A Colocação de Ketu na 10ª Casa do Horóscopo

char

A colocação de Ketu na 10ª casa não prejudica a carreira nem o sucesso mundano mas dá à pessoa a inclinação para romper com todas as regras estabelecidas em relação a esta área de vida. A seguir damos uma visão geral dos efeitos da colocação de Ketu nesta casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 10ª Casa do Horóscopo

Quando Ketu está colocado na 10ª casa do horóscopo o nativo sente o desejo de romper com a ordem social existente e pode ser excêntrico  e revelar total indiferença pelas convenções , pela ordem, hierarquias e estruturas sociais. A pessoa deseja ser livre e pode mesmo ter tendências anárquicas, colocando-se à margem das regras sociais geralmente aceites.

A 10ª casa é uma casa de crescimento (upachaya) e, por isso, sendo um maléfico, Ketu dá bons resultados na profissão. Mas a pessoa prefere ser patrão de si mesmo e dificilmente se adapta a um emprego institucional e às suas regras, preferindo trabalhar por conta própria e não tem  normalmente um emprego certo com salário fixo. Prefere aceitar trabalhos independentes e receber por cada um. Dificilmente esta pessoa aceita trabalhos no governo ou em instituições hierarquizadas e altamente organizadas. Prefere ter liberdade de movimentos e  ter uma carreira independente.

Apesar de estes nativos não se importarem muitas vezes de transgredir a lei, na maior parte das vezes safam-se sem sofrer consequências por isso. Mas estas pessoas não têm que ser forçosamente fora da lei, podem simplesmente estar fora do alcance normal das leis que não se lhes aplicam , como sucedeu muitas vezes no passado com altas figuras do clero e da monarquia ou como acontece em algumas culturas com os «homens santos». O facto de lhes ser reconhecido o estatuto de seres diferentes dos comuns, aceita também esta exceção.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa a pessoa não liga nem às convenções nem aos limites no que se refere ao seu comportamento e àquilo que é considerado socialmente como correto ou incorreto . Mas este comportamento não se deve a nenhuma resistência muito ativa por parte do nativo é antes fruto da ausência de desejos de Ketu, que faz com que a pessoa se mantenha mais ou menos inerte em relação ao que se passa na área de vida afetada pela presença deste planeta sombra. Este desliga a pessoa, neste caso das regras e convenções sociais. Isto sucede mesmo quando Ketu está aflito na 10ª casa e tem efeitos adversos na carreira, conduzindo ao fracasso: o nativo observa como se isso não lhe acontecesse verdadeiramente a si, assistindo ao seu próprio aniquilamento profissional sem fazer nada para o evitar.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa, o nativo pode ser desligado da família do pai. Quando a 10ª casa está forte o pai pode ter recursos e o nativo pode viver explorando esses recursos, ao mesmo tempo que não se interessa por alicerçar a sua carreira em bases sólidas.

Quando Ketu está  colocado na 10ª casa e a Lua está aflita no horóscopo a vida do nativo passa por altos e baixos, com períodos de ganhos materiais e outros períodos problemáticos em que ocorrem perdas.

Os nativos com a colocação de Ketu na 10ª casa têm uma capacidade inata para lidar com o público e para conhecerem as suas necessidades, porém, sentem muitas vezes uma insatisfação total pela vida profissional, o que gera muitas mudanças a este nível .Têm dificuldade de gostar do que fazem na vida profissional. Por vezes esta posição de ketu produz humilhações na vida profissional. Quando Ketu está colocado num bom signo, a pessoa pode usar os recursos de que dispõe para o benefício social. Quando colocado num mau signo Ketu pode produzir problemas , sobretudo quando colocado  em signo inimigo ou nos signos do Sol e da Lua. Neste caso  o nativo pode confrontar-se com  dificuldades estranhas ou ser vulnerável  a pessoas de caráter enganador. Pode haver interesse pela sabedoria espiritual.  Esta posição também revela uma proximidade muito forte com a mãe.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa nos signos de Peixes , Sagitário ou Escorpião, ou está em movimento estacionário direto ou direto, o nativo terá uma excelente reputação e pode ser famoso. Pode ter uma natureza ascética ou espiritual e terá uma carreira de sucesso.

A colocação de Ketu na 10ª casa indica que o nativo, nesta vida, não sente interesse por ocupar altos cargos ou desempenhar funções de liderança, ocorrendo frequentemente que abandone um cargo desse tipo a certa altura na carreira. Quando ocupa posições de responsabilidade revela indecisão e falta de capacidade de afirmação e liderança. Estas pessoas não sentem qualquer apetência por organizar,  hierarquizar, fazer cumprir regras nem se interessam pela designada  ordem social.

A posição de Ketu na 10ª casa não prejudica a carreira nem os ganhos  mas induz o nativo a procurar manter-se desligado do «sistema» social e da sua organização ou de instituições , administração pública, etc.. preferirá trabalhar por conta própria e ser independente.  Mas, se houver outros planetas em conjunção com Ketu ou se o regente da 10ª casa for forte, o nativo poderá desempenhar cargos em que ocupa posições de topo na  organização. Mas a experiência mostra que, mesmo nesses casos, a carreira passa por momentos em que há abandono do cargo por falta de interesse. É por isso que esta posição de Ketu se encontra em muitas pessoas que trabalham por conta própria e é rara em nativos que trabalham para instituições ou para a administração pública. Estas pessoas trabalham também muitas vezes fora do sistema social e sem serem abrangidas por este. A razão tanto pode ser porque trabalham de forma clandestina como por terem privilégios especiais e  desse modo as leis não se lhes aplicam.

Ketu na 10ª casa não tem interesse nem respeito pelo status de certas posições mas isso não significa que o nativo não alcance essas posições pois se o seu dispositor for forte e impelir para procurar riqueza e status, será isso que o nativo fará. Mas atuará como «testemunha» desse processo e não como agente consciente do mesmo. E, como estas pessoas não sentem qualquer impulso para estabelecer conexões com os outros no plano profissional e social, tais posições acabam por fracassar por falta de envolvimento do nativo nos papéis requeridos. A ligação à carreira é assim frágil  e a reputação acaba por sofrer ao longo de tempo, sobretudo quando o indivíduo desrespeita os deveres institucionais e se esquece de os cumprir ou não quer saber de os cumprir.

Os nativos com Ketu na 10ª casa têm muitas vezes pais com recursos financeiros e não se importam de explorar esses recursos, não sofrendo, em geral, efeitos negativos por causa disso. Existe também afastamento em relação à família do pai.  Os pais do nativo podem, por sua vez, revelar grande ambição e desejo de se elevarem socialmente (Rahu na 4ª casa).

Quanto ao nativo, não apenas revela apatia em relação aos privilégios sociais e à reputação pública como, muitas vezes, as suas ações  procuram impedir que tais situações de reconhecimento a seu respeito possam surgir. Os pais destas pessoas são muitas vezes estrangeiros a tentar estabelecer-se no país e a procurar ascender socialmente. Nessa busca, podem manipular ou explorar o nativo de algum modo para alcançar os seus objetivos.

Assim, pela sua apatia, o indivíduo  com Ketu na 10ª casa está desconetado das fontes que outorgam dignidade e respeitabilidade na imagem pública. O seu sucesso material  torna-se assim grandemente afetado e é impossibilitado pela sua própria desistência e indiferença. Não obtém respeito nem consideração dos outros no que se refere ao sucesso material. Porém, pode alcançar esse sucesso no plano espiritual, como asceta ou «santo»- ao desligar-se dos privilégios materiais e de todas as honrarias que os seres humanos procuram em geral na sociedade, estas pessoas podem então dedicar-se a uma purificação espiritual que não respeita outros limites que não os seus próprios. Mas é preciso ver o dispositor de ketu. Quando atinge esse estado de purificação e de vida, o nativo pode tornar-se uma fonte de inspiração para outros , mesmo sem se dar conta disso.

A posição de Ketu não afeta necessariamente os ganhos, se as casas com estes associadas (2, 5 , 9 e 11) estiverem fortes ou se alguns dos seus regentes estiverem em aspeto. Pode também haver grande reputação e riqueza com a posição de Ketu na 10ª casa mas,  simplesmente, o nativo não lhes dá grande importância. Se as casas de riqueza forem fracas, poderá haver perda de riqueza com esta posição de Ketu.

Os nativos com Ketu na 10ª casa são excêntricos na forma como se comportam em público. Não ligam ao protocolo e não respeitam as regras sociais vigentes. Também não têm em geral uma carreira vulgar e podem trabalhar mais por projetos do que ter uma carreira convencional e estável.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa a reputação do nativo e a sua carreira conhecem muitos altos e baixos.  Encontrará muitas oposições e poderá também associar-se a pessoas de caráter duvidoso e isso repercute-se na carreira e na imagem pública que os outros formam de si.  Ketu nesta casa também indica possíveis problemas com o governo e as autoridades. O nativo com esta posição pode revelar matérias e segredos sensíveis e criar, por causa disso, muitos inimigos, podendo mesmo ser considerado persona non grata pelas autoridades e instituições.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa apenas favorece a imagem pública obtida pelo trabalho realizado nos bastidores, como acontece com a investigação de algum tipo, como o trabalho científico não exposto à vida pública. Todo o trabalho realizado em isolamento do mundo pode ser bem-sucedido  (investigação, escrita, etc.)

Conforme os aspetos recebidos por ketu pode haver perda de reputação e escândalo devido a más associações entre o nativo e outras pessoas consideradas indesejáveis pela sociedade. Ketu na 10ª casa revela falta de consideração pelas convenções e regras sociais , pelas hierarquias, etc., e isso prejudica obviamente a posição que estas pessoas  podem alcançar na sociedade. Pode, desse modo considerar-se que, para terem sucesso, devem trabalhar sozinhas.

Ketu na 10ª casa afeta a ligação com a família : esta tende a ter o nativo em má conta e pode mesmo rejeitá-lo.  Este também tende a estar separado e a sentir-se separado da família. Estes nativos tendem a ser verdadeiros quando falam embora possam ser inconvenientes em termos políticos ou sociais pois gostam de revelar os «podres» que acontecem sem as pessoas saberem, na esfera do governo ou das instituições. O aspeto de Ketu para a 2ª casa pode tornar  os nativos dependentes de substâncias estupefacientes ou álcool, especialmente se o regente da 10º casa estiver colocado numa casa dusthana.

Os nativos com Ketu na 10ª casa podem atingir altas posições (Rahu aspeta a 10ª ). Mas podem ter muitos inimigos que enfrentam muitas vezes em tribunal.  Podem também ter doenças nos intestinos, ()Ketu lança aspeto para a 6ª casa) sobretudo devido a uma alimentação desequilibrada . As dívidas também podem aumentar devido a gastos impensados.

De modo geral, a exposição destes nativos a uma vida pública traz problemas, escândalos e perda de posição e reputação.

Segundo os clássicos, Ketu na 10ª casa causa desajustamento às condições da vida social e profissional. O nativo não se interessa pelos comportamentos do ponto de vista formal  e apenas dá o seu respeito quando sente que a pessoa o merece por si mesma e não pela posição social ou profissional que ocupa. Estas pessoas rejeitam também o que dizem ser a hipocrisia social e esta postura traz-lhes ressentimento por parte dos outros. Ketu dá  inteligência e sensibilidade religiosa.  O nativo conhece bem os textos sagrados e os seus significados ocultos (esotéricos). Pode, no entanto, sentir-se desafortunado. Pode  também ter propensão para quedas e acidentes com veículos e pode ter problemas com ladrões. Gosta de música e de tocar instrumentos musicais, Não recebe apoio nem dinheiro.  Pode sofrer perda de reputação devido a ações fraudulentas.

O Que Dizem os Clássicos  sobre a Colocação de Ketu na 10ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo será desafortunado e viverá em tristeza. Não receberá felicidade do pai. Destruirá os inimigos se Ketu estiver em Carneiro, Virgem ou Escorpião.

Phaladeepika-  o nativo fará más ações mas será famoso pela sua coragem.

Ketu dá os plenos efeitos aos 48 anos e, por essa altura pode produzir eventos relacionados com a sua colocação na 10ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

6 Thoughts to “A Colocação de Ketu na 10ª Casa do Horóscopo”

  1. edna

    Ketu em capricórnio é ruim para a vida profissional?

    1. Depende da casa em que se encontra Ketu e dos aspetos que recebe ou envia para as casas relevantes para a profissão. Os artigos que publicamos dão apenas as indicações gerais, é preciso analisar globalmente o horóscopo. Pelos elementos que refere apenas se pode dizer que não está mal colocado no signo de Saturno embora não seja a melhor posição.

  2. Giancarlo Giocondo

    Ketu em aquário na casa 10 é um bom posicionamento?

    1. A colocação de Ketu na 10º casa pode indicar muito sucesso na carreira, sobretudo se Ketu estiver sozinho. Quanto à colocação por signo, embora haja muita controvérsia sobre esta questão, os signos onde Ketu dá melhores resultados são os de Marte- Escorpião- e Júpiter- Sagitário e Peixes. Aquário é uma boa posição para Rahu mas não muito boa para Ketu embora haja alguns astrólogos que considerem as mesmas posições para ambos os nodos e, neste caso, esta seria também uma boa posição. Nós distinguimos, no entanto, as posições de Rahu e Ketu no horóscopo. Mas use a sua experiência para decidir qual das leituras está mais de acordo.

  3. Rosana

    Ketu na casa 10 em capricórnio indica fama na profissão?

    1. Pode indicar, na medida em que, segundo alguns, Capricórnio é o signo mooltrikona de Ketu, tendendo a produzir bons resultados.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.