Asatyavadi Yoga

ment

Esta é uma configuração que se repercute no caráter dos nativos- o yoga forma-se quando o regente da 2ª casa está colocado num signo de Saturno- Capricórnio ou Aquário- ou de Marte- Carneiro ou Escorpião- e se, além disso, houver planetas maléficos colocados em casas kendra  ou trikona.

Segundo o Dr. B. V. Raman, o yoga também se forma quando o regente do navamsa no qual está colocado o regente da 2ª casa for Marte ou Saturno ou quando se encontra colocado num signo que tem a regência destes planetas.

O resultado desta configuração é que o nativo será um mentiroso, vivendo de esquemas fraudulentos e falsidades.

Os resultados do yoga compreendem-se, na medida em que a 2ª casa rege o discurso e a verdade, tendo a ver com o «falar verdade» ou, pelo contrário, quando aflita , «dizer mentiras» e Marte e Saturno são os dois maiores maléficos, de modo que, quando influenciam o regente da 2ª casa, produzem efeitos negativos nos significados desta.

Estes resultados são ainda piores para alguns signos Ascendentes, como é o caso do Ascendente Caranguejo, em que o regente da 2ª casa é o Sol e quando este está colocado no signo de Saturno, de quem é grande inimigo. Ora, quando,  simultaneamente a esta colocação, também há planetas maléficos em casas kendra e trikona, a configuração fica completa e atinge adversamente a 2ª casa, inclinando para «falar mentiras», segundo a tradição da Astrologia Jyotish. Note-se, no entanto, que a mera colocação do regente da 2ª casa num signo de Marte ou de Saturno não é suficiente para produzir o yoga, é  preciso que o horóscopo seja dominado nas suas casas «felizes» por planetas maléficos. Assim, é preciso ter em conta a globalidade do horóscopo antes de retirar conclusões acerca da idoneidade de cada um no uso da palavra.

Deixe um comentário