A Colocação do Sol na 11ª Casa do Horóscopo

 

cas

A 11ª casa do horóscopo é uma casa de crescimento (upachaya) na qual os maléficos naturais dão bons resultados. A colocação do Sol na 11ª casa é uma das melhores para adquirir riqueza e influência social. Damos  a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação do Sol na 11ª casa.

Efeitos da Colocação do Sol na 11ª Casa do Horóscopo

Os textos clássicos afirmam que, quando o Sol está colocado na 11ª casa, o nativo receberá  um elevado rendimento de atividades agrícolas. Adquirirá também veículos e, aplicando a riqueza acumulada em articulação com a sua diplomacia no uso da palavra, acumulará ainda mais riqueza. Esta colocação do Sol é muito benéfica para todos os objetivos materiais e a pessoa terá muitos benefícios materiais e grande sucesso, desde que o Sol esteja forte e não receba aflições. Esta pessoa realizará os seus desejos e ambições.

A colocação do Sol na 11ª casa dá à pessoa elevados princípios e qualidades de integridade e honestidade, ao mesmo tempo que lhe permite atingir uma elevada posição de poder e de influência social.  Estes nativos são orientados para a aquisição de riqueza, que constitui o seu objetivo fundamental na vida e podem ganhar essa riqueza de muitas formas. Também vencem facilmente todos os inimigos e opositores e contam com amigos muito poderosos e influentes que os ajudam a alcançar ainda maior sucesso. O nativo tem uma personalidade forte e muito afirmativa e o seu poder pessoal e autoconfiança vão crescendo à medida que ele concretiza os desejos e ambições.

Os nativos com o sol na 11ª casa têm sorte e podem receber benefícios do governo. Os seus investimentos dão excelentes resultados. O pai destes nativos também pode ser rico e existirá uma boa relação com ele. Também tem, segundo os textos clássicos, uma boa relação com os subordinados.

Quando o Sol está colocado na 11ª casa há em geral poucos filhos ou dificuldades com eles, devido ao aspeto que o Sol lança para a 5ª casa. Se o Sol estiver acompanhado de um planeta maléfico, o nativo terá muitas despesas e não possuirá carro. Se o Sol estiver conjunto com o regente da 4ª casa, os efeitos benéficos do Sol nesta casa são aumentados e a pessoa acumulará riqueza de várias fontes e lugares e será afortunada. A associação entre o Sol e o regente da 1ª, 2ª ou 9ª casas também é muito positiva, especialmente quando o Sol ocupa  o próprio signo.

Quando o Sol está colocado na 11ª casa e no próprio signo –Leão– ou no signo de exaltação- Carneiro–  os efeitos positivos mencionados são aumentados e o nativo ganha uma grande quantidade de riqueza de múltiplas fontes; será muito rico e alcançará um status elevado.  Terá grandes ambições  e  conseguirá realizá-las todas. O irmão mais velho também é alguém poderoso e rico e o nativo beneficiará da relação com ele. A vida oferecer-lhe-á muitas oportunidades que ele aproveitará e gozará da amizade de amigos muito poderosos e influentes. Segundo os textos antigos, quando o Sol está na 11ª casa no próprio signo ou no signo de exaltação, a pessoa acumula uma imensa riqueza.

Quando, pelo contrário, o Sol está colocado na 11ª casa no seu signo de debilitação- Balança–   o nativo não alcança a realização dos seus desejos e ambições. Também não se torna rico e terá que trabalhar muito para ganhar  o sustento. Pode ter vários  períodos de crise  no plano financeiro e também não tem sorte nos investimentos e especulações.  O seu estatuto social é fraco e não obtém influência nem beneficia de amigos poderosos. Na verdade   estes ou são desprovidos de poder e de riqueza ou são fracos, não prestando qualquer ajuda no plano material, ao nativo. Os irmãos mais velhos podem também ter uma vida difícil e desprovida de riqueza. A vida oferece-lhes poucas ou nenhumas oportunidades.

 O sol na 11ª casa introduz uma energia individual muito forte numa casa que é a casa dos amigos, dos irmãos mais velhos, do tio paterno, da rede social do indivíduo. A energia pessoal  tona-se aqui mais forte do que o grupo , os amigos e rede social e, deste modo, em geral estas pessoas tornam-se populares a partir dos seus próprios esforços ou carisma, e não pela influência de outros. Por outro lado, esta posição do Sol também indica que o nativo escolhe de forma estrita os que fazem parte do seu círculo, sendo muito elitista nessa escolha.  Nessa rede escolhida por si, ele é o centro, e os amigos e rede social são o seu séquito escolhido cuidadosamente como parte dos seus desígnios na comunidade, muitas vezes envolvendo papeis de caráter político ou de grande influência social.  Por outro lado, estas pessoas adoram ser populares na comunidade, querendo ser ícones que esta segue, sem contestação. Porém, na casa do seu inimigo Saturno,  que rege as regras da sociedade, o Sol atua com algum desconforto, tendendo a atuar fora do sistema de regras, limitado por Saturno a papeis de hierarquia intermédia, ligados a matérias sociais ou económicas ao serviço de objetivos coletivos.

Deste modo, a posição do Sol na 11ª casa produz um ego menos autocentrado e orientado para a tarefa de criar laços com os grupos sociais, ao serviço dos quais coloca a sua inteligência e criatividade.  Os nativos com esta posição conhecem muitas pessoas mas têm dificuldade em cooperar com elas, devido ao seu estilo individualista. Apesar disso, estas pessoas podem alcançar muito sucesso material, tanto no plano profissional como social.  Por vezes, sobressaem pela inteligência acima do comum.  Para terem sucesso precisam de ter uma profissão que, de algum modo, lhes permita destacar-se dos outros e que seja marcadamente individual. Quando o Sol está forte, estas pessoas podem atingir a fama e a celebridade em alguma área. Porém, o sucesso exige trabalho e a inserção em alguma organização coletiva. Isto apesar de, em qualquer grupo ou organização, o nativo se sentir único e diferente de todos os outros. Nos períodos dasa/antardasa do Sol estes nativos podem obter ganhos muito elevados.

A relação com o pai pode ser difícil com esta posição, e o mesmo sucede em relação às amizades, sobretudo se o signo que ocupa a 11ª casa for Leão , Caranguejo ou os signos de Marte e Júpiter.  Estes nativos têm pouco amigos mas são ou altamente colocados ou famosos.  A incompatibilidade com o pai pode suceder por este prestar pouca atenção ao nativo, demasiado ocupado com a sua própria vida, ou por ser doente, demasiado vulgar para os gostos do nativo, etc.. Há uma tendência para desapontamento em relação às figuras de autoridade na vida destas pessoas, a começar pelo pai. Homens e mulheres têm muitos amigos e conhecidos do sexo masculino. Esta posição do sol, pelo aspeto que lança para 5ª casa dos filhos, pode prejudicar a fertilidade.

Segundo os textos clássicos esta posição do Sol dá riqueza, reconhecimento e boas relações com as autoridades, mostra uma pessoa que se faz a si própria de algum modo. Constrói o seu caminho de de sucesso  que inclui uma  família e cônjuge com boas qualidades e  assume responsabilidades num cargo de caráter público. É leal e honesto nos propósitos mas o seu sucesso atrai inimigos. Terá desgostos com os filhos. Terá interesse em acumular dinheiro mas sabe distinguir o certo do errado; será modesto e terá sucesso nos empreendimentos mas terá poucos amigos; sente pouco afeto pelos outros, vencerá os inimigos e competidores, terá longa vida , será atraente, ganhará riqueza  considerável de forma súbita . Mas, se o Sol estiver associado com um planeta maléfico, perderá a fortuna. Terá muitas competências, será honrado pela família.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação do Sol na 11ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka- Esta colocação do Sol mostra que a pessoa já nasceu rica (numa família rica).

Chamatakar Chintamani- o nativo adquirirá riqueza do governo  e possuirá muitos  tipos  de riqueza. Destruirá os inimigos através do seu valor mas será infeliz com os filhos.

Phaladeepika- o nativo será rico, terá longa vida e será feliz. Dará ordens a muitas pessoas, isto é, terá um estatuto elevado.

Saravali-  o nativo acumulará riqueza, terá um estatuto elevado , será poderoso, odiará os outros, não terá servos, será uma pessoa de palavra e será bem sucedido nos seus empreendimentos.

O Sol  dá plenos efeitos aos 22 anos pelo que poderá produzir eventos relacionados com a sua posição na 11ª casa nessa altura e de acordo com a sua força no horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

14 Thoughts to “A Colocação do Sol na 11ª Casa do Horóscopo”

  1. mari

    E quem tem sol na casa 11 em cancer e mercurio em leão nodulo verd.em virgem na casa 12? Tenho sol em cance ascendente em virgem

    1. Cara Mari aproveite para explorar este site e aprender, gradualmente, a ler o seu horóscopo. É preciso analisar o horóscopo na globalidade para responder às suas questões. E é para ajudar os nossos leitores que criámos este site.

  2. Juliana

    Eu não entendi muito esse último parágrafo, sobre a balança.

    1. O sol no signo Balança está debilitado e isso significa que não tem força para alcançar os objetivos e promessas da colocação na 11º casa, é o que isso quer dizer. Está numa boa casa mas a sua energia está fraca demais para obter o sucesso.

  3. José Eduardo

    Bem,eu tenho ascendente em gêmeos,touro(Vênus)11,o que significa nesse caso

    1. Por favor, explore este site e veja os significados dessas posições construímos este site exactamente para ajudar todos os que desejam aprender a interpretar o seu horóscopo.

  4. José Eduardo

    Na astrologia jyotishi tenho áries na 11,ao invés de touro, sendo um site que fala da jyotishi devo analisar como sendo áries na 11, correto? o mesmo para todos os outros como Vênus, marte,Júpiter, saturno,rahu e ketu que na jyotishi estavam no signo anterior.

    1. Pelo que diz o que podemos dizer é que, na astrologia Jyotish, cada signo corresponde a uma casa, pois este sistema usa signos inteiros em cada casa. Por ex., se tiver o Ascendente a 3º de Leão, a 1ª casa corresponde a todo o signo Leão, embora o grau do ascendente tenha a importância de ser o «grau mais efetivo da 1ª e de todas as outras casas. Para saber as casas corretas de cada planeta só tem de ter em conta o signo do Ascendente como 1ª casa e todos os outros signos correspondem às outras casas- um signo uma casa.

      1. José Eduardo

        Quando fiz o meu,deu que as casas significavam cada signo, a 1era áries,2 touro,3 gêmeos…na 1 tinha o sol,na 2 marte,mercúrio,Vênus, saturno e rahu,na 3 Júpiter…O ascendente é gêmeos,mais por muito pouco mesmo ex.meio do céu estava em peixes(fiquei confuso),procurei pelo nakshatra do ascendente,que era gêmeos 3pada,então tive uma certeza,mas antes de procurar o nakshatra,fui no site astro.com fiz meu mapa como sideral deu o mesmo(as casas dos signos não tinha mudado),mais quando vejo por signos inteiros,dá que a 1 pertence a touro(aí sim as casas onde os signos estavam colocados(na 12)mudaram para a 1 e Júpiter para 2 pois não mudaram de signo,apenas as casas.
        Então o mais correto é por signos inteiros(onde os signos que estão na 12 passam a estar na 1)?

        1. A questão aqui é de escolha do sistema de análise da carta natal: se escolhe a astrologia jyotish, usa o sistema uma casa um signo; se opta pela astrologia ocidental, usa um dos vários sistemas disponíveis com casas desiguais (o mais usado é o de Placidus). Mas não deve misturar os conceitos dos vários sistemas misturados. Há muitos conceitos que damos nos nossos sites que são universais, como a descrição dos signos por ex. Mas isso não sucede com as casas do horóscopo e também não com os aspetos dos planetas.

          1. José Eduardo

            Na comparação que fiz de meu mapa védico e o que fiz no astrodients(o mesmo que citei no outro comentário)não encontrei nenhuma diferença substancial, só ignorei alguns aspectos,levando em consideração apenas os signos que eram os mesmos,não alterou em nada.foi uma comparação do que realmente se altera ao usá-lo. Agora pouco encontrei uma sigla AL,o que significa?

          2. Se está a referir-se à carta na Astrologia Jyotish, a sigla que refere significa o Arudha Lagna. Repetimos que os procedimentos de análise da carta são muito diferentes em ambos os sistemas e que não deve misturá-los. Pode estudar ambos mas deve usar os princípios de interpretação de cada um conforme o sistema a que pertence senão acaba por não fazer qualquer sentido.

  5. Ana Linda

    Gemeos na casa 11 é maléfico?

    1. Nenhum signo pode ser considerado maléfico pela colocação numa casa. o que se passa é que, tradicionalmente, quando ocupa a 6ª, 8ª ou 12ª casas, os seus significados podem ter dificuldade em manifestar-se

Leave a Comment