A colocação de Saturno na 10ª Casa

nix

A colocação de Saturno na 10ª casa dá origem a uma pessoa muito ambiciosa e que pode chegar a «líder da sua comunidade». Porém, como acontece com a colocação de um planeta maléfico natural numa casa kendra, Saturno nesta casa produz altos e baixos na vida. Damos a seguir uma visão geral da colocação de Saturno na 10ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 10ª Casa do Horóscopo

Os textos antigos afirmam claramente que, para Saturno dar bons resultados quando está colocado na 10ª casa, é necessário que esteja associado com um ou mais benéficos, situação na qual  o  nativo será bem sucedido em todos os empreendimentos. Porém, se estiver associado com maléficos, enfrentará obstáculos na carreira. Acrescentam ainda que  a pessoa será «forreta».

De qualquer modo, quando Saturno está colocado na 10ª casa, torna a pessoa  muito ambiciosa e dá capacidades de liderança. Estas qualidades podem trazer o nativo à mais elevada posição de poder na sociedade, Porém, Saturno , quando está colocado numa casa kendra, produz altos e baixos significativos na  vida e a pessoa , depois de ter chegado à mais elevada posição, pode descer drasticamente dessa posição como aconteceu a alguns líderes políticos com esta posição de Saturno, como é o caso de Hitler. Este e outros, não só perderam a posição que tinham alcançado como a perderam através de uma estrondosa derrota ou mesmo desgraça. Parece ser frequente com esta posição de Saturno, por um lado permitir a mais elevada posição e as honras que lhe estão relacionadas e, por outro, acabar por destruir completamente o que permitiu antes, fazendo a pessoa cair em desgraça , total descrédito e desonra.

Quando Saturno está colocado na 10ª casa do horóscopo o nativo tem uma abordagem disciplinada da profissão e, devido ao aspeto que lança, desta casa para a 7ª e para a 12ª casas,  terá uma abordagem pouco romântica da vida amorosa e sexual. Esta pessoa está focada na carreira e nas ambições, muitas vezes de caráter político, ansiando por governar os outros e pode ter grandes capacidades administrativas. Este nativo não apenas pode beneficiar do governo do seu país como pode ter sucesso em terras estrangeiras.

Quando Saturno está colocado na 10ª casa no próprio signo- Capricórnio ou Aquário – ou no signo de exaltação- Balança–  o nativo terá grande sucesso na carreira e obterá fama e poder porque, nessas circunstâncias forma Rajyogas. A partir dos 36 anos, quando dá os plenos efeitos, haverá uma elevação  substancial das condições de vida do nativo e ele pode tornar-se numa pessoa influente da sociedade, atingindo alguma posição elevada de liderança. Esta pessoa terá sabedoria prática e grande capacidade de organização  e a sua eficácia e capacidades  serão alvo de admiração do público. O seu trabalho pode beneficiar grandemente a sociedade.  Para os Ascendentes Capricórnio, Aquário e Balança Saturno também dá excelentes resultados quando está colocado na 10ª casa pois forma Rajyogas. Porém, atendendo ao caráter flutuante dos resultados de Saturno quando ocupa uma casa kendra, convém analisar bem a força geral do horóscopo antes de tirar conclusões acerca dos seus bons resultados.

Quando, pelo contrário, Saturno está colocado na  10ª casa  no signo de debilitação- Carneiro–  os empreendimentos falharão frequentemente e o nativo terá dificuldade em compreender  o seu propósito de vida. Poderá ter que trabalhar em trabalhos duros, servis e/ou cruéis, ou ainda desinteressantes. Não obterá reconhecimento  nem respeito nem favores de figuras proeminentes da sociedade. Poderá ter que enfrentar várias quedas radicais na profissão e obterá poucos ganhos com a atividade profissional.  A sua vida , pessoal e profissional, será objeto de muitas lutas e  adversidades.

Saturno na 10ª casa expõe o nativo a uma vida com visibilidade pública na qual pode desempenhar cargos de liderança de forma rígida e burocrática, no respeito estrito pela lei e pelas regras vigentes. Se Saturno estiver fraco o nativo sente ansiedade pela exposição pública e sente-se intimidado pela necessidade de tomar decisões difíceis. Receia constantemente que a sua reputação seja atingida desfavoravelmente. Ao mesmo tempo que se sente compelido a contribuir para a regulação da ordem e da hierarquia social, receia  essa mesma ordem e as forças que podem colocar em perigo a sua reputação, receia a desconsideração e o menosprezo dos outros pela sua ação. Com Saturno na 10ª casa as figuras de autoridade, o poder patriarcal de todos os tipos é, ao mesmo tempo, respeitado e temido pelo nativo. Pode sentir-se intimidado em relação à família do pai.

Na 10ª casa Saturno está colocado na própria casa e resiste a toda a ação impulsiva, obrigando a refletir de modo a manter o respeito e a reputação. Estas pessoas identificam-se com as instituições, que servem de acordo com a «letra da lei» sempre que desempenham cargos na administração ou no governo ou em alguma instituição na qual tenham poder executivo.  Trabalham de acordo com a lei de forma lenta e sem se desviarem das regras instituídas. São bons no desempenho de cargos  burocráticos, a redigir regulamentos e leis, etc.. São  «funcionários» (de uma empresa ou estado) representando uma organização e não gostam de chamar as atenções sobre a sua pessoa.

Estas características fazem com que sejam chamados a exercer funções no Estado, nos tribunais ou em outras funções de caráter burocrático ou executivo que exigem trabalho persistente, acompanhado de pesadas responsabilidades. Têm igualmente um forte sentido dos rankings e hierarquias sociais e profissionais.

Quando em funções de responsabilidade governativa, estes nativos têm um estilo austero que impõe rigor e disciplina orçamental e são adeptos da imposição de todo o tipo de austeridade aos que estão sob o seu domínio.  Encaram a resposta aos problemas sociais de forma punitiva e atuam em conformidade com isso.

Estes nativos têm uma conceção bastante conservadora da família e do seu papel na propagação dos indivíduos e da ordem social. Assim, dão aos filhos uma educação institucional e conservadora, pouco dada às liberdades e bastante exigente no cumprimento dos deveres, provavelmente semelhante à que eles próprios tiveram, com uma mãe que recompensava ou punia o nativo de acordo com o «merecimento» deste. O casamento é também encarado como uma instituição social em que os deveres e responsabilidades para com a família e a sociedade estão em primeiro lugar em relação aos afetos ou às necessidades meramente individuais. Conformismo e resistência à mudança social e do conceito de família tradicional pauta a vida destas pessoas. Quando acontece casarem mais do que uma vez (o que não acontece de forma fácil pois Saturno lança aspeto para a 7ª casa) tende a haver menos rigidez na forma de interagir  e há um peso menor dos deveres.

Quando estes nativos passam pelo dasa de Saturno podem ocorrer problemas  relacionados com a vida política, para os que têm esses cargos, problemas com investimentos ou jogo, acusações por fraude ou comportamento político inapropriado, perda de irmão, perda de fontes de rendimento.

Os nativos com Saturno na 10ª casa têm sentido social do dever e podem aceitar cargos de responsabilidade que os expõem a uma indesejada vida pública por causa desse sentido de dever. Quando Saturno está colocado num dos signos que rege ou num dos signos de Vénus, podem alcançar elevados cargos sociais e/ou políticos e podem ter uma ação de primeira ordem na regulação da ordem social. Quando está colocado num signo inimigo, Saturno obtém visibilidade pública mas por razões negativas sendo visto como alguém que contraria a ordem social e a desvirtua, mostrando rebeldia perante a ordem existente.

Estes nativos, quando Saturno está bem situado, alcançam respeito e boa reputação pelo caráter moral e dedicação à causa pública mas não são populares no sentido de o público ou a sociedade os verem como pessoas simpáticas ou estimadas pela sua natureza individual (são demasiado «secos», sérios, distantes, etc. para conquistarem esse tipo de simpatia). De resto, em geral também não reclamam uma imagem simpática, preferem apresentar-se como figuras respeitáveis e cumpridoras dos seus deveres. Colocam os interesses da sociedade (tal como os interpretam, claro) acima de todos os interesses individuais e não admitem heterodoxias, ou seja, não aceitam diferentes pontos de vista dos que os rodeiam, falando a uma só voz que é a sua. São, no entanto imparciais não aceitando beneficiar os amigos ou a família, quando ocupam cargos públicos (desde que Saturno esteja bem colocado por signo).

Saturno na 10ª casa torna o indivíduo isolado, este sente-se imbuído de um dever «acima de si próprio» que é o de ajudar a melhorar a ordem social. Assim, é muitas vezes rude nas interações sociais, sem tato nem amabilidade mas dedica-se o melhor que é capaz, a essa tarefa objetiva que se dá a si próprio.

O aspeto para a 12ª casa indica que  estas pessoas têm pouca paz mental, constantemente preocupadas com os seus deveres. Este aspeto prejudica igualmente a vida sexual dos nativos. Também não têm uma vida familiar e afetiva muito substantiva pois os deveres tomam-lhes o tempo e têm pouca disponibilidade para o cônjuge, preferindo também estar no local de trabalho em vez de estarem em casa. Assim, esta posição de Saturno também afeta a felicidade e o contentamento do cônjuge. Este também pode ter uma vida profissional exigente, o que deixa poucas possibilidades para partilhar a vida em comum.

É em geral aceite que os nativos com Saturno na 10ª casa têm um karma em que, de alguma forma, «caem» depois de atingir alguma notoriedade, por razões morais. Poderão, no passado, ter feito alguém cair do poder expondo aspetos da vida privada desse líder e causado desse modo a sua  perda de posição. Assim, apesar de detestarem ter a sua vida privada nas bocas do mundo, estes nativos podem enfrentar uma situação semelhante e perder a sua posição social, sendo vítimas de exposição de aspetos da vida privada que se ligam á moral.  O karma de Saturno na 10ª casa é que os nativos têm que ter um código moral irrepreensível tanto na vida pública como privada. Não chega construírem uma imagem pública de seriedade e irrepreensibilidade moral; se não mantiverem os mesmos princípios na vida privada, estes acabarão por se virar contra si e causar  a sua queda social levando à perda de reputação e de posição. Estes nativos terão que trabalhar sempre mais do que o proveito que alcançam em termos individuais e podem cair de posição devido a um escândalo que destrói a sua credibilidade pública, quando colocados numa posição elevada. Quando Saturno está na 10º casa debilitado (Ascendente Caranguejo), apesar do trabalho árduo que lhes pode ser exigido, dificilmente alcançam visibilidade e status suficiente pois falta-lhes o apoio de conexões sociais que poderiam favorecer essa ascensão.

Para não acontecer o referido atrás, a posição de Saturno na 10ª casa exige que o indivíduo sacrifique o seu interesse e desejo de celebridade individual em nome da total subordinação à causa pública sem buscar qualquer privilégio para si próprio. Mas ,apesar dessa dedicação, experienciará muitas vezes algum desgosto por o seu esforço não ser reconhecido pelos outros.

Quando o nativo não experiencia em idade útil o dasa de Saturno ou quando este ocorre muito tarde na vida, o reconhecimento e o sucesso podem vir muito tarde ou não acontecerem de forma substancial, a não ser nos subperíodos de Saturno (antardasa). Saturno torna tudo mais lento e, desse modo, os objetivos individuais em termos profissionais e de visibilidade pública podem demorar muito tempo a acontecer. Terá que  trabalhar muito para alcançar o que pretende apesar de poder ter grandes ambições.  Estes nativos estão, no entanto, muito vocacionados para ascender na hierarquia social e profissional. Mas têm um pesado fardo de trabalho que lhes limita grandemente o usufruto dessa posição. Quando Saturno está colocado no signo de exaltação e a Lua também é favorável, os nativos alcançam posições muito elevadas na sociedade.

Saturno na 10ª casa pode também indicar responsabilidades pesadas em terras estrangeiras. Esta posição atrasa o casamento, sendo favorável a um casamento com alguém mais velho ou pouco sofisticado. Mas estas pessoas experienciam quase sempre grande tensão e não chegam nunca a relaxar no ambiente do lar nem num espaço privado, identificados que estão com os deveres públicos ou profissionais. E podem ter poucos ou nenhuns apoios da família ou amigos, logo desde a infância em que aprenderam a ter que fazer as coisas sem recorrer ao apoio não disponível de outros.

O pai pode ser alguém muito rígido, com fortes responsabilidades profissionais e que exerceu sobre o nativo uma forte disciplina levando-o a conformar-se com os deveres. Assim, habituam-se desde cedo a trabalhar arduamente para obter sucesso e visibilidade. Mas não trabalham para serem famosos nem célebres, embora a posição de Saturno aqui lhes dê visibilidade pública. Não têm tempo para separar essa vida pública da privada. E essa visibilidade pode ser positiva ou negativa uma vez que, em signo inimigo, Saturno pode indicar um criminoso ou marginal. Se Saturno está colocado na 10ª casa e debilitado, o nativo enfrenta mesmo a possibilidade de ser preso devido a crimes de «colarinho branco». Mesmo que se envolva em atividades marginais, os nativos com esta posição terão que trabalhar muito. Os que não enveredam por caminhos marginais podem ter um emprego difícil, que exige esforço manual considerável e precisam de trabalhar muito sem grandes frutos como resultado. Saturno pode, no entanto, aliviar o seu fardo a partir da meia idade, entre os 48 e 50 anos. Em certos casos, porém, terão que trabalhar sempre sem  muito descanso ou relaxamento. Quando Saturno está na 10ª casa e no signo Capricórnio (Ascendente Carneiro) o nativo obtém em geral excelentes resultados tanto em termos de sucesso profissional e exercício de altos cargos como em termos de rendimento. Mas estes serão sempre inferiores ao trabalho desenvolvido.  Saturno na 10ª casa no signo Aquário indica excelentes resultados pois Saturno está no signo Mooltrikona e indica karma positivo que atua a favor do nativo.

O que Dizem os Clássicos acerca da Colocação de Saturno na 10ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- a pessoa será feliz e poderosa.

Chamatkar Chintamani- o nativo perderá ambos os pais na infância. Fará más ações. Humilhará os seus inimigos . Terá  meios pobres de ganhar a vida.

Phaladeepika- o nativo será um rei ou um ministro do rei, será extremamente rico, famoso e corajoso e terá interesse pelo cultivo das terras.

Saravali- o nativo será rico, instruído, ministro ou juiz ou líder de uma comunidade.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, por essa altura, poderá produzir eventos relacionados com a posição na 10ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.