Bhaskara yoga


bas

Esta é uma configuração bem definida: o yoga forma-se quando Mercúrio está colocado na 2ª casa a partir do Sol, a Lua está colocada na 11ª casa a partir de Mercúrio e Júpiter está colocado na 5ª ou 9ª casa a partir da Lua. Note-se que 3 planetas benéficos estão reunidos nesta combinação.  O número de casas que os separam entre si denotam aquisição de riqueza ( 2ª e 11ª ) e sorte (5ª ou 9ª ).

Assim, não admira que este yoga indique que o nativo será muito rico e valoroso, aristocrático e instruído, feliz, apreciador de música, da sabedoria tradicional e terá também uma boa personalidade.

Neste yoga a colocação dos planetas nas casas a partir do Ascendente é irrelevante, bem como a colocação dos planetas por signo, não se atendendo à dignidade dos planetas, isto é, à colocação no próprio signo, signo de exaltação, etc., sendo apenas considerada a colocação dos planetas em relação uns aos outros. Assim, esta combinação vive da interação entre as energias planetárias consideradas. A Lua, o Sol e Mercúrio devem ocupar três signos sucessivos enquanto  Júpiter deve estar colocado numa casa trikona em relação à Lua. No entanto, como é de esperar, se houver aspetos maléficos para os planetas e casas envolvidos neste yoga, o seu poder para produzir bons resultados será diminuído.

Este é um yoga do Sol, apesar de nele intervirem outros planetas, pois Bhaskar é um dos nomes atribuídos ao Sol. É um yoga raro. Produz resultados no período dasa ou antardasa dos planetas envolvidos ou , em menor grau, quando esses planetas regressam à posição de nascimento, por trânsito.

Deixe um comentário