Jada Yoga

 

med

Este yoga da Astrologia Jyotish recorre ao uso de um conceito – Mandi- que é muito considerado no sul da Índia. Mandi é referido como sendo o filho de Saturno e, tal como Rahu e Ketu, não tem qualquer massa física e forma par com Gulika,  com o qual alguns o identificam, embora haja outros que distinguem estes dois «planetas sombra» que nunca tiveram massa física mas são considerados pontos muito sensíveis no horóscopo. Mandi é considerado como muito maléfico, trazendo eventos negativos para a casa que ocupa, especialmente se está acompanhado de Saturno.

Este yoga forma-se quando o regente da 2ª casa está colocado na 10ª e está acompanhado por planetas maléficos ou, em alternativa, quando a 2ª casa  tem a colocação do Sol e de Mandi. Para saber onde se encontra este ponto do horóscopo designado por «Mandi» basta abrir  o software de Astrologia Jyotish (como o gratuito Jaganatha Hora) e calcular o horóscopo. A colocação exata do Mandi é dada  por defeito nas informações básicas deste programa.( e de todos os outros programas de Astrologia Jyotish).

Quanto aos resultados, este yoga torna a pessoa nervosa quando tem que falar para um público alargado. Não importa a inteligência que se tem, nem as capacidades discursivas, o nativo quando se vê perante uma assembleia considerável, bloqueia e não consegue falar. Esta situação deve-se ao facto de o regente da 2ª casa, que rege o discurso, estar aflito pelo aspeto de planetas maléficos.

Porém, uma vez mais constata-se a importância da colocação dos planetas na divisão Navamsa. Como refere o Dr. B. V. Raman, na sua obra 300 Important Combinations, quando o regente da 2ª casa está colocado num Navamsa benéfico- próprio signo, signo de exaltação , signo mootrikona, signo amigo– este yoga é cancelado nos seus efeitos, prevalecendo os efeitos positivos da dignificação do regente da 2ª casa.

 

Deixe um comentário