A colocação de Ketu na 12ª Casa do Horóscopo

ket

A colocação de Ketu na 12ª casa é considerada uma posição que favorece  a vida espiritual. Damos a seguir uma visão geral dos efeitos da colocação de Ketu na 12ª casa do horóscopo.

Efeitos da Colocação de Ketu na 12ª casa do Horóscopo

A colocação de Ketu na 12ª casa indica desligamento  da pessoa em relação aos significados da 12ª casa: privacidade, prazeres de cama, a ligação com os planos subtis da consciência, do sonho, dos ancestrais e dos guias espirituais. Segundo os textos antigos, o nativo com Ketu na 12ª casa terá poucos filhos e sofrerá de problemas nos olhos. Além do mais, atestam, «irá para o Inferno após a morte». Não deixa de ser curiosa  esta constatação, uma vez que esta é uma boa colocação para o desenvolvimento espiritual do nativo. Talvez isso se deva ao facto de que, quando Ketu está colocado na 12º casa, o nativo não é capaz de se manter ligado aos aspetos psíquicos, devido à intensa relação de Rahu, colocado na 6ª casa, com os assuntos materiais.  Assim, a pessoa deseja mas não tem tudo o que é significado pela 12ª casa: privacidade, um refúgio , um espaço sagrado, invisibilidade em relação aos olhares do mundo, guias espirituais, um bom sono (pode sofrer de insónia), paz mental. Existe um corte  ou separação da pessoa em relação a estas matérias.

Os resultados da colocação de Ket na 12ª casa dependem bastante  do estado e da colocação por casa/signo do seu dispositor ou do planeta que rege a casa onde Ketu se encontra  colocado. Se este for forte e estiver bem colocado, a pessoa com Ketu na 12ª casa poderá manifestar uma aptidão natural para a meditação mas ainda assim poderá sentir-se insatisfeita com os resultados- ela tem dificuldade em manter-se ligada a tudo o que não tem uma estrutura material (Rahu colocado na 6ª casa).  O seu poder intuitivo pode também estar desconectado e fragmentado.

Quando Ketu  está colocado na 12ª casa a pessoa não tem interesse pelas práticas convencionais associadas à oração , à meditação. Pode  haver capacidade de clarividência psíquica mas a pessoa pode não ser capaz de controlar esse dom e, dessa forma, torna- se incapaz de o usar  de forma eficaz.

A colocação de Ketu na 12ª casa pode causar muitas despesas e dívidas. Textos antigos afirmam que a pessoa gastará o seu dinheiro de forma negligente.  Devido ao desligamento do indivíduo em relação aos assuntos da 12ª casa, a pessoa pode ter uma vida sexual pouco satisfatória. Pode haver problemas de visão no olho esquerdo e/ou de  audição no ouvido esquerdo.

Quanto Ketu está colocado na 12ª casa no signo de Sagitário, Escorpião ou Peixes , ou está em movimento estacionário direto ou movimento direto, a pessoa será capaz de manter a sua riqueza e terá poucas despesas. Terá uma natureza espiritual e interesse pelo caminho da iluminação.  Outros significados da 12ª casa, como os «prazeres de cama» também são protegidos. Os textos antigos referem que, neste caso, o nativo «irá para o céu» após a morte e alcançará sucesso em terras estrangeiras.

Ketu é o significador da emancipação espiritual e a sua presença na 12ª casa indica que o nativo atingiu a maestria no plano espiritual  no passado. Porém, nesta existência precisa de se focar no plano do trabalho e do serviço na existência terrena. Estas pessoas são capazes de intuir as realidades subtis sem qualquer esforço. Têm um passado de meditação e oração, de experiências espirituais, de isolamento em espaços privados mas, nesta vida, essa vida não é apelativa, a orientação espiritual, capacidades psíquicas como a telepatia e clarividência não lhes trazem qualquer entusiasmo. O foco do seu desenvolvimento nesta vida não está aí, está no plano material, no esforço para vencer as lutas e os conflitos deste mundo. Podem também ter problemas para conciliar o sono e sofrer de insónia mais ou menos crónica.

A posição de Ketu na 12ª casa pode ser difícil pois o nativo fica separado do seu espaço interior de santuário,  a imaginação e os sonhos podem ser estranhos e incoerentes. A pessoa não tem direito a um espaço de privacidade ou de invisibilidade mesmo que o deseje muito, está constantemente exposta à interferência de outros e dos ambientes que a rodeiam. Também pode ver negados os «prazeres de cama» ou pode, simplesmente, não ter qualquer interesse neles. Esta posição de Ketu é, no entanto, boa para a relação com países estrangeiros não sendo colocadas barreiras a qualquer tipo de interação entre o nativo e outros países (entrada, trocas comerciais, etc.).

Quando o regente da 12ª casa é forte, ketu pode indicar um nativo com grandes capacidades espirituais e de meditação mas, mesmo nesse caso, nunca há plena satisfação com essa orientação (o foco de desenvolvimento pessoal encontra-se na casa oposta, onde está Rahu).

A posição de ketu na 12ª casa é considerada uma boa posição, do ponto de vista da existência material pois ela indica a tendência para a materialização de  todos os aspetos da vida. Assim, ao separar o nativo dos aspetos incorpóreos ou imateriais, simultaneamente permite a conquista de bens materiais.

Ketu na 12ª casa separa o nativo de todos os ambientes privados ou isolados, o que inclui tanto o espaço de meditação como o laboratório ou o quarto privado de dormir. Pelo lado positivo, isso afasta a pessoa de hospitais, prisões, mas por outro lado, também impede que possa gozar momentos de tranquilidade em espaços reservados, incluindo as férias. Do mesmo modo, estas pessoas não viajam muito para países distantes nem residem nesses lugares (a menos que outros planetas na 12ª casa ou o aspeto de planetas para a 12ª casa permitam isso). Mas, embora o nativo não sinta inclinação para as práticas espirituais, pode ter dons psíquicos como a clarividência e telepatia desde que o regente da 12ª casa esteja bem colocado. Porém, mesmo quando isso acontece, pode não saber controlar o seu dom e este pode, por causa disso, produzir efeitos negativos.

Os nativos com ketu na 12ªcasa têm em geral sucesso pois Rahu na 6ª casa dá muito bons resultados no plano material.  Mas, no plano psíquico, há algumas dificuldades. A pessoa  pode ter que lutar afincadamente para manter alguma privacidade perante a constante invasão pública da mesma.

Ketu na 12ª casa, quando o regente da mesma não é muito forte, pode indicar infidelidade amorosa e sexual, tanto do nativo como do cônjuge mas, quando isso acontece, o nativo não reage, mesmo que a traição seja do cônjuge. Quando está colocado nas casas dusthana, Ketu poupa o nativo de se preocupar, angustiar ou ter consciência dos problemas ou experiências negativas vividas, sendo por isso de certo modo positivo pois livra a pessoa do sofrimento que a memória de eventos traumáticos pode causar. Ketu faz a pessoa ter uma postura de «testemunha» em relação a tudo isso, como se não se passasse consigo. Isto nem sempre é, no entanto, bom pois, se estiver doente, tende a não dar importância à prescrição que o médico faz ; se fizer algo ilegal, não pensa nas  consequências e não faz nada para não ir parar à prisão, etc. Estes nativos não respeitam nem dão importância às regras que a sociedade aceita e impõe  e, por isso, ultrapassam as regras éticas, religiosas, a lei sem qualquer perturbação ou consciência de «estarem a fazer mal».

Pelo lado negativo, estas pessoas estão sujeitas a serem vítimas, expulsas ou deportadas e o seu corpo pode, após a morte, ser desmembrado, movido , etc.

Esta não é uma posição favorável para o casamento, embora o nativo possa ter relacionamentos temporários. O espírito destas pessoas é demasiado irrequieto para  poderem descansar. Mas os resultados globais dependem do regente da casa onde se encontra Ketu e das casas que este rege, bem como daquela onde se encontra colocado. Os significados das casas regidas pelo dispositor de Ketu não são prejudicadas nos seus efeitos materiais.

De modo geral, estas pessoas podem canalizar passivamente informação espiritual útil para os outros embora não possam fazer o mesmo para si próprias. Mas esta posição de ketu é positiva para o nativo se desligar de todos os apegos, incluindo os emocionais. Pode ter experiências estranhas quando viaja por  terras estrangeiras.

A partir dos 43, 45 anos, estas pessoas começam a ter maior consciência de que a vida terrena é uma miragem  ou um sonho e podem ser capazes de ativar as suas próprias capacidades psíquicas de cura,  especialmente quando o planeta dispositor é um benéfico. Quando este é menos benéfico pode haver um sentimento vago de perda que se atenuará com o tempo.

Quando Ketu está colocado na 12ª casa o nativo está separado da sua vida espiritual. Embora esta não seja uma posição negativa, Ketu separa o nativo de tudo o que é espiritual e isolado e, em consequência, esttas pessoas não gostam de trabalhar em hospitais, asilos, hotéis, prisões, ou  no estrangeiro .Ketu impele os nativos para se envolverem na luta que é simbolizada pela 6ª casa: enfrentar e vencer os inimigos e competidores, trabalhar, etc.. A pessoa inicialmente tende a repetir um modo de vida que traz do passado mas Ketu impede a satisfação com a meditação e com o envolvimento na vida espiritual.  Mas a alma destes nativos já passou por um processo em que amadureceu as competências espirituais. Por essa razão, estas pessoas têm a capacidade  de sentir a dimensão espiritual a partir das experiências de luta , esforço e até mesmo servidão e exploração que são próprias da 6ª casa. O seu desafio não é renunciar ao mundo e isolarem-se num mosteiro para viver a sua espiritualidade, o seu desafio é descobrir a espiritualidade através da luta, do sofrimento , da servidão e da exploração que acontecem na 6ª casa e que põem o nativo em contacto com o mundo real e concreto. Esta viragem na consciência dá-se por volta dos 45 anos. Assim, na segunda metade da vida, estas pessoas podem recuperar a sua ligação com o plano espiritual e podem então atingir um elevado desenvolvimento neste plano. Ketu na 12ª casa representa um importante potencial de libertação ao longo da existência e até mesmo de iluminação.  Porém, quando o regente da 12ª casa está colocado na 6ª ou 12ª casa, o nativo pode experienciar prisão ou isolamento forçado de algum tipo (com longa permanência num asilo ou hospital). Um planeta maléfico conjunto com Ketu pode ter o mesmo efeito. Mas por ex., Marte, que é corregente com Ketu do signo Escorpião pode, se estiver colocado na 12ª casa no próprio signo (Escorpião) fazer do nativo um médico talentoso e muito dedicado ao serviço, trabalhando incessantemente num hospital e/ou nas Urgências, nos «médicos sem fronteiras», etc.

Segundo os clássicos, Ketu na 12ª casa permite que o nativo tenha consciência de que a vida espiritual é verdadeira e é real, e esta consciência vai crescendo ao longo da vida, à medida que todas as conquistas materiais vão deixando um sentido de vazio. O nativo envolve-se por isso, à medida que o tempo passa, na defesa de causas meritórias e de serviço. É irrequieto, pode gastar muito por prazer, descobrindo que isso não lhe traz satisfação. Tem uma abordagem honesta da vida. Deve ter cuidado com problemas nos pés, nos olhos e nos órgãos sexuais.

 O que Dizem os Clássicos sobre a Colocação de Ketu na 12ª Casa do Horóscopo

Chamatkar Chintamani- o nativo será como um rei. Ele gastará dinheiro em caridade. Vencerá os inimigos. Terá problemas nos olhos.

Phaladeepika- o nativo cometerá pecados secretamente e gastará dinheiro em maus propósitos. Sofrerá com problemas nos olhos.

Ketu dá plenos efeitos aos 48 anos. Por essa altura poderá produzir efeitos relacionados com a sua colocação na 12ª casa e de acordo com a sua força no horóscopo.

3 Thoughts to “A colocação de Ketu na 12ª Casa do Horóscopo”

  1. TaeTae

    Interessante… Tenho ketu na casa 6 no mapa-D1 e no Navamsa-D9 o tenho na 12, ambos em Áries. No Navamsa ketu está na minha casa 12 se contado a partir do meu Athmakarca(ñ sei se escrevi certo, perdão), que é Saturno. Pelo que já pesquisei… Estaria eu na minha última reencarnação? ?
    Poderiam-me tirar esta dúvida? Agradeço.

    1. TaeTae

      Por gentileza, podem apagar este meu comentário acima? Ainda não tinha feito a retificação do meu mapa e está errado as informações desse comentário.

      1. astrologoaprendiz1

        Como solicitado, apagámos o comentário anterior.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.