Anthya Vayasi Dhana yoga

 

meia

Este é mais um dhana yoga ou combinação de riqueza. O yoga forma-se quando:

  1. O regente do Ascendente e o regente da 2ª casa estão conjuntos com um planeta benéfico;
  2. O planeta que rege o signo onde estão colocados os regentes da 1ª e da 2ª casa está forte e colocado no Ascendente.

Este yoga não acontece com frequência. Quanto aos seus efeitos, permite alcançar riqueza por diversos meios na parte final da vida. Todos nós já vimos pessoas que passaram dois terços da sua vida sem grandes meios financeiros e, na parte final da vida, são abençoados com uma grande quantidade de riqueza, que parece surgir como por milagre,  oferecida à pessoa.

É claro que o yoga será mais significativo quando os planetas que o constituem estão colocados numa casa auspiciosa (kendra ou trikona) e aumenta os seus efeitos se os planetas em causa estiverem dignificados . Por ex., para o Ascendente Aquário, quando o regente do Ascendente, Saturno, está colocado na 9ª casa, no signo de Balança, exaltado portanto, e conjunto com o regente da 2ª casa, Júpiter; e Vénus, o regente da 9ª casa, está colocado no Ascendente, forte por estar em signo amigo e por estar em receção mútua com Saturno. Mercúrio , regente da 5ª casa, está conjunto com Saturno e Júpiter na 9ª casa. Esta seria uma configuração deste yoga muito poderosa e capaz de dar resultados que ultrapassam a parte final da vida pois pelas casas envolvidas e pelo facto de existir um Parivartana yoga entre Vénus e Saturno como parte integrante deste yoga aumenta o seu poder e permite que este se manifeste na vida do indivíduo     ao longo da vida e não apenas na última parte da mesma. A raridade desta possibilidade pode ser compreendida se nos lembrarmos de que as conjunções entre Júpiter e Saturno são pouco frequentes. Estas conjunções, por vezes designadas por «grande conjunção», ocorrem apenas a cada  18 /20 anos  de intervalo.

Quando outras casas estão envolvidas  e os regentes da 1ª e da 2ª casas são menos benéficos, cumprindo-se a configuração descrita para o yoga, os resultados são menos espetaculares mas  são, ainda assim, positivos.

Deixe um comentário