O Ayatnadhanalabha Yoga é mais um yoga de riqueza e forma-se quando os regentes do Ascendente e da 2ª casa estão em receção mútua, isto é quando cada um está colocado no signo que o outro rege: por ex., quando o Ascendente é Caranguejo, a Lua está colocada no signo Leão e o Sol, regente da 2ª casa, está colocado em Caranguejo.
Segundo a definição do Ayatnadhanalabha Yoga, esta configuração permite que o nativo ganhe riqueza sem grande esforço. Este yoga é composto, deste modo, por um Parivartana yoga. Embora este seja considerado um yoga poderoso, há que ter em conta também a relação entre os dois regentes em causa:
por ex., para o Ascendente Gémeos, a 2ª casa é ocupada pelo signo Caranguejo, com regência da Lua. E, se Mercúrio mantém uma relação de amizade com a Lua, o mesmo não acontece na relação da Lua com Mercúrio, pois esta é inimiga deste planeta.
Assim, a relação de receção mútua entre ambos contém elementos de fricção e desarmonia. Por outro lado, convém ter em conta também a situação das casas envolvidas: se uma ou ambas forem afligidas por aspeto de planetas maléficas ou forem ocupadas por planetas maléficos, certamente que a mera receção mútua dos regentes da 1ª e da 2ª casas não produz os resultados que seriam de esperar.
Quando a configuração geral do horóscopo é boa e os dois regentes envolvidos no yoga não sofrem aflições, será de esperar que os nativos obtenham riqueza fácil e em grande quantidade, sobretudo quando estão ativos os períodos dasha ou antardasha dos dois planetas.
Como refere o prof. B. V. Raman, na sua obra 300 Important combinations esta é uma configuração que revela os «créditos» de algumas pessoas no acesso à riqueza, resultantes do seu karma individual . O acesso à riqueza muitas vezes não tem ligação direta com o trabalho ou o mérito mas é reflexo direto de compensação kármica. É o caso dos que têm este yoga no horóscopo.