Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Júpiter #4

luz

Antardasa de Marte

Este subperíodo dura 11 meses e é mais efetivo após os 28 anos, idade de maturação de Marte. Para avaliar os seus efeitos procedemos, como habitualmente, analisando a casa de colocação de Marte, as casas que ele rege no horóscopo, os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que recebe durante o seu período antardasa e o nº de casas que separam Júpiter, o regente do dasa, de Marte.

Para os signos Ascendentes Caranguejo e Leão Marte é um planeta yogakaraka pelo que o seu antardasa pode ser especialmente favorável para os aspetos materiais e mundanos, podendo trazer melhorias na vida profissional e na carreira e  aumentar o poder e influência do indivíduo na vida comunitária e profissional.

Para os signos Ascendentes Peixes  e Balança pela regência da 2ª casa e para os signos Ascendentes Touro e Balança pela regência da 7ª casa, Marte pode tornar-se um planeta maraka no seu antardasa, indicando o final da existência se o resto do horóscopo o confirmar.

Segundo Parashara,  são os seguintes os efeitos deste antardasa de Marte:

Quando Marte está colocado no signo de exaltação, no próprio signo ou no seu próprio navamsa ou  no navamsa de exaltação, o seu antardasa traz eventos felizes como casamento, aquisição de bens  como propriedade de terras, aumento de força e de coragem, sucesso em todos os empreendimentos.

Quando Marte está colocado numa casa trikona ou numa casa kendra ou na 2ª ou na 11ª casa e recebe o aspeto de um ou mais planetas benéficos, o seu antardasa traz aumento de riqueza financeira e fartura de comida que também é agradável ao paladar, felicidade com o cônjuge e os filhos e outros eventos auspiciosos.

Quando Marte está colocado na 8ª ou 12ª casa a partir de Júpiter, regente do dasa, ou está debilitado ou em conjunção com planetas maléficos ou recebe  algum aspeto de  planetas maléficos, no seu antardasa há perda de riqueza financeira, perda da casa , problemas nos olhos e outros eventos inauspiciosos. Nesta situação, o começo do antardasa será particularmente difícil, melhorando um pouco mais tarde.

Quando Marte rege a 2ª ou a 7ª casa, no seu antardasa há sofrimento físico e mental.

Quando Marte recebe o aspeto de Júpiter ou quando estes planetas estão em conjunção, o dasa de Marte será muito afortunado enquanto o de Júpiter dará resultados medianos.

Antardasa de Rahu

Este antardasa tem a duração de  29 meses e é o período final do dasa de júpiter, sendo assim um chida-dasa.  Este período dará efeitos mais efetivos após os 48 anos, idade de maturação de Rahu. Para avaliar os seus efeitos procedemos como referido para o antardasa de Marte, com a diferença de que analisamos também os fatores referidos para o planeta que rege a casa onde se encontra colocado Rahu (seu dispositor) pois este influencia os resultados deste subperíodo, que dá resultados de acordo com a casa em que se encontra colocado Rahu e também a ou as casas que o planeta dispositor rege. Se, no horóscopo, existir uma conjunção ou aspeto entre Júpiter e Rahu, os efeitos deste período são amplificados. Durante  este antardasa figuras que personificam  alguém que é uma autoridade pelo seu saber , valor moral ,  liderança religiosa,  um  patrono, figura paterna ou seu substituto,  podem aparecer na vida da pessoa ou algumas existentes que tenham este padrão poderão sofrer uma transformação ao longo do período, geralmente através da  sua desmistificação: o seu caráter aparentemente impoluto ou «perfeito» ou «santo» revela-se como uma ilusão, havendo o corte dos laços existentes com ele, perdendo-se o sentimento de respeito ou veneração pela descoberta de falhas de caráter, etc.. Assim, ao entusiasmo inebriante que pode acompanhar, no começo, a interação com estas figuras, segue-se a deceção final quando é   descoberto o caráter ilusório ou mesmo fraudulento, por vezes, dessa pessoas.

O antardasa de Rahu no dasa de Júpiter pode também trazer aumento de ganhos materiais, embora nem sempre por meios legais. Tais ganhos poderão, no entanto, não ser conservados durante muito tempo.

Sendo um chida -dasa, este antardasa de Rahu é também, como acontece em qualquer final de período dasa, um tempo de libertação e de deixar ir, em relação a dívidas de ou para com outros, expetativas não realizadas, desejos por preencher, objetivos não concretizados, etc.. Trata-se de deitar fora tudo o que se tornou «a mais» antiquado ou irrealizável por estar fora de tempo e também para perdoar, a si mesmo e aos outros, e seguir em frente, liberto (a) para um novo começo no período seguinte.

Durante este antardasa, são frequentes os casos de casamento por paixão, instigado pelo desejo sensual fortemente amplificado pr Rahu. Tais casamentos com a marca da excitação podem ser tão voláteis como qualquer paixão , durando em geral pouco tempo, tanto quanto aquele em que dura a «chama» do desejo que o provocou.  Qualquer chida-dasa, sendo um tempo de finalização e  de corte, não é o melhor período para iniciar o que quer que seja que queremos que seja duradouro.

Quando o planeta dispositor de Rahu rege a 2ª ou a 7ª casa ou quando Rahu está colocado na 2ª ou 7ª casa do horóscopo, o seu antardasa pode indicar qualidades maraka, trazendo o final da existência, se confirmado pelo resto do horóscopo.

Apresentamos a seguir a explicação de Parashara para os efeitos deste antardasa:

Quando Rahu está colocado no próprio signo, signo de exaltação ou mooltrikona (as opiniões  divergem sobre isto: alguns consideram como próprio signo de Rahu Aquário, outros Carneiro; para alguns o signo de exaltação é Gémeos, para outros é Touro; para uns o signo  mooltrikona é Caranguejo, para outros é Gémeos. De qualquer modo, estará bem colocado em qualquer destes signos); ou quando está colocado numa casa kendra ou trikona, ou quando recebe o aspeto de um planeta regente de uma casa kendra ou quando está em conjunção ou recebe o aspeto de um planeta benéfico , no seu antardasa haverá  ganho de riqueza financeira e fartura de alimentos nos primeiros cinco meses, poder sobre uma comunidade ou país , encontro com um líder político estrangeiro, bem estar na família, viagens para terras distantes, visitas a lugares santos.

Quando Rahu está associado com planetas  maléficos ou está colocado na 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa (Júpiter), no seu antardasa há perigo vindo de ladrões, do governo, de cobras (veneno), feridas; problemas no ambiente familiar e doméstico, desentendimento com irmãos e parceiros, sonhos desagradáveis, perigos por doença, brigas sem razão, etc.

Quando Rahu está colocado na 2ª ou na 7ª casa haverá sofrimento físico no seu antardasa.

 

 

 

Deixe um comentário