Sasa Yoga

henr

Este é mais um dos Pancha Mahapurusha yogas, desta vez formado quando Saturno está colocado numa casa kendra e no próprio signo ou no signo de exaltação. No entanto, este yoga, dada a natureza de Saturno, não produz só bons resultados.

Este yoga forma-se  quando o Ascendente calha num signo cardinal ou fixo, não se forma quando o Ascendente é um signo mutável.  Para os signos Ascendentes de Balança, Capricórnio e Aquário forma-se na 1ª casa; para os signos Ascendentes Caranguejo, Balança e Escorpião forma-se na 4ªcasa; para os signos Ascendentes Carneiro, Caranguejo e Leão forma-se na 7ª casa; para os signos Ascendentes Capricórnio, Carneiro e Touro forma-se na 10ª casa.   Note-se que para alguns signos Ascendentes o yoga  forma-se potencialmente em duas casas diferentes- para Caranguejo, Capricórnio e Carneiro há assim duas vezes mais possibilidades de este yoga se formar.

Os nativos nascidos com este yoga podem ascender politicamente  e tornarem-se os chefes da comunidade , tanto a nível local como estatal, tendo muitos subordinados sob o seu comando. Quando Saturno é forte e está bem colocado, estas pessoas  têm uma personalidade extraordinária, ao mesmo tempo humilde e com boas qualidades de caráter e simultaneamente com grande capacidade de liderança , nomeadamente no plano político.  O tipo nobre que manifesta este yoga possui as boas qualidades de Saturno. No entanto, B. V. Raman, na sua obra 300 Hundred Important Yogas  lembra  a natureza cruel e perversa de Saturno para referir outros efeitos possíveis: este nativo gosta de se envolver com o cônjuge dos outros, em relações ilícitas e é capaz de usar meios inescrupulosos para atingir os objetivos pretendidos, sobretudo quando se trata de se apoderar do dinheiro dos outros. Na opinião deste investigador, a pessoa com este yoga será feliz e famosa mas terá um comportamento sexual perverso e cobiçará o dinheiro dos outros. No entanto, Raman salvaguarda que deve ser feita uma análise cuidada da Lua no horóscopo. Se esta estiver bem posicionada e for forte, sem sofrer qualquer aflição de outros planetas, então as boas qualidades de Saturno serão predominantes e os efeitos negativos referidos não se manifestarão e  a pessoa terá também  uma boa carreira e prosperidade financeira.

Este yoga está relacionado com posições de autoridade, fama e riqueza, bem como influência social e encontra-se em várias figuras proeminentes no mundo político ou da finança. A pessoa terá,  porém, uma natureza voluptuosa, podendo enveredar pela procura de prazeres sensuais e materiais. As suas qualidades de chefia e de liderança, que fazem dela uma autoridade incontestada, também lhe dão «um coração duro» e, por essa razão, muitos consideram este nativo mau e até um ladrão, quando cobiça e procura apoderar-se do dinheiro e riqueza dos outros. Alguns textos antigos referem que  será muito ligado ao lugar onde nasceu  e contará com subordinados de confiança. A sua mente é astuta, conseguindo descortinar com facilidade as reais intenções escondidas dos outros.

Assim, este é um yoga em que os aspetos positivos se mesclam com os negativos, dada a natureza do planeta, que é o maior maléfico natural.

5 Thoughts to “Sasa Yoga”

  1. joana

    O facto de apenas ter Saturno no signo de balanca isso nao e suficiente para se ter este yoga pois nao?

    1. Não, tem também que estar numa casa kendra.

  2. Joana Guimarães

    Muito obrigada pelo esclarecimento 🙂

  3. Luiz

    Eu tenho Áries no ascendente e saturno na casa 11 em aquário. Poderia formar um Sasa Yoga?

    1. Não, porque, apesar de Saturno estar no signo mooltrikona que rege, não está numa casa angular ou kendra (1, 4, 7, 10).

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.