Kalatramooladdhana Yoga

 

cas

Este é mais um yoga de riqueza. Forma-se quando o regente da 2ª casa está em conjunção ou em aspeto como regente da 7ª casa e, simultaneamente, Vénus e o regente do Ascendente estão fortes. Vénus é o karaka do parceiro feminino por isso, este yoga aplica-se no caso em que o cônjuge é uma mulher. Note-se que, no caso de um parceiro masculino, é  Júpiter o karaka . Há, no entanto, uma interpretação mais geral e abrangente que considera que Vénus indica o cônjuge para ambos os sexos, pois é o planeta  que representa o amor. Nesta leitura podemos então considerar que o yoga se aplica para ambos os sexos e tanto para o cônjuge feminino como masculino embora na tradição da Jyotish os efeitos deste yoga sejam  habitualmente considerados para o caso em que o cônjuge é feminino.

A leitura  mais abrangente parece-nos bastante lógica, superando a visão mais estreita da tradição que via a Astrologia como ciência dirigida aos homens, os únicos aliás, visados, exceto em casos particulares,  quando se têm em conta os resultados dos vários yogas, nas obras antigas  que são hoje clássicos da Astrologia Jyotish. Sinais dos tempos, hoje essa caracterização mostra-se desadequada, num mundo em que a igualdade entre os géneros é cada vez mais uma realidade assumida pela mentalidade do público em geral.

Quanto aos seus efeitos, os leitores já terão adivinhado: a pessoa com este yoga ganhará dinheiro através do cônjuge. A configuração do yoga exige simultaneamente que o planeta que rege o Ascendente seja forte bem como Vénus , karaka do cônjuge amoroso, para que o yoga produza efeitos dignos de nota. Como temos salientado em diversos artigos, a força do regente do Ascendente é essencial para que os yogas possam frutificar. Adicionalmente neste yoga, Vénus deverá estar forte para permitir à pessoa ter um cônjuge ou parceiro de vida que lhe que lhe faculte o acesso a  riqueza.

Será de notar ainda que as casas onde se encontram colocados os regentes das casas envolvidas, bem como  a colocação de Vénus e do regente do Ascendente também influenciam a força do yoga e a maneira como este produzirá os resultados que promete. Como sempre, se os planetas envolvidos no yoga estiverem bem colocados e sem receber aspetos de planetas maléficos (e, se receberem por outro lado, aspetos benéficos) os efeitos serão mais evidentes.

2 comentários em “Kalatramooladdhana Yoga”

  1. Ascendente em Gemeos, Mercúrio em Aquário na casa 9

    A Casa 2 está em Cancer o regente é a Lua em Libra na 5 ele forma trigono com Jupiter na 1… Isso se configura este yoga? A Venus está em Aquário na casa 9 esta envolvido no trigono com jupiter tbm

Deixe um comentário