Parivartana Yogas #1- Maha Yoga

abun

Mantreswara divide os Parivartana yogas em três categorias. Hoje falaremos de uma delas, os Maha Yogas.

Em termos gerais, um parivartana yoga  ocorre sempre que existe uma receção mútua entre dois planetas- isto é, quando um planeta ocupa  o signo e a casa que o outro rege: ex. o Sol está em Capricórnio e Saturno está em Leão. Segundo a tradição, isto estabelece um laço entre os planetas, produzindo resultados como se estes estivessem em aspeto mútuo. As casas que os planetas regem  e ocupam ficam também ligadas entre si. Os efeitos deste yoga são semelhantes a uma conjunção entre os planetas envolvidos. E, tal como sucede com qualquer conjunção, tais efeitos podem ser benéficos ou negativos, dependendo da natureza das casas envolvidas e da relação natural entre os planetas em questão.

O Maha yoga é uma das assinaturas mais  desejadas no horóscopo pois coloca em relação os regentes das casas trinas – 1, 5, 9- e das casas kendra- 1, 4, 7, 10-( inclui também a 2ª casa, excluindo a 3ª, 6ª, 8ª e 12ª casas). Este yoga ocorre quando os regentes das casas referidas estão em receção mútua. Isto produz sucesso profissional, felicidade pessoal e traz eventos felizes para as casas do horóscopo envolvidas  e esses resultados serão experimentados durante os períodos dasha e subperíodos dos planetas envolvidos no yoga.

Os Maha yogas produzem efeitos  mais pronunciados quando  tanto o regente do Ascendente como o regente da 9ª casa são fortes. Quando isso não sucede, deve ver-se a força do 5º e do 10º regentes. Se estes estiverem fortes ou combinados entre si, isso é um bom sinal de sucesso na vida profissional.

Alguns astrólogos consideram que também existe um Maha yoga quando os regentes da 1ª, 5ª e 9ª casas (as casas trinas) estão de alguma forma associados entre si , produzindo efeitos numa determinada casa  kendra. Nesta circunstância, tais planetas são yogakarakas e os seus efeitos são multiplicados, indicando grande sucesso na vida. Se, por ex., o regente da 1ª casa estiver colocado na 1ª casa em conjunção com o regente da 9ª casa e se receberem o aspeto do regente da 5ª casa, colocado na 7ª, isto produz uma assinatura de sucesso e de sorte que pode elevar o nativo muito acima do ponto inicial da sua existência.  Quanto maior for o número de fatores benéficos associados, maior é a possibilidade de este yoga produzir resultados muito significativos.  Se apenas algumas das casas trinas e kendra estiverem associadas neste yoga, este perde algum impacto mas continua a ser um indicador forte de sucesso na vida. Se, por ex., o regente da 10ª casa está colocado na 9ª casa e se ambos recebem o aspeto do regente da 1ªcasa ou da outra casa trina, a 5ª, é de esperar que essa pessoa atinja um elevado sucesso. Porém, tal situação é rara, pois não é  fácil encontrar um horóscopo em que os regentes das casas trinas e o regente do Ascendente estejam sincronizados numa influência simultânea para uma dada casa kendra. Assim, se os regentes da 9ª e da 10ª casas estiverem associados entre si mas nem o Ascendente nem o regente da outra casa trina estão envolvidos, é de esperar sucesso na área da carreira e da vida pública até certo grau mas menos  grandioso. Efeitos muito fortes sem a intervenção do regente do Ascendente ou com o regente do Ascendente fraco, não são de esperar.

Adicionalmente, deve-se avaliar a força dos planetas para produzir resultados vendo se estão colocados no próprio signo/signo Mooltrikona/signo de exaltação, signo amigo ou inimigo e se recebem influências maléficas ou benéficas devido a aspetos de outros planetas.

Quando existem Maha yogas no   horóscopo mas o Ascendente está ocupado por planetas maléficos, ou quando existem aspetos de planetas maléficos para as casas trinas, o nativo, segundo a tradição, usará os efeitos trazidos por estes yogas de forma errada.

8 comentários em “Parivartana Yogas #1- Maha Yoga”

  1. Estou com um pouco de dificuldade em interpretar, meu ascendente é aquário e tenho marte e júpiter na 1, e saturno e mercúrio na 10 no signo de escorpião, logo saturno e marte estão em recepção mútua, aacho que seria um maha yoga, mas tenho receios devido ao fato de serem inimigos. O que vocês podem me dizer sobre isso?

  2. Olá! Tenho uma dúvida quanto a interpretar certos yogas em meu mapa. Por favor, me ajude.
    Meu ascendente é sagitário’28° e o regente Júpiter está na casa 12 em escorpião’27° fazendo aspecto mútuo com meu marte’03° no ascendente conjunto a Vênus’06° (que pelo que já li, é o planeta mais maléfico pro ascendente sagitário). Também tenho o sol’11° conjunto a mercúrio’13° na casa 12. Rahu em libra aos 00’27°. E minha lua é em capricórnio’18°, o regente Saturno está em aquário aos 24° na casa 3. No caso, as casas 1 e 4 (regidas por Júpiter) se unem com as 5 e 12 (regidas por marte), certo?
    Pelo que já li no blog sobre as casas e planetas benefícos para o ascendente em sagitário, a casa 12 não é de toda maléfica para este ascendente. Mas talvez eu tenha entendido errado.
    Então, por base dessas informações, como posso saber qual é o meu parivartana yoga? E se é maléfico, benéfico (ou misto rs)? Grata.

    1. Cara Tae
      o que nos pede é uma análise de todo o seu horóscopo, o que está fora do alcance deste espaço de comentário. Quanto ao Parivartana yoga, há efetivamente uma receção mútua entre Marte e Júpiter, pois cada um está no signo que o outro rege. Quanto aos efeitos, é impossível responder sem analisar o horóscopo na sua globalidade.

        1. Construímos este site para que a Tae e os leitores que querem aprender Astrologia possam ler os seus mapas por isso continue a estudar até cada elemento do seu horóscopo fazer pleno sentido. ok? Sabemos que isso acontecerá se continuar a aprender.

          1. Tá certo. Com certeza! Eu amo esta ciência e vou continuar estudando-a ❤️
            Desculpem-me pelo transtorno.

          2. Tae não é transtorno nenhum, simplesmente não podemos analisar mapas neste espaço pois, para fazermos isso uma vez teríamos que fazer a todos os leitores que nos pedissem e seria humanamente impossível. Mas não hesite em colocar alguma dúvida que tenha, estamos aqui para ajudar.

Deixe um comentário