A Colocação de Rahu na 10ª Casa do Horóscopo

mnb

A colocação de Rahu na 10ª casa, tal como sucede com outras colocações dos nodos lunares, merece poucos comentários dos textos clássicos. Porém, a experiência astrológica indica vários aspetos relevantes sobre esta colocação de Rahu. Seguidamente  damos uma visão geral dos efeitos da colocação de Rahu na 10ª casa.

Efeitos da Colocação de Rahu na 10ª Casa do Horóscopo

A colocação de Rahu na 10ª casa é uma das melhores pois trata-se de uma casa de ação e de realização mundana e Rahu tem exatamente esta característica mundana e ambiciosa. É também uma casa de crescimento (upachay) e os maléficos dão aqui bons resultados. Esta colocação de Rahu produz um anseio muito forte por uma carreira que receba a aprovação institucional e do público e a obtenção dos privilégios que lhe estão associados. Se Rahu estiver também num bom signo e se não sofrer aflições, a pessoa pode atingir uma elevada posição na carreira que lhe dê nome, reputação e fama.  Quando bem colocado nesta casa, Rahu favorece a realização de grandes ambições profissionais  e, por sua vez, estas serão de grande utilidade pública. O nativo é muito trabalhador e atinge facilmente uma posição elevada de liderança e/ou autoridade . Segundo alguns textos clássicos, esta posição de Rahu indica uma pessoa que prefere a companhia de pessoas de cultura diferente da sua, talvez porque  Rahu indica sempre o rompimento com tabus, ou  a preferência por  modos não habituais e que infringem a visão conservadora dos assuntos significados pela casa onde se encontra. Porém, isto acontece com a particularidade de que o nativo disfarça muito bem a sua forma «contra o status quo» e recebe a admiração dos outros pela sua atuação, mascarando a sua verdadeira maneira de pensar ou não sendo penalizado por ela.

Segundo alguns textos clássicos, a colocação de Rahu na 10ª casa indica um nativo que  tem contactos sexuais com viúvas e mulheres de baixa condição, e que vive em «espeluncas», o que só pode perceber-se devido à presença de Ketu na 4ª casa, que provoca falta de interesse pela propriedade de casas, mas estes nativos desejam intensamente obter todas as  benesses de uma elevada posição na sociedade, no plano da visibilidade institucional. Estes textos adiantam ainda que estes nativos terão poucos filhos e que serão corajosos, podendo mesmo ajudar a sustentar os pais.

Quando Rahu está colocado na 10ª casa, o nativo ambiciona ser um líder e obter prestígio através de cargos executivos ou posições institucionais que produzam o reconhecimento e a admiração dos outros, em cargos institucionais elevados como posições administrativas em grandes organizações, cargos governamentais ou na justiça e outras posições de elite da sociedade. Nesta posição, Rahu não deseja apenas obter sucesso, deseja que este seja legitimado pelo público e obtido através do exercício de deveres públicos e institucionais. Muitas vezes os nativos sobem fulgurantemente em relação à sua posição social de partida, usando métodos não usuais de exercício das suas funções. Esta posição também pode indicar circunstâncias extraordinárias ou não habituais em relação ao pai do nativo.

Quando Rahu está colocado na 10ª casa, o nativo pode desejar obter todos os privilégios das elites que ocupam as posições de topo na hierarquia do estado ou das organizações de modo a alcançar poder e influência na sociedade independentemente dos seus méritos reais . Alcança normalmente a aprovação pública, ao mesmo tempo que mascara a sua real maneira de ser e pode revelar total ausência de interesse pelo bem geral da sociedade. Isto no entanto depende da posição de Saturno, o planeta regente de Capricórnio, o signo correspondente à 10ª casa.  Se Saturno não estiver bem colocado, Rahu nesta posição indica que o nativo obtém de forma não merecida todos os privilégios de quem ocupa as mais altas posições sociais mas que na verdade apenas pensa  na sua própria gratificação pessoal. Isto é corrigido quando Saturno está a ocupar uma casa kendra ou está numa casa kendra em relação a Rahu. Neste caso Rahu produz um indivíduo que deseja alcançar esses privilégios através do contributo real para a melhoria da sociedade e devido ao mérito do seu trabalho. Se, por outro lado, Saturno está fraco no horóscopo, a pessoa pode perseguir o poder apenas pelo amor desse poder e sem preocupação nenhuma pelo bem estar social.

Quando Rahu está colocado na 10ª casa nos signos de Virgem, Touro, Gémeos ou Aquário, ou está estacionário direto ou direto, a pessoa pode ter uma carreira extraordinariamente influente e de sucesso. Será muito ambiciosa e alcançará a fama e o seu trabalho beneficiará toda a sociedade.

Quando, pelo contrário, Rahu está fraco no horóscopo, o nativo pode ser preguiçoso, fazer más ações e ter uma carreira irregular, não obtendo fama nem o respeito da comunidade. Haverá dificuldades na vida, sobretudo na carreira e o nativo pode ter que enfrentar muitos inimigos que lhe obstruirão o sucesso. Os pais podem ter má saúde, especialmente a mãe e a pessoa terá uma vida em geral sem felicidade nem bem estar.

Rahu na 10ª casa aspira a alcançar uma elevada posição social e profissional. Normalmente o nativo procura ascender numa hierarquia de prestígio, à mais elevada posição, ou obter um cargo com grande visibilidade pública, de liderança de topo na qual assume muitas responsabilidades. Anseia por uma imagem de respeito, dignidade e cumprimentos das regras estabelecidas.  Pode querer atingir os mais altos cargos da sociedade, como os do governo.

Uma nota desta posição é o desejo de visibilidade pública destes nativos que querem ser conhecidos e reconhecidos pelo seu mérito. Adotam em geral uma imagem institucional e cumpridora e aspiram a ser líderes máximos na sociedade em que vivem. Têm a paixão da autoridade, do poder que decide e executa. Apesar do caráter disruptivo de Rahu, este adota a imagem de alguém que deseja manter a ordem estabelecida, respeita as leis e tem o respeito dos que estão abaixo da sua posição. Porém, Rahu introduz ruturas nessa ordem, misturando outras influências culturais e , desse modo, inevitavelmente acaba  por quebrar essa ordem social.

O nativo com Rahu na 10ªcasa assume o cumprimento das regras sociais e aspira a obter os máximos privilégios da sua posição em troca de assumir os fardos institucionais que lhes estão associados. Porém, a menos que Saturno esteja forte no horóscopo e colocado numa casa kendra ou em aspeto com Rahu,  estes nativos desejam os privilégios e o reconhecimento público mas não têm verdadeiro interesse pelas responsabilidades associadas aos cargos e privilégios desejados. Se Saturno estiver fraco ou debilitado, estas pessoas podem ter a sede do poder apenas pelo desejo de poder, sem qualquer intenção de prestar serviço à comunidade. Neste caso, não exprimem ética social nem qualquer sentido de responsabilidade social, agindo por puro egoísmo de interesse próprio.

Estes nativos podem assumir riscos sociais, apropriando-se de cargos ou funções de outros para tomarem as suas funções de acordo com os seus interesses. O seu caráter disruptivo pode ter também alguns aspetos positivos, pois Rahu quebra as regras que limitam certas pessoas pertencentes a minorias, mulheres, etc., de chegar aos lugares de topo, tornando-os mais acessíveis a todos e não só a uma elite conservadora.

Os nativos com Rahu na 10ª casa podem ascender profissionalmente de forma meteórica a altos cargos sem terem a devida preparação para tal. Assim, essas posições apenas se mantêm se Saturno estiver em aspeto com Rahu. Caso contrário, quando termina o período de Rahu, a posição alcançada é perdida.

Nos seus períodos (dasa e antardasa) Rahu dá bastante visibilidade ao nativo. Os resultados mais felizes dão-se nos signos Touro e Aquário mas também nos signos amigos.

Rahu na 10ª casa anseia por colocar ordem em grandes hierarquias institucionais., deseja grande visibilidade, reconhecimento e respeito. Porém, fora dos olhares do público, pode ter um estilo de vida que não é aceite na elite a que deseja pertencer. No desempenho dos papeis institucionais, estes nativos quebram muitas convenções e barreiras relacionadas com os papeis tradicionalmente aceites. Há, deste modo, uma mistura entre, por um lado, os desejo de respeito e de altos privilégios nas instituições conservadoras e, por outro lado, um manifesto desprezo pelos costumes  tradicionais, normas e regras  culturais seguidas pelos outros. A ligação com os pais, com os costumes e tradições é fraca pois Ketu ocupa a 4ª casa. Mas estas pessoas são capazes de alterar as políticas seguidas pelo governo e instituições sociais, quebrando muitas convenções , sendo a sua liderança em geral bastante carismática. Podem, deste modo, ter um papel reformador da sociedade de muito relevo e atuar como agentes de mudança. Quando o regente da 10ª casa é forte e está bem colocado, Rahu, após o choque inicial de quebrar tabus e convenções, torna-se fascinante para o público e recebe um elevado estatuto que se torna duradouro.

Os resultados de Rahu na 10ª casa dependem da força do regente da 10ª casa. A sua posição na D-10 também pode ajudar a compreender os efeitos de Rahu na 10ª casa.

Segundo os clássicos, os nativos com Rahu na 10º casa estão destinados a ter uma missão especial no mundo.  Esta missão tem a ver com a posição que o nativo ocupa na sociedade mas é algo que não abandonará e pela qual correrá todos os riscos, mesmo o de vida. Dedicar-se-á com persistência mesmo que haja risco para a saúde e tenha que fazer outros sacrifícios pois Rahu obtém o que deseja sem se  importar pelas  dificuldades que tiver que enfrentar.

Rahu na 10ª casa impele o nativo para prosseguir ,com total indiferença  perante os riscos ou as dificuldades ,numa determinada missão especial, seja esta uma missão que pode ser autodestrutiva, seja uma missão de contributo para a melhoria social. O tipo de missão pode ser previsto tendo em conta as combinações planetárias no horóscopo e o ponto de partida social do nativo.  Sob esta influência, uma pessoa pode atingir grande mérito e prestígio. Mas também pode, se estiver mal colocado no horóscopo e associado com planetas maléficos, inclinar para instabilidade mental e ideias malévolas.

Quando Rahu está colocado na 10ª casa , durante os seus períodos, forma RajaYoga.

O nativo obtém fama, prestígio, estatuto  e honras através de mérito e trabalho árduo. Terá boa fortuna aos 36 anos, respeito e honra pública aos 42. Haverá perigo para a mãe aos 32.

O cônjuge obtém pouco respeito devido a perdas, inaptidão para o trabalho, malícia, etc. Haverá poucos filhos, perigo devido a veículos, perigos e problemas para os pais e irmãos.

Quando Rahu atua de forma positiva, o nativo é corajoso e sábio; caso contrário é vicioso, aldrabão, desonesto, briguento, um ladrão astuto, instável, miserável, vive no estrangeiro. Rahu significa um número de qualidades negativas mas estas podem não se manifestar na ação concreta se o horóscopo for forte e a personalidade do nativo for evoluída.  Entre as manifestações menos positivas os clássicos referem um caráter que pode ser malévolo e levar a fazer más ações, escolhendo pessoas com vida amorosa perturbada para estabelecer relacionamentos sexuais, preferindo viver e trabalhar com pessoas estrangeiras, pessoas descontentes com a vida em geral, sem inclinação espiritual ou religiosa. Indica também dificuldade em viver harmoniosamente com a família, havendo em geral desentendimentos familiares.

Quando Rahu está na 10ª casa, no seu período dasa o nativo sente uma grande paixão pelo poder e pela liderança máxima. Se o dispositor (planeta regente do signo da 10ª casa) for forte, Rahu pode realmente desenvolver bastante poder e influência. Isto será menor caso o dispositor seja fraco. Pode haver uma ascensão súbita a cargos de poder mas estes em geral não se sustentam, acabando por o nativo perder a posição, após a primeira metade do período.  Quando Rahu atua de forma negativa no horóscopo pode haver alguma apropriação indevida de privilégios na ascensão social súbita. Esta não se sustentará se Rahu estiver num signo inimigo e o dispositor for fraco.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Rahu na 10ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo perderá dinheiro com a  bebida e fará ações cruéis. Preferirá a companhia de estrangeiros e gostará  muito da companhia de mulheres bonitas.

Phaladeepika-  o nativo terá poucos filhos. Não fará boas ações mas será alguém corajoso e alcançará a fama.

Rahu dá os plenos efeitos aos 42 anos e, por essa altura, poderá produzir efeitos relacionados com a posição na 10º casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.