª casa e de Saturno e, secundariamente, pela  8ª e 12ª  casas. Pode consultar aqui  todos os indicadores das áreas de vida para este Ascendente.

No  nosso exemplo analisamos Marte , o regente da 1ª casa.  Como tivemos ocasião de referir na análise geral do horóscopo, Marte está severamente aflito por Rahu, com quem está em conjunção próxima, estando também retrógrado. Está colocado na 2ª casa e lança aspeto para o ponto mais efetivo da 5ª e da 9ª casas e também está em aspeto próximo com Saturno, o regente da 10ª e 11ª casas. Saturno está bem colocado e recebe o aspeto de Júpiter, o seu dispositor, o que é auspicioso. Porém, Marte está demasiado fraco para proteger a vitalidade  e a integridade física do nativo. A 1ª casa representa, entre outras coisas, o corpo físico e este não foi devidamente protegido . A 4 de abril de 1968 Martin Luther King foi assassinado. Estava operante o dasha de Mercúrio (1956-1973), regente da 6ª casa dos inimigos e opositores e também o subperíodo de Rahu, cuja colocação na 2ª casa, uma casa maraka (capaz de infligir a morte) fez dele um  planeta maraka e cuja conjunção com Marte, seu inimigo, trouxe ao de cima os aspetos mais agressivos e violentos da sua energia e que a natureza fragilizada de Marte não conseguiu contrariar. No dia da sua morte havia uma concentração de planetas a transitar pela sua 12ª casa: o Sol, Vénus, Saturno e Rahu, estes em conjunção um com o outro. A 12º casa, entre outras coisas, simboliza a perda do corpo físico. Além do mais, Marte, o regente do Ascendente, transitava pela 2ª casa comprovando a sua incapacidade de proteger os seus significados no horóscopo natal.

Adicionalmente analisamos a 8ª e a 12ª casas. A 8ª casa está profundamente fragilizada devido ao facto de ter o mesmo regente que o Ascendente- Marte – e por sofrer com a conjunção de Ketu com o seu ponto mais efetivo. Quanto à 12ª casa tem a regência de Júpiter, que é também o regente da 9ª casa que representa a «fortuna» e a sorte geral para esta vida. O facto de Saturno estar colocado na 9ª casa , apesar de receber o aspeto de Júpiter, indica que a sorte do nativo é desperdiçada e, deste modo, também Júpiter não assegura a proteção que Marte não é capaz de dar para a longevidade.

Saúde Geral

Para o Ascendente Carneiro  a saúde analisa-se pela leitura da 1ª casa como significador primário; e pela 6ª casa ,  pelo Sol, pela Lua e  por Marte como indicadores secundários.  Quanto à 1ª casa, como já referimos atrás, o seu regente é o planeta mais fraco do horóscopo e, dessa forma, falha em proteger a vitalidade física do nativo. Porém, a colocação de Júpiter no Ascendente , como regente da 9ª casa onde se encontra o seu signo Mooltrikona, dá proteção aos assuntos da 1ª casa.

Mercúrio, o regente da 6ª casa está colocado na 10ª em conjunto com o Sol, regente da 5ªcasa. A 10ª casa recebe o aspeto próximo de Rahu, o que ajuda nos aspetos materiais dos significados da casa. A 6ª casa recebe o aspeto próximo de Rahu que, em trânsito, pode ativar os inimigos e opositores, como sucedeu na altura da sua morte, em que Rahu estava em aspeto amplo com a 6ª casa e Ketu estava a transitar por essa casa.

Marte, que é também um indicador secundário para a saúde, não oferece proteção a esta área, por estar fragilizado. A Lua, porém, está bem colocada com vénus, na 11ª casa, recebendo o aspeto de Saturno, seu dispositor. Assim, vemos que nesta área o principal indicador é muito fraco mas existem alguns elementos de apoio nos indicadores secundários que asseguram condições mínimas de bem estar físico.

Confirmação pela Carta divisional  Hashthamsa D-6

Martin Luther King

15     janeiro  de 1929

mlk D-6

 Vamos agora analisar  a carta divisional que se refere à saúde, a D-6 ou hashthamsha para ver se a análise do horóscopo é confirmada nesta varga:  o indicador principal da saúde, Marte, está colocado na 12ª casa desta varga o que não é uma boa colocação, tanto mais que é também o regente do Ascendente desta varga. Mercúrio, regente da 6ª casa tanto na D-1 como na D-6 , está colocado na 10ª casa, tal como sucedia na D-1. O Sol está colocado na 7ª casa no signo de debilitação, o que não é também uma boa indicação.  A Lua está colocada na 6ª casa o que também não favorece a saúde. Saturno, por outro lado, o regente da 10ª e  da 11ª casas, está debilitado no Ascendente. O Sol e Saturno estão ambos debilitados nesta varga. O Sol é o indicador geral da vitalidade e da saúde e está debilitado; Saturno é o indicador da longevidade e está debilitado. Assim, infelizmente a análise desta varga confirma as principais indicações do horóscopo de nascimento, mostrando que a vida desta pessoa , no campo da saúde e da longevidade, não contou com o apoio necessário para uma vida longa e com saúde.  E a conjunção entre Rahu e Ketu na 2ª casa do horóscopo ( D-1) é confirmada nesta varga pela presença simultânea do Sol , de Rahu  e de  Ketu na 7ª casa, revelando o final abrupto e violento da sua vida, pela conjugação destas energias fortes, maléficas e violentas em duas casas maraka (a 2ª e a 7ª).

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.