Yukthi Samanwithavagmi yogas

fal

Encontramos 2 yogas com esta designação:

  • O regente da 2ª casa deve estar em conjunção com um planeta benéfico numa casa kendra ou trikona ou, em alternativa, deve estar exaltado e associado com Júpiter.
  • O regente da 2ª casa deve estar colocado numa casa kendra, no ponto máximo de exaltação (Paramochha)  e  atingir a força «Parvatamsa», isto é no conjunto das 16 cartas divisionais referidas pelo sábio Parashara, deve estar exaltado ou no próprio signo em seis dessas cartas e Júpiter ou Vénus deve obter a força Simhasamansa, isto é, deve  estar no próprio signo ou no signo de exaltação em cinco das cartas divisionais do conjunto shodasa varga (16 cartas divisionais).

Estas impressionantes configurações revelam um orador fora de série, com grandes competências de oratória e capaz de alcançar muito sucesso nesta área. Este yoga e as condições excecionais de força que revela mostra a valorização positiva que a Astrologia Jyotish desde a antiguidade reconhece a esse conjunto de competências que são simultaneamente de linguagem, de inteligência e de empatia com o público.

A primeira configuração é mais fácil de encontrar enquanto a segunda configuração só pode cumprir-se para o Ascendente Virgem– em que a segunda casa é Balança e o seu regente pode estar colocado numa casa kendra que é também o seu signo de exaltação, Peixes, correspondente à 7ª casa. O yoga forma-se se Vénus estiver a 27 º de Peixes, no ponto máximo de exaltação; e para o Ascendente Balança, em que  a  2ª casa é ocupada pelo signo Escorpião e o seu regente pode estar colocado numa casa kendra e no signo de exaltação, Capricórnio, desde que esteja a 28 º de Capricórnio, ponto máximo de exaltação.  Para os restantes signos Ascendentes, esta configuração  nunca se forma porque não é possível colocar os regentes a 2ª casa simultaneamente numa casa kendra e no signo/ponto máximo de exaltação.  Trata-se de um yoga raro.

No seu comentário a este yoga, o Dr B. V. Raman faz notar  que Mercúrio também deve estar livre de aflições, caso contrário, estes nativos podem tornar-se trocistas usando a inteligência e a capacidade de falar, de forma vulgar, por ex., troçando e sendo espirituosos sem necessidade.

Um comentário em “Yukthi Samanwithavagmi yogas”

Deixe um comentário