A Aflição de Vénus no Horóscopo

afl

Um dos nossos leitores colocou-nos uma questão relacionada com o «dosha» (aflição) de Vénus no horóscopo. Esta aflição ocorre sempre que Vénus é fraco ou atua como um planeta  maléfico na natividade.  Ora,  isto pode ser um problema pois Vénus é o karaka (indicador) da beleza, luxo e conforto, joias, amor, sensualidade, gozo de  riqueza, casamento, as artes e o entretenimento, representa aquilo que realmente nos faz felizes.

Assim sendo, os nativos com Vénus fraco no horóscopo, podem enfrentar momentos difíceis no período dasha e subperíodos de Vénus.  Além disso, Vénus tem o  período  dasha mais  longo- 20 anos -e isso significa que durante uma parte considerável da sua vida, estas pessoas podem ver dificultadas áreas fundamentais da sua vida ao nível do afeto, do conforto e da sua felicidade pessoal quando Vénus está aflito ou é funcionalmente maléfico .

E sempre que, em qualquer período dasha, estiver operante  o subperíodo de Vénus, o mesmo problema aparece, com resultados potencialmente nefastos e prolongados  para a vida amorosa e o casamento e também para a vida financeira e a felicidade geral da pessoa.

Porém, convém não ampliar demasiado os efeitos nefastos potenciais de Vénus, que é um benéfico natural. De qualquer modo, para alguns signos Ascendentes, o período de Vénus pode trazer  mais desafios que formam obstáculos reais para a felicidade pessoal. Vénus é funcionalmente maléfico para os  signos Ascendentes Touro, Escorpião e Peixes, sendo mais fortes os efeitos maléficos para Escorpião e Peixes pois, no caso de Touro, Vénus é o regente do Ascendente. Porém, não devemos  avaliar os efeitos de Vénus apenas por este fator, é necessário analisar cuidadosamente a força de Vénus no horóscopo atendendo aos seguintes fatores:

Primeiro, devemos anotar a posição de Vénus: qual a casa onde está colocado? (é uma casa auspiciosa ou maléfica?) Vemos em seguida se há planetas colocados na mesma casa e qual a relação entre Vénus e esse(s) planeta(s) – nomeadamente se são amigos ou inimigos– ; notamos em seguida qual o Nakshatra em que está colocado Vénus- isto pode ser consultado no software de Astrologia Jyotish (como o gratuito Jaganatha Hora).

Quando soubermos qual o Nakshatra da colocação de Vénus procuramos a seguir a colocação do seu regente no horóscopo. Uma vez mais está colocado numa  casa auspiciosa ou maléfica?

Depois, vemos se Vénus recebe aspetos de outros planetas e, se sim, se estes são benéficos ou maléficos; em seguida, temos em atenção o avastha de Vénus, a partir da observação do grau do signo em que se encontra; finalmente, temos em conta que, para os Ascendentes Touro e Aquário, Vénus é um planeta Badhaka, associado com obstáculos e dificuldades.

Devemos então fazer um juízo global sobre todos estes fatores  e não  considerar apenas um deles ou alguns, isto é, é preciso que, a respeito de todos estes fatores, a maioria esteja bem colocada para formarmos um juízo favorável sobre os efeitos que Vénus terá num determinado horóscopo e, especificamente, no período dasha e subperíodos do planeta nos outros dashas.

Quanto aos aspetos de Vénus com outros planetas, são considerados maus aspetos as conjunções entre Vénus e o Sol numa orbe de 10º- combustão; a conjunção entre Vénus e Rahu, Vénus e Ketu e a conjunção entre Vénus e os maléficos naturais- Saturno e Marte-, isto apesar de existir amizade entre Vénus e Saturno pois este é um «grande maléfico» e produz sempre algum mal.

Segundo algumas opiniões entre os astrólogos védicos, a debilitação de Vénus no horóscopo produz um mal menor, não sendo muito visíveis os seus efeitos.

Depois, o (a) leitor (a) deve ,lembrar-se  de que Vénus  representa, para além dos seus significados gerais, os significados particulares das casas que rege e da casa onde está colocado, sendo que estas revelam, em cada horóscopo, aquilo que apaixona a pessoa e a faz feliz.

Assim, se Vénus estiver mal colocado, a pessoa sofre através das paixões da sua vida representadas por Vénus no seu horóscopo e que, no período dasa e subperíodos deste planeta, tem oportunidade de experienciar, com o propósito, é claro, que aprender alguma lição importante. E, se é verdade que a tradição da Astrologia Jyotish inclui alguns «remédios» para melhorar a energia dos planetas e de Vénus em particular, nós pensamos que o melhor remédio é  tomar consciência do que precisamos de aprender e aceitarmos isso, o mais depressa possível.

Quanto mais depressa aprendermos mais depressa a energia do planeta deixará de causar problemas na nossa vida. Também consideramos positivo usar uma pedra para sintonizar mais harmoniosamente com a energia do planeta. As pedras associadas a Vénus são por ex., o Diamante e a Opala. Consagrar e programar  uma destas pedras ao seu próprio desenvolvimento individual e espiritual e usá-la pode ser um meio eficaz de aprender a lidar com a energia de Vénus nos casos mais difíceis, durante o seu período dasha de 20 anos, o mais longo de todos os períodos dasha.

2 Thoughts to “A Aflição de Vénus no Horóscopo”

  1. Thalita

    Muito obrigada , estou adorando vcs!
    Gostaria de saber se posso usar esta mesma análise do terceiro parágrafo para outros planetas?
    Se puderem falar também sobre o lado bom de vênus …. O meu é um rajayogakaraca não sei bem ao certo o que isso pode trazer de bom, tenho ascendente em aquário e vênus na 9

    1. Pode usar a análise para outros planetas pois o princípio é o mesmo.

Leave a Comment