A Colocação do Sol na 10ª Casa do Horóscopo

famos

A 10ª casa é uma casa de crescimento (upachaya) e os maléficos dão excelentes resultados nestas casas. Além disso, a 10ª casa representa o  ponto máximo do brilho do Sol por isso este está bem colocado nesta casa. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação do Sol na 10ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação do Sol na 10ª Casa do Horóscopo

Quando o Sol está colocado na 10ª casa do horóscopo o nativo pode alcançar grande visibilidade na carreira e em todos os seus empreendimentos. De acordo com os textos antigos, esta colocação do Sol traz sucesso na educação e na aprendizagem . (o Sol lança aspeto para a 4ª casa, uma casa relacionada com a educação). A fama está também ao alcance,  desde que o Sol esteja forte.  Quando está colocado na 10ª casa o Sol adquire força direcional (Dik Bala) e é também o karaka desta casa, o que faz com que esta seja a sua melhor posição, desde que esteja forte.

Quando o Sol está colocado na 10ª casa a pessoa tem o desejo de sobressair numa carreira ou numa qualquer forma de vida pública em que o seu nome se torne conhecido e respeitado. O desejo de fama é inerente a esta posição do Sol. Quando o sol recebe bons aspetos  o nativo sobe com facilidade na carreira atingindo uma posição de autoridade ou de liderança em alguma área. Segundo os textos antigos, se o Sol recebe o aspeto de 3 planetas, a pessoa atinge notoriedade junto do governo , fará boas ações , distinguir-se-á pela sua coragem e bravura e obterá uma boa reputação. Poderá  também conquistar grande poder e popularidade. A política e uma posição de liderança no  governo podem  estar ao seu alcance. Também poderá tornar-se médico ou químico.

Quando o Sol está colocado na 10ª casa do horóscopo, lança aspeto para a 4ªcasa, que representa a mãe e, como se trata de um planeta maléfico natural, esta posição prejudica a relação com a mãe. Porém, a relação com o pai, significado pelo Sol, é boa e o nativo alcançará riqueza. O nativo será ainda dotado de qualidades associadas ao Sol: grande confiança em si próprio,, determinação, ambição e força.

Quando o Sol está colocado na 10ª casa e no seu próprio signo – Leão– ou no signo de exaltação- Carneiro– todos os benefícios referidos são aumentados e é de esperar que, se o Sol estiver forte, o nativo alcance grande fama e reputação. Pode tornar-se um político de alto gabarito e adquirir grande poder. Também obterá riqueza  e sucesso em tudo o que fizer, estando destinado a não passar despercebida a sua passagem pela existência. Segundo os textos antigos, obterá sucesso devido às sua qualidades e realizações pessoais.  Será muito popular e estimado e terá também vida longa e o mesmo sucederá com o seu pai, que também será uma pessoa muito influente e/ou poderosa e rica e também terá grande longevidade.

Quando, pelo contrário, o Sol está colocado na 10ª casa mas no seu signo de debilitação- Balança  ou de algum outro modo enfraquecido, por exemplo por estar colocado no signo de um maléfico ou associado com um maléfico, a pessoa encontrará obstruções na sua carreira e, segundo os textos antigos, a pessoa fará más ações e terá uma conduta imoral. Terá falta de confiança em si mesmo e falta de autoridade e de poder. Poderá ter dificuldade em  encontrar um emprego estável, mudando de emprego muitas vezes ao longo da vida em profissões diferentes. Será difícil ganhar dinheiro e poderá haver vários fracassos no plano profissional. O nativo terá  um relacionamento negativo com o pai e este também pode ter uma vida cheia de dificuldades.

O Sol na 10ª casa obtém a força dig bala e, quando é forte, pode trazer fama e reconhecimento aos nativos. Esta posição do sol dá a máxima visibilidade à pessoa, que pode alcançar uma posição social elevada na Política e em todos os papeis em que se ocupa cargo público, podendo tornar-se um ícone altamente admirado por todos. Pode ter um alto cargo executivo e de liderança  em alguma instituição grande e altamente reputada na sociedade. Porém, simultaneamente e ,apesar da tendência para se tornar o único poder, o Sol na 10ª casa, uma casa de cooperação social, vai situar-se no contexto de uma hierarquia de poderes e não num único poder central.  Mas, mesmo assim, o nativo com esta posição do sol é em geral alvo da admiração dos subordinados e pessoas em níveis sociais inferiores. Poderá escapar às regras gerais vigentes nas organizações de que faz parte pois tende  a individualizar as suas formas de ação. Estas pessoas dão-se muito bem em papeis executivos em que as decisões fundamentais lhes são atribuídas. Desempenham os seus papeis de forma independente, gostando de fazer parte de uma elite que faz as suas próprias regras. Quando o Sol é forte, destacam-se claramente na sua área de atuação. São também muito autoconfiantes e não têm medo de tomar decisões, mesmo em situações extremas.  Estas características são mais evidentes quando o Sol está colocado num signo de Júpiter ou com a sua regência.  Mas pode haver algum confronto entre a independência destes nativos em relação às regras sociais vigentes e à ausência de respeito por estas. A energia independente do Sol precisa de lutar contra o conformismo às regras estabelecidas representadas por Saturno que rege a 10ª casa e, deste modo, ao prestígio e visibilidade que a pessoa alcança, opõe-se sempre uma parte da sociedade, que rejeita o nativo ou  reclama pela inobservância das regras sociais.  Estas pessoas, são, no entanto, lideres  naturais, embora nem sempre desejem liderar, devido ao seu espírito independente.  Por vezes enfrentam problemas devido aos privilégios que gozam na sua posição elevada, que foram em geral colocados por indivíduos das massas que não têm acesso a tais privilégios. Estas pessoas dão-se melhor em papeis individualizados do que na chefia de qualquer hierarquia ou elite onde têm a propensão  para fazer as coisas a seu modo em vez de cumprirem as regras estabelecidas. E podem ter problemas legais por causa disso. Podem, nesse caso, ser populares no seio das elites mas não em relação ao público em geral.

O pai destes nativos é, com frequência, alguém com grande visibilidade social.

Segundo os clássicos, o Sol na 10ª casa leva a pessoa para o centro do poder e permite alcançar uma posição  de topo no governo ou administração. Os nativos são diretos na argumentação, focando-se no essencial  e compreendem as intenções dos outros de forma intuitiva. Obtêm sucesso nos negócios ou atividades profissionais, ganhando muito dinheiro. Não gostam de bajulações no convívio social. Podem ter problemas constantes com a saúde da mãe e sentir remorsos pela separação em relação aos amigos ou parceiros. Atingem o sucesso através de trabalho árduo. Tendem a ser solitários e terem poucos amigos. Esta posição confere riqueza e sucesso, amor pela arte e pela música,  uma boa educação, talento e generosidade, inteligência e firmeza. Nasceram para atingir o topo na carreira , fama e profissão. Mas serão separados dos que lhes são próximos, de quando em vez; a mãe terá muitas doenças e o nativo também  poderá ser  doente na última parte da vida.   Esta posição do Sol vitaliza a dimensão social da vida destas pessoas que são admiradas pelos outros por , entre outras coisas, gostarem de trabalhar pelo bem comum. Têm um grande sentido de responsabilidade e grandes capacidades de organização. A sua personalidade é dominante mas também conduzida de forma ética.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação do Sol na 10ª Casa do horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa será feliz e poderosa.

Chamatkar Chintamani- o nativo obterá sucesso no seu trabalho como um rei. Terá mau relacionamento com a mãe, que estará fora das suas relações. Viverá sempre  preocupado mentalmente.

Phaladeepika-  o nativo será abençoado com filhos e terá todos os confortos dos veículos. Será sábio, rico, poderoso e com excelente reputação.

Saravali-  o nativo será abençoado com filhos e será rico e sábio. Gozará do conforto de veículos. Atingirá o sucesso na profissão, ninguém o vencerá , será nobre e atingirá uma elevado status.

O sol produz plenos efeitos aos 22 anos. Por essa altura podem surgir eventos relacionados com a sua posição na 10ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

16 Replies to “A Colocação do Sol na 10ª Casa do Horóscopo”

  1. Olá, conheço meu Mapa Astral, há no mínimo uns 30 anos; Tenho na 10ª Casa, Jupter, Mercúrio, urano e quiron, sol e Venus, na 11ª casa, Leão na 3ª casa, e Saturno na 9ª casa; Sou Advogada, e tenho muita habilidade com comunicação e com o público; mas nunca consegui ganhar dinheiro, de forma estável…pode me explicar, o que está faltando por favor
    Obrigada
    Dione Neves de Melo

    1. Seria necesário analisar o seu horóscopo total e isso não é possível neste espaço. Talvez possa entender isso melhor lendo a série de artigos no menu «ler as áreas de vida por Ascendente», «ler a carreira» tendo em conta os eu signo ascendente.

    1. Cara Melissa
      Esperamos que possa encontrar a sua resposta,tirando partido dos ensinamentos que vamos publicando neste site. Explorar o próprio mapa astrológico é um fascinante instrumento de auto desenvolvimento pessoal.

  2. pois é, mas não sinto essa influencia boa de mercurio, pelo contrario, sinto dificuldade de comunicação, sou timida e quieta, por isso achei que ele poderia estar combusto, mas em questão de astrologia na verdade ainda sou meio leiga. Só continuo achando estranho ter sol lua e mercurio na 10ª casa e ainda assim ter tanta dificuldade no lado profissional…a coisa não desenvolve!
    Obrigada pela resposta

  3. Que estranho, tenho sol na decima casa mas ao contrario do que se diz minha vida profissionak sempre foi um fiasco, não consigo parar em emprego e no momento estou desempregada. Acho que meu sol deve estar mal posicionado…sou do signo de peixes.Sobre o relacionamento com a mãe, é verdade, nunca nos demos bem.

      1. Cassia talvez a razão do pouco sucesso que refere- digo talvez porque seria necessário analisar todo o horóscopo- seja Mercúrio, o regente do Ascendente, estar fraco, o que acontece com alguma frequência , trazendo dificuldades no sucesso para o nativos com Gémeos ou Virgem no Ascendente.

          1. Cassia não entendemos o seu medo, Mercúrio até está muito bem colocado na 10ª casa! A menos que esteja fraco e receba maus aspetos, ou esteja combusto pelo Sol. Mas não se esqueça de que a combustão não é sempre sentida , se houver outros fatores benéficos no horóscopo. Conhecemos quem tenha Mercúrio a 2º do Sol e tem uma inteligência acima do normal e sucesso também. É por isso que dizemos sempre que o horóscopo deve ser visto como um todo.

    1. Caro Vinícius , a única coisa que podemos dizer com certeza é que o plano da profissão e a sua visibilidade no mundo são experiências importantes na sua vida. Como compreende, uma resposta séria à sua questão exige a análise global do horóscopo. Convidamo-lo a consultar o menu «ler as áreas de vida por Ascendente», escolher o seu Ascendente e atrever-se a começar a estudar o seu horóscopo a sério. Foi para ajudar os leitores a fazer isso que iniciámos este blog.

    1. Antes de mais, Natália, não leia isso de forma absoluta. O horóscopo é como uma partitura, em que todos os planetas soam a sua música e cada um deles entrelaça-se com os outros. De qualquer modo, os problemas de relacionamento entre mãe ou pai e filhos encerram sempre algumas lições fundamentais que ambas as partes precisam de aprender. Assim, o melhor é tentar perceber porque é que precisam ambos de viver esse relacionamento problemático? a simples consciência disso pode ajudar na solução…

Deixe um comentário. ajude-nos a melhorar