As Divisões do Horóscopo #1

cart

O horóscopo é um mapa do céu num determinado momento e tem como pano de fundo os signos e as constelações onde estão colocados os signos (Nakshatras).  O formato do horóscopo  baseia-se em  12 divisões  correspondentes aos signos e cada «espaço» ocupado por um signo corresponde a uma «casa». O início do horóscopo é marcado pela colocação do Ascendente, que representa  o ponto do Zodíaco a elevar-se no Este no momento e  no espaço em que ocorreu o nascimento. Porém, na Astrologia  Jyotish, e seguindo os preceitos deixados pelo sábio Parashara, para além deste «Ascendente», é possível ainda considerar o início do horóscopo tomando como  1ª casa aquela onde está colocada a Lua ou aquela onde está colocado o Sol. Assim, tradicionalmente, 3 horóscopos eram levantados e escolhia-se aquele que era mais forte para fazer previsões. Hoje em dia muitos astrólogos seguem ainda este costume ou, pelo menos, têm em consideração as 3 cartas.

A vida na Terra ocorre no espaço e no tempo, medido pelo movimento aparente do Sol e o horóscopo individual reflete essa realidade, associando-se cada um dos pontos cardeais aos ângulos do horóscopo, pelo que este indica em simultâneo a hora aproximada do nascimento: assim,  a colocação do Sol numa casa entre a 1ª e a 10ª – quarto do horóscopo que abrange  as  casas  12ª, 11ª e 10ª- indica um nascimento antes do meio dia; a colocação do Sol entre a 10ª e a 7ª casa (abrangendo as casas 9ª, 8ª e 7ª) indica um nascimento entre o meio dia e o pôr do Sol; a colocação do Sol numa casa entre a 7ª e a 4ª (casas 6ª, 5ª e 4ª) indica um nascimento entre o pôr do Sol e a meia noite; a colocação do Sol entre a 4ª casa e a 1ª (3ª, 2ª ou 1ª) indica um nascimento entre a meia noite e o nascer do Sol.  Do mesmo modo, os vários quartos do horóscopo relacionam-se com as fases da vida: da 1ª à 4ª- infância; da 4ª à 7ª -juventude e maturidade jovem; da 7ª à 10ª- maturidade ; da 10ª à 12ª – velhice.

A Astrologia Jyotish procedeu à divisão das casas do horóscopo de acordo com diversas categorias que nos permitem  salientar aspetos específicos. Assim, encontramos:

  1. Casas angulares (kendra)- 1, 4, 7 e 10: os planetas colocados nestas casas dão resultados cedo na vida. Estas casas estão relacionadas com a capacidade de ação e mostram o impacto imediato dessas ações na nossa vida.
  2. Casas sucedentes (Panapara)- 2, 5, 8, 11: os planetas aqui colocados dão resultados na juventude ou na maturidade. Estas casas têm relação com os nossos desejos e motivações e com as áreas de vida que queremos controlar e consolidar e estão relacionadas com a segurança.
  3. Casas cadentes (Apoklima)- 3,6,9,12: os planetas aqui colocados dão resultados na velhice. Estas casas indicam movimentos, trocas, distribuição de informação. Referem-se à aprendizagem que fazemos a partir das ações (casas angulares) e recursos (casas sucedentes) que desenvolvemos e, a partir dessa aprendizagem, surge a tomada de consciência do que precisamos de fazer, de modo a iniciar um novo ciclo de ação.

Uma outra divisão do horóscopo diz respeito aos elementos dos signos/casas e tem também significados específicos:

  1. Casas/signos de Fogo- 1, 5, 9: referem-se às atitudes que desenvolvemos em relação à vida e ao nosso envolvimento em termos de energia (intenções, motivação, criatividade) de modo a manifestar no mundo concreto os nossos sonhos e ideais. Os planetas nestas casas exprimem a atitude individual em relação à vida e a nós próprios, revelando o papel da autoconfiança na construção da identidade. Indicam também o nosso propósito de vida em termos essenciais, o «dharma» ou destino pessoal.
  1. Casas /signos de Terra- 2,6,10: referem-se aos níveis de experiência que satisfazem as nossas necessidades básicas a nível prático. Os planetas aqui colocados indicam os recursos e energias que mais facilmente nos poderão ajudar na relação com o mundo físico. Também indicam talentos ou recursos específicos que nos permitem gerir  e acumular recursos de todos os tipos. As pessoas que têm muitos planetas colocados nestas casas estão habitualmente focadas na aquisição de recursos e riqueza, tendo por objetivo o domínio do mundo físico e a aquisição de bens e dos meios que permitem atingir a riqueza e as posses em termos materiais. O seu propósito de vida é atingir um elevado status e acumular muitos bens através do trabalho e de atividades práticas.
  1. Casas/signos de Ar- 3,7,11: referem-se aos relacionamentos humanos de todos os tipos e aos contactos sociais, bem como ao desenvolvimento dos conceitos que permitem dominar pelo intelecto o meio próximo. Os nativos com uma ênfase nestas casas/signos  vivem o mundo através da mente, construindo e partilhando conceitos com os outros. O mundo das ideias e a sua compreensão é o polo dominante nestes signos/casas. Assim, estas casas têm a ver com o intelecto e com a vida social. Planetas nestas casas afetam o modo como o indivíduo exprime as ideias, os seus interesses, a forma como se exprime através do discurso e a sua vida social.
  1. Casas /signos de Água- 4, 8, 12: estas casas referem-se ao plano psíquico e ao passado, aos fatores inconscientes que condicionam a nossa ação e compreensão no presente e que se manifestam através das emoções. Planetas nestas casas mostram fatores inconscientes  que atuam de modo inconsciente ou subconsciente e nos  obrigam a  confrontar medos e bloqueios  e a tomar consciência   das lições que precisamos de aprender ao reviver esses fatores passados, de modo a podermos libertar-nos de todos os fatores que nos condicionam no presente através de medos e inseguranças ou memórias subliminais que impedem o verdadeiro crescimento  emocional e espiritual no presente. Planetas colocados nestas casas afetam as nossas tendências emocionais e produzem habitualmente comportamentos compulsivos ou obsessivos de cujos padrões precisamos de nos libertar. Estas casas relacionam-se com a expressão das emoções e da alma.

Outras divisões existem ainda, na Astrologia Jyotish, relativas às casas do horóscopo mas falaremos delas num outro artigo.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.