Celebridades- Fama na Política

john

Ilustramos hoje alguns casos de fama na Política, com homens cujo carisma ultrapassou o tempo em que viveram,  tornando-se figuras da História da Humanidade.  Dos 3 exemplos que vamos dar, dois têm a particularidade de terem morrido de morte não natural, por assassinato.

Os nossos leitores podem relembrar os indicadores  gerais da fama  na Política no 1º artigo que escrevemos.

Mahatma Gandhi

2 de outubro de 1869, 7.33 a.m., Porbandar, Índia

Para  analisar a fama nesta área analisamos o Sol, a Lua, Júpiter e Rahu e damos particular atenção à 5ª, 6ª, 7ª e 10ª casas.

Gandhi tem Ascendente no signo de Balança e a 1ª casa está muito forte com a presença do regente do Ascendente, Vénus, o regente da 7ª, Marte e o regente da 9ª, Mercúrio. Recebe ainda o aspeto de Júpiter, a partir da 7ª casa. A Lua está colocada no próprio signo, Caranguejo, na 10ª casa, forte apesar da presença de Rahu na mesma casa. Júpiter está colocado na 7ª casa.

A Lua e Júpiter formam um Gaja Kesari yoga, O Sol, porém, regente da 11ª casa, está colocado na 12ª, indicando claramente um destino em que a prisão foi parte integrante no seu percurso de vida. Ora, apesar da má colocação do regente da 11ª casa, como esta é secundária no que se refere à fama na Política, pois não se trata aqui de alcançar objetivos ou desejos meramente individuais mas de prestar serviço à comunidade sem obter muitas vezes benefícios próprios, esta colocação do Sol não inviabiliza a fama.

Esta é explicada pela poderosa 1ª casa, indicando um destino com um dharma muto forte regido por princípios – a sua luta foi uma luta por direitos, o direito de um povo à sua independência e à sua identidade coletiva e pelo qual sofreu o sacrifício do aprisionamento; é também visível na articulação entre os regentes da 9ª, 7ª e 1ª casas e na Lua e Rahu na 10ª casa , indicando uma popularidade que atravessou as fronteiras do seu país e revela o desejo de marcar a realidade histórica de forma grandiosa (Rahu na 10ª casa é um dos sinais mais fortes de influência  social).

Winston Churchill

30 novembro 1874 , Woodstock, 1.30  a.m, Reino Unido

O Ascendente está no signo de Virgem; Júpiter, regente da 4ª e 7ª casas, está colocado na 2ª casa, com o regente do Ascendente Mercúrio e em conjunção estreita com Ketu.  O Sol e Vénus estão ambos na 3ª casa . Rahu está colocado na 8ª casa, no signo de Carneiro e a Lua está no signo de Leão e no Nakshatra Magha, embora esteja colocada na 12ª casa. Saturno é o indicador mais evidente, neste horóscopo, de fama, com a sua colocação no próprio signo e na 5ª casa.

Marte, o regente da 8ª casa, está colocado no Ascendente, lançando aspeto para a casa que rege e dando determinação e capacidade de combate a este homem, que ascendeu duas vezes na vida política,  tendo sido 1º ministro por duas vezes. A colocação da Lua em Leão e no Nakshstra Magha é um poderoso indicador de fama e ,sem dúvida que o facto de estar colocada na 12ª casa mostra como a ação e as decisões políticas nos tempos difíceis da 2ª da guerra  contribuíram para que este homem se sentisse muitas vezes solitário e isolado dos outros.

Note-se que, no caso de Churchill, que se notabilizou pelo carisma enquanto orador e pelo seu talento literário, a 2ª casa é extremamente forte, contendo Júpiter e o regente do Ascendente. Será que Churchill teria  sido um político tão famoso como se tornou se não tivesse o talento oratório e a tão célebre verve poética e discursiva? Julgamos que não e, por isso, o seu horóscopo indica claramente a fama literária (ganhou um prémio Nobel) devida ao uso da voz e da escrita mas estas são inseparáveis do político de renome que a História imortalizou.

John F. Kennedy

29 maio 1917 ,15 h,  Brookline Massachussets, USA

O Ascendente está no signo de Virgem, a Lua está colocada em Leão, embora no Nakshatra  de Purva Phalguni e também está colocada na 12ª casa. Mercúrio, o regente do Ascendente, está colocado em conjunção próxima com Marte, na 8ª casa fazendo pressentir a sua  morte violenta.

Júpiter, o Sol e Vénus estão colocados na 9ª casa. Saturno está colocado na 11ª casa e Rahu está colocado em Sagitário na 4ª casa.  Os sinais de fama são menos evidentes neste horóscopo, pois a 5ª e a 6ª casas estão ambas vazias e a 10ª contém Ketu.  No entanto, Saturno , regente da 5ª casa, lança aspeto para a casa que rege e esta casa também recebe o aspeto de Júpiter.

Porém, a conjunção entre Mercúrio e Marte tem a fama , na tradição da Jyotish, de tornar a pessoa «um mentiroso ou um ladrão». Apesar de não ser conhecido como tal, não se livrou das suspeitas de fraude na sua eleição e, embora  seja consensual que tal terá  sido feito à sua revelia,  permanece a  mancha de  a sua eleição ter incluído a compra de votos em alguns estados como Chicago, onde a Máfia terá desempenhado um papel importante na eleição.

O carisma como político deve-se talvez menos às virtudes propriamente ditas da governação e mais à capacidade que ele teve de fazer sentir aos cidadãos que uma nova era, com novos princípios e ideais estava a começar na sua administração e isso deve-se sem dúvida à poderosa 9ª casa no seu horóscopo. Quanto ao seu carisma, a colocação do regente do Ascendente na 8ª casa em conjunção com Marte deu-lhe um magnetismo muito próprio e sedutor, que galvanizou as multidões.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment