As divisões do Horóscopo #5- Casas Dharma Trikona

ev

As casas Trikona são as casas do Dharma, isto é, estão relacionadas com a missão de vida, com o caminho  que a alma encarnada prossegue na Terra, com vista ao seu desenvolvimento. Estas casas estão também relacionadas com os valores espirituais, a filosofia de vida, com a aprendizagem espiritual e os mestres espirituais, com a religião e a devoção. Também revelam a honestidade da pessoa.

As casas Trikona são, segundo alguns,  as mais auspiciosas do horóscopo, pois  incluem a 5ª e a 9ª casas, que são as casas da sorte. Os planetas colocados nestas casas produzem resultados positivos e os significados das casas que regem são relevantes na vida das pessoas.

As casas trikona são a 1ª , a 5ª e a 9ª. A 1ª é simultaneamente kendra e trikona. Isto faz com que seja, para alguns, a mais fraca das três.( Mas, para os que consideram que as casas Kendra  são as mais importantes, por serem o sustentáculo de todo o horóscopo, é o inverso.)  Em seguida temos a 5ª casa, que é  considerada, neste ponto de vista, mais forte do que a 1ª ; finalmente, a 9ª é a  mais forte das três.  As casas trikona são mais fortes do que as kendra., segundo muitos mas há  quem discorde desta avaliação.

Já referimos várias vezes a importância do Ascendente, que significa a aparência física, a saúde, o caráter e a personalidade, etc., para além de também revelar a força geral do horóscopo. A 5ª casa, por sua vez, é aquela que revela o karma que trazemos para esta vida , positivo e negativo e que determina até que ponto somos favorecidos (ou não) pelos resultados de ações passadas. É também a casa da criatividade, dos filhos e da nossa educação superior, da nossa fé e devoção, da capacidade que temos de  conquistar nome e fama. A 9ª casa revela o estatuto do pai. Numa sociedade paternalista por excelência, significa também os mestres e a espiritualidade.

As casa Trikona são designadas como «casas Lakshmi», a deusa da abundância . Assim, estas casas são  associadas à riqueza  e, quando acontece haver  uma relação entre estas casas e  as casas kendra, forma-se um Rajyoga no horóscopo.

A tradição considera que a alma entra pela 5ª casa no mundo, chamada por esse facto de poorva janam karma, para o Ascendente, onde encarna no corpo humano. Segundo esta tradição a alma sai do corpo pela 9ª casa, após ter  completado o karma para esta vida, simbolizado pela 10ª casa. As casas Dharma Trikona têm por objetivo a transformação espiritual do nativo , levando-o a evoluir para um estágio superior, fazendo uso das suas faculdades divinas e da sua criatividade.

Os regentes das casas trinas são sempre benéficos, com especial destaque para o regente do Ascendente pois cabe-lhe zelar pela proteção geral das áreas de vida . A análise das casas Trikona ajuda  a compreender os vários aspetos do destino pessoal para esta vida. O facto de a 1ª casa ser simultaneamente kendra e Trikona mostra que todos os objetivos de desenvolvimento espiritual da pessoa partem do aqui e agora, da vida concreta e terrena- o espiritual enraíza-se no plano terreno: cada pessoa deve viver as circunstâncias concretas do dia a dia, desenvolvendo a  partir delas uma abordagem que é também espiritual e que transcende o plano imediato. A prova disto é que as casas Dharma Trikona precisam da cooperação das casas Artha  para  sustentarem o progresso, qualquer que ele seja.

Da 1ª casa já falámos no artigo sobre as casas kendra.  Esta casa é o início da personalidade espiritual no mundo terrestre e o lugar em que a dimensão espiritual se une à material para se manifestar no mundo. É nesta casa que o espírito mergulha na matéria e, por isso, esta casa também se associa à persona, ou máscara , pois inaugura a perceção sensorial como aquela que é privilegiada na interação com o mundo.

A 5ª casa  tem, como referimos,  significados espirituais na Astrologia Jyotish. Ela refere-se aos bons resultados de ações passadas que nos deixaram créditos  que aparecem como «sorte» nesta vida (poorvapunya).Esta casa rege a fé e os rituais espirituais, a sabedoria divina , a instrução superior, as técnicas espirituais. Assim, não admira que muitas figuras religiosas de vulto conhecidas mundialmente tenham uma 5ª casa forte. O mesmo acontece com outras figuras que atingem nome e fama à escala mundial ou internacional.  Esta casa simboliza a criatividade, tanto em termos simbólicos como literais – inclui a geração de filhos- mostrando  a capacidade para usar os bons créditos trazidos do passado para construir uma nova identidade na vida presente.

Sendo uma casa do Dharma ou propósito de vida, a 5ª casa também revela o propósito espiritual da encarnação atual e as pessoas com uma 5ª casa forte sentem habitualmente muito cedo na vida qual é o seu destino ou propósito essencial de vida. Pela sua relação com a vida espiritual e a fé, com os rituais e as técnicas de desenvolvimento espiritual, a 5ª casa mostra como cada indivíduo usa a vontade para desenvolver a sua identidade espiritual conectando-se com o eu superior. Representa, desta forma, os esforços da vontade pessoal para atingir o pleno desenvolvimento do conhecimento de si próprio para além das aparências imediatas, indo ao encontro das forças criativas presentes no âmago de cada um de nós.

A 5ª casa é também uma casa de atividades recreativas, de jogo, de amor romântico e dos filhos, pois todas estas áreas são exemplos da expressão criativa que liga o ser humano ao mundo e aos outros. No seu máximo, produz atores, políticos, atletas e todas as figuras cuja individualidade usa ao máximo os seus poderes criativos.

A 9ª casa é uma casa  associada ao conhecimento superior, ao estudo superior e espiritual, aos fundamentos ,aos valores e princípios que regulam  eticamente a nossa vida. Representa a mente superior e intuitiva, a conceção pessoal da divindade e revela os valores mais elevados do indivíduo. Na sua relação com o Dharma, a 9ª casa revela as aspirações mais elevadas de cada um de nós. É a casa da graça divina, da sorte, relacionada com as ações que realizamos e que revelam o desenvolvimento superior que fizemos em  vidas anteriores  e que agora nos permitem unir plenamente com o Eu superior, transcendendo o mundo físico. É nesta casa que, potencialmente compreendemos a união entre a nossa dimensão espiritual e o todo universal. Essa sintonia acaba por trazer também toda a abundância material e riqueza como fruto do mérito individual, fazendo desta casa aquela que é potencialmente a mais auspiciosa do horóscopo. Esta é também uma casa de proteção espiritual- a sintonia do indivíduo com os valores espirituais mais elevados protege-o das vicissitudes do mundo material e das suas incertezas.

Pelo papel que é dado  à figura do pai como «mestre», esta casa simboliza o pai e o mestre que orienta o nativo para o caminho do desenvolvimento espiritual e da conquista da sabedoria superior.

Deixe um comentário