A colocação da Lua na 10ª Casa do Horóscopo

 

lua

A colocação da Lua na 10ª casa é muito auspiciosa sobretudo se estiver brilhante. Vamos a seguir apresentar uma visão geral dos efeitos da colocação da Lua na 10ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação da Lua na 10ª Casa do Horóscopo

Segundo os textos antigos a colocação da Lua na 10ª casa produz resultados brilhantes no plano académico e indica uma mente altamente inteligente. Esta colocação é positiva tanto em relação aos significados da Lua como da 10ª casa.  Se a Lua estiver na fase brilhante o nativo poderá atingir altas realizações, ainda muito jovem, no plano profissional. É possível atingir a fama quando a pessoa ainda é criança ou adolescente. Estes nativos poderão adotar uma carreira que se dirija para um grande público  e em benefício deste; a carreira poderá mudar várias vezes  devido à mutabilidade da Lua. Porém, os esforços do nativo serão sempre bem sucedidos. Esta posição encontra-se nos atores e outros nativos que vivem a sua vida expostos a uma vida pública e à fama que ela representa e a pessoa tem grande sensibilidade para atrair a simpatia do público.

Quando a Lua brilhante está colocada na 10ª casa, a pessoa consegue juntar uma boa quantidade de riqueza através da carreira. A relação com a mãe e com as mulheres é altamente favorável . O nativo está muito envolvido com a vida profissional e também com a vida académica, podendo ser brilhante nesta área, sobretudo se a Lua receber o aspeto de algum planeta benéfico. Como a Lua representa a mãe, a Lua brilhante e colocada nesta posição indica que a mãe é também uma mulher centrada na carreira, inteligente, influente e que pode ter uma vida pública relevante. É também saudável e terá vida longa. O aspeto que a Lua lança para a 4ª casa beneficia a educação, a felicidade do nativo e os seus confortos, que incluem propriedades, veículos, etc.

Segundo os textos antigos, quando a Lua está colocada na 10ª casa, a pessoa terá bom coração e será generosa e muito virtuosa,  sobretudo se o planeta regente da 10ª casa estiver bem colocado.

Quando a Lua está colocada na 10ª casa mas na fase minguante, o nativo será uma pessoa muito envolvida na carreira mas as perspetivas de fama e de grande sucesso não se verificam a menos que o resto do horóscopo seja muito favorável. Mas o nativo será muito sensível ao seu próprio status, estando sempre preocupado com a forma como os outros o veem. Poderá mudar várias vezes de profissão e enfrentar alguns fracassos nesta área. Terá que se esforçar muito para realizar os seus objetivos.

Quando a Lua está colocada na 10ª casa e no seu signo – Caranguejo – ou no signo de exaltação- Touro- os resultados benéficos já referidos são ainda mais amplificados:  o nativo será muito popular e terá um grande número de admiradores. Será brilhante e muito bem sucedido. A relação com a mãe será muito boa. Esta pessoa tem  uma grande preocupação  com as  necessidades da comunidade  e pode dedicar-se a  fazer alguma coisa para melhorar as condições de vida de muitas pessoas, tendo um grande desejo de fazer bem ao  maior número de pessoas  e à sociedade. Será afortunada e acumulará grande riqueza  e será muito respeitada e estimada por muitas pessoas. De notar que, quando a Lua está nestes signos mas na fase minguante, os resultados são reduzidos mas continuam ainda a ser muito positivos.

Quando, pelo contrário, a Lua está colocada na 10ª casa no seu signo de debilitação- Escorpião- o nativo terá grande dificuldade em encontrar o seu propósito de vida. Os seus empreendimentos serão várias vezes mal sucedidos. Haverá frequentes mudanças de carreira  e o sucesso será muito difícil. Será também difícil obter respeito e reputação pela atividade profissional e o sucesso será muito difícil de alcançar.

Segundo os textos antigos, se a Lua estiver em conjunção com um maléfico ou se receber o aspeto de um maléfico, o nativo terá relacionamentos ilícitos com outras mulheres e ganhará amargura por causa disso. Fará ainda más ações e terá que enfrentar obstáculos em todas as áreas de vida.

A Lua na 10ª casa encontra segurança no desempenho de papeis de cuidador e protetor mas num nível de grande visibilidade pública, em funções de liderança. Os seus níveis de emoção elevam-se quando está perante as grandes massas do público. O nativo é muito sensível às necessidades das massas e da sociedade.

Estes indivíduos sentem-se à vontade a exercer funções de líderes sociais com excelente reputação, desejando manter a sua posição social. Sentem necessidade de contribuir  para a ordem social e gostam de elaborar  regras para organizar a vida social. Levam a sério as responsabilidades sociais dos cargos que exercem.

A mãe destas pessoas é em geral alguém que preza acima de tudo a posição social e o status da família.  Os nativos com a Lua na 10ª casa sentem igualmente grande interesse pela posse de propriedades e terras; podem também estar bastante ligados à vida da comunidade e ter papeis importantes na educação ou ensino. Podem trabalhar a terra  e/ou viver da exploração do mar. A, mãe esteve envolvida, na infância do nativo ,em atividades de liderança e organização social  e passou esse exemplo para os filhos.

Os nativos com a Lua na 10ª casa sentem necessidade de reforçar a segurança da comunidade e isso leva-os e integrar as forças sociais de proteção ou envolver-se em atividades governativas a nível local. A necessidade de proteger e assegurar a manutenção dos líderes leva ao desenvolvimento de atos de patriotismo, de assessoria nos papeis legislativos e executivos ao mais alto nível. Identificam-se com os líderes e governantes, com as pessoas que ocupam o topo da hierarquia social a quem cabe a missão de manter a ordem e organização social.  São também respeitadores da lei e dos costumes e mantêm uma atitude respeitosa perante as elites governativas. Esse respeito é aprendido cedo, pois os pais, em geral ,são figuras conhecidas e respeitadas na comunidade. São também,  em geral figuras públicas e podem mesmo ser membros do governo local.  A família destas pessoas vive deste modo a sua vida sob os olhares do público pelo que os nativos aprendem cedo a comportar-se segundo as regras convencionadas.

A segurança emocional dos nativos com a Lua na 10ª casa pode estar ligada ao desempenho de papéis e funções sociais ou ao exercício de um determinado cargo ou profissão. Identificam-se com os deveres profissionais e precisam de ocupar posições de liderança nesses cargos para atingir o equilíbrio emocional. Precisam de ser populares, de ter grande visibilidade e reconhecimento por parte do público.  Estas pessoas são muitas vezes ícones do público e representam, nos papeis que desempenham, a sensibilidade do público. São estimadas tanto como figuras do governo ou das instituições  como intervenientes culturais, defensores dos valores da comunidade.  A dignidade do cargo e da posição social que ocupam alimentam o seu sentimento de segurança. Gostam de atingir o topo da carreira em que se encontram e ver reconhecido pela comunidade o valor dos seus esforços e do seu trabalho para a sociedade. Muitos aspetos da sua vida diária são expostos perante o público e pode-se dizer que vivem mais para corresponder aos olhares de aprovação desse público do que para simples usufruto pessoal. Por isso gostam de se ocupar de funções de caráter social ou legislativo geral.

A colocação da Lua na 10ª casa indica que o nativo terá reconhecimento profissional. Quando rege o Ascendente, ou a 10ª ou 7ª casa, a Lua na 10ª casa indica grande visibilidade em papeis de liderança na vida profissional.  Estas pessoas têm um sentido de hierarquia social forte e a necessidade de defender a  sua posição social  e status e aceitam a autoridade dos líderes sociais como legítima. Veem-se como ícones, líderes e membros do topo da hierarquia social. Podem atingir a popularidade máxima e serem acolhidos como «uma figura do povo» isto é, reconhecida e estimada por todos com afeto. Recebem igualmente o respeito incontestado por parte do público. Assim, tanto podem tornar-se ator/atriz famosos como um «político do povo». Com esta posição da Lua as pessoas em geral não conseguem ter uma vida privada, a sua vida estará sempre sob os olhares do público. A mãe do nativo também tem um destino público. Esta posição da Lua assegura porém boa reputação  e status por cumprimento de serviço público.

A Lua na 10ª casa favorece a ascensão a papeis de liderança e o relacionamento com pessoas de posição social elevada. Também pode indicar uma ligação forte do nativo aos costumes e modos de ser populares da comunidade e isso torna a pessoa  socialmente popular.  Esta sente-se reconhecida pois é popular e conhecida e estimada por todos. Quando a Lua está forte a popularidade pode  atravessar fronteiras e chegar ao plano internacional.

A Lua na 10ª casa interioriza a hierarquia social e os comportamentos sociais das classes, a estrutura do governo. Reflete ainda a ordem social e as leis vigentes. A pessoa torna-se um líder. Mas, apesar de ser uma figura pública, este nativo tem poucos verdadeiros amigos. E esta posição dá honra e visibilidade pública mas reduz os ganhos e rendimentos (a 10ª casa é a 12ª a partir da 11ª).

A natureza refletora da Lua desempenha os cargos de liderança de acordo com as estruturas hierárquicas existentes. Não tem um estatuto criador a menos que esteja em conjunção com o Sol na 10ª casa. Quando tem cargos de poder, exerce-os no respeito pelas leis e delega muitas vezes em outros uma parte do poder para evitar a excessiva concentração em si. O seu estilo é parental e protetor, não autoritário. Só quando está em conjunção com o Sol ou Marte é que o seu estilo pode ser de autoridade. Assim, a Lua na 10ª casa é mais vocacionada para cargos de liderança intermédia e, quando desempenha institucionalmente cargos de topo, a sua função é mais simbólica do que real no exercício do governo. A identificação com papeis respeitáveis e a  dignidade pública podem ajudar estas pessoas a trazer para o público alguma causa em que acreditam e, se isso acontece, são identificados a partir dessa causa  que é em geral uma causa querida do público pois a Lua na 10ª casa assume em si as expetativas das massas.  O excesso de sucesso na carreira diminui, porém, a possibilidade de uma vida familiar preenchida pois a pessoa é absorvida por deveres e responsabilidades públicos.

Numa natividade masculina a mãe é a figura que representa os papéis de liderança e dá à criança a noção da sua responsabilidade social. Quando o cônjuge é feminino, o nativo sente ser seu dever manter o casamento e as responsabilidades públicas que este implica, mesmo quando não é feliz. Numa natividade feminina a mãe serve igualmente de modelo para os papéis de liderança, por uma mãe que habitualmente tem deveres sociais públicos e que prefere preparar a criança para desenvolver uma postura digna e educada em termos sociais. havendo pouco apoio personalizado e emocional.

Nos papeis sociais que são chamados a desempenhar, estas pessoas têm excelentes resultados na prestação de cuidados, segurança, vida familiar, relação com as mães e filhos.  As profissões comerciais, atividades de  aconselhamento ou relacionadas com a água podem alcançar bons frutos e  poderão obter grande visibilidade na carreira e tornarem-se conhecidos (as) por todos.

A presença da Lua na 10ª casa gera alguns problemas na relação com irmãos (a 3ª é a 6ª a partir da 10ª). O trabalho em pequenas equipas, a escrita e comunicação, gestão administrativa, vendas, publicidade e marketing, organização e calendarização dos processos de comunicação, encontros e palestras podem ser sentidos como fardos e, em alguns casos, como gerando a exploração do nativo. No período dasa do regente da 3ª casa a pessoa sente que dá mais do que é devido nestas áreas, a menos que exista algum planeta benéfico colocado na 3ªcasa. Pode sentir-se escravizada pelas suas funções públicas, sentir falta de liberdade e cansaço mental durante estes períodos.

Deste modo, sendo uma figura pública que precisa de trabalhar com um grupo de outras pessoas, pode haver stress adicional pois os colaboradores e membros da  equipa são frequentemente a origem de desentendimentos, podendo mesmo chegar à traição. Comportamentos de exploração em relação ao nativo são comuns por parte destas pessoas bem como dos irmãos e primos. Todos os dependentes tendem a abusar da generosidade do nativo .Todas estas pessoas desapontam e frustram as expetativas que o nativo deposita nelas, podendo chegar à traição.

A Lua na 10ª casa deseja ganhar poder para ajudar os que não têm privilégios na sociedade. Estas pessoas preocupam-se com a justiça social e procuram equilibrar a justiça fazendo-a chegar a todos. Procuram fazer isto de forma não violenta, diplomática, assinando acordos, fazendo cessar os antagonismos através de um espírito de compromisso. A forma como exercem a autoridade segue o estilo parental, adotando um estilo delicado de aconselhamento e acordo. A Lua procura nutrir os outros e, quando está na 10ª casa, faz isso de forma pública (podem gerir centros de enfermagem,  praticar medicina, estender aos mais pobres os cuidados de saúde, etc..). A mãe é o modelo de autoridade , disciplinando e ensinando a cumprir as regras sociais mas há também uma boa relação com o pai. Estas pessoas sentem apego pela autoridade, pela necessidade de obedecer a regras e têm com o pai uma relação bastante emocional.  As pessoas com a Lua na 10ª casa  estão continuamente a interagir com os outros pois esta posição faz com que o  seu estilo de vida implique ter pouco ou nenhum tempo para a sua vida privada. Pelo aspeto que a Lua lança para a casa que rege, os nativos também gostam muito de estar em casa, embora tenham pouco tempo para isso.

O parceiro de vida é alguém que gosta de estar em casa e cuida do lar e é o abrigo seguro depois de um dia de trabalho cansativo, tendo um estilo parental e nutridor. Seja homem ou mulher, é o parceiro que trata da casa e resolve os problemas que surgem na família no dia-a-dia.

Segundo os clássicos, a colocação da Lua na 10ª casa dá potencial fama, muitas responsabilidades, mudanças na carreira, necessidade de ser objetivo nos juízos. O nativo é inspirador para os outros e recebe admiração e elogios destes. É devotado ao pai e à família deste. É inteligente, tranquilo e calmo. Provavelmente tem uma carreira na administração pública, de quem recebe riqueza e  reconhecimento.  Contenta-se, no entanto, com pequenos ganhos. Pode receber dinheiro de mulheres pertencentes a família altamente posicionada. É sóbrio e nobre, piedoso, recebe ajuda quando precisa dos amigos e relações. É ambicioso e atinge altas posições. A profissão mudará várias vezes sendo flutuante. É cumpridor do dever e será feliz.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação da Lua na 10ª Casa

Brihat Jataka-  a pessoa completará  com perfeição todos os empreendimentos e será dotada de intelecto, riqueza, coragem e virtude.

Phaladeepika-  o nativo será um conquistador e obterá sucesso muito cedo na vida em todos os empreendimentos que levar a cabo. Fará boas ações.

Saravali-   o nativo será feliz e devotado ao seu trabalho e terá sucesso, será rico, corajoso, generoso e caridoso.

A Lua dá plenos efeitos aos 24 anos. Por essa altura poderá produzir eventos significativos relacionados com a 10ª casa do horóscopo e de acordo com a sua força no horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

29 Thoughts to “A colocação da Lua na 10ª Casa do Horóscopo”

  1. Joana Guimarães

    Eu tenho este posicionamento! E pela descrição parece ser muito auspiciosa 🙂 Eu sempre tive uma boa relação com a minha mãe mas ultimamente sinto-me desalinhada e com dificuldades em manter uma comunicação saudavel com ela…
    Gostaria de colocar uma questão:

    Sendo a lua regente da 4ª casa, oposta a 10ª casa, não sera este posicionamento um pouco desconcertante?

    1. Olá
      A posição da Lua é auspiciosa porque, da 10ª casa, lança aspeto para a casa que rege, por isso, não é desconcertante, é antes muito positivo!

  2. Joana Guimarães

    Muito obrigada pelo esclarecimento ! eu e que ando um bocado desconcertada e queria encontrar uma resposta na astrologia.
    No meu navamsa tenho a minha lua (em gemeos tal como na rasi) na 4casa em conjunção com saturno. Uma vez que lua representa nesta casa bem- estar, lar e de estar em conjuncao com um malefico isso deprime um pouco a mente ou de trazer dificuldades no relacionamento com a mae. Acha que esta interpretação faz sentido?

    1. Em termos gerais, sim, mas é preciso ter uma visão global do horóscopo antes de tirar conclusões. Além do mais, há que contar com a natureza funcional dos planetas em causa pois um Saturno benéfico funcional produz resultados menos deprimentes.

  3. Joana Guimarães

    Pois e! nao sei bem como isso funciona” a natureza funcional dos planetas” penso que isso tb esteja associada a dignidade do planeta.

    Muito obrigada!

    1. Experimente ler este artigo que indica quais os planetas benéficos e maléficos para cada Ascendente: http://wp.me/p4zKAi-F
      No blog atuavidanosastros.com há uma série de artigos (12) em que se explica isto mais pormenorizadamente para cada signo Ascendente.

  4. Joana Guimarães

    Muito obrigada! Sim, ja tinha lido esse artigo… Alias guardo sempre os seus artigos em formato word para reler!
    Para o meu ascendente virgem (rasi) e peixes (navamsa) saturno e um funcional malefico e por isso este aspecto reforça o que eu ja tinha escrito relativamente a conjuncao de lua com saturno na 4 casa.

    Engraçado! sabe, eu identifico-me muito mais com o meu mapa navamsa do que a rasi! Na rasi tenho a maior parte dos planetas na 10ª casa e isso soa-me estranho!
    Eu acho que pelo facto de na navamsa ter venus debelitado na 7 casa ha dificuldades em entabular relacoes e de as manter. Acho que tudo isso parte da minha conjuncao de mercurio com ketu e da minha conjuncao entre lua e saturno. Sou uma pessoa essencialmente solitaria em que a minha companhia me basta.

  5. larissa

    olá eu realmente preciso da sua ajuda, minha lua é na casa 10 e no meu mapa gemeos está na casa 10 . minha vida está muito dificil porque estou com uma forte depressão deixei o colegio mas quero melhorar minha vida só que o que sinto minhas dores e tristeza não ajudam eu gosto muito de astrologia porque realmente parece comigo .. e minha profissão tbm eu queria muito q vc me ajudasse a entender meu mapa os aspectos dele e principalmente todas as areas e tudo que influencia no trabalho e sucesso e vc falou sobre a lua estar “brilhosa” e se ela n estiver ?

    1. Olá , os nossos votos de que a sua vida melhora, Larissa. Aconselhamos a leitura , no nosso outros site http://atuavidanosastros.com do menu «decidir a carreira» que preparámos cuidadosamente, com mais do que um artigo por signo Ascendente, para ajudar os leitores a compreender melhor esta área da sua vida.
      Adicionalmente, experimente ler também neste site o tema «ler as áreas de vida para cada signo Ascendente» onde encontrará uma base de interpretação também para a carreira, entre outras áreas de vida, para o seu Ascendente. Note que construímos este site para ajudar os leitores que, como a Larissa, desejam compreender a sua carta natal e continuamos a publicar artigos para esse objetivo.

      1. Larissa

        Mas… vc poderia me diz o que acha desse conjunto eu quero ser cantora e gosto de escrever músicas sobre a sociedade a vida tudo a nossa volta.. todos gostam muito . Acho q tenho muita criatividade também. Signo Lua mercúrio em câncer asc virgem lua na casa 10 gêmeos na casa 10

        1. Ter vários planetas na casa 10 indica de facto que a sua matriz de vida tem uma forte componente pública. Mas sem uma análise do estado dos planetas e da força global do horóscopo não é possível dizer mais nada de forma séria sobre os resultados disso.

  6. larissa

    obrigada por responder minhas perguntas eu fiz uma conta no site astrolink e lá esta dizendo que no equilibrio das casas, a casa com mais força é 10 (200) em seguida casa 11 e 5 e sobre o planetas a mesma coisa, o que voce acha 🙂 ?

    1. Os astrólogos da Jyotish estão de acordo em considerar a 10ª como a mais forte e importante, quanto às outras. em geral as trikona – 9ª e 5ª – são consideradas as casas mais importantes do ponto de vista da sorte, enquanto as kendra -1,4,7 e 10- são os pilares do horóscopo, por muitos consideradas como mais importantes ainda do que a 5ª e 9ª. Sugerimos que leia neste blog : casas kendra; casas trikona; casas upachaya e divisões do horóscopo, uma introdução, pois explicámos nesses artigos o essencial sobre essas casas. Também pode ler os seguintes artigos que explicam a relação entre a 10ª casa (e outras) no sucesso ou falta dele: http://wp.me/p4t1oq-12I; http://wp.me/p4t1oq-12Y http://wp.me/p4t1oq-14O http://wp.me/p4t1oq-14S

  7. pandora

    Olá
    A minha lua esta na casa 10, porém no seu signo de debilitação- escorpião. também está na fase nova.
    porém meus aspectos cruzados do mapa indicam muitas coisas contrárias do que se diz de uma lua na décima casa em escorpião- dizem coisas positivas
    tenho muito medo dessa minha lua, ela afeta muito na minha vida? o que eu faço para mudar o seu efeito? o que levo em consideração? obrigada

    1. é preciso lembrar que o horóscopo é uma sinergia entre todos os planetas. Temos um bom artigo para você ler «porque não me identifico com a minha Lua em Escorpião» no nosso outro blog A tua vida nos astros. Pode lê-lo aqui:http://wp.me/p4t1oq-cS

      1. pandora

        a senhora faz leitura de mapas? será que poderia analisar brevemente a minha lua, por favor? caso não, quanto cobra? tem outros artigos que você possa me recomendar?
        meu mapa tem coisas um pouco contraditórias a respeito da minha vida profissional e futuro, e ficaria eternamente satisfeita se eu conseguisse sanar as minhas duvidas….obrigada! paz

        1. Temos muitos artigos que podem ajudar a analisar a carreira. Sugerimos a série de artigos, muito completa, publicada no nosso outro blog http://atuavidanosastros.com, que você encontra no menu com a designação «decidir a carreira». É só escolher os artigos para o seu Ascendente. Para além destes , se procurar no blog, há muitos outros sobre esse tema, se tiver a paciência de pesquisar em «carreira». E não entre em pânico, o horóscopo funciona como um todo, a Lua é apenas um entre outros fatores, não tem peso absoluto.

  8. Carolina

    A lua em escorpião na casa 10º casa pode ser realmente debilitante ou pode se alternar de acordo com as outras colocações no mapa?

    1. não entendemos o que quer dizer com «alternar» a Lua em Escorpião está sempre debilitada ; os seus efeitos dependem de todas as outras configurações do horóscpo em especial os aspetos que recebe. Porém, essa condição torna-a fraca em termos constantes,para os aspetos materiais, isso é um facto.

  9. Talita Cohn

    olá. Tenho Lua C10 em capricórnio no meu Navamsha e que Saturno se encontra na C12 conjunto a Rahu. No meu Rasi, C10-escorpião está marte conjunto a Ketu. Este marte no Navamsha se encontra na casa 8 domiciliado. Que tendência eu teria para uma carreira? Tenho 34 anos e até hj eu não encontro motivação profissional. Poderia me ajudar? muito obrigada!

    1. Infelizmente não é possível fazer análise de horóscopo no espaço de comentário. Temos, no entanto, publicado, no nosso outro site https://atuavidanosastros.com artigos sobre esse assunto que pode consultar no menu «decidir a carreira». Há artigos para todos os signos Ascendentes. Esperamos que encontre informação útil para si.

      1. Talita Cohn

        obrigada.

        1. Gratos pela sua participação.

  10. Miranda

    Se a pessoa tiver a lua forte nessa casa, as mudanças de carreira são mais ou menos frequentes?

    1. astrologoaprendiz1

      A Lua forte permite, em princípio, mais estabilidade mas repare que o que se chama «forte» inclui um conjunto de fatores, não é julgado apenas pela posição no signo e casa.(um desses fatores é, por ex., o «brilho» da Lua, visto pela fase em que se encontrava no nascimento, além de outros aspetos recebidos, etc)

      1. Miranda

        No caso o signo o planeta se encontra domiciliado,no estado crescente recebendo aspectos de trigono de Vênus e sextil de Júpiter além de uma quadratura de Mercúrio. No caso , ela estaria mais forte ou mais fraca?

        1. astrologoaprendiz1

          Não é possível responder de forma fiável à sua questão, pois seria necessário analisar o mapa com as diversas «forças e fraquezas». Note que os aspetos que refere são os usados pela astrologia ocidental e não pela Astrologia Jyotish ( da Índia) que é seguida por este site.

          1. Miranda

            Agora eu descobri. A minha Lua recebe aspectos de Marte e Saturno. Sabendo disso , Qual é a noção básica acerca dessa questão?

          2. astrologoaprendiz1

            Não podemos dar análises de aspetos isolados no espaço de comentário.Mas pode encontrar alguma compreensão nos artigos das conjunções da Lua, que estamos a publicar.

Comments are closed.