A colocação de Marte na 9ª Casa do Horóscopo

lour

A colocação de Marte na 9ª casa do  horóscopo  produz efeitos que só podem ser determinados analisando a força e as casas que Marte rege no horóscopo. Damos a seguir uma visão geral  dos efeitos da colocação de Marte nesta casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Marte na 9ª Casa do Horóscopo

Quando Marte está colocado na 9ª casa os seus efeitos dependem muito  de quais as casas que ele rege no horóscopo. Para os Ascendentes Carneiro, Caranguejo, Leão, Escorpião, Sagitário e Peixes, em que rege boas casas, Marte pode dar muito bons efeitos, sendo que, para os quatro primeiros Ascendentes referidos , é um yogakaraka, dando fama, nome e riqueza ao nativo se estiver forte no horóscopo. Para o Ascendente Peixes forma um dhana yoga, trazendo riqueza. Quando Marte está colocado na 9ª casa do horóscopo e recebe o aspeto de planetas benéficos, os seus efeitos também são positivos. Neste caso o nativo  tem grande inclinação pela espiritualidade, pela religião e pela filosofia e pode aparecer como alguém com um pensamento original que aponta novos caminhos e novas formas de ver a realidade ,podendo tornar-se uma figura respeitada publicamente pela sua sabedoria.

Porém, quando Marte está na 9ª casa do horóscopo  nos restantes Ascendentes e sem receber o aspeto de planetas benéficos, a relação com o pai é fonte de sofrimento, seja porque o pai é doente ou tem uma vida cheia de dificuldades, seja porque morre cedo e o nativo sofre a perda do pai, seja ainda porque o relacionamento com ele é muito difícil e problemático. A sorte da pessoa é também severamente prejudicada por este planeta maléfico. O nativo não tem inclinação para os assuntos espirituais nem filosóficos  e pode ser muito dogmático nos seus pontos de vista, podendo mesmo ser fundamentalista, com a tendência para ver as coisas em termos simplistas de «preto/branco».

Marte beneficia da colocação na 9ª casa do horóscopo e, por isso, a pessoa com esta posição de Marte pode ter um sistema muscular muito forte, sangue forte , muita coragem para levar a cabo os seus empreendimentos, capacidade para as atividades mecânicas significadas por Marte. O aspeto que Marte lança para a 3ª casa, no entanto, prejudica os irmãos e a relação com eles. Esta posição também não beneficia os princípios e valores morais da pessoa, nem dá inclinação para fazer boas ações. Pelo contrário, os textos antigos dizem que o nativo com esta posição é «pecador» e este tem propensão para um relacionamento negativo com todas as figuras de autoridade, incluindo pessoas mais velhas e professores, podendo suscitar a censura destes pelas suas ações. As pessoas com esta colocação podem fazer muitas viagens durante a vida mas geralmente estas trazem problemas de vária ordem.

Quando Marte está colocado na 9ª casa no próprio signo – Carneiro ou Escorpião– ou no signo de exaltação – Capricórnio–  o nativo recebe grandes benefícios do pai. Este pode ser uma pessoa poderosa, rica ou muito influente e respeitada, podendo ser um governante ou militar. O nativo  com esta posição é uma pessoa com inclinação espiritual e gosto pelos assuntos religiosos ou filosóficos. Será uma pessoa com ambições bem definidas  e terá grande sucesso na realização dessas ambições.  Visitará muitos países estrageiros e obterá todo o conhecimento que desejar. Terá muita sorte e fará boas ações.

Quando, pelo contrário, Marte está colocado na 9ª casa no seu signo de debilitação- Caranguejo– a pessoa não tem sorte e terá que trabalhar duro para alcançar o que deseja. Segundo os textos antigos, não alcançará prosperidade.  A sua ambição é fraca e o nativo pode andar pela vida sem um caminho definido. A relação com o pai será muito problemática. Não se identifica com valores morais elevados e, por isso, pode ser propenso a fazer más ações. Não tem também qualquer interesse pelos assuntos espirituais nem religiosos . Não é  provável que realize muitas viagens a países estrangeiros mas, as que realizar, serão problemáticas. Como Marte significa os irmãos, a relação com eles é muito prejudicada com esta posição.

Marte na 9ª casa  está colocado em casa amiga. Esta posição de Marte não é favorável para o pai, indicando ferimentos para este, ou mau caráter do pai que pode ser violento. Estes nativos, quando ficam sem pai, podem ter  um padrasto que também tem comportamento agressivo ou violento. Pode ter uma carreira militar ou ter propensão para agir de forma violenta.  Nos casos em que Marte recebe bons aspetos, o pai pode ter uma disciplina de tipo militar, que impõe em casa. Tendência para desentendimento com o pai ou figuras de autoridade. Em alternativa, o pai pode ser uma pessoa que luta pelos direitos humanos, ou ter uma carreira competitiva na área do desporto, ideologia, etc.. Esta posição de Marte indica muitas vezes morte do pai cedo na vida.

A partir da 9ª casa Marte lança aspeto para a 3ª, 4ª e 12ª casas.  O aspeto para a 3ª casa indica o envolvimento em projetos, iniciativas, que lhe permitam deixar uma marca pessoal e movimenta-se para inovar e aplicar a sua inteligência de forma única em tudo o que aprende e comunica e permite obter riqueza usando os talentos pessoais. O nativo  tem um estilo assertivo e dominador ao comunicar. A relação com os irmãos pode ser complicada, este nativo só consegue dar atenção a  si próprio. Porém, em geral indica a existência de pelo menos um irmão mais novo.  O aspeto para a 4ª casa revela em geral um ambiente conturbado na infância e no lar, onde pode haver um ambiente muito competitivo e conflitos frequentes. O nativo pode ter tido um lar instável, com mudanças bruscas que impedem a estabilidade interior durante o crescimento.  O aspeto para a 12ª casa revela o esforço para vencer o medo do inconsciente e do desconhecido, podendo haver orientação a partir dos guias espirituais em alguns casos. Dá também  boa imaginação , que pode indicar talento artístico e perceção psíquica.

Estes nativos podem ser bastante agressivos com figuras de autoridade como professores, padres, figuras institucionais.  Podem não ter paciência para prosseguir estudos superiores nem para dar atenção à filosofia ou à religião. Podem usar os princípios aceites pela comunidade como forma de se promoverem a si próprios e alcançarem benefícios, apresentando por vezes uma postura hipócrita em relação aos valores morais.  A exceção acontece quando Marte está na 9ª casa no signo de exaltação, situação na qual o pai pode ser uma figura institucional respeitada e o nativo também segue uma carreira que lhe dá prestígio e admiração dos outros.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Marte na 9ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa cometerá ações pecaminosas.

Chamatkar Chintamani- o nativo será rico e afortunado mas  terá uma mente cruel. Os seus esforços não serão bem sucedidos.

Phaladeepika- as pessoas terão ciúmes do nativo se este for favorito do rei. O nativo não gozará de felicidade a partir do pai (porque este morrerá cedo) e causará tristeza e sofrimento aos outros.

Saravali-   o nativo será mau, violento, ateu e pecador mas receberá favores do rei (governo).

Marte dá os plenos efeitos aos 28 anos. Por essa altura poderá produzir eventos relacionados com a 9ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.