Nabhasa Yogas – Akriti yogas #1

 

joa

Os Nabhasa yogas são  um conjunto de yogas formado por 4 grupos: 20 Akriti yogas;  7 Sankhya yogas;  3 Asraya yogas; 2 Dala yogas. Neste artigo falamos dos Akriti yogas.

Estes yogas são bem explicitados por Vahara Mhira na obra Brihat Jataka. De acordo com este sábio da Jyotish, os efeitos destes yogas não se fazem sentir apenas nos períodos dasha/Antardasha mas ao longo de toda a vida. Estes yogas têm a ver com a distribuição dos planetas pelas várias casas do horóscopo.

Akriti yogas #1

Yupa yoga, Ishu Yoga, Sakti yoga, Danda yoga. Estes yogas formam-se quando todos os planetas estão colocados a partir de cada uma das 4 casas kendra, 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª. Assim, no Yupa yoga, todos os planetas estão colocados na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª casas ; no yoga Ishu todos os planetas estão colocados na 4ª, 5ª, 6ª e 7ª casas; no yoga Sakti todos os planetas estão colocados na 7ª, 8ª, 9ª, 10ª; no yoga Danda, todos os planetas estão colocados na 10ª, 11ª, 12ª e 1ª casas.

Seguimos o prof. B.v. Raman (300 Hundred Important Combinations)  na caracterização destes yogas:

Yupa Yoga–  Este yoga tem como ponto de partida o Ascendente e  indica alguém decidido, com autocontrole, compassivo e que gosta de ajudar os outros.

Ishu Yoga– Este yoga faz do nativo um chefe bem sucedido de um campo de prisioneiros ou prisão.

Sakti Yoga–  Este yoga indica um nativo  preguiçoso e indolente, sem grandes meios de sobrevivência e pouco estimado pelos outros.

Danda Yoga- Este yoga indica privação de felicidade por causa do cônjuge e dos filhos.

No seu comentário a estes yogas, o Prof. Raman manifesta algumas dúvidas acerca da ação que estes têm no horóscopo global pois, na sua opinião (e na nossa)  deve ter-se em conta a existência de outros yogas e é preciso estudar como  é que essa interação entre os vários yogas afeta o horóscopo.

Na sua opinião, estes yogas parecem significar o modo como os nativos ganham a sua vida, em termos gerais.

Seguidamente, temos outros 4  Akriti  yogas. Para que se formem, os planetas também têm que estar todos colocados a partir das 4 casas kendra com a diferença , em relação aos 4 yogas anteriores, de que os 7 planetas devem ocupar as 7 casas contíguas à 1ª, 4ª, 7ª e 10ª.

Assim, o Nav yoga forma-se quando existe um planeta na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª casas; o yoga Kuta  forma-se de modo semelhante mas começando na 4ª casa; o mesmo sucede com o yoga Chhatra, que se inicia na 7ª casa; e o mesmo acontece com o yoga chapa, que se inicia  na 10ª casa.

Nav yoga- Este yoga dá felicidade efémera, fama mas também miséria; segundo o Dr. Raman, este yoga produz principalmente bons efeitos e leva os nativos a lidar com água e substâncias aquosas.

Kuta yoga- os que têm este yoga são mentirosos e carcereiros; segundo o Dr. Raman, este yoga indica alguém que frequenta montanhas e cavernas e que pode desenvolver maus hábitos, podendo ser um ladrão, um bêbado, um batoteiro, encontrando-se esta configuração em muitos horóscopos destas pessoas.

Chhatra yoga-  este yoga produz felicidade. A pessoa terá força mental e ganhará riqueza e será feliz no início e no fim da vida.

Chapa yoga-  Este yoga produz felicidade e coragem . A pessoa viverá uma vida confortável e fará boas ações.

Continuaremos no próximo artigo a falar dos Nabhasa yogas.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment