Os indicadores de Beleza no Horóscopo

bel

O interesse dos leitores levou à escrita deste artigo, no qual vamos referir alguns dos fatores que indicam a beleza física. Os leitores deverão, no entanto, ter em mente que a Astrologia Jyotish apareceu integrada na filosofia dos Vedas, focada no homem espiritual, para a qual a dimensão física tinha pouca ou menor importância. Assim, a generalidade  dos autores não desenvolveu estudos específicos para esta questão e todos os yogas ou combinações do horóscopo que indicam beleza física também significam outras qualidades, nomeadamente de caráter espiritual ou moral. Assim, de modo geral, sempre que uma combinação de planetas indica beleza física, indica simultaneamente boas qualidades  do caráter em alguma dimensão da personalidade.

O primeiro fator a analisar quando se trata da beleza física (ou da falta dela) é o Ascendente pois este representa o corpo físico. Depois, temos Vénus, o planeta da beleza. A sua associação com  o Ascendente torna  os nativos naturalmente atraentes para os outros.  Vénus torna o nativo extremamente atraente para os outros e também confere, nesta posição, saúde e sorte . E, se Vénus dá beleza quando associado com o Ascendente, Mercúrio dá uma aparência jovem, charmosa, viva e inteligente, capaz de encantar os outros, tanto pela sua expressão natural como pela capacidade de manipular e de seduzir com o seu espírito e capacidade de persuasão, levando os outros a ficarem positivamente enredados e encantados. Mas, quando Mercúrio é fraco ou está associado com maléficos, a pessoa pode ser muito nervosa e ter falta de confiança ou ser gabarola, o que afasta os outros e destrói o carisma habitualmente associado com Mercúrio.  Quando associado com o Ascendente, Júpiter dá bonomia , afabilidade e uma sensação de sabedoria confiante, gerando simpatia e adesão por parte dos outros: gera respeito e isso contribui para a atratividade do nativo, acrescentando-se à beleza que esta posição também confere. Além disso, dá sorte e um temperamento otimista  e feliz. Marte, por outro lado, dá capacidade de afirmação e de liderança e, como sabemos, esta segurança de si é essencial para que os  outros se disponham a ouvir e a seguir o nativo. A presença de Marte no Ascendente dá uma constituição forte mas também propensão para acidentes, ferimentos, problemas no sangue,  fraturas nos ossos, etc.. A pessoa pode apresentar cicatrizes e pode sofrer de doenças crónicas. Será impaciente e rude e terá uma natureza fortemente sexual.  Rahu dá força física no Ascendente e também confere, segundo a tradição, uma extraordinária beleza física. Já a presença de Ketu na 1ª casa produz problemas de saúde, constituição fraca, uma natureza tímida, falta de confiança e um parceiro ou cônjuge dominador. O Sol dá boa saúde, coragem e assertividade, autoridade e um  ego forte.  Mas, se receber o aspeto de planetas maléficos, o Sol causa falta de visão.  A Lua, especialmente se estiver brilhante ou na fase de Lua Cheia, dá beleza física, com grandes olhos e um temperamento romântico.  A presença de Saturno no Ascendente é considerada  positiva  se estiver no seu próprio signo ou no  signo de exaltação e ainda nos signos de Júpiter: Balança, Capricórnio e Aquário , Sagitário e Peixes.  A sua presença, se não for compensada com o aspeto de algum planeta benéfico, sobretudo Júpiter, dá problemas de saúde, uma figura fina e encurvada, problemas nos ossos. Se estiver no signo de debilitação (Carneiro) e no Ascendente, Saturno pode mesmo causar deformidade física.

As características dos planetas associados com o Ascendente produzem ainda outros resultados: Júpiter, por ex., tende a fazer engordar e produz nativos com formas arredondadas. Vénus produz nativos  elegantes e sensuais; Marte dá uma natureza robusta ,agressiva e por vezes rude, que pode afastar os outros;  o Sol e a Lua dão altura média; Saturno dá uma figura muitas vezes encurvada, fina e ossuda; Mercúrio dá uma figura fina, não muito alta, com aparência mais jovem do que a idade real.  A presença de Ketu na 1ª casa produz pessoas baixas e, por vezes, anãs. Porém, estas referências são gerais, havendo muitos fatores que podem alterar estas indicações. Por ex., Varahamihira, na obra Brihat Jataka, salienta a relação entre Saturno, Vénus  e a beleza, para vários signos Ascendentes: segundo este autor, quando Vénus está no signo de Saturno, Capricórnio ou Aquário, o nativo terá beleza física (embora tenha falta de qualidades morais). Este autor acrescenta que, quando Saturno está no Ascendente, e este é Balança, Sagitário, Capricórnio ou Aquário, para além de  o nativo se tornar um líder «chefe da aldeia», terá uma aparência bela. Este autor, no entanto, não faz referência à colocação da Lua e de Vénus na 1ª casa como indicação de beleza física, como é tradição. Saravali também associa a colocação de Vénus em Capricórnio ou Aquário como indicação de beleza física, desde que vénus receba o aspeto de Saturno ou de Júpiter, sendo que, no caso de Saturno, é dito que a pessoa será de compleição escura.

Num próximo artigo falaremos de algumas outras combinações no horóscopo  que estão associadas à beleza física.

Também Poderá Gostar de Ler

9 Thoughts to “Os indicadores de Beleza no Horóscopo”

  1. T

    Como posso saber quando uma casa ta fraca ou forte em meu mapa astral?

    1. há vários métodos, incluindo os quantitativos (Análise da força Ashtakvarga das casas, aparece no relatório do software de Astrologia Jyotish) mas o método mais fiável é vendo a força do seu regente e da casa mooltrikona deste: se o regente for fraco, como é ele que apoia a casa, esta também é fraca. Depois, se tiver planetas maléficos aí colocados, a casa também fica fraca.

  2. Eric m

    Ai que maldade, tenho venus e marte no lagna em libra e não me acho nenhum pouco bonito rs. No navamsa eu tambem tenho mercurio e jupiter em gemeos no lagna, quem sabe depois dos 30 eu não fique né .

    1. Mas Marte não causa necessariamente falta de beleza e, além do mais, se tem Vénus, no próprio signo, este prevalece , a aparência física é o resultado de vários fatores em simultâneo.

  3. Gal

    A conjunção de Marte e Vênus significa o que? Da beleza?

  4. João

    Olá! Essa semana fiquei instigado com algo. Eu sou do signo de leão (que representa a casa 5 do mapa astral) na minha casa 5 do mapa astral eu tenho escorpião e eu me identifico 100% com esse signo. Um regente de outro signo na casa do seu signo de nascimento como esse exemplo citado pode influenciar na sua persona? (Plutão regente de escorpião também está nessa casa). Bjs e parabéns pelo blog e por esse post!

    1. Todos os planetas influenciam, de acordo com a sua natureza e significados, as casas onde estão colocados e, sem dúvida, quando uma determinada casa é enfatizada pela colocação de planetas, o que ela representa torna-se muito importante na nossa vida. Quanto a Plutão, é um dos planetas exteriores que não é considerado na tradição da Jyotish, embora alguns astrólogos lhes deem alguma importância. Apesar de termos estudado Astrologia ocidental durante muitos anos, preferimos seguir a tradição da Jyotish e não misturar os sistemas, uma vez que optámos por este.

  5. Lady Star

    É verdade que um planeta debilitado e retrógrado faz os mesmos resultados que um exaltado? Tipo Saturno debilitado e retrógrado?

    1. um planeta debilitado perde toda a sua força para proteger os seus significados. Acerca dos planetas retrógrados existem algumas opiniões divergentes embora se considere que o planeta é forte mas consideramos que , nas circunstâncias que refere, o efeito é negativo e problemático. A conceção que apresenta baseia-se na suposição de que há uma inversão do estado do planeta , devido à condição retrógrada e que isso causaria a sua exaltação. Não aceitamos essa suposição. Sobre os problemas debilitados e retrógrados pode ler os seguintes artigos que publicámos:
      http://wp.me/p4t1oq-18X
      http://wp.me/p4zKAi-k5

Comments are closed.