A colocação de Saturno na 9ª Casa do Horóscopo

hous

Saturno é o planeta mais maléfico  e a sua colocação na  9ª casa, a casa mais auspiciosa do horóscopo, arruína os significados dessa casa. Apresentamos a seguir os efeitos gerais da colocação de Saturno na 9ªCasa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 9ª Casa do Horóscopo

Quando Saturno está colocado na 9ª casa do horóscopo a sorte do nativo é desperdiçada e a pessoa terá dificuldade em encontrar solução para os problemas da sua vida e terá que trabalhar para obter qualquer conforto que desejar. Esta posição de Saturno também reduz ou anula  o interesse pelo conhecimento espiritual , filosófico ou religioso e, muitas vezes, este nativo tem dificuldade em  relacionar-se com as pessoas mais velhas, com os professores  e com os mestres ou figuras de autoridade. Segundo os textos antigos, embora o nativo tenha inclinação para comportamentos pecaminosos, reparará edifícios religiosos em ruínas, gastando o seu dinheiro e tempo nessa tarefa , isto apesar de este nativo não ter qualquer inclinação religiosa. Temos alguma dificuldade em entender esta indicação dos antigos.

Quando Saturno está colocado na 9ª casa do horóscopo a relação com o pai pode ser muito fria e distante. O pai pode também ter uma vida difícil. Se Saturno estiver associado com um maléfico ou se estiver fraco , o pai pode morrer cedo , tendo a sua longevidade diminuída. O inverso ocorre quando Saturno está forte e sem aflições: nesse caso o pai terá uma vida longa (Saturno é o planeta karaka – indicador- da longevidade). O aspeto do maléfico Saturno para a 3ª casa  traz também dificuldades no relacionamento com irmãos mais novos. As viagens também são prejudicadas. Saturno apenas dá bons resultados nesta casa quando está no próprio signo ou no signo de exaltação.

Quando Saturno está colocado na 9ª casa do horóscopo no próprio signo- Capricórnio ou Aquário– ou no signo de exaltação Balança nestes casos dá origem a poderosos Rajyoga, podendo trazer resultados muito positivos relacionados com a 9ª casa. A pessoa é altamente espiritual ou religiosa ou filosófica e será um buscador de  conhecimento espiritual. Será conhecido pela sua sabedoria e terá muita sorte. O pai também será uma pessoa poderosa e terá uma vida longa. O nativo terá um grande sentido de responsabilidade e será uma pessoa de princípios elevados, fazendo boas ações. A sua capacidade de liderança é notória. Poderá ser um asceta, ou buscador espiritual que deseja aperfeiçoar-se através de um caminho de abandono dos bens mundanos. Fará visitas frequentes a países estrangeiros ou entrará em contacto com esses países de diversas formas.

Quando , pelo contrário, Saturno está colocado na 9ª casa e no seu signo de debilitação- Carneiro–  a sorte é destruída. A pessoa terá grande dificuldade em obter conhecimento superior ou espiritual e não terá interesse em fazer boas ações nem  gastará tempo em  práticas religiosas. O pai pode ser doente, morrer cedo ou ter uma vida difícil e a relação com o nativo será problemática.  Este, por seu lado, será conhecido pela falta de sabedoria ou  pela sua insensatez. Não haverá viagens para países estrangeiros.

A colocação de Saturno, um planeta cuja energia resiste à mudança e constrói estruturas rígidas permanentes,  na 9ª casa favorece a manutenção do saber antigo considerado «perfeito» e impede que este seja alterado. Em suma, com Saturno na 9ª casa o nativo cultiva a ortodoxia e não há espaço para divergir. Prevalece o  «princípio da autoridade» como parâmetro fundamental do saber. Só há espaço para uma opinião, a que é considerada «oficial» e  «acreditada». Ora, isto deixa espaço para todos os fundamentalismos e esquece que o saber é sempre algo em construção, inacabado, imperfeito. Tudo o que saia fora desta conceção é dogmatismo que apenas pode legitimar alguns em termos de poder mas que, dificilmente permitirá o desenvolvimento humano. A fé substitui a razão e a reflexão. Mas, sem problematizar, é difícil compreender e aceitar a verdade do que quer que seja.

Quando Saturno está na 9ª casa o nativo tem um karma que limita o seu acesso ao pensamento crítico e à apropriação autêntica das causas e processos relacionados com o saber. Em vez disso, o nativo é levado  a aceitar um sistema de crenças e a propagar essa ortodoxia, acreditando, sem sentir a verdade. Os nativos aderem às crenças antigas de forma puramente formal, sem que a sua mente lhes adira por verdadeira apropriação da sua verdade. Em relação à religião, estas pessoas possuem crenças rígidas e dogmáticas.  As figuras de autoridade- pai, professores, padres, governantes- são vistos como os detentores da verdade à qual é preciso submeter-se.

Com Saturno na 9ª casa a filosofia desaparece para dar lugar á doutrina e à ideologia dominantes. Esta situação é diminuída caso haja outros planetas na 9ª casa ou quando esta recebe o aspeto de outros planetas benéficos.  Quando Saturno está no signo de exaltação ou no próprio signo (Aquário) esta influência torna-se mais mitigada embora continue a sentir-se a subordinação à autoridade como «critério de verdade». A transmissão do saber faz-se através de uma hierarquia rígida, não sendo possível fazer-se por outros canais «não oficiais». O nativo tende a considerar a religião  como uma forma poderosa  de organização social mas da qual estão ausentes quaisquer aspetos transcendentes. Desconfia por isso e receia a fé, como algo irracional, e os votos religiosos, que não compreende como compromisso para com a divindade.

Os nativos com Saturno na 9ª casa podem ter uma visão ascética sobre a vida espiritual. submetem-se a um «credo» e respeitam todos os rituais associados. Não há inspiração nem intuição neste tipo de experiência. Estes são os defensores da «leitura à letra» sem admitir quaisquer liberdades de interpretação ou reflexão pessoal acerca do que se diz. A «verdade» assim transmitida está mumificada e é inalterável. Apenas um significado pode ser aceite e esse está regulado num «catecismo»  ou «livro oficial» a ser adotado. Quando têm filhos, estes são «doutrinados» para crescerem de forma «respeitável» segundo a ortodoxia vigente.  Quando Júpiter lança aspeto para a 9ª casa estes aspetos melhoram bastante, havendo mais flexibilidade  e menos dogmatismo.

O aspeto de Saturno sobre a 11ª casa limita a entrada de dinheiro, diminuindo e tornando mais lentas as entradas de rendimentos. Também atrasa e dificulta as associações com amigos que podem ser úteis para a ascensão social e profissional . Com paciência, a pouco e pouco será possível obter ganhos através de investimentos, do mercado bolsista, etc.. Pelo aspeto que lança para a 3ª casa também reduz a possibilidade de ganhar através das iniciativas e empreendimentos pessoais e torna o indivíduo cauteloso, modelando a sua coragem. Já os efeitos do aspeto para a 6ª casa são positivos, havendo capacidade de vencer os inimigos e oponentes reduzindo a força destes para atacar o nativo e,  uma vez que também têm crenças tradicionais , também ajuda a manter o casamento, dificultando o divórcio. Um aspeto positivo é que Saturno na 9ª casa lança aspeto para casas upachaya, isto é, casas de crescimento  e, por esse facto, à medida que o nativo vai amadurecendo, os resultados vão melhorando.

Com Saturno na 9ª casa os nativos podem  ter que estudar a fundo os textos sagrados da sua cultura e isso pode ser muito penoso de fazer, lento e difícil. Estas pessoas relacionam-se com o pai e com as autoridades de forma formal, segundo as regras convencionadas. O pai pode ser distante ou ter-se separado do nativo há muito.  A religião pode ser experienciada como um fardo pesado e exigente, vivido apenas como uma formalidade. O nativo «recita» para os outros em vez de exprimir crenças verdadeiramente vivas. Mas, se Saturno receber o aspeto de Júpiter, com o tempo, à medida que vai estudando, pode também acumular uma experiencia religiosa mais significativa. Mas pode também rejeitar os rituais habitualmente ligados a momentos importantes da vida como o casamento, prescindindo da cerimónia religiosa e efetuando apenas a cerimónia civil.

A sabedoria que prevalece, quando Saturno está colocado na 9ª casa é a do senso comum. Nada de filosofias e pensamentos «transcendentais». Ao invés, há uma sabedoria pragmática, terrena, obtida pelas experiências de vida do dia a dia. Estes nativos podem desenvolver uma atividade meritória para com os mais desfavorecidos e pobres, os doentes, etc.. e são, em geral, honestos.

Saturno na 9ª casa indica um karma pesado para o pai. Este pode ter muito trabalho pesado, ter crenças negativas e pessimistas, ter medo de mudanças, etc.. Esta posição de Saturno também afeta os netos e, até certo ponto, os filhos, podendo atrasar o seu nascimento e pode haver responsabilidades pesadas em relação a estes.  O karma destas pessoas parece incluir a necessidade de desempenharem funções burocráticas ou administrativas em instituições e esses cargos são sentidos como um fardo extremamente pesado embora sintam ter o dever de os cumprir.

Os nativos com Saturno na 9ª casa podem ter sido padres anteriormente e podem ter perdido a fé no divino e em si próprios, confrontando-se agora com a dúvida sobre a natureza da religião, que tendem a considerar como mera construção cultural e social.  O ceticismo em relação à conceção espiritual da vida leva a uma visão puramente formal e vazia da religião e do sagrado. Perderam a capacidade de sentir o divino no interior de si próprios e questionam-se se a religião será algo mais do que um conjunto de cerimoniais criados pelos homens e se haverá realmente uma expressão do divino nos textos e doutrinas religiosas. A sua lição kármica consiste em encontrar em si mesmos a fonte do divino para lá do formalismo da «letra morta» da religião.  Para os que acabam por ouvir essa «voz» da sabedoria no interior de si próprios, volta a nascer a «fé» que nada mais é do que a esperança e a confiança de que nenhum ser humano está realmente sozinho.

Quando Saturno está colocado na 9ª casa no próprio signo, ou exaltado , ou ainda nos signos de Mercúrio e Vénus, resultados satisfatórios podem ser alcançados em profissões altamente hierarquizadas como numa instituição religiosa, universitária, governamental. Apesar disso, haverá em geral pouca satisfação pessoal pelo trabalho aí realizado.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 9ª Casa do  Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa será abençoada com filhos, riqueza e felicidade.

Chamatkar Chintamani- o nativo terá uma mente cruel. Terá devoção pelo Yoga Shastra (prática de yoga) e pela renúncia.

Phaladeepika-  o nativo será desafortunado, não terá filhos, será pobre e não terá pai. Será ateu e terá inclinação para o mal.

Saravali –  o nativo terá pouca riqueza, não terá filhos, será infeliz e  será uma pessoa que cria problemas aos  outros.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos pelo que nessa altura poderá produzir efeitos relacionados com a sua colocação na 9ª casa  e de acordo com a sua força no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.