A colocação de Ketu na 11ª Casa do Horóscopo

fam

A colocação de Ketu na 11ª casa não impede o ganho de riqueza  pois Ketu derruba as barreiras e, por isso, não há barreiras para os ganhos e rendimentos. A seguir damos uma visão geral dos efeitos da colocação de ketu na 11ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 11ª Casa do Horóscopo

A casa onde Ketu está localizado significa um ponto de desconexão ou de desligamento na vida da pessoa. Esta pessoa pode ganhar dinheiro de forma substancial  mas não gosta dos meios usuais de o fazer  e pode mesmo revelar desprezo ou indiferença em relação aos processos habituais da economia, tendo meios desenvolvidos por si para ganhar dinheiro. Porém, o dinheiro ganho, muito ou pouco, não é fortemente valorizado e acaba por ser gasto rapidamente, a menos que haja outro planeta na 11ª casa que corrija este efeito.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa a pessoa não se sente pressionada por ocupar posições de proeminência na sociedade nem por ganhar muito dinheiro, se esse for o caso, pois os ganhos, por si mesmos, não são objeto de valorização nem de um real desejo, existindo uma espécie de indiferença em relação aos valores  que colocam o dinheiro no topo dos desejos da sociedade.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa o nativo tem dificuldade em socializar e em manter um círculo de amigos alargado. A sua atitude de desinteresse nesta área- prefere focar-se em si mesmo , nos filhos, no parceiro amoroso- faz com que seja raro ter amizades bem alicerçadas e permanentes ou duradouras. Este nativo sente-se mais à vontade a interagir com desconhecidos ou com pessoas com quem não pretende manter uma relação de amizade continuada, estando desligado da comunidade a que pertence e também dos amigos em geral. Porém, é comum observar nestes nativos uma atitude altamente compassiva em relação à humanidade em geral e, se o regente da 11ª casa for um planeta benéfico e estiver forte, o nativo envolver-se-á em atividades que buscam fins progressistas para a humanidade mas, mesmo assim, continuará desligado do círculo mais próximo da sua comunidade e dos seus amigos.

Os nativos com Ketu colocado na 11ªcasa sentem pouco incentivo interno para se ligarem aos outros e para integrarem quaisquer redes sociais. Também não se interessam por participar na atividade económica nem por jogar na bolsa ou de outro modo tentarem ficar ricos. Tendem a  ser céticos em relação aos assuntos significados pela 11ª casa: acreditam pouco em causas progressistas defendidas pelos outros e  não  são verdadeiros crentes em relação à amizade ou outros laços que unem as pessoas socialmente, desconfiando profundamente dos chamados «objetivos sociais» que consideram ser uma mistificação. Por esta razão , as amizades são flutuantes  e muitas vezes revelam ser de pouca confiança, o que também não ajuda este nativo a ter uma posição diferente em relação a esta matéria. Assim, fazer parte desta rede social ou desta associação ou grupo comunitário é considerado como indiferente ou fastidioso e não suscita qualquer entusiasmo a estas pessoas. E, porque Rahu na 5ª casa os leva a centrar-se nos filhos e em  si mesmos e/ou no parceiro de namoro, os nativos com Ketu na 11ª casa podem investir bastante na educação dos filhos e em fazer girar os seus interesses à volta dos filhos. De resto, esta posição de Ketu tradicionalmente é vista como indicando menos amigos e mais atenção aos  filhos e  parceiros de namoro ou de ligação amorosa.

Os nativos com Ketu na 11ª casa podem ser excelentes atores e entertainers, centrando a sua atenção em si mesmos e na performance para um público anónimo de fãs, bem como no afeto que desejam receber dos filhos e do parceiro.

Segundo algumas fontes da Astrologia Jyotish,  os amigos e os irmãos mais velhos podem ser uma influência menos positiva na vida destas pessoas e o mesmo acontece com os parentes do lado do pai, podendo haver relações tensas com todos eles , sendo que uma das causas pode ser a ausência  de qualidades positivas  destes, ou por  serem demasiado excêntricos.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa nos signos de Escorpião, Sagitário ou Peixes ou está em movimento estacionário direto ou direto,  o nativo experimenta efeitos positivos desta colocação em grau mais elevado: será rico e gozará de muitas oportunidades na vida. Os amigos serão de confiança e serão em grande número, podendo ter qualidades espirituais positivas. O irmão mais velho será também próspero e o nativo terá uma boa relação com ele.

Quando ketu está colocado na 11ª casa o nativo  sente-se desconectado  da comunidade alargada, dos grupos de amigos; sente desinteresse por participar em investimentos financeiros a larga escala como o mercado bolsista, não tem qualquer entusiasmo perante a possibilidade de ganhar elevadas somas de dinheiro. A mesma apatia e desinteresse revela-se em relação a irmãos mais velhos, quando existem.  Estas pessoas não têm qualquer interesse em sentir que fazem parte de uma rede alargada e unida por objetivos e interesses comuns.  Da mesma forma, não têm propósitos nem sonhos ou ambições muito definidos, permanecendo num limbo de indecisão e/ou desinteresse.  Preferem manter-se numa posição de ambiguidade, evitando fazer parte de associações ou corporações de interesse.

Quando Ketu está colocado na 11ª casa o nativo pode ser subitamente desconectado das fontes de rendimento e sofrer desse modo perdas financeiras. Para analisar isto com mais pormenor deve ter-se em atenção que qualquer planeta em conjunção com Ketu e o regente da casa onde se encontra Ketu são determinantes dos efeitos que este produz.

Com Ketu na 11ª casa os amigos são de pouca confiança e o nativo não pode contar com eles de forma segura.  A sua atitude de desligamento também não ajuda a ter relacionamentos de amizade sólidos. A relação com a família do lado paterno pode ser complicada e negativa para o nativo. Mas, se houver planetas na 11ª casa, estes  podem indicar que o nativo contará com amizades reais. Caso contrário, a ligação faz-se em primeiro lugar com a família, especialmente os filhos e com  relacionamentos de jogos, diversão ou algum parceiro informal amoroso. Estas ligações colocam o nativo no centro das atenções (Rahu na 5ª casa).

A falta de atenção e de interesse que estes indivíduos  dedicam á comunidade alargada e à massa anónima de pessoas na sociedade pode causar problemas pois manifestam total desinteresse por tudo o que se relaciona com esta área e, deste modo, não selecionam uns grupos em vez de outros o que pode colocá-los a todos no mesmo patamar de importância e de valor tornando-se  complicado na medida em que não distinguem o que é justo ou injusto socialmente. Deste modo, estas pessoas não são interventivas socialmente (nem politicamente) focando-se apenas na criatividade e inteligência pessoal , no seu próprio valor como indivíduos e nas crianças, havendo um interesse que pode mesmo ser obsessivo em relação às crianças. Do mesmo modo, Rahu na 5ª casa impele para o desempenho de papeis dramáticos, como acontece no cinema e no teatro, em que o público anónimo se junta para aclamar o nativo, embora possa não voltar a haver ligação com este posteriormente. E este é o padrão principal- ligações fortuitas que não terão continuação.

Quando  estas pessoas são «empurradas» para desempenhar os mesmos papéis que desempenharam no passado e em  que podem ter sido lideres carismáticos na sociedade  e adquirem algum cargo político nesta vida, em geral o seu interesse vira-se para defender os direitos das crianças, não tendo em geral amigos próximos de confiança.  Ketu na 11ª casa não impede que estas pessoas atinjam a fama ( Rahu a partir da 5ª casa também lança aspeto para a 11ª ) mas, em geral, estas pessoas focam-se apenas nos personagens e personalidades que são significados pela 5ª casa e  são separadas dos que são representados pela 11ª, pelo que, mesmo sendo célebres e famosas, líderes ou políticos carismáticos, não têm verdadeiros amigos.  Dada a natureza de Ketu, o nativo também não receberá ganhos obtidos a partir do mercado bolsista ou de investimentos,  a menos que haja planetas além de Ketu no eixo 5ª/11ª casas. Na verdade, pode haver ganhos a grande escala mas, por uma razão ou por outra, o nativo será separado deles a menos que outro planeta colocado  na 11ª casa ou o aspeto de outro planeta benéfico previna isso.

As pessoas com Ketu na 11ª casa têm em geral dificuldade em socializar a nível alargado mas podem ser personalidades extraordinariamente criativas e com grande carisma pessoal. Se forem atores podem ser brilhantes e o mesmo acontece  nas atividades artísticas ou criativas em que se envolvam.  Sendo, no entanto, Ketu um significador da vida ascética e espiritual, estas pessoas podem tornar-se membros bem-sucedidos de uma comunidade religiosa /monástica na qual as ligações essenciais não se fazem ao nível social mas a nível espiritual.  Quando Saturno está em aspeto com a 11ª casa, a vida monástica pode não ser definitiva ou pode ser incompleta. O aspeto de Saturno pode também trazer dificuldades financeiras, especialmente causadas pela falta de interesse que o nativo tem por esta área. Quando está colocado na 3ª ou 6ª casa, Ketu  pode dar grandes benefícios materiais, sendo estes de menor monta quando está na 1’ª ou na 11ª casas , embora possa aliviar o nativo da pressão que este pode sentir em relação aos deveres e responsabilidades sociais.  A fraca ligação que estas pessoas sentem em relação à sua própria comunidade pode facilitar a ligação com pessoas «de fora» da comunidade como acontece com os estrangeiros e isso também pode ser útil para a realização dos objetivos pessoais . Terá por exemplo mais liberdade e menos constrangimentos causados por ligações sociais ou financeiras, permitindo maior independência.  Ao mesmo tempo que está desconectado dos laços sociais, o nativo pode ligar-se a um sentido espiritual de «comunidade» e manifestar compaixão e interesse por essa comunidade de seres anónimos e com a qual não tem laços «visíveis»  como a «humanidade», «o todo do Ser» etc.. Pode, no entanto, haver laços duradouros em relação a uma determinada pessoa em particular, em geral o parceiro amoroso.

Os nativos com Ketu na 11ª casa podem associar-se com pessoas vistas como excêntricas ou «diferentes» de algum modo. Também preferem dar-se com pessoas que não conhecem.  Tendem a sentir insatisfação em relação à rede alargada de amizades. Mas  podem sentir interesse e ter sucesso na pertença a uma sociedade ou rede alargada de membros que são de foro espiritual.

A apatia em relação aos ganhos materiais pode levar estas pessoas a dar o que ganham ou boa parte do  que ganham. Mas a presença de Rahu na 5ª casa pode fazer com que usem a sua rede  social de contactos para alcançar os fins desejados por Rahu na 5ª casa: ganhar mais poder e influência  e, desse modo, alcançar mais privilégios  sociais. Não há uma ligação autêntica com os amigos mas estes podem ser usados como meios para atingir os fins desejados pela expressão de Rahu na 5ª casa,  que favorece a celebridade no plano político, no cinema ou no teatro. E, apesar de poderem ser amigáveis para toda a gente, não são verdadeiramente amigos de ninguém. A comunidade pode olhar para estas pessoas também com desconfiança ou até com alguma rejeição.

Ketu não destrói os efeitos da 11ª casa associados a permitir ganhos materiais. Se o regente da 11ª casa estiver forte e bem colocado, os ganhos podem acontecer. Porém, ao não ligar às redes sociais que suportam o rendimento obtido, este acaba por não se multiplicar e é dispersado.

Ketu é um planeta que significa isolamento do mundo material mas, como revela competências cuja maestria foi adquirida no passado , faz com que o nativo facilmente ganhe dinheiro de diversas fontes. Porém, após ganhar esse dinheiro, não sente qualquer  entusiasmo em investir ou aplicar esse dinheiro e pode mesmo dá-lo a outros. A sua separação em relação à rede de amizades inclui um longo historial passado em que, durante muito tempo, escolheu associar-se a pessoas que se revelaram  desonestas, enganando o nativo, manipulando-o e aproveitando-se dele. Assim, estas pessoas, na vida adulta, não desejam ter «amigos» pois acreditam que a amizade verdadeira não existe e não passa de uma ilusão. Escolhem por isso  relacionar-se com comunidades não pessoais , podendo contribuir para grandes causas humanitárias a nível mundial , sobretudo as que se relacionam com a ajuda a crianças. Se puderem, terão elas próprias bastantes crianças, podendo adotá-las e centrando nestas o seu foco principal de interesse.  Ketu na 11ª casa lança aspeto para a 3ª casa, e revela o desapego do nativo pelos irmãos, pelos pequenos grupos, pelos media e pela comunicação, pelas pequenas viagens. E, apesar de ser corajoso não é dado a aventuras embora não tenha medo de correr riscos. Rahu fá-lo ser obsessivo por crianças, pelas artes performativas, pela educação académica mas, ao mesmo tempo, o aspeto de ketu para a 5ª casa mostra que nada do que alcança a este nível é realmente capaz de preencher o vazio dos seus desejos.  O aspeto para a 7ª casa revela a tendência para se ligar a parceiros inadequados ou incapazes de lhe dar verdadeiro preenchimento afetivo e emocional ou mesmo a confiança necessária para se sentir bem com os parceiros pelo que Ketu acaba por levar estas pessoas a escolher um sentido de ligação mais transcendente e impessoal, associado de algum modo à espiritualidade.

Segundo os clássicos, Ketu na 11ª casa dá ao nativo uma aparência atraente, instrução e gosto por se vestir bem. O nativo é visto como poderoso na sociedade mas tem algo privado escondido, que parece atormentá-lo, um medo associado com um apego privado. Será afortunado, ganhará rendimentos de várias fontes. Se tiver filhos estes serão desafortunados e sofrerão perigos e medo. Será instruído, terá  uma presença dominante, terá bom humor. Será respeitado por pessoas em posição de liderança.  Poderá  porém associar-se com pessoas pouco recomendáveis, perderá boas oportunidades, poderá ter maus amigos que darão maus conselhos. Sofrerá de vez em quando devido a esperança infundada.

O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 11ª Casa

Chamatkar Chintamani- o nativo terá todo o tipo de ganhos. Será afortunado , instruído e usará boas roupas. Os seus fins serão  desafortunados.(?)*

*parece-nos pouco clara esta afirmação mas consta do texto, que talvez esteja fragmentado.

Phaladeepika- o nativo acumulará riqueza e gozará de todo o tipo de confortos. Terá sucesso em todos os empreendimentos.

Ketu dá plenos efeitos aos 48 anos e, por essa altura, poderão ser experienciados efeitos relacionados com a posição de Ketu na 11ª casa e de acordo com a  sua força  no horóscopo.

11 Thoughts to “A colocação de Ketu na 11ª Casa do Horóscopo”

  1. Bruna

    E eu achando que ia ser ruim, mas ketu na casa 11 me pareceu bom (sou materialista hahaha) está conjunto com vênus em touro nos primeiros graus do signo.

  2. Tattiana

    Tenho Ketu na casa 11 no signo de de virgem. Virgem altera algo sobre essa posição?
    Não tenho outros planetas na casa 11.

    1. astrologoaprendiz1

      Poderá, entre outros, causar o efeito de uma certa apatia em relação aos amigos e conexões sociais, bem como poucas ambições e dificudlade em perceber o que que quer alcançar na vida. Mas apenas uma leitura global do mapa pode fazer indicações precisas. Relativamente ao signo virgem, Rahu está aí melhor colocado do que Ketu.

  3. eryka

    Verdade porém discordo da inimizade entre os irmãos mais velhos e parentes paternos. Muito pelo contrário, minha irmã mais velha é muito bem sucedida e me incentiva com minhas artes, porém a outra mais velha nao me dou muito bem, e com os parentes da família do meu pai me dou bem sim, menos com meu pai rs. Meu Ketu está em touro na casa 11.

    1. astrologoaprendiz1

      O horóscopo é um todo complexo, no qual muitos fatores interagem e modificam a expressão deste ou dquele planeta. Na explicação dada nos asrtigos para o significado de cada planeta só temos em conta o planeta e a casa onde está colocado. Mas, quando interpretamos um amapa, temos que colocar esse planeta e o seu signifcado no contexto e nas interações que ele recebe. É por isso que leva bastante tempo até alguém ser capaz de interpretar corretamente um horóscopo, há que pensar em muitas influências mútuas ao mesmo tempo!

  4. Ni

    Oi, tenho Ketu em peixes na 11 mas é retrógrado…. pega um pouco dos aspectos negativos? Nunca tinha parado para observar que gosto de ficar afastada das pessoas num geral e depois de ler sua publicação finalmente caiu a ficha. Tenho um apreço enorme pela solidão e prefiro viver mais na minha própria mente que com pessoas. Geralmente me decepciono com elas mas existe toda uma dualidade. As vezes invisto muito numa amizade (como se fosse filhos, igual na publicação) completamente cega em relação a pessoa é depois percebo que não era bem assim. Enfim, Ficou meio vago mas espedo que possa me dar algum retorno. Obrigada!

    1. astrologoaprendiz1

      A condição normal de Ketu é a retrógrada. Só muito raramente fica estacionário direto. Os nodos têm movimento diferente dos outros planetas pois eles não têm massa, são pontos nos quais as órbitas do Sol e da Lua são intercetadas.

  5. Tattiana

    Na astrologia vedica, é tudo diferente. No Mapa Vedico, tenho Rahu em aquário (Satabishha Nakshatra) na casa 5, e Ketu em Leão (Magha Nakshatra) na casa 11. Os signos dos nodos parecem “trocados” em relação a regência das casas…Astrologia Vedica é um negócio muito estranho.

    1. astrologoaprendiz1

      Mas fascinante, se aprofundar pois vem de uma sabedoria muito antiga e rica sobre o destino humano.

  6. Lúcia

    Tenho ketu nessa posição, não sou afortunada. Vida financeira muito difícil. Realizações em outras aéreas da vida também. Mas gosto da astrologia védica foi onde pude entender as intempéries foi onde puder ter respostas corretas.

  7. Lúcia

    Nunca consegui ter amizade com meu irmão. Estamos em níveis diferentes de evolução. Não consigo ficar perto de quem não tem assunto. Sempre tive ótima relação com primos e tias.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.