Budha Yoga

bud

Este yoga  , apesar do seu nome, nada tem a ver com o planeta Mercúrio e não deve confundir-se com o yoga Budha Aditya yoga, com este planeta.

forma-se quando Júpiter está colocado no Ascendente, quando a Lua está colocada numa casa kendra (1ª, 4ª, 7ª ou 10ª ) o que dá origem a um Kesara Yoga; quando Rahu está colocado na 2ª casa a partir da Lua e o Sol e Marte estão colocados na 3ª casa a partir de Rahu.

Note-se que apesar de Rahu, o Sol e Marte serem considerados planetas naturalmente maléficos,  o yoga apoia-se na verdade na força de Júpiter e da Lua, que formam um yoga protetor do horóscopo. Por outro lado, a relação de 3ª casa entre Rahu , o Sol e Marte corresponde a uma casa upachaya ou de crescimento na qual os planetas maléficos dão bons resultados. Note-se também o facto surpreendente de Rahu estar colocado na 2ª casa a partir da Lua e que não configura um Sunapha yoga ou «yoga tesoura» da Lua pois este exclui o sol e os nodos. Por outro lado, como sabemos, a colocação na 2ª casa em relação a ou dado planeta, exceto quando se trata de uma configuração especial ou yoga, implica o não contacto das energias dos planetas em causa. Sendo a Lua  inimiga de Rahu, esta configuração no horóscopo permite que a energia da Lua não sofra a aflição de Rahu. A relação de 3ª casa entre este e o Sol e Marte permite que estes deem bons resultados após dificuldades e gradualmente ao longo do tempo.

Assim, a tradição refere, como efeitos deste yoga que o nativo terá «confortos como um rei», será poderoso, famoso e aristocrático, terá elevada instrução no domínio das ciências , será inteligente e não terá inimigos.

Os efeitos deste yoga são explicáveis, para além disto, pela presença de Júpiter no Ascendente. Sempre que Júpiter está colocado no Ascendente, o horóscopo na sua totalidade recebe muitos benefícios e este aumentam ainda quando Júpiter forma um yoga auspicioso com a Lua. Este yoga é responsável pela instrução, fama, inteligência, e o sucesso material é sem dúvida apoiado também pela interação das energias de Rahu, do Sol e de Marte, cuja combatividade e desejo de vencer desempenham um papel fundamental no sucesso na vida.

3 comentários em “Budha Yoga”

  1. Uma questão: Para que este yoga ocorra é necessário ter todas as condições mencionadas ou basta apenas a realização de um ou dois aspectos indicados? Pe: ter a lua na 10ª casa, sol e marte na 10ª casa (rahu na 8ª casa) ou seja estão colocados na 3ª casa apartir de Rahu.

    Muito obrigada

Deixe um comentário