Ler a Fama no Horóscopo

 

fran

A pedido de uma leitora, falamos hoje de fama. Como saber através do horóscopo se uma pessoa alcançará fama,  não por um efémero fragmento de tempo mas uma fama duradoura que será conservada ao longo da vida?

Tal como explicámos numa série de artigos publicados no nosso outro site A tua Vida nos Astros «Sinais de sucesso», há alguns aspetos gerais que deverão ser tidos em conta em primeiro lugar: os elementos da personalidade básica- Ascendente, Sol e Lua- deverão estar fortes e sem aflições pois não é possível atingir notoriedade em nenhuma área se estes fatores básicos estiverem fracos ou receberem aspetos maléficos. O Ascendente  representa-nos e, por isso, se estiver fraco ou se o seu regente- que «defende» todo o horóscopo- estiver fragilizado, não será possível alcançar qualquer visibilidade no mundo. Por outro lado, a Astrologia Jyoyish refere ainda a importância da Lua- ela tem, como sabemos, um papel de grande importância na Astrologia Jyotish-  e, se ela estiver fragilizada por aspetos maléficos ou se estiver numa fase escura, será  impossível o sucesso mundano pois a visibilidade da pessoa será muito afetada. Assim, deverá estar brilhante e muito forte- exaltada, no próprio signo e/ou em casas auspiciosas.

Para determinar as possibilidades de fama no horóscopo devemos ter em conta ainda  alguns planetas que são karakas, isto é  significadores  da fama.

Para além do Sol e da Lua e do Ascendente (e o seu regente)  que são fatores gerais do sucesso, para determinar a fama devemos ter em conta os seguintes planetas e casas:

Fama artística (cinema, música , beleza, etc.)

Planetas- Vénus: representa as artes, a beleza, a criatividade. ; Rahu:  representa o sucesso mundano no seu expoente máximo, o desejo de influência e de popularidade, o domínio sobre  um largo público e a ambição por todos os bens mundanos. Júpiter, o outro benéfico, relacionado com a sorte deverá também estar bem colocado embora alguns considerem que os planetas  principais são Vénus e Rahu.

Agora, quanto à colocação, como sabemos, cada signo ocupa uma secção de uma determinada constelação  ou Nakshtra e o melhor Nakshatra  para a fama é Magha,  que se situa  no signo de Leão, e que representa o mais elevado grau de fama , «real» , representado por um trono. Assim, quando Rahu ou Vénus estão neste Nakshatra, a fama torna-se possível em larga escala.  Outro Nakshatra favorável é Rohini, também ligado às artes e que corresponde ao signo de Touro, o signo que representa a conquista de riqueza e de status e a acumulação de bens terrenos.

Casas do horóscopo: 

Para além da 1ª casa, que referimos atrás, as casas ligadas à fama nesta área são a ,  que representa a criatividade e talento pessoal e a fama, permitida pela sorte que se traz para esta vida,  a 7ª casa , que representa os outros, o público alargado (sem este não existe fama), a 10ª casa  que representa a comunidade ou sociedade, a nível global e a 11ª casa, que representa os ganhos, a realização dos desejos e ambições. Os planetas indicadores de fama deverão estar colocados  em algumas destas casas.

Fama na Política

Todos nós conhecemos alguns líderes políticos cujo carisma ultrapassa a dimensão do seu país e do seu tempo e atravessam a história resistindo à passagem do tempo. Os planetas que permitem isso são:

Planetas- Sol, Lua, Rahu e Júpiter.

Casas do horóscopo:  São as mesmas referidas  para a fama artística mas acrescenta-se a 6ª casa  relacionada com a competição e a capacidade de vencer os inimigos e opositores. Não podemos esquecer que a Política é, por natureza, uma atividade antagonismo e de «combate» de ideias e de estratégias. A posição dos planetas significadores da fama a este nível deverá coincidir com as casas referidas para que a fama seja possível. A força da 11ª casa  é de importância secundária para este  tipo de fama, que não se relaciona necessariamente com posse de riqueza ou ganhos. A posição de Rahu na 6ª casa é um fator poderoso indicador de fama .

Fama no Desporto

Planetas: Sol Marte e Rahu.

Casas:  As casas são as mesmas que  analisamos para a fama na Política: 1ª , 5ª, 6ª, 7ª, 10ª. Embora, como sabemos, a fama no desporto está relacionada também com os ganhos , no desporto atual , a verdade é que ser rico não é um objetivo principal deste tipo de fama e, por isso, também neste caso consideramos a  11ª casa como secundária em relação às anteriores. A presença da 6ª casa também para este tipo de fama tem relação com as capacidades de esforço a nível físico, com a resistência e as qualidades atléticas em geral, bem como com o espírito de competição, fundamental nas práticas desportivas. Uma vez mais, os planetas referidos deverão estar colocados nestas casas pois é a conjugação das casas e desses planetas que indica a fama.

Fama nos Negócios

Planetas: Vénus, Mercúrio, Rahu e Saturno.  Mercúrio é o planeta karaka dos negócios , comércio e vendas, Vénus representa, para além do que referimos antes, a competência financeira.  A presença de Rahu é obrigatória paara um nível elevado de fama e Saturno assegura a responsabilidade, o trabalho e a persistência, bem como a capacidade e concretização  no mundo material.

Casas do horóscopo: São as mesmas já referidas , acrescentando-se a 9ª casa, pois é preciso ter sorte, isto é , é preciso que a fama nesta área esteja inscrita na matriz da nossa vida para que o nosso trabalho dê esses frutos: 1ª, 5ª, 7ª, 9ª, 10ª e 11ª. Neste caso, a 11ª casa é central pois os ganhos são fundamentais para a noção de sucesso nesta área. Os planetas indicadores deverão estar colocados em algumas destas casas. As casas  referidas que não estiverem ocupadas devem estar fortes.

Em todos os casos , para além da análise do horóscopo de nascimento deverá ver –se a Navamsha- D-9–  pois ela «desdobra» os aspetos da nossa vida que, efetivamente, serão concretizados da matriz que trazemos ao nascer, e a D-10, que mostra a nossa visibilidade no mundo  através da carreira e do status que conquistamos.

E, em todos os casos, a fama realmente extraordinária implica a colocação dos planetas karakas num Nakshatra que apoie essa fama, sendo o de  Magha o mais favorável.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.