O Bhrigu Bindu e os Efeitos do Trânsito dos Planetas

 

brh

Num artigo recente, introduzimos o conceito  de Pushkara Navamsha,  relacionado com certos graus particularmente auspiciosos dos signos- Baghi pushkara- conceitos importantes para uma corrente autónoma da Astrologia Jyotish e que reclama grande antiguidade na tradição, conhecida por Nadi Jyotish. Neste artigo falamos de outro conceito, também considerado muito relevante para efetuar pervisões  na Astrologia Nadi e explicamos o seu significado: o Bhrigu Bindu.

Muitos astrólogos védicos, ainda que não se restringindo a esta corrente da Jyotish,  dão atenção ao estudo de alguns destes nadis no horóscopo, incorporando o seu estudo nos restantes procedimentos   de análise. Apesar de existirem 15 nadis por casa signo de 30º, o que perfaz 1800 nadis  nos 360 º do Zodíaco, alguns têm particular importância para efetuar previsões. É o caso do Bhrigu Bindu.

O Que é o Bhrigu Bindu?

O Bhrigu Bindu é um ponto imaginário, situado no eixo Lua/Rahu  e calcula-se deduzindo a longitude de Rahu da longitude da Lua, sendo o resultado dividido por 2 e adicionado à posição de Rahu no horóscopo, constituindo assim um «ponto médio» que tem o nome de Bhrigu Bindu.  Este ponto exprime a progressão da Lua desde a última conjunção que fez com Rahu, no horóscopo de nascimento.

Os leitores não precisam, no entanto, de fazer qualquer cálculo manual pois, como a grande maioria dos  astrólogos védicos considera este ponto sensível importante para análise e previsão dos resultados,  o cálculo aparece por defeito na informação básica das posições planetárias, Ascendente, etc., também no programa gratuito que recomendamos, o Jaganatha Hora.

Interpretar o Significado do Bhrigu Bindu

A passagem dos planetas por este ponto, bem como a sua progressão, numa outra técnica que não cabe neste artigo, permite situar de forma clara e rigorosa, certos tipos de eventos, de acordo com os significados dos planetas envolvidos e das casas que regem no horóscopo.

Sempre  que qualquer planeta- benéfico ou maléfico- transita por conjunção por este ponto do horóscopo, tanto  formando conjunção como  aspeto próximo com ele  (considera-se o intervalo de 1 navamsha, isto é 3º e 20’ para cada um dos lados do ponto em causa),acontecem eventos importantes, benéficos ou maléficos, relacionados com a natureza do planeta que forma o aspeto/conjunção. Assim, imaginemos que, no meu horóscopo, o Bhrigu Bindu situa-se em 8º 11’ do signo Virgem.

Quando qualquer planeta estiver em conjunção ou aspeto com os graus 4º 51’ de Virgem e até 11º 31 ‘ de Virgem os efeitos do trânsito serão sentidos na vida da pessoa, sendo que a sua maior intensidade se dá  logo que o planeta em trânsito passa o ponto exato do Bhrigu Bindu. Quando mais do que um planeta maléfico transita por este ponto, os efeitos aumentam proporcionalmente  de intensidade , o mesmo acontecendo , inversamente, quando os planetas são benéficos, aumentando, neste caso, os efeitos benéficos.

Os efeitos  dos planetas em trânsito pelo  Bhrigu Bindu  também são influenciados pela relação que existe no horóscopo entre esses planetas e o Bhrigu Bindu, isto é, quando os planetas em trânsito estão numa casa kendra ou trikona em relação ao Bhrigu Bindu (isto é, sem ter em conta a casa específica em que o planeta está situado, conta-se o número de casas entre o planeta e o Bhrigu Bindu, e vê-se se esse número corresponde a uma casa kendra ou trikona) e adicionalmente têm natureza benéfica, produzem bons resultados nos trânsitos, relacionados com as casas que regem;

quando os regentes da 6ª ou 8ª casas do horóscopo estão  6 ou 8 casas separados do Bhrigu Bindu, não dão maus resultados relacionados com as casas que regem, quando transitam por este ponto sensível do horóscopo.  Por outro lado, qualquer planeta fraco que transite por este ponto sensível dá sempre maus resultados relacionados com a casa que rege. O regente do signo ocupado pelo Bhrigu Bindu  dá sempre bons resultados desde que seja forte no horóscopo.

Efeitos do Trânsito dos Planetas pelo Bhrigu Bindu

Como habitualmente, os planetas de trânsito lento dão resultados mais fortes e duradouros, tanto para o bem como para o mal.

Júpiter–  O trânsito deste benéfico favorece o sucesso no nascimento de filhos, no aumento de riqueza, na realização do desejo de casamento e outros desejos que a pessoa tem desde há muito tempo; permite a progressão no emprego ou conseguir um emprego quando se está desempregado, expandir um negócio existente e aumentar os seus lucros, recuperar de uma longa doença, alcançar sucesso em exames académicos e estudos superiores, ter mais otimismo na abordagem da vida.

Saturno–   O trânsito deste maléfico pode produzir doença prolongada, doença ou separação do cônjuge, desentendimentos com o cônjuge, perda de posição e de riqueza, prejuízos e danos próprios, morte de pessoas próximas.

Mercúrio e Vénus– O trânsito destes planetas é favorável para as interações pessoais, para encontrar velhos amigos  com quem se tinha perdido o  contacto, permite alcançar pequenos ganhos  e indica encontros, festas e interações agradáveis com as pessoas próximas.

Sol– Pode causar situações temporárias de doença, separações temporárias, acontecimentos infelizes de  curta duração, perda de dinheiro, desentendimentos.

MarteO trânsito de Marte pode produzir brigas, ferimentos, acidentes, desentendimentos e separações temporárias, perda de dinheiro.

Rahu e Ketu–  Existem várias posições acerca do trânsito dos nodos pelo Bhrigu Bindu e deixamos aos leitores cada uma delas para testarem e formarem a sua própria opinião: segundo alguns, o trânsito dos nodos por este ponto sensível é semelhante ao de Júpiter. Para outros, tais efeitos podem ser positivos ou negativos, (pressupomos nós que dependendo do estado de Rahu e Ketu no horóscopo e a casa/signo que ocupam, bem como a relação que mantêm com o Bhrigu Bindu em termos de número de casas ) sendo que são sempre inesperados e em grande escala.

São ainda de esperar sofrimento mental, situações de pressão  da administração e governo, como aumento de taxas e de impostos, roubo de bens , situações de assédio, discussões familiares, desentendimento com o cônjuge. E, porque Rahu e Ketu representam venenos e coisas venenosas, neste período do trânsito será de ter toda a cautela com intoxicações, mordidas de animais venenosos (como mosquitos) ,ingestão de substâncias venenosas (como excesso de certos medicamentos, etc.).

No que se refere aos nodos, mesmo quando estes são positivos no horóscopo, os seus efeitos nunca são totalmente benéficos, sendo por isso avisado esperar  sempre alguns efeitos maléficos inesperados.

Leave a Comment