Trânsitos de Saturno- Ardhastama e Asthama Sani

hard

Na Astrologia Jyotish,  o trânsito de Saturno é considerado como um fator de grande importância quando este atravessa algumas casas do horóscopo, tendo por referência a Lua.  Falámos, em  artigos anteriores, dos trânsitos Sade sati e do retorno de Saturno mas há outros dois considerados muito importantes , especialmente pelos efeitos negativos, segundo a tradição,  que trazem para a vida dos nativos: o trânsito pela quarta  casa  a partir da Lua ou Ardhastama Sani e o trânsito pela 8ª casa a partir da Lua ou Asthama Sani.

Trânsito Ardhastama Sani

Este período é menos maléfico, segundo a tradição, do que o trânsito pela 8ª casa a partir da Lua.  Este trânsito produz  problemas financeiros, tem um impacto negativo  na profissão e também no sentimento geral de felicidade subjetiva. O relacionamento com a família passa por dificuldades e pode haver problemas com a casa, com veículos, com propriedades da família, incluindo terras. Os efeitos deste trânsito dependem em grande parte da casa onde está colocada a Lua no horóscopo, sendo piores, é claro, quando esta está colocada em casas maléficas. Para os mais idosos, este período pode trazer o final da vida. Como o próprio nome deste trânsito indica, este trânsito tem «metade» dos efeitos maléficos do trânsito pela 8ª casa a partir da Lua.

Trânsito Asthama Sani

Este trânsito de Saturno pela oitava casa a partir da Lua é considerado por muitos como mais maléfico do que o Sade Sati. Traz perigo para a vida da pessoa, litígios e desentendimentos com os parceiros, incluindo o cônjuge, havendo risco de divórcio, amizades que se transformam em inimizades, reviravoltas e mudanças bruscas na carreira, na vida profissional. Pode haver traição por parte dos amigos, problemas causados por crianças, doenças inesperadas, bem como o agudizar de situações de doença crónica, com maior propensão para acidentes. Pode haver perdas financeiras inesperadas e de grande monta; podem surgir litígios que conduzem a situações de tribunal, nas quais há grande probabilidade de perder, querelas com os parceiros, mudanças súbitas de emprego – ou de transferência de um local para outro, com inconvenientes para  o nativo. Muitos enfrentam a possibilidade de cirurgia durante este período.  Por vezes ocorre alguma morte na família.

Devemos salientar, porém, que estes efeitos podem não se manifestar, ou podem manifestar-se apenas alguns deles e com fraca intensidade, dependendo da força e da colocação da  Lua no horóscopo e dos aspetos que Saturno recebe no horóscopo de nascimento, bem como da sua colocação. Os efeitos negativos manifestam-se principalmente nos casos em que Saturno está fraco, mal colocado no horóscopo, ou recebendo aspetos de planetas maléficos. Nesse caso, tendem a surgir os efeitos negativos, de acordo com o horóscopo e a força geral deste e do regente do Ascendente e da Lua.

Finalmente, deixamos o comentário  do astrólogo da Jyotish, Narasimah K., que lembra que os nativos que sofrem mais com os trânsitos de Saturno são aqueles que , no seu horóscopo de nascimento, têm Saturno colocado, respetivamente na 12ª, 1ª ou 2ª casas a partir da Lua (Sade Sati) ou na 4ª  ou 8ª casa a partir da Lua. Estes, quando Saturno em trânsito transita por aquelas casas, sofrem o impacto dos significados do trânsito de forma mais aguda do que os restantes, porque isso faz parte da matriz kármica  da sua existência.

2 comentários em “Trânsitos de Saturno- Ardhastama e Asthama Sani”

  1. tenho saturno na casa 9 debilitado em aries e minha lua é em peixes (bem no final quase 8). Meu saturno ta casa 8 depois da minha lua natal. pode acontecer algo de ruim? (meu ascedente é carangueijo regido pela lua).

    1. Wanessa não é possível determinar os efeitos dos planetas sem ver o horóscopo global. Por favor, consulte neste blog, o menu «ler as áreas de vida por Ascendente e selecione o Ascendente Caranguejo. Encontrará indicações que a ajudarão a ler o seu próprio horóscopo, se tiver a paciência e a dedicação necessárias para o estudar.Fizemos este site para ajudar os leitores como você que querem compreender o seu mapa astrológico. Bom estudo.

Deixe um comentário