Continuamos a publicar os Nabhasa yogas, hoje apresentando o Sringhataka yoga.Este yoga forma-se com a disposição de todos os planetas nas casas trikona: os planetas ocupam o Ascendente e as restantes casas trinas: 5ª e 9ª
Não é difícil perceber que o Sringhataka yoga é potencialmente um yoga forte pois envolve o Ascendente, além das duas outras casas trinas que estão relacionadas com a sorte. Se as 3 casas trinas forem fortes no horóscopo, é de esperar que os nativos tenham boa saúde e um destino forte e visível (1ª casa), sucesso, inteligência, filhos com boas qualidades e uma boa educação (5ª casa) e sorte em geral, apoio do pai e de outras figuras de autoridade como os governantes e outras figuras influentes na sociedade, boa natureza moral e interesse pelos assuntos e pela vida espiritual (9ª casa).
A tradição afirma que os nativos com o Sringhataka yoga no horóscopo «serão felizes na parte final da vida». Comentando esta afirmação, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) considera que não tem fundamento a pretensão de que a felicidade do nativo será obtida na parte final da vida, considerando que o que é lógico é admitir que, se a maioria dos planetas benéficos estiver colocada na 1ª casa, essa felicidade ocorre na 1ª parte da vida; se estiverem na 5ª casa ocorre na parte média da vida e que, se estiverem na 9ª casa, então ocorre na parte final da vida. Parece-nos bem esta interpretação.
O nativo de Sringhataka yoga gosta de brigas, de lutas, torna-se uma pessoa influente e próxima do círculo do poder, tem uma disposição feliz e casa com um cônjuge feliz. Segundo Varaha Mihira os homens com este yoga tornam-se escravos das suas mulheres, podendo ter uma atitude pouco amigável em relação às mulheres em geral.
Este yoga produz resultados auspiciosos , sendo que em parte isso pode compreender-se pelo facto de Júpiter, o grande benéfico, estar colocado numa casa trina. Tendo em conta a velocidade do trânsito dos planetas, este yoga é possível quando Saturno e Júpiter têm um aspeto trino em relação um ao outro, o que acontece de 7 em 7 anos. Mercúrio, o Sol e Vénus estão sempre juntos neste yoga.
Gostaria de sugerir um tema para desenvolvimento pelo seu blog, se me permite a ousadia 🙂 🙂 Gostaria imenso que falasse do retorno de saturno… Quando esse retorno me bateu aos 29 anos fiquei com tanto medo e agora sei como é bom este parto dificil e sem epidoral que é enfrentar os nossos medos e abraçá-los! Maravilhoso gostava de saber o que tem a dizer sobre isso tudo!
Obrigada!Assinado: Fã número 1 da página
O retorno de Saturno entre os 29 e meio 32 anos é algo focado pela Astrologia ocidental. A Astrologia Jyotish refere como trânsito central o Sade Satti , o trânsito por certas casas do horóscopo. Mas prometemos que falaremos dos trânsitos de Saturno e focaremos também esse pois achamos que tem realmente um grande impacto na vida da pessoa.