Daridra Yogas

 

nad

Depois de falarmos de várias configurações que indicam riqueza, proveniente de diversas fontes, hoje iniciamos a descrição de combinações que indicam pobreza.  Começamos com algumas dessas combinações:

  1. O regente da 12ª casa e o regente da 1ª casa estão em receção mútua (parivartana yoga) e estão em conjunção ou em aspeto com o regente da 7ª casa .Ex;., para o Ascendente Carneiro, Marte está colocado em Peixes e Júpiter, o regente deste signo e da 12ª casa, está colocado em Carneiro  e Vénus, o regente da 7ª casa, está em conjunção com Marte.
  2. Outra combinação acontece quando o regente do Ascendente e o regente da 6ª casa, estão em receção mútua e a Lua recebe o aspeto do regente da 2ª ou da 7ª casa,
  3. Outra combinação é a presença de Ketu e da Lua no Ascendente.
  4. O regente do Ascendente está colocado na 8ª casa e recebe o aspeto do regente da 2ª ou da 8ª casas.
  5. O regente do Ascendente está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa e conjunto com um maléfico e recebe  o aspeto ou está conjunto com o regente da 2ª ou da 7ª casa.
  6. O regente do Ascendente está associado com o regente da 6ª, 8ª ou 12ª casa e recebe o aspeto de planetas maléficos.
  7. O regente da 5ª casa está conjunto com o regente da 6ª, 8ª ou 12ª casa sem receber aspeto nem formar conjunção com planetas benéficos.
  8. O regente da 5ª casa está colocado na 6ª ou na 10ª casa recebendo o aspeto do regente da 2ª, 6ª, 7ª, 8ª ou 12ª casa.
  9. Outra combinação acontece quando planetas naturais maléficos (Sol, Marte e Saturno) que não regem a 9ª nem a 10ª casa estão colocados no Ascendente, recebendo o aspeto do regente da 2ª ou da 7ª casa.(regentes maraka).
  10. Os regentes do Ascendente da carta de nascimento e da divisional Navamsa  estão colocados numa casa dusthana (6ª, 8ª e 12ª )  e estão em conjunção ou recebem o aspeto do regente da 2ª ou da 7ª casa (regentes maraka).

Todas as combinações referidas produzem miséria,  pobreza, falta de dinheiro, que tornam muito difícil a existência. Note-se que estas combinações incluem, para além do regente do Ascendente colocado em casas maléficas e/ou  formando receção mútua com o regente de uma casa maléfica , as casas maraka- a 2ª e a 7ª. Estas casas são vistas pela Astrologia Jyotish como casas que tiram a vida ao nativo.  Neste caso, fazem-no de forma simbólica pois as pessoas que vivem em grande pobreza não conseguem alcançar condições mínimas para uma existência digna desse nome. O envolvimento do regente da 5ª casa compreende-se pois esta é a casa que indica os «créditos por ações passadas» , mostrando assim que a pobreza indicada por estes yogas é fruto de karma negativo produzido pelo próprio nativo.

Deixe um comentário