Signo Aquário na 3ª Casa do Horóscopo

grup

Para ver uma pequena introdução aos significados da 3ª casa, leia aqui.

Quando o  signo Aquário   está colocado na 3ª casa do horóscopo- o que acontece para o Ascendente Sagitário  os nativos   são tolerantes  e abertos na forma de comunicar embora sejam muitas vezes difíceis de entender pois tendem  a ser «filosóficos» nas suas abordagens, nem sempre acessíveis aos que não gastam muito tempo no trabalho de pensar. Outra característica marcante destas pessoas é a forma impessoal como se relacionam com os outros. Apesar da sua capacidade de aproximação aos outros, esta é  feita pela comunhão do pensar e das ideias, a aproximação faz-se pela partilha de ideias e de uma visão da realidade, e menos pelos afetos ou pela empatia emocional. Estes nativos têm a capacidade de gerar simpatia, mais pelo respeito que mostram pelas diferenças de opinião de cada um do que pelo afeto que manifestam. Apesar disso,  exprimem um companheirismo que é evidente, talvez sobretudo pela forma igualitária com que tendem a tratar os outros, a quem reconhecem genuinamente os mesmos direitos e a mesma dignidade que revelam por si próprios. Bem, é claro que isto não se estende à aceitação das ideias dos outros, que nunca veem como tão boas como as suas, pois é evidente o alto conceito que têm de si próprios ao nível do pensar e podem ser bastante obstinados nos seus pontos de vista, sobretudo porque tendem a aceitar as evidências que o pensamento lhes mostra como  sendo «a verdade», o que os leva a defender as suas ideias de forma aguerrida, sentida muitas vezes pelos outros como  arrogância  intelectual. Essa arrogância estende-se apenas, porém, ao plano das ideias e não aos comportamentos sociais, nos quais gostam de ser igualitários.

Saturno,  regente de Aquário,  dá a estes nativos uma postura de alguma rigidez nos pontos de vista, obstinação na defesa intelectual das ideias e persistência das mesmas. Porém, a outra faceta de Saturno, mais focada no plano espiritual, leva estes nativos a descobrirem a importância de se associarem a outros para, juntos, formarem uma sociedade unida pelos mesmos ideais e capacidade de cooperação. Dá-lhes também a aptidão para  ultrapassar o  tempo presente  e organizar idealmente a criação de um mundo futuro, com base nos ideais partilhados entre todos e referentes ao desenvolvimento da humanidade como um todo. Estes nativos não são dos mais exuberantes do Zodíaco, no que se refere às capacidades criativas mas são capazes de, usando as experiências  do passado, usar a crítica e a racionalidade para criar um futuro no qual os erros anteriormente cometidos são  erradicados. A capacidade criativa e de iniciativa está mais ao serviço daquilo que razão determina  como «o que deve ser» do que da criação por puro prazer, seja este estético ou outro: para estes nativos, a utilidade para o conjunto da sociedade é o parâmetro mais importante a seguir. Sendo, no entanto, visionários, muitas vezes os nativos com Ascendente Sagitário precisam de fazer um esforço para que os seus contemporâneos compreendam efetivamente o que eles se propõem alcançar. O que nem sempre é fácil pois estas pessoas dão muitas vezes a impressão de «pairar acima das circunstâncias em que se encontram», parecendo também muitas vezes distraídas.

O signo Aquário    é um signo   de pensamento e de comunicação e estes nativos têm uma forte presença como oradores, dando sempre a ver uma craveira intelectual que está bastante acima do vulgar. Gostam de estudar e de estudar assuntos complexos que dizem respeito à compreensão filosófica e/ou científica da realidade e, como passam boa parte do tempo a pensar nessas matérias, a profundidade com que falam sobre as coisas pode ser algo intimidante para os que são mais ligados ao concreto e aos aspetos  imediatos da vida. Estes nativos podem revelar  orgulho ou até vaidade intelectual, gostando de «falar de cátedra». Pouco lhes importa a opinião dos outros, acerca de matérias intelectuais ( isto não sucede em relação a questões da vida concreta nas quais são geralmente abertos e bons «ouvintes»)  pois ficam sempre com a sua própria maneira de pensar, que consideram superior ,salvo raras exceções, não tendo por isso humildade intelectual. Embora possam dedicar-se a projetos  de negócios, são mais felizes em atividades nas quais possam ensinar, escrever e/ou falar ou ainda fazer investigação científica em alguma área. Nos projetos mais virados para os negócios , são os teóricos, os que desenvolvem a ideia  mas precisam de outros para a executar.

Quanto à relação com os irmãos mais novos, quando estes existem, é em geral pacífica, no sentido de que normalmente estes nativos não procuram impor-se , adotando o seu espaço próprio e deixando que os outros façam o mesmo. São estudantes dedicados e por vezes compulsivos, curiosos e capazes de se destacar facilmente pela sua cultura e volume de conhecimentos relativamente ao que é comum.  A sua capacidade de pensar e os conhecimentos que acumulam exige, no entanto, professores à altura, para lhes alimentarem a curiosidade e ajudarem a selecionar  e a organizar toda a  informação  que procuram e adquirem.

2 comentários em “Signo Aquário na 3ª Casa do Horóscopo”

Deixe um comentário