A colocação de Ketu na 11ª Casa do Horóscopo

fam

A colocação de Ketu na 11ª casa não impede o ganho de riqueza  pois Ketu derruba as barreiras e, por isso, não há barreiras para os ganhos e rendimentos. A seguir damos uma visão geral dos efeitos da colocação de ketu na 11ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 11ª Casa do Horóscopo

A casa onde Ketu está localizado significa um ponto de desconexão ou de desligamento na vida da pessoa. Esta pessoa pode ganhar dinheiro de forma substancial  mas não gosta dos meios usuais de o fazer  e pode mesmo revelar desprezo ou indiferença em relação aos processos habituais da economia, tendo meios desenvolvidos por si para ganhar dinheiro. Porém, o dinheiro ganho, muito ou pouco, não é fortemente valorizado e acaba por ser gasto rapidamente, a menos que haja outro planeta na 11ª casa que corrija este efeito.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa a pessoa não se sente pressionada por ocupar posições de proeminência na sociedade nem por ganhar muito dinheiro, se esse for o caso, pois os ganhos, por si mesmos, não são objeto de valorização nem de um real desejo, existindo uma espécie de indiferença em relação aos valores  que colocam o dinheiro no topo dos desejos da sociedade.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa o nativo tem dificuldade em socializar e em manter um círculo de amigos alargado. A sua atitude de desinteresse nesta área- prefere focar-se em si mesmo , nos filhos, no parceiro amoroso- faz com que seja raro ter amizades bem alicerçadas e permanentes ou duradouras. Este nativo sente-se mais à vontade a interagir com desconhecidos ou com pessoas com quem não pretende manter uma relação de amizade continuada, estando desligado da comunidade a que pertence e também dos amigos em geral. Porém, é comum observar nestes nativos uma atitude altamente compassiva em relação à humanidade em geral e, se o regente da 11ª casa for um planeta benéfico e estiver forte, o nativo envolver-se-á em atividades que buscam fins progressistas para a humanidade mas, mesmo assim, continuará desligado do círculo mais próximo da sua comunidade e dos seus amigos.

Os nativos com Ketu colocado na 11ªcasa sentem pouco incentivo interno para se ligarem aos outros e para integrarem quaisquer redes sociais. Também não se interessam por participar na atividade económica nem por jogar na bolsa ou de outro modo tentarem ficar ricos. Tendem a  ser céticos em relação aos assuntos significados pela 11ª casa: acreditam pouco em causas progressistas defendidas pelos outros e  não  são verdadeiros crentes em relação à amizade ou outros laços que unem as pessoas socialmente, desconfiando profundamente dos chamados «objetivos sociais» que consideram ser uma mistificação. Por esta razão , as amizades são flutuantes  e muitas vezes revelam ser de pouca confiança, o que também não ajuda este nativo a ter uma posição diferente em relação a esta matéria. Assim, fazer parte desta rede social ou desta associação ou grupo comunitário é considerado como indiferente ou fastidioso e não suscita qualquer entusiasmo a estas pessoas. E, porque Rahu na 5ª casa os leva a centrar-se nos filhos e em  si mesmos e/ou no parceiro de namoro, os nativos com Ketu na 11ª casa podem investir bastante na educação dos filhos e em fazer girar os seus interesses à volta dos filhos. De resto, esta posição de Ketu tradicionalmente é vista como indicando menos amigos e mais atenção aos  filhos e  parceiros de namoro ou de ligação amorosa.

Os nativos com Ketu na 11ª casa podem ser excelentes atores e entertainers, centrando a sua atenção em si mesmos e na performance para um público anónimo de fãs, bem como no afeto que desejam receber dos filhos e do parceiro.

Segundo algumas fontes da Astrologia Jyotish,  os amigos e os irmãos mais velhos podem ser uma influência menos positiva na vida destas pessoas e o mesmo acontece com os parentes do lado do pai, podendo haver relações tensas com todos eles , sendo que uma das causas pode ser a ausência  de qualidades positivas  destes, ou por  serem demasiado excêntricos.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa nos signos de Escorpião, Sagitário ou Peixes ou está em movimento estacionário direto ou direto,  o nativo experimenta efeitos positivos desta colocação em grau mais elevado: será rico e gozará de muitas oportunidades na vida. Os amigos serão de confiança e serão em grande número, podendo ter qualidades espirituais positivas. O irmão mais velho será também próspero e o nativo terá uma boa relação com ele.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 11ª Casa

Chamatkar Chintamani- o nativo terá todo o tipo de ganhos. Será afortunado , instruído e usará boas roupas. Os seus fins serão  desafortunados.(?)*

*parece-nos pouco clara esta afirmação mas consta do texto, que talvez esteja fragmentado.

Phaladeepika- o nativo acumulará riqueza e gozará de todo o tipo de confortos. Terá sucesso em todos os empreendimentos.

Ketu dá plenos efeitos aos 48 anos e, por essa altura, poderão ser experienciados efeitos relacionados com a posição de Ketu na 11ª casa e de acordo com a  sua força  no horóscopo.

Deixe um comentário

  1. E eu achando que ia ser ruim, mas ketu na casa 11 me pareceu bom (sou materialista hahaha) está conjunto com vênus em touro nos primeiros graus do signo.

  2. Tenho Ketu na casa 11 no signo de de virgem. Virgem altera algo sobre essa posição?
    Não tenho outros planetas na casa 11.

    • Poderá, entre outros, causar o efeito de uma certa apatia em relação aos amigos e conexões sociais, bem como poucas ambições e dificudlade em perceber o que que quer alcançar na vida. Mas apenas uma leitura global do mapa pode fazer indicações precisas. Relativamente ao signo virgem, Rahu está aí melhor colocado do que Ketu.

  3. Verdade porém discordo da inimizade entre os irmãos mais velhos e parentes paternos. Muito pelo contrário, minha irmã mais velha é muito bem sucedida e me incentiva com minhas artes, porém a outra mais velha nao me dou muito bem, e com os parentes da família do meu pai me dou bem sim, menos com meu pai rs. Meu Ketu está em touro na casa 11.

    • O horóscopo é um todo complexo, no qual muitos fatores interagem e modificam a expressão deste ou dquele planeta. Na explicação dada nos asrtigos para o significado de cada planeta só temos em conta o planeta e a casa onde está colocado. Mas, quando interpretamos um amapa, temos que colocar esse planeta e o seu signifcado no contexto e nas interações que ele recebe. É por isso que leva bastante tempo até alguém ser capaz de interpretar corretamente um horóscopo, há que pensar em muitas influências mútuas ao mesmo tempo!

  4. Oi, tenho Ketu em peixes na 11 mas é retrógrado…. pega um pouco dos aspectos negativos? Nunca tinha parado para observar que gosto de ficar afastada das pessoas num geral e depois de ler sua publicação finalmente caiu a ficha. Tenho um apreço enorme pela solidão e prefiro viver mais na minha própria mente que com pessoas. Geralmente me decepciono com elas mas existe toda uma dualidade. As vezes invisto muito numa amizade (como se fosse filhos, igual na publicação) completamente cega em relação a pessoa é depois percebo que não era bem assim. Enfim, Ficou meio vago mas espedo que possa me dar algum retorno. Obrigada!

    • A condição normal de Ketu é a retrógrada. Só muito raramente fica estacionário direto. Os nodos têm movimento diferente dos outros planetas pois eles não têm massa, são pontos nos quais as órbitas do Sol e da Lua são intercetadas.

  5. Na astrologia vedica, é tudo diferente. No Mapa Vedico, tenho Rahu em aquário (Satabishha Nakshatra) na casa 5, e Ketu em Leão (Magha Nakshatra) na casa 11. Os signos dos nodos parecem “trocados” em relação a regência das casas…Astrologia Vedica é um negócio muito estranho.

  6. Tenho ketu nessa posição, não sou afortunada. Vida financeira muito difícil. Realizações em outras aéreas da vida também. Mas gosto da astrologia védica foi onde pude entender as intempéries foi onde puder ter respostas corretas.

  7. Nunca consegui ter amizade com meu irmão. Estamos em níveis diferentes de evolução. Não consigo ficar perto de quem não tem assunto. Sempre tive ótima relação com primos e tias.