A Colocação de Saturno na 11ª Casa do Horóscopo

bono

Saturno é o planeta mais maléfico do horóscopo por isso causa sempre algum mal, mesmo quando está bem colocado. Mas a 11ª casa é uma casa de crescimento ou «upachaya» e, por isso, também aqui Saturno pode  dar bons resultados. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação de Saturno na 11ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Saturno na 11ª Casa do Horóscopo

Saturno está bem colocado na 11ª casa,  onde os planetas dão bons resultados a menos que sejam os regentes da 6ª, 8ª ou 12ª casas.  Quando está colocado na 11ª casa, Saturno torna a pessoa sábia e madura. Esta pessoa terá qualidades de liderança  e poderá ser um líder político ou ter muito poder na sociedade de outra forma. Também  terá uma vida longa.  Os textos antigos dizem que Saturno nesta posição torna a pessoa muito rica mas também enfrentará obstáculos no seu caminho. Possuirá terras e receberá favores do governo. Poderá também receber benefícios de pessoas muito influentes na sociedade e tornar-se-á ela própria numa pessoa influente e poderosa. Porém, sendo um maléfico natural, Saturno nesta posição indica sofrimento devido a irmãos mais velhos e, pelo aspeto que lança para a 5ª casa, também não favorece o nascimento de filhos embora não implique necessariamente que a pessoa não terá filhos. Se tiver, no entanto, poderá ter menos do que desejaria e o relacionamento com eles pode ser problemático. Este aspeto também prejudica a educação do nativo, que pode sofrer interrupções ou pode não se completar .

Quando Saturno está colocado na 11ª casa a pessoa tem ambições elevadas e , se não houver aflições à 11ª casa, será de esperar que estas se realizem.  E, apesar de, normalmente Saturno tornar a pessoa conservadora no que se refere aos investimentos, as especulações financeiras darão bons resultados pois a 11ª casa tem a ver com ganhos e com rendimentos (exceção feita para o caso de Saturno ter a regência de casas maléficas).

A colocação de Saturno  na 11ª casa dará muito bons resultados para os signos Ascendentes  de Carneiro, Touro, Balança, Sagitário, Capricórnio e Aquário  pois nesses casos forma assinaturas de sucesso  e riqueza, como os dhana yogas.

Quando Saturno está colocado na 11ª casa e está no próprio signo- Capricórnio ou Aquário–  ou no signo de exaltação- Balança o nativo será extremamente rico e poderoso, podendo ainda ser um líder politico ou de opinião, muito influente e carismático. As suas ambições serão realizadas e, com elas, beneficiará a sociedade.  Terá vida longa e, se tiver irmãos mais velhos, estes serão poderosos, ricos  e influentes e beneficiá-lo-ão, o mesmo acontecendo com os amigos que tiver e com algum tio paterno que exista. Segundo os textos antigos, quando Saturno está assim colocado o nativo terá uma elevada instrução e gozará de uma enorme prosperidade na vida, usufruindo de todo o tipo de confortos e de bens.

Quando, pelo contrário, Saturno está colocado na 11ª casa mas no signo de debilitação- Carneiro– o nativo sofrerá por causa de irmãos mais velhos que podem ter uma vida difícil . Não terá boas oportunidades para ganhar dinheiro  nem para realizar os seus sonhos e ambições e terá que trabalhar muito sem receber qualquer proveito. Esta colocação também afeta negativamente a sua longevidade e reduz drasticamente a possibilidade de ele vir a ter qualquer influência ou poder na sociedade. Os amigos não ajudarão a elevar o nativo, podendo ter também vidas difíceis ou sem capacidade de influência social.

Saturno está bem colocado na 11ª casa, correspondente ao seu signo mooltrikona Aquário. Nesta casa estende e gere uma vasta rede de conexões e conhecimentos tendo em vista a melhoria económica e financeira da maioria de pessoas possível.

Os textos antigos afirmam que esta posição de Saturno é boa para a riqueza e também para a longevidade do indivíduo mas não ajuda a sua saúde, de acordo com o sábio Parashara.

Na 11ª casa Saturno ocupa-se em garantir que todos os ganhos económicos são justos e feitos de acordo com as regras e leis de modo que todos possam ganhar desde que trabalhem e se esforcem, trabalhando em cooperação com uma vasta rede de pessoas que têm em vista o bem comum. Os investimentos seguem linhas rígidas e conservadoras  e estes nativos aplicam a todos , de forma democrática, as mesmas regras, não aceitando favorecer amigos nem familiares no acesso a fontes de rendimento.

O karma destes nativos coloca-os a gerir muito dinheiro, dinheiro que pertence a uma larga comunidade e fazem o que podem para o gerir de forma séria e imparcial. Podem ter que tomar decisões sociais difíceis para garantir os objetivos gerais da economia. Há, no entanto, um stress muito grande associado a esta gestão, pois estas pessoas temem a desagregação social e económica da sociedade. Quando ocupam posições de autoridade e influência podem impor estratégias de austeridade para garantir que a sociedade mantém a sua estrutura económica intacta.

Preocupam-se com a justiça distributiva e, por isso, acham essencial regular os ganhos e lucros. O seu karma pessoal faz com que sejam chamados muitas vezes a ocupar-se da economia de uma sociedade que está em risco de falência, sendo aqueles que a conduzem a um novo estado de prosperidade. Podem favorecer maior distribuição da riqueza geral promovendo instituições de apoio aos mais pobres.

Os nativos com Saturno na 11ª casa são pouco expansivos e mantêm em geral alguns amigos (poucos) de longa data, não sendo muito adeptos de fazerem novos amigos. Em geral os «amigos» são bastante materialistas, cultivando «amizades» por razões sociais, mais do que por razões de companheirismo ou amizade. Estas pessoas também não gostam de investimentos de risco, a menos que a 5ª casa seja forte e altere isto. Estes nativos são árduos trabalhadores e trabalham de forma persistente e continuada para alcançar riqueza, que leva o seu tempo a alcançar. Podem ter um salário modesto quando a 11ª casa  é ocupada por  outros signos mas todo o dinheiro é ganho dentro dos limites da lei.

Quando está colocado na 11ª casa num signo que rege ou no signo da Lua, de Vénus ou de Mercúrio, o nativo será bem visto socialmente, tendo uma excelente reputação. A partir desta casa lança aspeto para a 5ª casa, podendo dificultar o nascimento de crianças, atrasar esse nascimento ou obrigar a assumir pesadas responsabilidades com estas; o aspeto para o Ascendente reduz a vitalidade e torna o ritmo de ação individual mais lento ao mesmo tempo que dá modéstia à personalidade e ajuda a adaptação às convenções e regras sobre a sua apresentação pessoal. Também torna a inteligência mais rígida e menos criativa, retirando brilho à personalidade; o aspeto para a 8ª casa restringe o dinheiro do parceiro de vida, que contribui pouco para a economia comum e para os bens partilhados e torna mais difícil  a possibilidade de receber heranças. Será difícil manter posses ou bens escondidos. Os processos de transformação individual e emocional (de todos os medos do nativo) são também atrasados e dificultados. Pelo lado positivo, este também não é afetado por situações de emergência súbita pois Saturno torna os processos inesperados mais lentos ou atrasados, de modo que afetam menos a vida destas pessoas. A relação com os familiares do cônjuge pode ser difícil embora possa melhorar com o tempo.

A lição fundamental de Saturno na 11ª casa é de que a riqueza deve ser distribuída pelo maior número possível e deve chegar aos mais fracos e desprotegidos, não pode ficar apenas nas mãos de uma elite ou minoria. Pode receber apoio de um irmão mais velho ou de um pequeno número de conselheiros. Também costumam fazer parte de grupos ligados à caridade e à proteção das tradições e costumes, como a Igreja, instituições de caridade e solidariedade, associações culturais, partidos políticos conservadores, etc.. Através destas organizações dão o seu contributo para regular a sociedade. Contribuem sempre que podem e de forma anónima para manter as atividades destes grupos na sociedade.  Não gostam de mudar o seu círculo social nem a forma como ganham dinheiro.

 

Quando Rahu também está nesta casa, durante os períodos de Rahu pode haver grande subida de status mas esta é também, com frequência, seguida de perda abrupta de posição e reputação.

Os nativos com Saturno na 11ª casa preocupam-se continuamente com os ganhos e a concretização dos seus objetivos, receando também perder a sua reputação. Têm sempre a impressão de que os amigos e conexões de que dependem não ofereçam o apoio de que necessitam para se manterem na sua posição. A reputação é ganha através de muito trabalho. Quando querem singrar numa carreira científica, económica ou filosófica, encontram muitos obstáculos que  levam bastante tempo a vencer e a superar. Nos primeiros tempos e durante a juventude, o nativo pode ter bastantes fracassos no seu desejo de ganhar dinheiro, influência e status. Mas, se Saturno estiver bem colocado, acabará por alcançar pelo menos um sucesso mediano. Apesar de serem conservadores, estes nativos são capazes de transformar as relações económicas e os investimentos de forma progressista. Quando desempenham funções de liderança podem alcançar popularidade, ajudando com a sua ação institucional a melhorar a distribuição mais equitativa por todos, especialmente os menos favorecidos e, desse modo, ajudar a proporcionar expetativas de uma vida melhor.

Embora em geral os nativos com Saturno na 11ª casa contem com pessoas com algumas conexões influentes, a verdade é que são vistos pelas elites como «vulgares» ou «não dignos» da sua companhia e sofrem a rejeição dessa camada da sociedade.  Mas isso não impede que eles próprios mantenham relações de amizade por interesse, movidos também eles pelas ambições pessoais. Só as conexões que podem realmente contribuir para algum proveito social ou profissional – e que são «trabalhadas» de forma diligente por estas pessoas, é que são valorizadas. Não se dão ao  trabalho de se relacionar com outros sem haver algum interesse material que possa reverter a seu favor: amizades para os «tempos livres», companheirismo, etc.,  são, simplesmente ignoradas. Ser «amigo» é trabalhar para obter uma forma de influência que pode ser proveitosa para o sucesso material. Deste modo, estas pessoas acabam por criar uma reputação de apenas se ligarem aos outros por interesse, mesmo quando se filiam num partido político ou instituição de solidariedade. Os outros não acreditam que sejam «filantropos»  por generosidade natural, vendo isso como forma de alcançar mais influência social. Faz parte da «lição» de Saturno na 11ª casa aprender a desenvolver amizade sem interesse e a obter rendimentos de acordo com as regras da distribuição democrática dos lucros. Para alguns pode ser uma lição muito difícil de aprender.

Quando têm irmãos mais velhos, a relação com estes pode ser pesada com deveres e responsabilidades. Se o Sol estiver com Saturno, em geral  o nativo não tem irmãos mais velhos.

Para os Ascendentes Capricórnio e Sagitário Saturno na 11ª casa causa  dhana yoga, trazendo riqueza (está exaltado para o Ascendente Sagitário e rege a 2ª casa para o Ascendente Capricórnio). Deste modo pode trazer riqueza quando aqui colocado, se estiver forte no horóscopo.

 O Que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Saturno na 11ª Casa do Horóscopo

Brihat Jataka-  o indivíduo será muito rico.

Chamatkar Chintamani- o nativo será rico durante toda a vida e será corajoso.

Phaladeepika- o nativo será corajoso, saudável, rico, terá bens imóveis e  uma vida longa.

Saravali- o nativo será corajoso, saudável, rico, terá bens imóveis e  uma vida longa.

Saturno dá os plenos efeitos aos 36 anos e, se estiver  forte e sem aflições, a partir dessa idade o nativo poderá ter um aumento considerável de poder e de riqueza.

4 Thoughts to “A Colocação de Saturno na 11ª Casa do Horóscopo”

  1. Arthur

    Tenho saturno na casa 11 em peixes, mas ele está retrógrado o que isso quer dizer?
    E também o que quer dizer os regentes da 6ª(libra)(tenho marte aqui) , 8ª(sagitário tenho júpiter aqui) ou 12ª (áries)?

    1. Só uma análise global do seu horóscopo e do modo como os planetas e as casas interagem entre si pode responder à sua questão. Explore o site e os seus artigos para ir entendendo tudo isso, é para si e todos os leitores que querem entender o seu horóscopo que este site está em construção.

  2. pesquisaastrologica

    Tenho Saturno em Sagitário retrógrado em Sagitário na Casa 11 e oposição ao Sol em Gêmeos na casa 4 isso seria bom ou ruim?

    1. astrologoaprendiz1

      Esse tipo de pergunta é dos que não podem ser respondidos de forma séria, pel omenos sem analisar o mapa natal. Há demasiados fatores para comparar antes de poder responder com alguma objetividade. Mas, uma vez que Saturno neste momento está de regresso à posição natal, aproveite para analisar o que se passa na sua vida neste período. Poderá encontrar aí a sua resposta. A única coisa que podemos dizer, em termos genéricos é que a relação com o pai e outras figuras de autoridade é uma das sua lições de vida e um padrão que, certamente, ocorrerá agora. Porém, uma correção: na astrologia Jyotish, um planeta na casa 11 não aspeta a casa 4, uma vez que as casas equivalem a signos inteiros. Assim, essa será a 5ª e não a 4ª casa.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.